Evento Neutro
Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 15ª Edição

Case: V FESTIVAL INTERNACIONAL DO CAMARÃO DA COSTA NEGRA
Candidato: PRÁTICA EVENTOS
Cliente: Associação dos Carcinicultores da Costa Negra
Segmento: Eventos
Estado: CE
TROFÉU EXPO CENTER NORTE
Categoria: Evento Promocional
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
CAPA COM LOGOMARCA DO FESTIVAL

Sempre a frente de importantes eventos desde 1993, a Prática Eventos, empresa promotora e organizadora de eventos, trilhou sua história e consolidou seu nome no mercado através de um trabalho com dedicação, seriedade, empenho e excelência na prestação de serviços.

Ao longo de sua trajetória de 20 anos agregou competências ao seu portfólio realizando ações como promoção de eventos próprio, promoção de produtos, feiras e exposições, produção e organização de eventos, congressos nacionais e internacionais, workshops, palestras, shows, eventos e festas corporativas, convenções, reuniões de negócios, encontros comerciais / rodadas de negócios, programas de incentivos e assessoria na elaboração de ações promocionais e ambientação de eventos.

Em 2010, na celebração de 10 anos de premiação, o Conselho Diretor do Prêmio Caio instituiu o Prêmio Caio da Década, reunindo os vencedores do Jacaré de Ouro de cada categoria da premiação e elegeu os melhores dos 10 anos. Os Melhores de uma Década, uma década premiando os melhores da Indústria Brasileira de Eventos.

A PRÁTICA EVENTOS foi VENCEDORA DO PRÊMIO CAIO DA DÉCADA NA CATEGORIA JACARÉ DE OURO.

Dinamismo e eficiência norteiam todas as suas atuações, buscando diagnosticar com inteligência a necessidade do cliente e idealizar ações que tragam o retorno desejado.

TÍTULO: FESTIVAL INTERNACIONAL DO CAMARÃO DA COSTA NEGRA
800 PARTICIPANTES E 12.000 VISITANTES
LOCAL: ACARAÚ – CE
DATA: 14 A 16 DE NOVEMBRO DE 2013
PERIODICIDADE: ANUAL
ABRANGÊNCIA: INTERNACIONAL
ATIVIDADES PARALELAS: ENCONTRO DO APL DA CARCINICULTURA DO LITORAL OESTE, SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE INDICAÇÕES GEOGRÁFICAS NA COSTA NEGRA, WORKSHOP GASTRONÔMICO
ENTIDADE PROMOTORA: ACCN – ASSOCIAÇÃO DOS CARCINICULTORES DA COSTA NEGRA
CONCEITO DO EVENTO: Muito mais que um evento de sucesso, o FESTIVAL é a soma de esforços e ações planejadas com o objetivo de alcançar resultados definidos. O CONCEITO do FESTIVAL INTERNACIONAL DO CAMARÃO DA COSTA NEGRA é a promoção do melhor camarão do mundo – o CAMARÃO DA COSTA NEGRA.
PROJETO: texto em anexo.
ORIGEM E EVOLUÇÃO: Criado em 2009, o FESTIVAL INTERNACIONAL DO CAMARÃO DA COSTA NEGRA tem entre os seus objetivos, promover, incentivar a produção e viabilizar o aumento das exportações do famoso crustáceo. E cada edição o produto se torna mais conhecido nos mercados nacional e internacional. Cada ano, divulgamos e promovemos o camarão da Costa Negra através do Festival, para clientes distintos e de diversos lugares do mundo.

Galeria de imagens
SOLENDIADE DE ABERTURA DO FESTIVAL DO CAMARÃO
FALA DO VICE GOVERNADOR DO CEARÁ, DOMINGOS FILHO, REPRESENTANDO O GOVERNADOR CID GOMES
CLIPPING,´MATÉRIA NO DIÁRIO DO NORDESTE
CONTINUAÇÃO DO CLIPPING - FOTO 03
PLANTA BAIXA DO FESTIVAL
         

 

A qualidade no planejamento e realização de seus projetos, em estreita parceria com clientes e fornecedores, é o diferencial competitivo da PRÁTICA EVENTOS.

Foi assim que surgiu o FESTIVAL INTERNACIONAL DO CAMARÃO DA COSTA NEGRA, com foco promocional, negocial, gastronômico e de entretenimento, de porte internacional, considerado grande propulsor da Região, contribui de maneira decisiva para o desenvolvimento do potencial turístico e econômico dos municípios da região.

O Presidente da ACCN – Associação dos Carcinicultores da Costa Negra, entidade sem fins lucrativos e promotora do Festival, fundada de 2007, procurou a PRÁTICA EVENTOS em 2008, para planejar, elaborar e executar projeto cujo objetivo seria a promoção e divulgação do camarão da Costa Negra. Crustáceo criado em cativeiro, considerado o melhor e o mais caro camarão do mundo.

No início encontramos muitas dificuldades e o principal desafio era fazer um grande Festival, promocional, em uma cidade com um pouco mais de 50 mil habitantes, mão de obra especializada limitada e poucas opções para hospedagem. Sendo necessário contratar quase todos os serviços em Fortaleza e contar com os meios de hospedagem nas cidades vizinhas como Jijoca, Jericoacoara.

Mas para conhecer melhor o FESTIVAL, conheça um pouco da região da Costa Negra, pois acreditamos que pela audácia dos promotores e organizadores, dedicação da equipe de produção e o arrojado projeto executado com sucesso, o V FESTIVAL INTERNACIONAL DO CAMARÃO DA COSTA NEGRA é, sem dúvida, um case que merece ser premiado.

01. A COSTA NEGRA - O PARAÍSO DAS ÁGUAS ABENÇOADO PELA NATUREZA

A região da Costa Negra, situada no litoral oeste do Ceará, a 250 km da capital Fortaleza, ocupa uma área de 48km de litoral. Região paradisíaca que integra as cidades deCruz, Acaraú, Itarema e Jijoca de Jericoacoara. A região é um grande potencial turístico e econômico, onde se encontra o mais importante pólo da carcinicultura, com a produção de camarões em cativeiro, com 32 fazendas de cultivo.

A Região também se destacada por abrigar as mais belas praias do litoral oeste, cujas características são águas e areias escuras e mar distante da costa, um paraíso das águas abençoado pela natureza e admirado por turistas de todo o mundo.

A designação regional – REGIÃO DA COSTA NEGRA - é recente pois apenas em 2009 foi oficializada pela Assembleia Legislativa do Estado do Ceará.

02. GASTRONOMIA, TURISMO E CAPACITAÇÃO: UM MENU DE SUCESSO

Acaraú, sede do FESTIVAL, é um município sob a influência do rio Acaraú, que, devido ao considerável aporte de nutrientes apresenta uma coloração cinza escura na faixa litorânea. Por ser uma das mais importantes regiões produtoras de camarão cultivado, criou-se uma instituição representativa dos produtores, a Associação dos Carcinicultores da Costa Negra (ACCN), com foro em Acaraú-CE, com 32 associados responsáveis por 900 hectares de cultivo de camarão.

A ACCN passou a intensificar suas ações voltando-se para o estabelecimento de novas metodologias e critérios de cultivo para a inserção do camarão cultivado nos mais exigentes mercados consumidores mundiais. Dentre os projetos, a busca do selo de Indicação Geográfica (Denominação de Origem), junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Uma Indicação Geográfica, além de garantir que um produto é elaborado dentro de padrões de qualidade específicos e que proporcionam ao consumidor final um produto certificado, pode ainda gerar um atrativo turístico para a região, tornando-a conhecida mundialmente por sua característica própria, no caso da Costa Negra - o melhor camarão do mundo - que a torna inconfundível, agregando valor ao produto e o reconhecimento dos consumidores.

03. UM FESTIVAL DE SABORES E RIQUEZES

O Festival, dentro de seu foco gastronômico e de entretenimento, é um evento que conta com a presença dos mais renomados Chef´s de culinária internacional, que participam dos Workshops Gastronômicos, coordenado pelo Chef argentino Jorge Monti, e elaboram pratos cujo ingrediente principal é o camarão originalmente cultivado na Costa Negra.

Entre os renomados chef’s, citamos:

- Jean Paul Bondoux – Restaurante La Borgonha, Punta Del Este
- Koldo Royo – Restaurante A Fuego Lento, Espanha
- Waldomiro Santos – São Paulo, atual Chef corporativo dos 10 hotéis da Rede Estanplaza
- Alain Burnel – Oustal de Baumaniéres – Provença – França
- Alan Ursan – Argentina
- Brian Cotterill – Inglaterra
- Emmanuel Bassoleil – França, Hotel Unique e Restaurante Skye em São Paulo
- Gissur Gusmundsem – Islandia
- Mr. Lam – China – Restaurante Mr. Lam, Rio de Janeiro
- Paolo Caldana – Presidente Mundial da Federazione Italiana Cuochi
- Fabio Barbaglini – Itália – 1 estrela Michelin
- Emmanuel Ruz – Restaurante Lou Fassun em Grasse - 1 estrela Michelin

Destaca-se como ponto alto do evento, o Festival Internacional do Camarão, com a participação de grandes chef´s nacionais, que durante os 3 dias elaboram pratos a base do camarão da Costa Negra, temperados com ingredientes regionais, muita criatividade e harmonização dos pratos. O grande vencedor do festival é o chef que acumula o maior número de pontos ao final dos 3 dias de competição. O júri técnico, composto por aproximadamente 10 profissionais, é formado por chef’s internacionais, imprensa e formadores de opinião, escolhidos a cada dia.

Contando também com a realização do Encontro do Arranjo Produtivo Local da Carcinicultura do Litoral Oeste, evento paralelo ao Festival, composto por palestras técnicas, reuniões setoriais e oficinas, voltado para a apresentação de inovações tecnológicas no sistema de cultivo e na elaboração de produtos com maior valor agregado, visando a competitividade do segmento nos mercados interno e externo. Aborda temas relacionados à questão ambiental, tais como legislação, gestão ambiental na carcinicultura, certificação, rastreabilidade, políticas econômicas e de fomento e ações futuras para o setor.

Além da programação gastronômica e de capacitação técnica, o evento conta com a realização de grandes show´s de atrações nacionais e regionais.

04. METAS A SEREM ALCANÇADAS

As nossas metas têm sido atingidas ano a ano, que é fazer o maior, melhor e mais animado FESTIVAL INTERNACIONAL DO CAMARÃO.

Um dos nossos desafios em 2013 era homenagear, em grande estilo, as principais lideranças que lutam diariamente pelo setor da carcinicultura. E a solução foi essa: planejar e montar um cenário como grande complemento da noite que fez o participante se sentir em uma viagem inesquecível por lugares fascinantes.

A gastronomia se manifestou através dos temperos que acompanharam as mais belas receitas com os camarões criados em cativeiro, na região Costa Negra.

05. PÚBLICO ALVO

O público alvo é constituído pela imprensa especializada, chef´s nacionais e internacionais, instituições públicas, estudantes e pesquisadores, as comunidades científicas e empresariais, associações de produtores, empresas de equipamentos e insumos, entre outras.

06. FORMATO DO EVENTO

• Festival Gastronômico;
• Workshops Gastronômicos;
• Palestras Técnicas;
• Seminários;
• Shows com Atrações Locais e Nacionais;
• Pavilhão Gastronômico;
• Mostra de Produtos e Serviços;

O evento, além de contar com a participação de renomados chefs internacionais citados a pouco, conta também com técnicos de reconhecida expertise no processo de cultivo de camarões marinhos em cativeiro, mercado internacional de produtos pesqueiros, avaliação e gestão ambiental, dentre outros. É o maior evento de promoção e gastronomia do Ceará, com abrangência nacional e internacional.

07. INOVAÇÕES

Agregar valor ao produto, conquistar novos mercados no exterior e entrar com força no setor alimentício. Foram esses os ambiciosos motivos que levaram os produtores de camarão da Costa Negra, através da ACCN, a entrarem com o depósito no INPI do pedido de Denominação de Origem (DO), uma indicação geográfica reconhecida pela Lei da Propriedade Industrial para o seu produto.

O pedido em formato de DO garante que o produto possui características especiais devido ao meio ambiente. No caso do camarão cearense, o diferencial está no solo com camadas invertidas – características naturais da região - e, portanto, mais rico em nutrientes. A Costa Negra possui uma costa rasa, com grande amplitude de maré. O rio termina não desaguando bem os nutrientes de suas águas, eles sedimentam e ficam na costa. Esses nutrientes são importantes para os organismos que, por sua vez, servem de alimento para o camarão. O resultado dessa "dieta natural" e abundante é um crustáceo de maior qualidade. Com isso, os viveiros artificiais da região da Costa Negra, praticamente só usam alimentos naturais, dispensando as rações, o que faz dá à região um grande potencial para produzir o mais cobiçado e valioso camarão do mercado atualmente - o camarão orgânico.

Com o resultado da avaliação do INPI publicado em 2011, especialistas e empresários do setor reconhecem que o registro tornou o Brasil o primeiro e único país do mundo a ter camarões com SELO DE DENOMINAÇÃO DE ORIGEM.

08. O MAIOR EVENTO INTERNACIONAL DO SETOR DO PAÍS, NO CEARÁ

O FESTIVAL INTERNACIONAL DO CAMARÃO DA COSTA NEGRA, criado em 2009, além de palco de grande atrações é a vitrine da diversidade da economia do Ceará, apresentando o CAMARÃO DA COSTA NEGRA, a riqueza e as oportunidades de negócios da região, proporcionando aos visitantes, participantes, empresários e parceiros, um ambiente diversificado, enaltecendo a peculiaridade da região com sua cultura, gastronomia, onde contribuiu para as economias local e estadual, oportunizando os mesmo de participar de palestras, degustar, apreciar e conhecer a variedade que o segmento pode oferecer.

Galeria de imagens
DIÁRIO OFICIAL APROVANDO A DENOMINAÇÃO DA REGIÃO DA COSTA NEGRA
VISTA AÉREA PARCIAL DA REGIÃO DA COSTA NEGRA
PEDRA FURADA, PRAIA DE JERICOACOARA
PARTICIPANTES EM VISITA TÉCNICA NO LABORATÓRIO DE CAMARÃO
VISTA AÉREA DAS FAZENDAS DE CAMARÕES
SELO DE DENOMINAÇÃO DE ORIGEM
JURI FORMADO POR CHEF'S NACIONAIS E INTERNACIONAIS
VISTA DOS CRIATÓRIOS DE CAMARÕES
IMAGEM DE CHEF APRESENTANDO O PRATO PARA O JÚRI
IMAGEM DO SHOW DO ARTISTA MATHEUS FERNANDES
MATÉRIA MÍDIA
ANÚNCIO JORNAL O ESTADO
     

 

Para realização do FESTIVAL INTERNACIONAL DO CAMARÃO DA COSTA NEGRA, trabalhamos o ano que antecede cada edição onde montamos uma mega estrutura com cozinhas , palco para grandes show’s, estandes e bares.

Iniciamos com uma avaliação, buscamos diferenciais para apresentar aos participantes e visitantes, e novos temas para grandes debates e troca de informações e novas tecnologias.

O evento é realizado em uma das fazendas de criatório de camarão, onde estão localizados os laboratórios, espaço também utilizados para oficinas, que compõe a parte técnica.

INFRAESTRUTURA:

Na parte da iluminação e efeitos visuais é elaborado PROJETO DE ILUMINAÇÃO especial iluminando toda a área do Festival com restaurantes, palco, espaço para realização do workshop, premiação, e muito mais.

Para as atrações culturais, é montado:

– um Palco em estrutura modular medindo 30x14x2 com cobertura Geo Space medindo 19x14 com 2 áreas de back stage medindo 5x14 cada , com P.A fly com pé direito de 7 metros, piso montado em base de ferro recapeado com compensado de 15mm.
- 2 CAMARINS montado em estrutura de octonorde medindo 3x4 cada, climatizado e com 02 banheiros cada;
- equipamentos de SONORIZAÇÃO para palco compatível com as grandes atrações contratadas;
- Serviço de ILUMINAÇÃO especial compatível com as atrações e obedecendo o rider de palco de cada artista.

O FESTIVAL INTERNACIONAL DO CAMARÃO DA COSTA NEGRA já recebeu artistas renomados como Luciano Bruno, Sidney Magal, Manolo Otero, Banda Calypso, Elba Ramalho, entre outros.

Na área gastronômica, são montados 02 bares, 01 ADEGA, 06 restaurantes com 25m² cada, piso elevado revestido, emborrachado. Cada restaurante tem bancadas, prateleiras, tenda para cobertura, PORTICO em Box struss medindo.

Entre os restaurantes é montado também 01 DEPÓSITO de apoio e 01 ALMOXARIFADO com PISO elevado emborrachado; paredes com estrutura em perfis de alumínio com fechamento em TS com uma porta de acesso, mesa e prateleiras.

São montados 05 ilhas de 36m², cada ilha com 04 ESTANDES, totalizando 20 estandes mobiliados.

Além da parte gráfica com impressão de folder, cartaz, crachá, são criados e impressos toda a sinalização e adesivação.

Durante o período de montagem do FESTIVAL INTERNACIONAL DO CAMARÃO DA COSTA NEGRA é feita toda decoração e ambientação caracterizando o ambiente para a realização do mesmo.

É contratado também:

01.serviço de filmagem e cobertura fotográfica com equipe nos 03 turnos em todos os dias, incluindo fotos aéreas, feitas em vôo de helicóptero também locado para o período do FESTIVAL;
02.Serviço de sonorização para auditório, espaço dos restaurantes, workshop, som para atrações culturais com toda a parte cenográfica;
03.Equipe de logística e apoio na área de transporte, com cronograma de veículos, horário de saída e chegada, feitos de acordo com cronograma de voos.
04.Na parte logística, planejamos antecipadamente, partindo da planilha de vôos, com confirmação de autoridades, onde é feito plano de segurança, levando em conta o estacionamento com capacidade para 1.000 carros, serviço de limpeza e segurança;
05.Geradores de energia;
06.Revistas do setor e assessoria de imprensa

Contratar uma assessoria de imprensa, com a convicção de estar alocando prestadores de serviços em prol da visibilidade do Festival. Esse foi um dos maiores investimento da ACCN, por ter a certeza que é um tipo de função altamente distinta, que tem como responsabilidade trabalhar com a credibilidade do seu negócio perante a mídia.

A ACCN contratou assessoria de imprensa, por um ano, que trabalhou com conteúdos jornalísticos, com informação e notícias diretas, fazendo também a cobertura do Festival in loco, com imprensa local e nacional especializada, entre elas, as REVISTAS FEDD & FOOD, PANORAMA DA AQUICULTURA E REVISTA AQUICULTURA E PESCA.

Na mídia paga direta foi contratado:

- 20 chamadas de 30” na TV Verdes Mares, afiliada a Rede Globo
- 05 anúncios de ¼ de página do Jornal Diário do Nordeste
- 03 anúncios de ¼ de página do Jornal O Estado

O evento, que já se consolidou como um grande acontecimento promocional da carcinicultura brasileira, ao longo desses anos, se constituiu na mais importante ferramenta de atualização de conhecimentos, promoção de produtos e integração da cadeia produtiva da carcinicultura. E isso é uma grande responsabilidade, porque ao ser consolidado como o mais prestigiado evento técnico-científico para o setor, o principal desafio para a futura edição é manter a tradição de evento mais inovador e que movimenta o maior número de atores envolvidos com sua cadeia produtiva.

Galeria de imagens
Capa do folder com toda a programação do FESTIVAL
Página 01 do Folder com programação
Página 02 do Folder com programação
Página 03 do Folder com programação
Página 04 do Folder com programação
Página 05 do Folder com programação
Página 06 do Folder com programação
Página 07 do Folder com programação
Entrada do Local de realização do FESTIVAL
Imagem do piso iluminado, local da apresentação dos pratos e premiação dos chef's
Visita do Vice-Governador Domingos Filho ao FESTIVAL INTERNACIONAL DO CAMARÃO
Participantes do Encontro do APL, paralelo ao FESTIVAL
Encontro do APL, parte técnica do FESTIVAL
Credenciamento dos participantes
 

 

É uma satisfação comparar o FESTIVAL INTERNACIONAL DO CAMARÃO DA COSTA NEGRA com as edições anteriores, pois constatamos o seu crescimento a cada ano.

Cada edição realizada o CAMARÃO DA COSTA NEGRA se torna conhecido por mais um país, mais uma nação consome um produto genuinamente brasileiro, com selo de indicação geográfica.

E isso gera um grande impacto positivo a cada ano. Um exemplo são os benefícios que um grande evento com uma mega estrutura como o FESTIVAL deixa para a cidade de Acaraú.

Com tanta animação, não podemos deixar de lado pontos importantes que fizeram o diferencial e mostraram a importância e o impacto, tanto a nível econômico como social. Vejamos alguns deles:

•1.120 empregos diretos;
•3.360 empregos indiretos;
•Treinamento/capacitação de 800 pessoas;
•Impacto no PIB local com receita de aproximadamente R$ 12.000.000,00 (doze milhões de reais);
•Impostos gerados em todas as esferas administrativas;
•Taxa ECAD;
•Por ser evento gratuito, cobramos (como entrada) alimentos não perecíveis que são doados à comunidade carente, uma preocupação que a gestão da ACCN e a diretoria da PRÁTICA EVENTOS tem com a responsabilidade social;
•Além de contribuir com a proteção do meio ambiente, através da coleta seletiva de lixo;
•Envolvimento de órgãos públicos como: Polícia Civil, Polícia Militar, departamento de trânsito e Juizados de Menores, melhorando a segurança interna e externa de convidados e participantes;

FORNECEDORES CONTRATADOS PARA A REALIZAÇÃO DO EVENTO:
•EDEM PRODUÇÕES – empresa responsável pela produção de show’s
•COOPERATIVA DE TRANSPORTE TURÍSTICO DO CEARÁ LTDA – CAMINHOS DO SOL - empresa responsável pela contratação das vans que transportaram equipe de produção, de show e palestrantes;
•STAND SIGN PROJ LTDA – BRILHANTE EVENTOS – empresa responsável pela montagem dos 06 restaurantes, 06 pórticos, depósito e almoxarifado, locação de tendas, mesas e cadeiras;
•GRAO EMPREENDIMENTOS, ESTRUT E EVENTOS LTDA, responsável pelo montagem do restaurante oficial, que funciona durante o dia;
•NASCENTE PROD ESTRUT E EVENTOS LTDA, empresa responsável pela montagem do palco medindo 30x14x2, camarins, iluminação e sonorização do palco;
•G E S ARAÚJO ROCHA - ME, responsável pelo fornecimento de alimentação, almoço, lanche e jantar daequipe, produção e palestrantes ;
•FARIAS E FREITAS – SERVIÇOS COMÉRCIO E CONSTRUÇÃO LTDA, responsável pelo serviço de segurança, limpeza e capatazia;
•NOX COMUNICAÇÃO VISUAL LTDA – responsável por toda a sinalização do FESTIVAL;
•RS PROD MUSICAL E ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS LTDA – responsável pela contratação de 08 geradores de energia;
•NEWLOC SOLUÇÕES EM EVENTOS LTDA, responsável pela locação de equipamentos e recursos áudio visuais;
•ACIPE - ASSESSORIA DE COM., IMPRENSA E PROPAGANDA SC - ME, responsável pela assessoria de imprensa;
•IVAN ALBUQUERQUE DE CARVALHO – ME – empresa responsável pela filmagem e cobertura fotográfica;
•BHIATTUR - AGÊNCIA DE VIAGENS E TURISMO LTDA-ME - empresa responsável pela contratação de ônibus;
•DIÁRIO DO NORDESTE – empresa responsável pela veiculação de anúncios ¼ página;
•GRÁFICA E EDITORA TIPROGRESSO Ltda., empresa prestadora de serviços de impressão de material gráfico de divulgação;
•DECORA Eventos & Ambientações – empresa responsável pela decoração e ambientação;
•HANNER F PINTO – profissional responsável pela criação de todas as peças gráficas e de sinalização;
•HD Vídeo Produções Ltda.; empresa de produção de “Making Of” e VT do FESTIVAL;
•NORDESTE TÁXI AÉREO; empresa responsável pelo helicóptero locado durante o FESTIVAL;

Galeria de imagens
ESTANDE DO IFCE
ESTANDE
PALCO DAS ATRAÇÕES E SHOW'S
RESTAURANTE
RESTAURANTE
RESTAURANTE
RESTAURANTES
Estandes
   

 

 
  • contato: (11) 2538-4156 - (11) 7377-8878