Evento Neutro
Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 15ª Edição

Case: SODIÊ: UM JEITO DOCE DE EXPOR
Candidato: Surreal Arquitetura Cenográfica
Cliente: Sodiê Doces
Segmento: Serviços
Estado: SP
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
Estande Sodiê

Desde 2002 a Surreal é uma empresa formada por gente que se inspira no futuro para criar experiências reais no presente, antecipando e aplicando diariamente metodologias eficazes e eficientes na busca da perfeição da prestação de serviços de criação e execução de estruturas promocionais. 
Nos preocupamos não somente com o sucesso de cada job, mas também com a construção de parcerias que viabilizem a manutenção deste sucesso. Entendemos que somente desta maneira as estratégias de marketing serão aplicadas de forma ideal e serão realmente a tradução de um sonho transformado em realidade.
Somos pessoas pró-ativas em entender o que cada cliente precisa, não apenas entregando o que ele quer. Com essa atitude podemos ir além do simples e usual e estaremos nos tornando reais colaboradores de um objetivo comum.



De 04 a 07 de junho de 2014
Das 13h às 21h e Sábado: das 11h30 às 18h30
Expo Center Norte - Pavilhões Azul e Branco - São Paulo /SP
A ABFranshising tem como objetivo oferecer ao público oportunidades de investimento em praticamente todos os segmentos da economia nacional, da alimentação à locação de veículos. Divulgar o sistema de franchising como um todo e sua importância para o cenário e desenvolvimento econômico do país. A ABF Franchising Expo 2014 recebeu cerca de 60 mil visitantes. O público foi formado por empresários, empreendedores e investidores altamente qualificados, o que na opinião dos organizadores, reforça ainda mais o desejo que o brasileiro tem de investir no próprio negócio.

A SODIÊ DOCES
Junte uma mulher simples, trabalhadora, determinada, justa, perseverante e dedicada com uma grande vontade de vencer. Misture tudo e coloque em uma assadeira, untada com amor e paixão pelo que faz, antes de levar ao forno. A Sodiê Doces foi criada pela empresária de sucesso Cleusa Maria da Silva, idealizadora e fundadora da Rede. A Sodiê Doces é uma rede especializada em bolos artesanais, com mais de 13 anos de existência e mais de 126 lojas atualmente. Surgiu no interior de São Paulo, na cidade de Salto, e avança para todo o Brasil, já presente em cinco estados. Composta por um mix de mais de 80 variedades de sabores, os bolos são elaborados a base de pão de ló, matéria prima de primeiríssima qualidade e frutas frescas, capaz de conquistar todos os paladares, e com preço muito acessível.

Galeria de imagens
Estande Sodiê
Estande Sodiê
     

 

Conseguir o contato deste cliente foi um processo longo, o contato inicial foi com a atendente de umas das lojas, que logo se encantou com o nosso portfólio e nos encaminhou para a Nutricionista da loja, em contato com ela conseguimos o relacionamento direto com a Diretoria da Sodiê, que se sentiu alvo de muita atenção pela insistência em encontrar a pessoa certa que cuidava do brief do estande. Não houve concorrência, pois a cliente de certa forma tinha pouca experiência nesse tipo de processo e por perspicácia fomos umas das primeiras empresas a contata-las.
Logo em seguida recebemos o brief, que continha apenas a informação da área e a exigência de se ter um pé direito alto e uma sala de reunião. Anexo ao e-mail também continha o manual de modelo arquitetônico das lojas, o que nos deu a ideia de seguir o manual das franquias para o estande também. O desafio era a fazer com que o estande não parecesse vazio, a área era grande para as necessidades que envolviam além de depósito com copa, uma pequena sala de reunião, vitrine para bolos e mesas de atendimento.

Galeria de imagens
Estande Sodiê
Estande Sodiê
     

 

A decisão do criativo foi seguir a risca as normas arquitetônicas da franquia, porém algumas não cabiam às normativas da feira, a solução foi adaptar visualmente utilizando os materiais e regras disponíveis para estandes. Para solucionar a exigência de utilizar um pé direito alto sem dar a sensação de vazio, criamos um efeito visual de mezanino falso, assim como nas franquias que geralmente tem um escritório no piso superior, criamos uma testeira secundária feita apenas com as paredes de madeira com uma abertura fechada com tecido listrado e transparente, que deu a sensação de ser uma janela com persiana de uma sala, o acabamento foi inspirado num acabamento de prédio, com duas sancas iluminadas com dicroicas, a ideia funcionou muito bem, pois a estrutura ficou muito parecida com uma casa construída, um prédio onde a franquia foi instalada. As cores escolhidas foram bege, chocolate e branco que acompanham a marca e trazem a sensação de calor e aconchego. Para a parte interna, criamos ao fundo do estande o espaço útil de copa com depósito e uma sala de reunião lateral, esse lay out permitia que o estande na parte da frente parecesse menor, centralizamos uma grande bancada para vitrine de bolos e atendimento, e nas colunas estruturais frontais criamos 2 grandes vitrines recortadas com prateleiras desiguais. Na área livre, dispomos cadeiras e mesinhas para degustação, da mesma forma que se encontra dentro das lojas.
A cliente de primeira se encantou com o nosso projeto e a aprovação foi imediata. E para que o conceito de construir a franquia dentro da feira fosse 100%, a cliente forneceu alguns itens que fariam toda a diferença: A fachada luminosa colocada no estande foi exatamente a mesma usada nas franquias, assim como a vitrines de bolos, que foi trazida de uma loja e o acabamento dos balcões e rodapés foram feitas em mármore travertino. Esse processo permitiu a aproximação nossa com o cliente e seus fornecedores, pois nós cuidamos de todo o processo com os fabricantes da franquia para que tanto a fachada como o balcão vitrine, fossem construídos de acordo com o nosso projeto de estande. O trabalho desde projeto até a execução foi muito intenso e focado, resultando numa réplica perfeita das lojas Sodiê no Expo Center Norte.

Galeria de imagens
Estande Sodiê
Estande Sodiê
     

 

O estande da Sodiê foi um grande sucesso na feira, as metas do cliente de quantidade de degustações foram alcançadas. O estande da Sodiê geralmente fica tão cheio a ponto dos clientes fazerem fila para provar de suas delicias. Além disso, a solicitação para novas franquias que foram geradas dentro da feira foi bem maior do que o esperado, fazendo com que se criasse fila de espera para algumas regiões. Um ponto extremamente positivo foi o lay out proposto por nós fez com que a degustação se mantivesse dentro do estande de forma organizada e centralizada, assim era uma forma fácil de abordagem, sendo possível alcançar a todos os passantes para uma conversa mais focada.
Pra nós o retorno será a longo prazo, consolidamos uma parceria com uma grande marca, trouxe mais um estande para o nosso portfólio na área de A&B e abriu portas para trabalhos na área de Franshising. O feedback desse trabalho, foi extremamente positivo, a cliente ficou muito satisfeita com a imagem gerada pelo estande junto com a marca e com todo o serviço prestado em função dessa parceria.
Em 2012, a ABF assinou diversos acordos com bancos nacionais que oferecem um relacionamento melhor com os franqueados e franqueadores. Ainda neste ano foram renovados o convênio com a Apex-Brasil, cujo projeto já está em sua 5ª fase, estimulando o crescimento da exportação do franchising brasileiro. Outro acordo renovado foi a parceria com o Sebrae que atenderá potenciais franqueados e franqueadores.
No cenário internacional, a ABF se destaca por seu perfil empreendedor

Galeria de imagens
Estande Sodiê
Estande Sodiê
     

 

 
  • contato: (11) 2538-4156 - (11) 7377-8878