Evento Neutro
Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 15ª Edição

Case: PHILIPS OUTUBRO ROSA
Candidato: Agência Um Eventos
Cliente: Philips
Segmento: Eventos
Estado: SP
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
Philips Outubro Rosa

A Royal Philips Electronics, mais conhecida como Philips, é uma empresa Holandesa e líder global em cuidados com a saúde, iluminação e produtos de consumo e estilo de vida, oferecendo inovações, serviços e soluções por meio da sua promessa de marca “sense and simplicity”.

Com sede na Holanda, a Philips possui aproximadamente, cerca de 120 mil funcionários em mais de sessenta países, se tornando a empresa é líder de mercado em equipamento para diagnóstico médico por imagem e monitoramento de pacientes, soluções em iluminação com base na eficiência enérgica, produtos de cuidados pessoais e para a casa, bem como eletrônicos de consumo.

A Philips do Brasil é uma subsidiária da Royal Philips Electronics da Holanda e atua no país há 83 anos. Líder dos mercados locais de eletroeletrônicos, eletrodomésticos portáteis, produtos para cuidados pessoais e iluminação, a Philips do Brasil atua ainda nos setores de telecomunicações, informática e equipamentos médico-hospitalares.

Este evento foi uma parceria entre três áreas da Philips, Consumer Lifestyle, Healthcare e Lighting.


Para lançar e divulgar essa campanha contamos com a força da modelo internacional Alessandra Ambrósio que comandou o evento.


Tivemos a presença de diversos veículos de comunicação: revistas, jornais, internet e televisão.

A Philips é uma das pioneiras no combate prevenção ao câncer de mama, pois sempre desenvolveu e ofereceu soluções tecnológicas que ajudassem as mulheres com esta causa. Faltava então uma maior visibilidade deste trabalho e em parceria com diversas áreas da Philips foi criada a campanha que ajudaria 10 mil mulheres com exames gratuitos.


O evento tinha o título de “Outubro Rosa by Philips” e o tema principal era o lançamento da campanha de prevenção ao câncer de mama e a divulgação dos produtos da linha Satin Intimate.

Evento foi realizado dia 01/10/2013 no Espaço Estação São Paulo e tivemos a presença de 100 participantes entre jornalistas e clientes da Philips.

O caminhão era equipado com os equipamentos mais modernos desenvolvidos pela Philips para que os exames fossem realizados. Era possível realizar 3 exames ao mesmo tempo de forma ágil, para que os 10 mil exames fossem viáveis der realizados.

Galeria de imagens
outubro rosa
       

 

Quando recebemos o briefing da Philips, tínhamos o desafio de trabalhar na divulgação de uma campanha em um prazo muito curto.

Sendo assim, para dar o ponta pé inicial sugerimos fazer o lançamento oficial da campanha, no inicio do mês de prenvenção ao câncer de mama, pois dessa forma teríamos o link e a atenção de todos para a causa que estava sendo defendida.

Tínhamos o desafio de chamar a atenção da mídia, pois diversas ações aconteceriam naquele mesmo dia, portanto para ter a presença dos jornalistas montamos a exposição dos produtos da linha Satin Intimate e convidados a Alessandra Ambrósio para ser a garota propaganda do lançamento da campanha e dos produtos.

Dessa forma conseguimos chamar a atençao de diferentes veículos de comunicação e canais especializados na causa de prevenção ao câncer de mama e de produtos de beleza feminino.

O evento começou as 10h30 com um brunch só para os jornalistas para que eles pudessem transitar na exposição dos produtos. Diversos funcionários da Philips estavam a disposição para tirar as possíveis duvidas.

As 12h o evento foi aberto aos clientes e foi servido o almoço. Na sequencia as 13h tivemos o inicio oficial do evento com a participação do presidente da Philips Brasil e em seguida a garota propaganda da campanha, a modelo Alessandra Ambrósio, conduziu o evento.

De forma geral foi falado sobre a posição da Philips Brasil, da Campanha contra o câncer de mama e sobre os produtos da linha Satin Intimate.

Por volta das 16h, a Alessandra Ambrósio fez o encerramento do evento convidando a todos para a exposição dos produtos e para o caminhão conceito que a Philips criou para fazer os exames de mamografia a mulheres carentes conforme a campanha informava.

Este foi o momento mais esperado, pois até aquele momento todos os participantes só tinham acesso a parte externa do caminhão e naquele momento abrimos o caminhão para a divulgação dos equipamentos, dos exames e de mais informações do projeto e da campanha.

Diante do envolvimento de tantas áreas da Philips e de tantos objetivos diferentes, tínhamos o desafio de criar um evento único e compacto que pudesse atender a todas as expectativas. Com as soluções oferecidas, desde a data, o local, a exposição do caminhão, passando pela divulgação dos produtos e a participação da Alessandra Ambrósio, conseguimos alcançar todos os objetivos.

Galeria de imagens
outubro rosa
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O evento foi realizado na Estação São Paulo, localizado no bairro de Pinheiros, mas para chegar até essa escolha foi um grande desafio. Tínhamos que localizar um espaço exclusivo, de certa forma de pequeno perto que comportasse 100 pessoas, mas que tivesse espaços diferentes, pois tínhamos que ter um espaço para expor um caminhão, um espaço para os jornalistas conhecerem os produtos, um espaço para o almoço e uma plenária para que a Philips pudesse passar as informações e sua mensagem.

Diante disso mapeamos diversos locais de São Paulo, fizemos uma pesquisa por toda a cidade e visitamos todos os lugares, até chegar em um local que comportasse o evento e ficasse dentro do nosso budget.

A montagem do evento foi trabalhosa, pois tínhamos espaços diferentes e o desafio de expor um caminhão.

Todo o caminhão foi limpo e preparado para receber os participantes. Fizemos uma iluminação direcionada na parte interna para divulgar os equipamentos.

Na exposição dos produtos, tínhamos totens para cada produto e uma ficha com as informações do mesmo, além de um painel para que a Alessandra Ambrósio pudesse tirar fotos com os produtos e convidados.

Na plenária montamos um palco com tela, escada, púlpito e comunicação do evento. Este espaço foi montado em mesas redondas para que o almoço fosse servido.

Durante o almoço usamos o palco e tela para divulgar os vídeos dos produtos, as campanhas comerciais, informações do Outubro Rosa e conteúdo interno da Philips.

Outro desafio foi a escolha da Alessandra Ambrósio para o evento. Tínhamos que achar um personagem que remetesse beleza, uma vez que os produtos da linha Satin Intimate são direcionados para a beleza das mulheres e ainda que fosse alguém que trabalhasse pela causa do câncer de mama. Após pesquisa, descobrimos que a Alessandra Ambrósio era engajada mundialmente com a prevenção de câncer de mama e que por ser uma super modelo internacional iria agregar aos produtos da Philips, sendo assim, o convite foi feito e ela estrelou uma campanha com os produtos da Satin Intimate e se tornou a emabaixadora da Philips no Brasil sobre o câncer de mama.

Por ser a primeira edição não temos comparativo de investimento com outras edições.

Ao todo o evento custou R$ 130.545,92 e movimentou 12 empresas diferentes e cerca de 75 profissionais que trabalharam diretamente no evento e cerca de 185 profissionais indiretamente.

Vale ressaltar que a participação da Alessandra Ambrósio foi pago por outra área da Philips, por isso, não foi computado como parte do evento.

Com a presença de 100 participantes tivemos o custo de R$ 1.305,46 por pessoa.

Cerca de 20 participantes não eram de São Paulo e viajaram para participar do evento, gerando então uma movimentação de 20 passagens aéreas e 20 hospedagens. Como este custo era pago diretamente pelo participante, não foi computado como parte do evento.

A Campanha Outubro Rosa by Philips foi divulgada em revistas, jornais, televisão, sites direcionados para produtos hospitalares, sites direcionados para produtos de beleza e diversos blogs.

O numero exato do aparições da campanha e dos produtos que foram gerados através do evento não foram computados, mas a repercussão positiva que o evento gerou é de fácil percepção da Philips e da Agencia Um.

Depois do evento o caminhão da Philips viajou por diversas capitais do Brasil e movimentou 10 mil mulheres que fizeram o exame de prevenção do câncer de mama de forma gratuita.

 
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