A qualidade no planejamento e realização de seus projetos, em estreita parceria com clientes e fornecedores, é o diferencial competitivo da PRÁTICA EVENTOS.
Foi assim que surgiu o FESTIVAL INTERNACIONAL DO CAMARÃO DA COSTA NEGRA, com foco promocional, negocial, gastronômico e de entretenimento, de porte internacional, considerado grande propulsor da Região, contribui de maneira decisiva para o desenvolvimento do potencial turístico e econômico dos municípios da região.
O Presidente da ACCN – Associação dos Carcinicultores da Costa Negra, entidade sem fins lucrativos e promotora do Festival, fundada de 2007, procurou a PRÁTICA EVENTOS em 2008, para planejar, elaborar e executar projeto cujo objetivo seria a promoção e divulgação do camarão da Costa Negra. Crustáceo criado em cativeiro, considerado o melhor e o mais caro camarão do mundo.
No início encontramos muitas dificuldades e o principal desafio era fazer um grande Festival, promocional, em uma cidade com um pouco mais de 50 mil habitantes, mão de obra especializada limitada e poucas opções para hospedagem. Sendo necessário contratar quase todos os serviços em Fortaleza e contar com os meios de hospedagem nas cidades vizinhas como Jijoca, Jericoacoara.
Mas para conhecer melhor o FESTIVAL, conheça um pouco da região da Costa Negra, pois acreditamos que pela audácia dos promotores e organizadores, dedicação da equipe de produção e o arrojado projeto executado com sucesso, o V FESTIVAL INTERNACIONAL DO CAMARÃO DA COSTA NEGRA é, sem dúvida, um case que merece ser premiado.
01. A COSTA NEGRA - O PARAÍSO DAS ÁGUAS ABENÇOADO PELA NATUREZA
A região da Costa Negra, situada no litoral oeste do Ceará, a 250 km da capital Fortaleza, ocupa uma área de 48km de litoral. Região paradisíaca que integra as cidades deCruz, Acaraú, Itarema e Jijoca de Jericoacoara. A região é um grande potencial turístico e econômico, onde se encontra o mais importante pólo da carcinicultura, com a produção de camarões em cativeiro, com 32 fazendas de cultivo.
A Região também se destacada por abrigar as mais belas praias do litoral oeste, cujas características são águas e areias escuras e mar distante da costa, um paraíso das águas abençoado pela natureza e admirado por turistas de todo o mundo.
A designação regional – REGIÃO DA COSTA NEGRA - é recente pois apenas em 2009 foi oficializada pela Assembleia Legislativa do Estado do Ceará.
02. GASTRONOMIA, TURISMO E CAPACITAÇÃO: UM MENU DE SUCESSO
Acaraú, sede do FESTIVAL, é um município sob a influência do rio Acaraú, que, devido ao considerável aporte de nutrientes apresenta uma coloração cinza escura na faixa litorânea. Por ser uma das mais importantes regiões produtoras de camarão cultivado, criou-se uma instituição representativa dos produtores, a Associação dos Carcinicultores da Costa Negra (ACCN), com foro em Acaraú-CE, com 32 associados responsáveis por 900 hectares de cultivo de camarão.
A ACCN passou a intensificar suas ações voltando-se para o estabelecimento de novas metodologias e critérios de cultivo para a inserção do camarão cultivado nos mais exigentes mercados consumidores mundiais. Dentre os projetos, a busca do selo de Indicação Geográfica (Denominação de Origem), junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Uma Indicação Geográfica, além de garantir que um produto é elaborado dentro de padrões de qualidade específicos e que proporcionam ao consumidor final um produto certificado, pode ainda gerar um atrativo turístico para a região, tornando-a conhecida mundialmente por sua característica própria, no caso da Costa Negra - o melhor camarão do mundo - que a torna inconfundível, agregando valor ao produto e o reconhecimento dos consumidores.
03. UM FESTIVAL DE SABORES E RIQUEZES
O Festival, dentro de seu foco gastronômico e de entretenimento, é um evento que conta com a presença dos mais renomados Chef´s de culinária internacional, que participam dos Workshops Gastronômicos, coordenado pelo Chef argentino Jorge Monti, e elaboram pratos cujo ingrediente principal é o camarão originalmente cultivado na Costa Negra.
Entre os renomados chef’s, citamos:
- Jean Paul Bondoux – Restaurante La Borgonha, Punta Del Este
- Koldo Royo – Restaurante A Fuego Lento, Espanha
- Waldomiro Santos – São Paulo, atual Chef corporativo dos 10 hotéis da Rede Estanplaza
- Alain Burnel – Oustal de Baumaniéres – Provença – França
- Alan Ursan – Argentina
- Brian Cotterill – Inglaterra
- Emmanuel Bassoleil – França, Hotel Unique e Restaurante Skye em São Paulo
- Gissur Gusmundsem – Islandia
- Mr. Lam – China – Restaurante Mr. Lam, Rio de Janeiro
- Paolo Caldana – Presidente Mundial da Federazione Italiana Cuochi
- Fabio Barbaglini – Itália – 1 estrela Michelin
- Emmanuel Ruz – Restaurante Lou Fassun em Grasse - 1 estrela Michelin
Destaca-se como ponto alto do evento, o Festival Internacional do Camarão, com a participação de grandes chef´s nacionais, que durante os 3 dias elaboram pratos a base do camarão da Costa Negra, temperados com ingredientes regionais, muita criatividade e harmonização dos pratos. O grande vencedor do festival é o chef que acumula o maior número de pontos ao final dos 3 dias de competição. O júri técnico, composto por aproximadamente 10 profissionais, é formado por chef’s internacionais, imprensa e formadores de opinião, escolhidos a cada dia.
Contando também com a realização do Encontro do Arranjo Produtivo Local da Carcinicultura do Litoral Oeste, evento paralelo ao Festival, composto por palestras técnicas, reuniões setoriais e oficinas, voltado para a apresentação de inovações tecnológicas no sistema de cultivo e na elaboração de produtos com maior valor agregado, visando a competitividade do segmento nos mercados interno e externo. Aborda temas relacionados à questão ambiental, tais como legislação, gestão ambiental na carcinicultura, certificação, rastreabilidade, políticas econômicas e de fomento e ações futuras para o setor.
Além da programação gastronômica e de capacitação técnica, o evento conta com a realização de grandes show´s de atrações nacionais e regionais.
04. METAS A SEREM ALCANÇADAS
As nossas metas têm sido atingidas ano a ano, que é fazer o maior, melhor e mais animado FESTIVAL INTERNACIONAL DO CAMARÃO.
Um dos nossos desafios em 2013 era homenagear, em grande estilo, as principais lideranças que lutam diariamente pelo setor da carcinicultura. E a solução foi essa: planejar e montar um cenário como grande complemento da noite que fez o participante se sentir em uma viagem inesquecível por lugares fascinantes.
A gastronomia se manifestou através dos temperos que acompanharam as mais belas receitas com os camarões criados em cativeiro, na região Costa Negra.
05. PÚBLICO ALVO
O público alvo é constituído pela imprensa especializada, chef´s nacionais e internacionais, instituições públicas, estudantes e pesquisadores, as comunidades científicas e empresariais, associações de produtores, empresas de equipamentos e insumos, entre outras.
06. FORMATO DO EVENTO
• Festival Gastronômico;
• Workshops Gastronômicos;
• Palestras Técnicas;
• Seminários;
• Shows com Atrações Locais e Nacionais;
• Pavilhão Gastronômico;
• Mostra de Produtos e Serviços;
O evento, além de contar com a participação de renomados chefs internacionais citados a pouco, conta também com técnicos de reconhecida expertise no processo de cultivo de camarões marinhos em cativeiro, mercado internacional de produtos pesqueiros, avaliação e gestão ambiental, dentre outros. É o maior evento de promoção e gastronomia do Ceará, com abrangência nacional e internacional.
07. INOVAÇÕES
Agregar valor ao produto, conquistar novos mercados no exterior e entrar com força no setor alimentício. Foram esses os ambiciosos motivos que levaram os produtores de camarão da Costa Negra, através da ACCN, a entrarem com o depósito no INPI do pedido de Denominação de Origem (DO), uma indicação geográfica reconhecida pela Lei da Propriedade Industrial para o seu produto.
O pedido em formato de DO garante que o produto possui características especiais devido ao meio ambiente. No caso do camarão cearense, o diferencial está no solo com camadas invertidas – características naturais da região - e, portanto, mais rico em nutrientes. A Costa Negra possui uma costa rasa, com grande amplitude de maré. O rio termina não desaguando bem os nutrientes de suas águas, eles sedimentam e ficam na costa. Esses nutrientes são importantes para os organismos que, por sua vez, servem de alimento para o camarão. O resultado dessa "dieta natural" e abundante é um crustáceo de maior qualidade. Com isso, os viveiros artificiais da região da Costa Negra, praticamente só usam alimentos naturais, dispensando as rações, o que faz dá à região um grande potencial para produzir o mais cobiçado e valioso camarão do mercado atualmente - o camarão orgânico.
Com o resultado da avaliação do INPI publicado em 2011, especialistas e empresários do setor reconhecem que o registro tornou o Brasil o primeiro e único país do mundo a ter camarões com SELO DE DENOMINAÇÃO DE ORIGEM.
08. O MAIOR EVENTO INTERNACIONAL DO SETOR DO PAÍS, NO CEARÁ
O FESTIVAL INTERNACIONAL DO CAMARÃO DA COSTA NEGRA, criado em 2009, além de palco de grande atrações é a vitrine da diversidade da economia do Ceará, apresentando o CAMARÃO DA COSTA NEGRA, a riqueza e as oportunidades de negócios da região, proporcionando aos visitantes, participantes, empresários e parceiros, um ambiente diversificado, enaltecendo a peculiaridade da região com sua cultura, gastronomia, onde contribuiu para as economias local e estadual, oportunizando os mesmo de participar de palestras, degustar, apreciar e conhecer a variedade que o segmento pode oferecer.