Evento Neutro
Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 15ª Edição

Case: ESTANDE EMBRATEL CLARO NA FUTURECOM 2013
Candidato: Alternativa F Eventos
Cliente: Embratel e Claro
Segmento: Serviços
Estado: RJ
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
ESTANDE EMBRATEL CLARO NA FUTURECOM 2013

Núcleo Alternativa F

Com mais de 4 anos de atuação em São Paulo e Rio de Janeiro, a Agência Núcleo Alternativa F é seu remédio anti-insônia e stress em eventos.

Conta com os mais de 10 anos de experiência no mercado de seus sócio-diretores: Felipe Macedo, que passou por grandes agências como Young & Rubicam, Casa da Criação e Repense e foi Diretor de Criação da Agência Um Eventos, e Ana Carolina Nani, Gerente Comercial e de Produção por quase uma década na Agência Um Eventos.

Entregamos projetos de pequeno, médio e grande porte para empresas de todos os segmentos. Somos indicados para:

- Congressos e Convenções;
- Lançamentos de Produtos;
- Festas de Final de Ano;
- Stands e Feiras;
- Viagens de Incentivo Nacionais;
- Viagens de Incentivos Internacionais;
- Campanhas de Incentivo;
- Ações de Relacionamento;
- Eventos Culturais e Esportivos.

Nossos Clientes: Embratel, Claro, NET, Mills, Globo.com, NBS, BP, CAPEMISA, Tokio Marine, Líder Seguradora DPVAT, Sony, Adidas, Nextel, Santander, entre outros.

O Cliente:

Fundada em 1965, a Embratel é uma das maiores operadoras de telecomunicações do País e faz parte do grupo América Móvil, líder no segmento na América Latina.

Claro:

Uma das líderes em telefonia celular no Brasil, a Claro atua ainda no mercado de telefonia fixa, TV e internet, e está presente em mais de 3.600 municípios. Ela faz parte do grupo América Móvil, um dos cinco maiores grupos de telefonia móvel do mundo.

O Evento:
Durante a feira Futurecom, estivemos presentes com o estande da Embratel e Claro, com aproximadamente 270m², onde fizemos toda a organização logística, montagem, construção do estande e desmontagem, desenvolvimento criativo e organização, incluindo comunicação, contratação de serviços, desenvolvimento criativo e coordenação in loco.

O Futurecom é o maior e mais qualificado Evento do setor de Comunicações da América Latina, e tem como objetivo reunir as forças de Mercado, proporcionando às empresas e aos Profissionais participantes um ambiente adequado e estimulante para o Desenvolvimento de Negócios, de Relacionamentos e de Conhecimentos.

No Futurecom Brasil 2013, que aconteceu entre os dias 21 e 24 de outubro de 2013 no Riocentro, circularam cerca de 15 mil pessoas de 40 países, sendo 72% Presidentes, Diretores e Gerentes. Diversas empresas escolheram o Evento para balizar o Mercado sobre as novas Tecnologias e as mais modernas Tendências das Comunicações.

Galeria de imagens

Durante a feira Futurecom, estivemos presentes com o estande da Embratel e Claro, com aproximadamente 270m², onde fizemos toda a organização logística, montagem, construção do estande e desmontagem, desenvolvimento criativo e organização, incluindo comunicação, contratação de serviços, desenvolvimento criativo e coordenação in loco.

O Futurecom é o maior e mais qualificado Evento do setor de Comunicações da América Latina, e tem como objetivo reunir as forças de Mercado, proporcionando às empresas e aos Profissionais participantes um ambiente adequado e estimulante para o Desenvolvimento de Negócios, de Relacionamentos e de Conhecimentos.

No Futurecom Brasil 2013, que aconteceu entre os dias 21 e 24 de outubro de 2013 no Riocentro, circularam cerca de 15 mil pessoas de 40 países, sendo 72% Presidentes, Diretores e Gerentes. Diversas empresas escolheram o Evento para balizar o Mercado sobre as novas Tecnologias e as mais modernas Tendências das Comunicações.

O Evento foi composto por dois grandes blocos:

CONGRESSO INTERNACIONAL: Reconhecido pela sua excelência de conteúdo, pelo seu alto padrão de qualidade e pela presença dos mais destacados Profissionais e Executivos do Brasil e do Exterior.

FEIRA (BUSINESS TRADE SHOW): É a mais abrangente exposição realizada na América Latina. Em 2013 reuniu 240 expositores demonstrando seus Serviços, Soluções, Aplicações, Sistemas e Tecnologia em um espaço de mais de 20.000m².

Inspiração para a Criação do Stand:

Para o desenvolvimento do stand partimos de um primeiro desafio que seria unir pela primeira vez em um mesmo espaço as duas empresas Claro e Embratel. Em um projeto que deveria seguir os seguintes objetivos:

o Unir as duas empresas, sem que existisse uma separação de áreas de exposição para cada uma (metade Claro e metade Embratel). A ideia que deveria ser passada era de parceria e integração das marcas /empresas.
o Deveria seguir uma linha de comunicação institucional, que comportasse as marcas das duas empresas em harmonia.
o Levar em consideração o fato das duas empresas serem Patrocinadoras e Fornecedoras Oficiais dos Jogos Olímpicos Rio 2016.
o Trabalhar com estande alto, para ser localizado de longe, considerando um segundo andar ou cenografia que dê esta impressão.
o Oferecer soluções de tecnologia que chamasse a atenção do público- alvo.

Levando isso em consideração, criamos um estande bastante imponente, onde as marcas coexistiam com harmonia, de forma clean e tecnológica, para que o espaço não ficasse pesado. Pela diversidade de produtos, foram desenvolvidos nichos para cada um dos produtos e serviços que estavam em destaque.
Foram eles:

Espaço Claro Vídeo: O lounge localizado abaixo do mezanino, tinha uma parede infinita e a demonstração da Claro Vídeo. Esta área foi composta por 1 televisor de 46”, 1 prateleira, 1 laptop e aparelhos da Claro para demonstração. Próximo a esta área tínhamos um lounge composto por bistrôs, sofás e banquetas e uma torre para carregar celulares

Espaço NFC: Na lateral da escada, havia uma parede de ativação da tecnologia NFC. Uma tecnologia de contato oferecida pela Claro. Foram feitos vídeos e conteúdos para cada produto/serviço Claro e Embratel para que os convidados interagissem. o NFC é uma especificação que permite a comunicação sem fio (wireless) entre dois dispositivos mediante uma simples aproximação entre eles, sem que o usuário tenha que digitar senhas, clicar em botões ou realizar alguma ação do tipo para estabelecer a conexão. Daí o nome: Near Field Communication - Comunicação de Campo Próximo. No estande, inserimos o chip responsável pela ativação por trás dos ícones de produtos Claro e Embratel. Depois convidávamos os visitantes a aproximarem seus celulares dos ícones e então, automaticamente, aparecia uma apresentação de cada produto nos seus aparelhos.
Espaço Satélite Embratel: O lounge localizado abaixo do mezanino, tinha uma parede infinita e a demonstração do EVSOL. Esta área foi composta por 2 televisores de 42”, 1 prateleira, 2 laptops e 1 case da própria Embratel.Próximo a esta área tínhamos um lounge composto por bistrôs, sofás e banquetas e 1 porta folder falando sobre satélite.
Espaço 3G Max Claro – Incluindo carro/Simulador de Fórmula 1: levamos também uma grande atração ao estande, um simulador de Fórmula 1 para demonstrar a velocidade do 3G Max. A estrutura do simulador era formada por carro, compressor, computador de bordo e controles e foi construída uma estrutura branca para acomodar o carro, além de escada para as pessoas acessarem. O carro, em tamanho real, uma réplica perfeita do original, se movimentava de acordo com a posição do volante, tinha som ao redor do participante e uma navegabilidade que criava uma experiência muito próxima da real. Este foi um grande sucesso no estande e na feira.

Contagem Regressiva Olimpíadas: um grande painel de led 360 graus, bem no alto e no centro do estande, fazia a contagem de quantos dias faltavam para o início das Olimpíadas.

Espaço Net: A área de degustação da NET e da Claro TV ficaram atrás do pórtico de entrada do estande. A estrutura foi composta por: NET: 1 TV de 55” 3D Cinema, 1 laptop, 01 aparelho telefônico, 01 celular e decoders. Claro TV: 1 TV de 55” 3D Cinema, 1 laptop 01 aparelho telefônico e decoders. Havia 1 recepcionista para cada área para demonstrar os produtos e serviços.


Além disso, fazia parte do nosso estande:

- Logomarcas institucionais
- Copa e area de relacionamento (mesas e cadeiras) para conversa e atendimento, com buffet e bebidas disponíveis
- Tótems eletrônicos Embratel: A área de circulação da lateral da Embratel era formada por 3 totens de demonstração dos principais produtos: cloud e datacenter.
Cada totem foi composto por 2 televisões touch para acesso aos conteúdos e sites, 2 laptops para alimentar os conteúdos nas tvs e 2 cabos de rede para acesso a internet.
- Tótems eletrônicos Claro: A área de circulação da lateral da Claro era formada por 2 totens de demonstração dos principais produtos: jasper, joyn e 4G Max.
Cada totem foi composto por 2 televisões para acesso aos conteúdos e sites, laptops para alimentar os conteúdos nas tvs e 2 cabos de rede para acesso a internet.
- 02 Salas de reunião: Uma delas possuía telepresença e a outra possuía demonstração anti DDOS. A estrutura destas salas era composta por: 06 cadeiras de reunião brancas, 01 mesa de vidro jateado branco, 1 bancada de apoio, canetas personalizadas e blocos para anotações. Além de televisores/laptops para telepresença e 02 televisores/laptop para demonstração do anti DDOS.
As salas eram controladas por recepcionistas que tinham a agenda integrada através de uma planilha do Google Docs.
- Auditório de palestras, entrevistas e talk show: A estrutura desta sala era composta por: 21 cadeiras brancas em formato auditório, 5 banquetas altas para apoio dos palestrantes/atletas, 1 bancada de apoio para laptop, 1 televisão de 50” para apresentações e 1 painel de coletiva de imprensa para fotos.
Dentro desta sala, também havia um câmera man que captava as imagens que eram transmitidas ao vivo através de satélite (EVSOL). Durante o evento, tivemos a presença dos presidentes das empresas respondendo a perguntas nesta area e uma programação que contou com grandes nomes, incluindo atletas famosos Embratel como Cesar Cielo, por exemplo.

Dia 22/10

HORA RESPONSÁVEL TEMA
12:00 WILLIAN PENHA APRESENTAÇÃO EVSOL
11:00 ROSELI GIAMPIETRO OS GRANDES EVENTOS SOB A PERSPECTIVA DAS TELECOMUNICAÇÕES VISÃO EMBRATEL
14:00 COLETIVA COM ATLETAS ATLETAS: KAHENA KUNZE, MARTINE GRAEL, SÉRGIO SASAKI, ISABEL SWAN E RENATA DECNOP
MODERADOR: DÉCIO LOPES
16:00 ELISABETE COUTO ATAQUES DDOS: COMO LIVRAR SUA EMPRESA DESSA AMEAÇA.
18:00 LINCOLN OLIVEIRA COMUNICAÇÕES POR SATÉLITE

Dia 23/10

HORA RESPONSÁVEL TEMA
10:00 WILLIAN PENHA APRESENTAÇÃO EVSOL
14:00 COLETIVA COM ATLETAS ATLETAS: CESAR CIELO, ALESSANDRA MARCHIORO, DANIEL DIAS E VITOR PENALBER
MODERADOR: DÉCIO LOPES
15:00 JORGE TOLEDO SOLUÇÃO ECOMMERCE
16:00 PAULO VENANCIO EMBRATEL COMO PARCEIRO ESTRATÉGICO EM TI
17:00 MARIA TERESA QUALIDADE E ALTA DISPONIBILIDADE: DIFERENCIAIS DA EBT PARA O MERCADO CORPORATIVO E GOVERNO

A Produção do Estande:

A estrutura metálica do estande que comportou o mezanino, foi pré-montada no galpão de cenografia para testes estruturais. Isso demandou uma equipe de 10 pessoas e 2 dias úteis.

Já dentro do RioCentro, a construção do estande levou 6 dias úteis, com aproximadamente 12 horas de trabalho de 38 profissionais.

O cronograma criado pela Agência Núcleo Alternativa F foi feito de acordo com a seguinte ordem cronológica: montagem da estrutura metálica de sustentação do mezanino, instalação de cabeamento e fios, montagem do piso e marcenaria, posicionamento das artes visuais, acabamento e posicionamento de mobiliário.

Para compor o evento foram contratadas recepcionistas bilíngues que trabalharam em escala de revezamento (6 durante a manhã e 9 durante a tarde). Todas estavam uniformizadas.

Além das recepcionistas, a Claro trouxe os Geeks e alguns gerentes para falar sobre as tecnologias do estande e a Embratel teve os seus gerentes de produtos responsáveis por cada área onde haviam produtos e serviços.

A equipe de Marketing da Claro e Embratel estava composta por 5 pessoas (3 Embratel e 2 Claro) divididas em diferentes funções.

A equipe da Agência Núcleo, estava composta por 9 pessoas divididas em diferentes funções.

As equipes trabalharam durante todo o evento, fornecendo o suporte necessário.

Galeria de imagens

 

Inovações Tecnológicas e Estratégias

Grandes desafios foram impostos desde o início, pois havia a necessidade de demonstrar as duas empresas como grandes nomes do seu segmento. E os produtos serviços como diferenciados frente à concorrência.

Desafios x Soluções

1 –Como conseguir com o que o stand ficasse movimentado durante a feira, tendo ao lado as principais concorrentes?

Criamos uma série de ativações tecnológicas que nos diferenciavam e chamava os participantes para o estande.

Espaço NFC: Na lateral da escada, havia uma parede de ativação da tecnologia NFC. Uma tecnologia de contato oferecida pela Claro.Foram feitos vídeos e conteúdos para cada produto/serviço Claro e Embratel para que os convidados interagissem. o NFC é uma especificação que permite a comunicação sem fio (wireless) entre dois dispositivos mediante uma simples aproximação entre eles, sem que o usuário tenha que digitar senhas, clicar em botões ou realizar alguma ação do tipo para estabelecer a conexão. Daí o nome: Near Field Communication - Comunicação de Campo Próximo. No estande, inserimos o chip responsável pela ativação por trás dos ícones de produtos Claro e Embratel. Depois convidávamos os visitantes a aproximarem seus celulares dos ícones e então, automaticamente, aparecia uma apresentação de cada produto nos seus aparelhos.
Espaço 3G Max Claro – Espaço 3G Max Claro – Incluindo carro/Simulador de Fórmula 1: levamos também uma grande atração ao estande, um simulador de Fórmula 1 para demonstrar a velocidade do 3G Max. A estrutura do simulador era formada por carro, compressor, computador de bordo e controles e foi construída uma estrutura branca para acomodar o carro, além de escada para as pessoas acessarem. O carro, em tamanho real, uma réplica perfeita do original, se movimentava de acordo com a posição do volante, tinha som ao redor do participante e uma navegabilidade que criava uma experiência muito próxima da real. Este foi um grande sucesso no estande e na feira.

Painel Contagem Regressiva Olimpíadas: um grande painel de led 360 graus, fazia a contagem de quantos dias faltavam para o início das Olimpíadas.

2 – Como fazer um estande completo, sem perder as características da marca?

Buscamos uma linha clean e high tech, o que criou harmonia e possibilitou que as duas marcas, de cores e comunicações tão diversas, convivessem de forma harmoniosa, igual, sem competir uma com a outra.

3 – Como chamar a atenção dos presentes?
Além das diversas diversas tecnologias desenvolvemos uma estratégia para dentro do estande, oferecendo palestras, talk shows e debates, sempre com grandes nomes do mercado. Além disso, trouxemos famosos atletas patrocinados pela Embratel, o que criou um grande interesse entre todos os que passavam e por aqueles que tiveram acesso à programação do estande, amplamente divulgada em veículos de comunicação anteriormente à feira. A seguir um exemplo da agenda:

Dia 22/10

HORA RESPONSÁVEL TEMA
12:00 WILLIAN PENHA APRESENTAÇÃO EVSOL
11:00 ROSELI GIAMPIETRO OS GRANDES EVENTOS SOB A PERSPECTIVA DAS TELECOMUNICAÇÕES VISÃO EMBRATEL
14:00 COLETIVA COM ATLETAS ATLETAS: KAHENA KUNZE, MARTINE GRAEL, SÉRGIO SASAKI, ISABEL SWAN E RENATA DECNOP
MODERADOR: DÉCIO LOPES
16:00 ELISABETE COUTO ATAQUES DDOS: COMO LIVRAR SUA EMPRESA DESSA AMEAÇA.
18:00 LINCOLN OLIVEIRA COMUNICAÇÕES POR SATÉLITE

Dia 23/10

HORA RESPONSÁVEL TEMA
10:00 WILLIAN PENHA APRESENTAÇÃO EVSOL
14:00 COLETIVA COM ATLETAS ATLETAS: CESAR CIELO, ALESSANDRA MARCHIORO, DANIEL DIAS E VITOR PENALBER
MODERADOR: DÉCIO LOPES
15:00 JORGE TOLEDO SOLUÇÃO ECOMMERCE
16:00 PAULO VENANCIO EMBRATEL COMO PARCEIRO ESTRATÉGICO EM TI
17:00 MARIA TERESA QUALIDADE E ALTA DISPONIBILIDADE: DIFERENCIAIS DA EBT PARA O MERCADO CORPORATIVO E GOVERNO

RETORNO

A receita da parte de produção do evento ficou em aproximadamente R$ 731.000,00, tirando os custos de locação do espaço que foi fechado diretamente pelo cliente.
Abaixo, estão os números gerais de equipes envolvidas no evento:

- Comparção com o ano anterior
O estande gerou mais lead do que o ano anterior, era mais aberto, melhor acabado e chamava mais atenção na feira.

- Números de passantes
A Futurecom conta com 15 mil passantes durante os dias e a média de visitação em nosso estande era de 500 por dia.

- Equipes
A formalização da Claro e Embratel veio no dia 02 de outubro e o tempo de execução deste projeto foi de 09 dias úteis até a data da montagem.

Durante o tempo de execução do projeto, tivemos 2 projetistas, 1 arquiteto, 1 atendimento e 1 engenheiro exclusivos. Além de 1 atendimento da Núcleo Alternativa F e 3 produtores.

A estrutura metálica do estande que comportou o mezanino, foi pré-montada no galpão de cenografia para testes estruturais. Isso demandou uma equipe de 10 pessoas e 2 dias úteis.

Já dentro do RioCentro, a construção do estande levou 6 dias úteis, com aproximadamente 12 horas de trabalho de 38 profissionais.

Para compor o evento foram contratadas recepcionistas bilíngues que trabalharam em escala de revezamento (6 durante a manhã e 9 durante a tarde). Todas estavam uniformizadas.

Além das recepcionistas, a Claro trouxe os Geeks e alguns gerentes para falar sobre as tecnologias do estande e a Embratel teve os seus gerentes de produtos responsáveis por cada área onde haviam produtos e serviços.

A equipe de Marketing da Claro e Embratel estava composta por 5 pessoas (3 Embratel e 2 Claro) divididas em diferentes funções.

A equipe da Núcleo Alternativa F, estava composta por 9 pessoas divididas em diferentes funções.
A média de trabalho das equipes foi de 12 horas por dia.

- Refeições
Foram servidas pelo buffet 300 refeições por dia de evento, totalizando: 900 refeições no total.


- Mídia:
O estande foi selecionado como um dos mais insteressantes e tecnológicos da feira, além de ser veiculado em diversos canais de mídia conforme links abaixo:
http://www.planin.com/saladeimprensa/2013/10/23/embratel-participa-da-futurecom-2013/
http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=35229&sid=51#.UnFSUxBsj1M


Além disso, 24 veículos estiveram na coletiva de imprensa para o lançamento do serviço “Meu Dinheiro”, fruto de uma grande parceria com Bradesco, sendo:

•Agências de Notícias: Reuters, Bloomberg, Agência Estado;

•Jornais de repercussão nacional: O Estado de S.Paulo, O Globo, Valor Econômico, Brasil Econômico; Gazeta do Povo;

•Veículos do setor de tecnologia: Teletime, Telesintese, IP News, Mobilidade e Negócios;

•E mídia internacional: Clarin (Argentina); TV Media Telecom (México); Inversor Latam (Argentina); entre outros.

Total de matérias: 96
Matérias Online: 80
Matérias Impressas: 16

 
  • contato: (11) 2538-4156 - (11) 7377-8878