Evento Neutro
Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 15ª Edição

Case: PREMIÈRE NOÉ
Candidato: Agência Cake
Cliente: Paramount Pictures
Segmento: Eventos
Estado: RJ
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
Poster Noé


Apresentação da Cake:

A empresa iniciou sua história em 2001 quando criou conteúdo cultural para eventos artísticos, promoveu premières cinematográficas temáticas e forneceu consultoria em marketing para diversas ações promocionais, lançamentos corporativos e eventos.

Em 2011, após cerca de 10 anos de maturidade, a Cake se fortaleceu, montou uma estrutura de funcionamento dinâmica com a criação de um quadro de parceiros confiável e diversificado. Acompanhando este novo momento de experiências cada vez mais plurais, a empresa mudou de nome, ganhou cara nova, site novo e fortaleceu sua equipe de produtores.

Hoje atuamos na criação, planejamento e execução de eventos de pequeno, médio e grande porte. Somos especialistas em cenografia, temos forte experiência em ações promocionais, nos mantemos ativos na criação de projetos culturais e artísticos e sempre buscamos inovação na utilização de novas mídias para nossos clientes.

Em nossa atual sede, localizada na região da Cinelândia, Centro do Rio de Janeiro, a Cake abre as portas para novos clientes e parceiros, integrando ainda mais excelência aos seus serviços de Marketing e Entretenimento, tais como: Lançamento de Filmes (Premières) Nacionais e Internacionais, Eventos Corporativos, Produções Cenográficas, Ações Promocionais, Convenções e todas as estratégias necessárias para que os objetivos de cada cliente sejam não só alcançados, mas que sempre superem todas as expectativas.

Clientes Atuais:

Adidas, FOX Filmes, Médicos Sem Fronteiras, Warner Bros., Global Equity Properties-GEP, DreamWorks, Petrobras, Universal Pictures, Banco do Brasil, Paramount Pictures, Sony, Nickelodeon, Metrô Rio, Downtown Filmes, Honda, Biruta Idéias Mirabolantes, Playtwo Comunicação, Facility, Universidade Estácio de Sá, entre outros.

Ficha Técnica do Evento:

Título: PREMIÈRE NOÉ

Tema: Lançamento do filme NOÉ no Brasil com a presença do ator Russell Crowe

Cliente: Paramount Pictures

Números de participantes: 1000 convidados VIP’s, 400 fãs e mais de 50 profissionais envolvidos na produção do evento.

Local: Cinépolis Lagoon – Lagoa – RJ

Data: 19 de Março de 2014


Abrangência

Trata-se do evento oficial de lançamento do filme NOÉ no Brasil, um evento de abrangência internacional uma vez que faz parte de uma turnê de lançamento organizada pela distribuidora Paramount Pictures em diversas capitais do mundo. O evento contou com a presença do ator RUSSELL CROWE e teve cobertura de diversos canais de TV nacionais e internaciona

Galeria de imagens
3D - Portal de Entrada Red Carpet
3D - Red Carpet com Photocall
3D - Red Carpet
3D - Visão geral do Red Carpet
 

 

Conceitos e Desafios

Noé (no original em inglês, Noah) é um filme épico estadunidense, baseado na história bíblica da Arca de Noé . O filme é dirigido por Darren Aronofsky e estrelado por Russell Crowe.


Sinopse

Noé (Russell Crowe) vive com a esposa Naameh (Jennifer Connelly) e os filhos Sem (Douglas Booth), Cam (Logan Lerman) e Jafé (Leo McHugh Carroll) em uma terra desolada, onde os homens perseguem e matam uns aos outros. Um dia, Noé recebe uma mensagem do Criador de que deve encontrar Matusalém (Anthony Hopkins). Durante o percurso ele acaba salvando a vida da jovem Ila (Emma Watson), que tem um ferimento grave na barriga. Ao encontrar Matusalém, Noé descobre que ele tem a tarefa de construir uma imensa arca, que abrigará os animais durante um dilúvio que acabará com a vida na Terra, de forma a que a visão do Criador possa ser, enfim, resgatada. Sujeito a visões divinas predizendo o fim do mundo, Noé tenta dizer ao seu povo a cessar seus maus tratos sobre a Terra, a fim de ser salvo. Ninguém ouve os seus avisos, e Noé e sua família são lançados à própria sorte no deserto. Noé se aproxima de uma raça de seis anjos caídos, criaturas gigantes de pedra, que Deus deixou na Terra, conhecidos como "Guardiões" para atraí-los para a sua causa


O conceito do filme nos levou a idealizar um evento de caráter mais sóbrio, com destaque para uma cenografia realista. Trata-se de um grande épico que obteve atenção mundial diante de certas polêmicas, uma vez que diz respeito a religião e fé. Para a Cake, e para o cliente, o desafio sempre é trazer o público para uma realidade cinematográfica. Idealizando eventos em que a experiência do expectador ultrapasse o contato com o filme na telona e faça com que ele se sinta dentro de outra realidade.

Assim, um cenário para um filme de tal sobriedade implica em grande desafio. Como fazer para que o público perceba e viva uma nova experiência? A decisão foi aceitar o grande desafio de reproduzir a Arca de Noé no evento.



O Cenário

Para a Première de NOÉ, o cenário que imaginamos foi: a entrada da Arca como recepção do evento e um Red Carpet onde a cor das águas estimulasse a sensação de estar dentro do dilúvio. Assim o cenário foi idealizado e vamos contar mais detalhes à frente na descrição de elementos cenográficos.




Logística de Acessos e Tráfego de Veículos

Acessos e tráfego de veículos no entorno da Lagoa Rodrigo de Freitas é trabalho sério, que exige planejamento, equipe treinada e bem informada para tratar com o público. A logística de veículos envolve um processo de planejamento prévio, desde a autorização junto à Prefeitura da cidade além da autorização e do apoio da CET-Rio.

No dia do evento, a equipe chega cedo para reservar faixas e posicionar sinalização e controladores de tráfego ao redor da Lagoa. Mas o momento de maior tensão fica por conta da chegada da comitiva de talentos internacionais, neste momento, todos os esforços se voltam para manter o acesso livre, garantindo a chegada dos artistas ao evento, mesmo que lá fora, o trânsito do Rio de Janeiro, faça de tudo para impedir.



Os Acessos

Existem diversos públicos dentro de um evento cinematográfico como a Première de NOÉ e, numa situação como esta é necessário fazer um planejamento minucioso da logística de acessos do evento.

Devemos nos preocupar com a circulação de diversos públicos distintos, neste caso eles eram:

- A estrela internacional Russell Crowe;

- Os VIPs e estrelas globais, convidados especiais que fazem a alegria dos fotógrafos e colunas sociais;

- Os convidados da distribuidora, normalmente, a grande parte do público do evento. São parceiros, amigos e outros players do mercado de cinema, propaganda e etc;

- Os fãs;

- A imprensa nacional e internacional, público de suma importância numa Première, a imprensa precisa de um credenciamento à parte e deve ter uma posição privilegiada no Tapete Vermelho.

No caso da Première de NOÉ, o evento foi realizado numa área extremamente complexa, o pilotís do Lagoon. Um local que dá acesso ao Cinépolis Lagoon, mas que oferece uma extrema dificuldade logística, uma vez que diversos restaurantes, bares, lanchonetes e outros estabelecimentos comerciais se instalaram no local.

Além do acesso de diversos públicos, tivemos também que criar uma logística que não atrapalhasse o funcionamento de tais estabelecimentos. A grande dificuldade então foi conciliar um grande evento, com circulação de mais de 1000 pessoas e, ao mesmo tempo, manter o funcionamento normal do dia a dia docomerciantes e clientes do Lagoon.

Foram então disponibilizadas equipes de produção para cada uma das quatro áreas FÃS, IMPRENSA, CONVIDADOS e TALENTOS. Para cada área um coordenador e diversos assistentes eram responsáveis pela entrada, pelo controle de acessos, acompanhamento e pela saída de seu grupo, tudo isso para manter o controle absoluto dos tempos e movimentos do evento.

Durante todo o período em que Russell Crowe esteve no tapete , nossos objetivos foram alcançados. Além disso, conseguimos trazer o glamour de Hollywood para terras brasileiras através da organização de um evento sofisticado, com show de luzes, sons e cores, reiterando a importância do cinema para a economia brasileira e mostrando ao mundo nossa capacidade de realização.

Galeria de imagens
Portal de Entrada do Tapete Vermelho
Portal de Entrada do Tapete Vermelho
Detalhe do Portal de Entrada
Tapete Vermelho e Photocall
Tapete Vermelho e Photocall
Tapete Vermelho – áreas reservadas para cada público
Russell Crowe no Photocall do Tapete Vermelho
Russell Crowe dá entrevista à imprensa
Russell dá autógrafos aos fãs no Tapete Vermelho
Russell Crowe no Tapete Vermelho
         

 

Montagem e Elementos Cenográficos

Uma equipe de cerca de quarenta profissionais montou a estrutura nos cerca de duzentos metros quadrados de evento, incluindo acessos, foyer do cinema, e o pilotís do Cinépolis Lagoon onde estava o Red Carpet.

Para NOÉ, construímos um portal na entrada do pilotís do complexo do Lagoon. Este portal foi construído por uma equipe de artistas, marceneiros e aderecistas, utilizando diversas técnicas plásticas distintas. A peça tinha em sua composição materiais reutilizados de outras produções como PVC, palha, tecido e restos de madeira, tudo para dar maior realismo ao que seria a entrada da Arca de Noé, assim como foi a mostrada no filme.

Já dentro do Red Carpet, a ideia era reproduzir o dilúvio com uma cenografia toda em azul marinho, acompanhando a estética de divulgação do filme, onde todas as artes tem como fundo a força das águas. No tapete azul marinho, o nome do filme foi aplicado em pintura de arte.

O toque especial ficou por conta de uma cerca viva feita em madeira envelhecida e coberta com hera portuguesa. Mais uma vez, foram vários os elementos cenográficos que fizeram da Première de NOÉ, fazendo com que o evento proporcionasse uma experiência cheia de detalhes, cores, luzes e formas para os participantes do evento.

A Cake fez também a criação completa da comunicação visual da première, sinalização, credenciais e passando pelas diversas peças e painéis que fizeram parte de toda a cenografia do evento.


A Iluminação

A Cake sempre se preocupa em criar projetos de iluminação alinhados à estética dos filmes. Neste tipo de evento, também há a necessidade de iluminação para fotos e gravação de vídeos e entrevistas, ou seja, é necessária uma enorme quantidade de materiais de diversos tipos para dar conta de cada detalhe. Ainda mais importante é a utilização de equipamentos de última geração que permitam economia e bom uso da energia.

Para a Première de NOÉ, foram utilizados cerca de 50 refletores Par Etc para iluminação interna e para o portal de entrada, no ambiente interno do tapete vermelho e no photocall. Mais de 50 ribaltas de Led foram utilizadas para Iluminação de toda a extensão do Photocall, espaço que é utilizado como fundo para as fotos e vídeos do evento, ou seja, um painel de cerca de 40m de extensão onde o ator Russell Crowe desfilou para as fotos da imprensa.

Galeria de imagens
Detalhamento do Portal
Detalhamento do Backdrop
Referência do Portal
Simulação do Backdrop
Planta Baixa – Acessos Complexo Lagoon
         

 

Números de bilheteria

A Paramount Pictures anunciou, através de um comunicado, que o filme "Noé", estrelado por Russell Crowe, arrecadou mais de US$ 300 milhões em bilheterias de todo o mundo desde a sua estreia no fim de março de 2014.

A estreia de "Noé" nos cinemas brasileiros registrou a maior abertura de um filme de história original (não franquia ou sequência) no país, com US$ US$ 9,8 milhões. Ainda no Brasil, "Noé" é a maior bilheteria do ano, com cerca de R$ 56 milhões arrecadados, e já foi visto por mais de 4 milhões de espectadores.

O resultado na Rússia representou a maior de todas as estreias da Paramount, com US$ 32,8 milhões. O sucesso do filme também se estendeu a outros países, como México, com US$ 15,5 milhões; Coreia do Sul, com US$ 14,3 milhões; Reino Unido, com US$ 13,1 milhões e Austrália, com US$ 10,7 milhões.

O trabalho da Cake é dar apoio, estrutura e impulsionar o trabalho de divulgação da distribuidora, neste caso, a Paramount Pictures. Sabemos da importância deste tipo de evento para o nosso cliente e damos total prioridade a cada detalhe. O burburinho, os resultados de bilheteria, o boca a boca começam sempre na Première, por isso é tão importante criar um momento especial para os convidados e para a imprensa, pois é a partir daí que o filme começa sua carreira nas bilheterias.

Galeria de imagens
Imagem enviada pelo cliente comemorando os bons resultados
       

 

 
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