Evento Neutro
Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 15ª Edição

Case: DUPONT - LANÇAMENTO BENEVIA
Candidato: Agência Um Eventos
Cliente: DuPont do Brasil
Segmento: Eventos
Estado: SP
TROFÉU EXPO CENTER NORTE
Categoria: Lançamento de Produtos
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
Dupont - Lançamento Benevia

A DuPont é uma empresa de Ciência e que coloca a Ciência para trabalhar na criação de soluções que tornam a vida das pessoas melhor, mais segura e mais prática. Com operações em mais de 70 países, a companhia oferece ampla variedade de produtos e serviços inovadores para mercados como segurança, agricultura, alimentação, casa e construção, comunicação e transporte.
Por isso, a DuPont – uma das primeiras empresas a estabelecer publicamente metas ambientais há 22 anos no Brasil – ampliou seus compromissos de sustentabilidade para além da redução interna de impactos ambientais, incluindo metas de mercado tanto em termos de receita quanto de investimentos em Pesquisa e Desenvolvimento. Os objetivos estão diretamente associados ao crescimento dos negócios, especialmente com o desenvolvimento de novos produtos mais seguros e mais aprimorados do ponto de vista ambiental para os principais mercados globais.
Hoje, além da premissa instituída no programa Global Collaboratory (campanha que mostra que juntos podemos mudar a realidade próxima do mundo, já que em 2050 seremos mais de 9,3 bilhões de habitantes e, para isso, serão necessários mais alimentos, mais segurança, mais combustível e mais uma série de recursos), o conceito de responsabilidade corporativa é prioridade, principalmente o quesito segurança de todos os envolvidos.
Até 2018 a DuPont terá um pipeline totalmente renovado e completo para as mais diversas necessidades. E o primeiro lançamento para 2014 foi do produto Benevia®.
Para esse lançamento, foram destinados 03 dias de atividades; desde o treinamento prévio de toda a equipe de vendas e relacionamento com os clientes da DuPont (tanto teórica quanto prática) quanto dos próprios clientes. Não foi apenas um jantar de relacionamento, eles foram visitar uma das fazendas que cederam área para experimento, para ver pessoalmente os resultados no cafezal com a utilização do produto.

Galeria de imagens
Dupont - Lançamento Benevia
       

 

A Agência Um passou por um processo de concorrência com outras 02 agências, sendo assim a vencedora do projeto para o lançamento do produto Benevia® para o mercado de café.

O produto tem o seguinte posicionamento: Benevia® proporciona a satisfação de produzir mais e com maior qualidade. Diante dessa informação e pesquisando o mercado de café, pudemos perceber que o cafeicultor é extremamente conservador, que a cultura do café é passada de geração em geração (na maioria dos casos) e que se quiséssemos envolver o público alvo, deveríamos ir para o lado da emoção.

O tema proposto no lançamento está atrelado diretamente com a proposta de valor e benefícios do produto (produzir mais e com mais qualidade, ir além) e com o posicionamento para os próximos anos do pipeline da DuPont.

Permeando o posicionamento do produto, atrelando todas as atividades com a ideia de que um novo capítulo da história do café está sendo iniciado; e que só poderia ser escrito por quem vai além, por quem não tem limites, para quem quer produzir e inovar. Para quem é dono de suas decisões e sempre faz a escolha certa. Propusemos então: “Café sem Limites. Qualidade e quantidade que vão além”.

Objetivos do lançamento:
- Realizar a certificação e capacitação da equipe
- Lançar oficialmente o produto Benevia® para o mercado de café
- Fincar a bandeira Benevia® na mente dos participantes. “Com Benevia®, seu café não tem limites.”
- Promover uma experiência inesquecível de parceria com estes clientes.

O evento, por isso, não poderia ser simplesmente uma reunião ou um jantar. A ideia foi criar experiências para esses participantes, foi disponibilizar dados técnicos e comprovatórios da eficiência do produto que estava sendo lançado.

Por isso, o lançamento foi dividido em 03 etapas:

1ª | satisfação em plantar, colher, trabalhar no cafezal
- certificação da equipe (público interno | funcionários). Capacitando-os sobe o produto e equalizando as informações; para que quando estivesse com os convidados, todos tivessem o mesmo nível de conhecimento para compartilhar, tirar dúvidas e incentivar a participação no evento. Eles receberam uniforme diferenciado, kit fazenda (chapéu, bloco, caneta); além e certificado após a conclusão das atividades. Essa certificação aconteceu tanto na sala do hotel, quanto na tenda montada na fazenda, além é claro que na visitação à fazenda.
- experiência e palestra (público externo | clientes) também na tenda montada na fazenda

2ª | satisfação em vender, exportar e levar qualidade para o mundo
- cenografia do coquetel | foyer da sala principal
- ter a sensação de estar no porto de Santos, prestes a embarcar em um navio cargueiro que escoa toda a produção de café para ganhar o mundo

3ª | satisfação em servir o melhor café e estar na boca das pessoas
- cenografia da sala do jantar de lançamento
- adentrar ao universo da exportação, com uma tela gigante e várias imagens de cafeterias do mundo


AGENDA | Público interno - funcionários
14/05 | quarta-feira
Check-in
Jantar livre | sugerimos os restaurantes do shopping como opção

15/05 | quinta-feira
06h00 – 07h20 | Café da manhã – Restaurante do hotel
07h30 – 08h30 | Saída e transfer – Certificação no Campo
08h30 – 11h30 | Certificação Benevia® Café
11h30 – 11h45 | Transfer para o restaurante
11h45 – 13h20 | Almoço – Restaurante O Caipirão
14h00 – 17h00 | Visitação de Campo com os clientes
19h30 – 23h00 | Coquetel e Jantar – Center Convention

16/05 | sexta-feira
06h00 – 07h50 | Café da manhã – Restaurante do hotel
08h00 – 12h00 | Certificação em sala – Center Convention
12h00 – 13h00 | Almoço – Restaurante Mousse Cake
14h00 – 16h00 | Certificação em sala – Centro de Convenção Tower
Jantar livre | sugerimos os restaurantes do shopping como opção

17/05 | sábado
06h00 – 10h00 | Café da manhã – Restaurante do hotel
Até às 12h00 | Check-out

AGENDA |Público externo - clientes
15/05 | quinta-feira
Check-in
12h00 – 14h00 | Almoço – Restaurante Mousse Cake
13h00 – 17h00 | Visitação de Campo – de acordo com cada grupo
19h30 – 23h00 | Coquetel e Jantar – Center Convention

16/05 | sexta-feira
05h30 às 10h00| Café da Manhã
Até às 12h | Check-out

Galeria de imagens
Dupont - Lançamento Benevia
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Dupont - Lançamento Benevia
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Dupont - Lançamento Benevia
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Dupont - Lançamento Benevia
Dupont - Lançamento Benevia
Dupont - Lançamento Benevia
Dupont - Lançamento Benevia
       

 

Desafios
Tínhamos o desafio de levar os convidados para uma fazenda, criar um ambiente de sala para o treinamento e palestra que foram apresentados antes de irem a campo e visitar a plantação com e sem tratamento Benevia®. Foi necessária visita técnica prévia, para que junto ao fornecedor desenvolvêssemos uma tenda personalizada para ser o ponto de apoio entre um grupo e outro, e de certa forma termos estrutura para as apresentações. A fazenda não tinha estrutura nenhuma, nem de energia, nem de água. Trabalhamos Full time com gerador e um coordenador exclusivo para essa montagem.

Quanto ao hotel, o melhor em estrutura da cidade, a realidade foi mais fácil; porém reproduzir um navio em um foyer limitado fisicamente foi o ponto ápice da montagem. O grande diferencial e impacto na cenografia fio a grandiosidade do painel, bem como trabalhar com uma tela e tecnologia diferenciada.
A tela foi a extensão de toda a comunicação, por isso, trabalhamos de forma dinâmica o tempo todo com a troca de imagens. Foi possível termos inúmeros cenários utilizando uma mesma estrutura.

Cenografia
Fazenda – identificação na estrada com a bandeira da comunicação, fita demarcadora de solo (para isolar a propriedade), estacas, portal, tenda personalizada, tendas de apoio, placas com os benefícios e atributos.
A tenda tinha de18m de diâmetro e foi montada no terreiro de secagem de café. Esse era o momento que todos divididos em turmas, podiam comprovar os atributos do produto, verificando as áreas de experimento e as áreas sem o novo tratamento. A cenografia remetia á realidade do cafezal, e que uma vez utilizando Benevia® é possível ter mais quantidade e qualidade para o café.

Jantar | sala do hotel – totens de sinalização, ambientação com sacas de café, placas com os benefícios e atributos, grande painel (navio), grandes caixas de exportação, forração das portas, tela curvilínea, decoração nas mesas.

Na sala do hotel, toda a cenografia remetia ao futuro do café, a ideia do ir além.
Todo produtor de café quer produzir mais e melhor e com isso ganhar com a exportação dos grãos. Por isso, ao chegar ao foyer do hotel, um grande navio de exportação os esperava.
Todo o foyer estava desenhado para remeter ao porto de Santos. E tinha as sacas de café como ambientação.

Ao adentrar a sala, tínhamos um painel de 22m, curvilíneo (para dar ideia de aconchego) com imagens de diversas cafeterias pelo mundo. Remetendo que todo café tratado com Benevia® está preparado para ir além, para ganhar o mundo.

As imagens mudavam, sempre mostrando o quanto tratar com um bom produto, traz mais vantagens.


Montagem:
- Necessários 02 dias de montagem para a sala do jantar e 04 dias para a montagem da tenda na fazenda

Recursos e insumos:
- Foi utilizado material reutilizável na cenografia (lona tensionada para a tela; tenda adesivada na fazenda, para ter a possibilidade de novas utilizações)
- Toda a ambientação para ornamentar o foyer, foi fornecida pelo produtor (fazendeiro) local. Após a desmontagem, todo o material foi devolvido.
- Todo o papel utilizado, no material de apoio era certificado ou reciclado.
- Foi feito o uso de gerador biodiesel.

Tecnologia
- Utilização de tela de 22m com sistema spyder | Devido a tecnologia foi possível fazer a tela curvilínea
- Utilização do recurso visual para ter uma única estrutura física ser diversos cenários simultâneos
- Utilização de pin bin em todas as mesas do jantar
- Utilização de aromatizador de café

Segurança
- Todos os fornecedores utilizaram material de EPI, garantindo a segurança de cada pessoa envolvida.
- Todos os fornecedores participaram de um curso sobre a segurança na montagem do evento.


Comunicação:
Foram desenvolvidas as seguintes peças, dentro do conceito já mencionado:
- Prancha conceito
- Save the date eletrônico (um para cada público)
- Convite eletrônico (um para cada público)
- Convite impresso (um para cada público). Caixa personalizada com lâmina de acetato, grãos de café e uma caneta tinteiro – ideia de que agora, participando desse lançamento, todos estariam escrevendo um novo capítulo para ir além
- Reminder eletrônico
- Bloco e caneta | material de apoio para uso na fazenda
- Carta de check in e check out
- Ficha de MC
- Speed banner para recepção
- Brinde para usar durante a vista á fazenda: chapéu, camisa polo, capa de chuva, protetor solar
- Brinde final: kit cosmético de café: 01 shampoo trifásico (cabelo, barba, corpo), 03 sabonetes de grãos (verde, torrado e colhido)
- Placas de sinalização, painel de campo, placas de campo
- Crachá
- Avaliação impressa
- Certificado (público interno, que foi avaliado após treinamento)
- Mini bandeiras para marcar as mesas reservadas quando as refeições eram em grupo em locais não privativos

Vídeos : produção exclusiva para o evento
- Na fazenda | parte técnica – vídeo com ilustrações e all type contextualizando os atributos do produto e os resultados no campo
- Na abertura do jantar | parte emocional – vídeo contando a história de um pai e filho, cafeicultores, na fazenda e todos os desafios para se ter uma boa plantação, permeado com depoimentos de pesquisadores enfatizando o avanço que seria possível agora com Benevia®

Mestre de Cerimônia
- Para trazer charme o “caipirinha”, o matuto; o mestre de cerimônia escolhido foi Jackson Antunes.
Com seu jeito simples e cativante, ele envolveu a todos com a sua fala mansa.
Entre um diretor e outro que subiu ao palco para endossar os benefícios do produto, Jackson poetizou o aroma e delícias do café, com estrofes de poemas e músicas.

Animações artísticas
- Voz e violão: Carina Minetto

Galeria de imagens
Dupont - Lançamento Benevia
Dupont - Lançamento Benevia
     

 

Por ser um lançamento de grande importância à DuPont, existiu um comitê que avaliava o projeto, bem como os custos investidos. Foi a primeira vez, p que um lançamento de produto que a verba destinada a cenografia foi significativa, mas mesmo assim houve a necessidade de estudo e aproveitamento de todos os recursos destinados a este item.

Após o lançamento nacional, houve uma série de pequenos eventos (média de 50 encontros) para multiplicar o grande evento. Por isso, fizemos a multiplicação de todos os materiais já confeccionados, adaptando as necessidades de cada local.

- Pesquisa de satisfação | divida por público

Clientes
Atendimento pré-evento: 9,61
Atendimento durante o evento: 9,61
Pontualidade: 9,16
Agenda: 9,22
Hospedagem: 9,33
Alimentação: 9,14
Transporte aéreo: 9,56
Transporte terrestre: 9,38
Duração do evento: 9,30
Dia de campo: 9,35
Jantar de lançamento: 9,14
Conhecimento adquirido: 9,26

Levando em conta o seu conhecimento sobre a DuPont Benevia®, O Sr.(a) utilizaria e/ou recomendaria?
SIM | em todas as respostas

Classifique sua utilização e/ou recomendação do DuPont Benevia® em uma escala de 0 a 10
Média: 9,24

Qual é sua percepção do DuPont Benevia® para o café?
Controle eficiente na borca e no bicho mineiro, muito bom, produto eficiente e baixa toxidez para o ser humano, baixo impacto sobre o meio ambiente, ótimo, satisfatória, custo vs benefício, produto altamente pesquisado, produto que oferece mais

Equipe | Funcionários
Atendimento pré-evento: 7,72
Atendimento durante o evento: 9,48
Pontualidade: 9,36
Agenda: 9,08
Hospedagem: 9,41
Alimentação: 9,32
Transporte aéreo: 9,71
Transporte terrestre: 9,72
Duração do evento: 9,46
Dia de campo: 9,76
Jantar de lançamento: 9,56
Conhecimento adquirido: 9,64

Levando em conta o seu conhecimento sobre a DuPont Benevia®, O Sr.(a) utilizaria e/ou recomendaria?
SIM | em todas as respostas

Classifique sua utilização e/ou recomendação do DuPont Benevia® em uma escala de 0 a 10
Média: 9,67

Qual é sua percepção do DuPont Benevia® para o café?
Inovação, produtividade, rentabilidade, seriedade, excelente produto e conceito, ótima ferramenta, eficiência, produto diferenciado.


Desempenho econômico
Abaixo, estão os números gerais de equipes envolvidas no evento:

- Staff
Pré-evento: 04 pessoas | 01 gerente, 01 atendimento, 01 produção + 01 assistente
Durante: 35 pessoas entre coordenação, organização e empresas terceirizadas (exceto hotéis).
Pós-evento: 02 pessoas
A maioria da equipe de apoio que trabalhou no evento era regional (Uberlândia): geração de empregos diretos e indiretos. Todos os impostos, taxas e seguros foram pagos corretamente e não houve qualquer tipo de inadimplência com relação aos fornecedores envolvidos no evento.

- Horas trabalhadas – equipe Agência Um
Pré-evento, evento e pós-evento: aproximadamente 1.102h

- Refeições: 1.110 refeições entre cafés da manhã, almoço, coquetel, jantar

- Ocupação hoteleira: 02 hotéis
Cliente | 120 apartamentos SGL – 01 diária | considerado early check in
Equipe | 30 apartamentos SGL e 10 DBL – 03 diárias
Totalizando 240 diárias.

- Transportes
Nº de passagens aéreas de ida e volta: 119 | Considerando o staff
Nº de ônibus para transfer IN e OUT (aeroportos), transfer para a fazenda, transfer hotel (para local do lançamento): aproximadamente 24 veículos.

As grandes estruturas saíram de São Paulo, o que nos exigiu um cronograma minucioso, conseguimos também economizar com mão de obra de carregadores, pois cada caminhão foi descarregado em um horário previamente agendado, além de reduzirmos o impacto no trânsito local.

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  • contato: (11) 2538-4156 - (11) 7377-8878