Evento Neutro
Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 15ª Edição

Case: XIII ENCONTRO DE CORRETORES OURO TOKIO MARINE - DESTINO: IMBASSAÍ
Candidato: Alternativa F Eventos
Cliente: Tokio Marine Seguradora
Segmento: Eventos
Estado: BA
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
XIII ENCONTRO DE CORRETORES OURO TOKIO MARINE - DESTINO: IMBASSAÍ

Núcleo Alternativa F

Com mais de 4 anos de atuação em São Paulo e Rio de Janeiro, a Agência Núcleo Alternativa F é seu remédio anti-insônia e stress em eventos.

Conta com os mais de 10 anos de experiência no mercado de seus sócio-diretores: Felipe Macedo, que passou por grandes agências como Young & Rubicam, Casa da Criação e Repense e foi Diretor de Criação da Escala, Agência Um Eventos, Le Pera e Thinky, e Ana Carolina Nani, Gerente Comercial e de Produção por quase uma década na Agência Um Eventos.

Entregamos projetos de pequeno, médio e grande porte para empresas de todos os segmentos. Somos indicados para:

- Congressos e Convenções;
- Lançamentos de Produtos;
- Festas de Final de Ano;
- Stands e Feiras;
- Viagens de Incentivo Nacionais;
- Viagens de Incentivos Internacionais;
- Campanhas de Incentivo;
- Ações de Relacionamento;
- Eventos Culturais e Esportivos.

Nossos Clientes: Embratel, Claro, NET, Mills, Globo.com, NBS, BP, CAPEMISA, Tokio Marine, Líder Seguradora DPVAT, Sony, Adidas, Nextel, Santander, Fundação Homem do Mar, Conapra, entre outros.

O Cliente:

Fundada em 1879, possui operações em 39 países e tem sua matriz mundial localizada em Tóquio, no Japão. No Brasil desde 1959, a Tokio Marine oferece diversas modalidades de seguros, como residencial, condomínios, empresarial, auto e equipamentos, além de seguros de vida e para a área de construção civil. Com sede em São Paulo e 52 Sucursais em todo o País, a operação brasileira da Tokio Marine representa, atualmente, a terceira maior do grupo fora do Japão.

O Evento:
Todos os anos, a Tokio Marine premia seus corretores parceiros, por meio de um ranking baseado em metas. Os vencedores são todos aqueles que atingiram e superaram as metas estabelecidas para o ano em questão. São três grupos de premiados: os Corretores Prata, os Corretores Ouro e os Corretores Diamante, de acordo com o faturamento.

Para os Corretores Ouro, como forma de reconhecimento, é oferecida uma viagem para um destino nacional, com direito a acompanhante, e um grande diferencial: a possibilidade de visitar atrações e participar de atividades que não são encontradas em nenhum pacote turístico.

Esta é uma viagem que tem como objetivo a exclusividade e a entrega do sonho.

Este é um prêmio muito visado entre os corretores que trabalham com a Tokio Marine.

Desta forma, a Alternativa F Eventos foi contratada para desenvolver uma viagem para Imbassaí, na Bahia.

Galeria de imagens
 

 

Todos os anos, a Tokio Marine premia seus corretores parceiros, por meio de um ranking baseado em metas. Os vencedores são todos aqueles que atingiram e superaram as metas estabelecidas para o ano em questão. São três grupos de premiados: os Corretores Prata, os Corretores Ouro e os Corretores Diamante, de acordo com o faturamento.

Para os Corretores Ouro, como forma de reconhecimento, é oferecida uma viagem para um destino nacional, com direito a acompanhante, e um grande diferencial: a possibilidade de visitar atrações e participar de atividades que não são encontradas em nenhum pacote turístico.

Esta é uma viagem que tem como objetivo a exclusividade e a entrega do sonho.

Este é um prêmio muito visado entre os corretores que trabalham com a Tokio Marine.

Desta forma, a Alternativa F Eventos foi contratada para desenvolver uma viagem para Imbassaí, na Bahia.

A viagem teve as características abaixo:

Título: XIII Encontro de Corretores Ouro
Tema: Tesouros da Bahia

Objetivos:
- Fortalecer o relacionamento entre a Tokio Marine e os Corretores
- Valorizar todo o trabalho e os resultados dos corretores
- Ressaltar a parceria de sucesso entre a Tokio Marine e quem é Ouro

Perfil do Público Alvo:
- Donos de Corretoras com faturamento entre R$ 1 e R$ 5 milhões
- 50% homens e 50% mulheres

Número de ganhadores: 220
Local: Grand Palladium Imbassaí Resort & Spa
Data: 15 a 18 de agosto de 2013

1) Conceito
Esta viagem teve um conceito que amarrava todas as ações e eventos sob o olhar do participante. Tudo ali tinha um sentido.

Linha Inspiracional do Conceito:
O que é tesouro?
1 - s.m. Quantidade vultosa de ouro, prata, pedras de grande valor, ou dinheiro.
2 - Lugar onde se guardam preciosidades.
3 - Relíquias e objetos de valor existentes em certas iguarias.
4 - Literatura Nome dado a obras de erudição: Tesouro da língua grega.

Ou seja, tesouro, nos seus mais diferentes significados, é o que não faltará durante o Encontro Ouro. Afinal:
1 – Tesouro é o que representa o Corretor Ouro para a Tokio Marine.
2 – Um tesouro é o relacionamento da Tokio com esses corretores.
3 – Tesouros serão todos os detalhes e mimos que transformarão essa viagem em algo muito especial e inesquecível.
4 – E tesouros serão os diferenciais da Bahia e de Imbassaí que ofereceremos para eles a cada dia: a música, culinária, cultura, beleza natural, a alegria contagiante e a simpatia.

Ou seja, será um evento em que nossos tesouros receberão os maiores tesouros que a Tokio Marine poderia oferecer. Algo que com certeza deixará a parceria ainda mais forte e preciosa.

Comunicação Visual:
Após a criação da linha inspiracional, precisávamos de uma comunicação visual forte que nortearia todo o evento. Para esta linha quisemos trazer todo o colorido que representa a Bahia. Por meio de uma placa cercada por ouro e preciosidades demonstramos o que os corretores representam para a Tokio Marine e envolveremos os participantes que conseguirão captar visualmente seu real significado para a empresa.

A ideia desta comunicação foi demonstrar de forma clara e direta o nosso conceito e ser adaptada de forma objetiva e fácil para os mais diferentes tipos de materiais de comunicação.

A cada momento da viagem fomos substituindo os fundos que ficavam atrás da placa e ao lado dele colocamos objetos que remetiam ao dia em questão.

2) Pré-evento
Foi criado um hotsite da viagem, onde os participantes puderam se informar agenda, ver fotos dos locais, sanar dúvidas sobre vestimentas e clima e colher informações importantes sobre aéreo e transfers.

Além disso, um blog foi desenvolvido para fazer a manutenção da viagem.
O conteúdo deste blog continha curiosidades e dicas sobre o local.
Dentro da ferramenta, desenvolvemos um botão “Comentar” para que o convidado interagisse com o conteúdo e tirasse dúvidas sobre o evento.

Como forma de ativação pré-evento, enviamos um kit contendo itens típicos da Bahia e itens úteis para a viagem: um convite, tags de bagagem, um quadro da Fundação Jorge Amado e um quadro de um artista local representando o pelourinho. Tudo foi embalado em papel de seda colorido e fitinhas do Senhor do Bonfim.

3) Agenda

A agenda do evento foi montada para que o convidado pudesse experimentar, dia a dia, um tesouro diferente da Bahia. Tentamos levar ao convidado o melhor que a Bahia tem a oferecer, por isso, foi feita uma pesquisa a fundo das melhores atrações culinárias, formadores de opinião, celebridades, etc.

Confira a seguir, passo a passo das ações do evento:

1º Dia
Embarque e Chegada em Salvador:
O grupo foi divido em diversos voos regulares.

Na chegada ao Hotel, foi realizado o check in, onde recebemos os convidados com um grupo de percussão baiana, chamado Swingue do Abaeté e entregamos picolés capelinha, os picolés mais famosos e populares de Salvador.

Assim que fizeram o check in, os convidados seguiram diretamente para o seu quarto para aguardar a chegada das malas.

Ao entrar nos quartos, haviam presentes exclusivos:
As mulheres receberam: Bolsa de Praia, Nécessaire e Havaianas
Os homens receberam: Mala, Boné, Nécessaire e Havaianas
Para o Casal: Protetor Solar Natura, Repelente e 2 Adaptadores de Tomadas

A tarde foi livre para que o convidado pudesse conhecer toda a estrutura oferecida pelo Hotel.

Todos os jantares das noites foram tematizados com aspectos culturais da Bahia.
Informação Adicional: Foi feito um trabalho de pré-produção neste evento que teve antecedência de 3 meses e todos os itens de produção faziam parte da estrutura local da região, como: cenário, decoração, atrações, equipamentos, brindes, etc.

Como esta era a primeira noite de integração, o tema desta festa foi “Vixe Maria, Viva a Bahia”, festa inspirada na forte cultura baiana, seus costumes, música e culinária.

Como ambientação, usamos tecido de chita, fitas do Senhor do Bonfim, adereços e toalhas coloridas. Além de imagens do Pelourinho para compor o ambiente.

Para dar as boas vindas a todos, duas lindas baianas ficaram em nosso set fotográfico entregando fitinhas do Senhor do Bonfim.

Recebemos a todos em um coquetel pré-jantar uma tenda do Acarajé Da Maria, famosa na Bahia por servir pratos típicos na casa de Ivete Sangalo e outros artistas. Neste momento foram servidos: 350 acarajés, 200 abarás, 50 bolinhos de estudante e 80 cocadas.

Durante o jantar, servimos pratos típicos baianos, como: moqueca, xinxim de galinha, cocadas, etc.

Como atração principal da noite, tivemos um show musical da Banda Seven, com um repertório cheio de Axé e músicas populares. Após o show, DJ comandou a noite.

No quarto, foram entregues duas bonecas namoradeiras e um bilhete personalizado com informações sobre o dia seguinte.

2º Dia:
Após o café da manhã no Restaurante Principal do Hotel, foi organizada uma reunião de negócios para falar sobre o Plano para 2014. Para os acompanhantes, tivemos um shuttle para a Vila da Praia do Forte para compras.

Assim que a reunião e as atividades para os acompanhantes terminaram, todos foram almoçar no Restaurante do Hotel.

A tarde foi marcada pelas atividades de carteado, vôlei, futebol, hidroginástica e aula de dança organizadas em áreas de lazer exclusivas para o grupo. Durante as atividades, servimos sorvetes variados da Sorveteria A Cubana, a mais antiga sorveteria de Salvador e eleita pelo terceiro ano consecutivo a melhor da cidade.


O tema da festa deste noite foi “Festa dos Amados” por dois motivos
A primeira é uma das grandes joias baianas: Jorge Amado.
E a segunda explicação é o que “Amados” são todos os corretores presentes, assim como “Amada”, é a culinária baiana que exploramos com a presença da chef mais conhecida da Bahia Tereza Paim.
Como ambientação, usamos temas dos livros de Jorge Amado, além de decoração de mesa vermelha com cravos e canela.

Para dar as boas vindas a todos, montamos um set fotográfico com uma foto de Jorge Amado e ícones baianos.

Para o jantar, convidamos a chef Tereza Paim, que juntamente com o Hotel desenvolveu um cardápio assinado, repleto de delícias da Bahia. Cada prato remetia a uma das obras de Jorge Amado, como: Mignon De Sal Em Molho De Caju foi chamado de Tieta Do Agreste, Peixe Em Crosta E Castanha foi chamado de Mar Morto e Mini Torta Mulata Assanhada Com Caldas De Frutas Vermelhas foi chamada de Cacau.

Tereza fez um speech de boas vindas, apresentou o cardápio e com sua inspiradora história de vida, visitou todas as mesas, para fotos e conversas com todos os participantes.
Release de Tereza: Esta agitada cozinheira apaixonada pela Bahia exibe energia e inquietude em cada movimento. Tereza dedica seu trabalho e sua pesquisa aos ingredientes locais, desenvolvendo uma cozinha baiana legitimada pelos saberes e sabores da sua terra, com as influências da Espanha, Portugal e Itália. Premiada e reconhecida dentro e fora do Brasil, ela é uma das chefs baianas vistas fora da Bahia como profissional que conseguiu atualizar e promover a culinária local. Inovou, mas com absoluto respeito às origens. Um grande sonho é criar uma escola técnica de gastronomia onde ela possa passar para as gerações futuras que saber dominar o uso de um bom dendê, tem o mesmo valor de se trabalhar bem com foie-gras ou trufas.

Como atração musical, tivemos um show de MPB de Ito Moreno, com um repertório com diversas músicas de novelas inspiradas em Jorge Amado, como: Tieta, Gabriela, etc.

No quarto, entregamos um brinde nomeado de Dona Flor e Seus Dois Maridos, um kit de Quindim e 2 Brigadeiros desenvolvidos pela Chef Tereza Paim e um bilhete personalizado com informações sobre o dia seguinte.

3º Dia:
Após o café da manhã no Restaurante Principal do Hotel, foram organizadas atividades de carteado, vôlei, futebol, hidroginástica e aula de dança organizadas em áreas de lazer exclusivas para o grupo. Durante as atividades, servimos sorvetes variados da Sorveteria A Cubana, a mais antiga sorveteria de Salvador e eleita pelo terceiro ano consecutivo a melhor da cidade.
Este dia foi bem tranquilo, pois deixamos um tempo para os convidados descansarem antes de nossa grande e inesquecível cerimonia de premiação.

A cerimônia tinha o tema de nosso evento “Tesouros da Bahia” . Como usamos o mesmo espaço das outras festas devido à estrutura do Hotel, usamos materiais mais sofisticados para compor e diferenciar a cenografia. As cores que predominaram foram o dourado e o preto, com utilização de tecidos e um arranjo de mesa inspirado nas esperas do logo da Tokio Marine. Uma festa em cor de ouro, para quem é ouro.

A noite começou com o presidente recebendo a todos em um set fotográfico para fotos, que após o evento viraria uma capa de uma revista personalizada sobre a viagem.

Após as fotos, a premiação começou com as palavras do Presidente e do Vice Presidente. O mestre de cerimônias foi um colaborador da Tokio Marine.

Após as palavras, os convidados começaram a subir ao palco, divididos por Regional.
Para cada Regional, haviam fotos e música especifica da região.

A caminho do palco eles recebiam o troféu das mãos dos Diretores, eram parabenizados, posavam para a foto e retornavam aos seus lugares. Cada novo corretor, recebeu relógio da Tommy Hilfiger como agradecimento especial.

A duração desta mecânica foi de cerca de 1 hora e 30 minutos.
Após esta mecânica, os Diretores agradeceram as esposas presentes e chamaram todas ao palco para que elas recebessem um presente especial (uma semi-joia da Vika).

Ao final, todos foram liberados para jantar e depois do jantar tivemos um show exclusivo do Moraes Moreia e do Davi Moraes que deixou a noite inesquecível.

No quarto, mais dois brindes especiais: um CD autografado do Moraes Moreira, e uma moringa de água desenvolvida por um artesão local especialmente para a Tokio Marine. Além disso, entregamos um bilhete personalizado com informações sobre o dia seguinte.

4º. Dia:
No último dia tivemos o check out dos participantes de acordo com a malha aérea, e em sua saída do hotel foi entregue um pen drive com todas as fotos do evento.


4) Pós Evento
Após o evento foi enviada uma revista com o resumo de todos os dias de viagem.

Galeria de imagens

 

Grandes desafios foram impostos desde o início, pois havia a necessidade de transformar um destino turístico em uma viagem única, exclusiva e diferenciada aos convidados. Algo que ele não pudesse comprar.

Desafios x Soluções

1 - Como organizar um evento para a família dos convidados e dos Diretores?
O local escolhido foi um Hotel com perfil mais tranquilo, área para relaxamento e clube para as crianças. Além disso, as festas tinham sonorização ambiente e os artistas dos shows eram voltados para a família.

2 – Como fazer ações exclusivas para um grupo de 220 pessoas em um hotel que só tinha uma sala de eventos?
Usamos a única estrutura que o Hotel tinha para comportar o nosso evento, 1 sala e nos adaptamos com os itens de produção. Toda a noite, trocávamos a cenografia, a decoração e a cor da iluminação com o objetivo de mudar o ambiente em que o convidado havia experimentado na noite anterior. O cliente final ficou muito satisfeito com o resultado.

3 – Como dar atividades exclusivas em um hotel voltado para o turista?
Foi realizada uma visita técnica e algumas negociações com o Hotel para que o nosso grupo se sentisse diferente, por isso, todas as ações eram diferenciadas, por exemplo: existia área reservada para almoço, os jantares eram feitos em sala de convenções, não houve o processo padrão de check in e todas as atividades de lazer eram feitas em piscinas, quadras e salas diferenciadas, onde os hospedes normais do Hotel não acessavam. Foi muito difícil conseguir essas exceções com um hotel que tinha 2,5 anos de funcionamento e com uma área de eventos pequena para atender as nossas necessidades, mas o desafio foi superado.

A receita da parte de produção do evento ficou em R$ 1.412.000,00 para o total de 220 participantes, sendo o valor per capta de R$ 6.418,18 por participante.

Abaixo, estão os números gerais de equipes envolvidas no evento:

- Staff
Pré-evento: 03 profissionais Alternativa F Eventos – Atendimento, Produção e Criação

Durante: Aproximadamente 50 profissionais | diretos e indiretos, entre coordenação, organização e empresas terceirizadas.

Pós-evento: 01 profissional Alternativa F Eventos

- Refeições
Foram servidas 2.420 refeições entre cafés da manhã, coquetéis, almoços e jantares.

- Transportes
Nº de passagens aéreas de ida e volta: 220
Nº ônibus, micro ônibus: Aproximadamente 7 veículos

Este evento movimentou a rede hoteleira em Imbassaí, pois utilizamos grande parte do Hotel fazendo com que outros hospedes procurassem infraestrutura similar nas proximidades.

Por ser uma cidade turística, economicamente movimentamos o comércio, pois uns dos passeios oferecidos para o grupo foi à ida a vila de Praia do Forte, além dos locais aos redores que havia para compras, contudo não sabemos mensurar o valor de retorno que a cidade teve com o nossa viagem.

Vale ressaltar os empregos criados, diretos e indiretos, uma vez que todas as empresas envolvidas tiveram que se preparar e reforçar a equipe para atender as necessidades da viagem, mas também não é possível mensurar.

Na pesquisa realizada pós-evento com os participantes, tivemos um resultado extremamente positivo com 97% avaliando total satisfação na viagem e 3% avaliando como satisfeito, mas não total, ou seja,um índice altíssimo de aprovação do grupo.

 
  • contato: (11) 2538-4156 - (11) 7377-8878