Evento Neutro
Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 15ª Edição

Case: ORSA - CONVENÇÃO DE VENDAS
Candidato: Agência Um Eventos
Cliente: Orsa International Paper Embalagens S.A.
Segmento: Eventos
Estado: SP
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
Orsa - Convenção de vendas

CONVENÇÃO DE VENDAS ORSA IP
13 E 14 DE MARÇO DE 2014
ROYAL PALM PLAZA | CAMPINAS – SP
Havia dois anos que a ORSA não reunia seus executivos em uma Convenção para análise de resultados e alinhamento de expectativas e perspectivas. Mas, no ano de 2014, isso se fez mais do que necessário, pois a empresa brasileira havia sido comprada pela multinacional International Paper.

Estava em meio a muitas mudanças como transição de processos e novidade de produtos para o mercado e precisavam alinhar, não só como informar essas mudanças ao cliente, mas, também, informar aos colaboradores com transparência todo o processo de transição com tranquilidade.

O cliente também tinha uma necessidade de que a equipe trabalhasse em equipe, não somente entre eles, mas entendessem a necessidade de trabalhar junto com as outras áreas da empresa em prol do resultado final.

E no final da convenção haveria o lançamento da Campanha de Vendas que daria seguimento a tudo trabalhado e discutido durantes os dois dias de evento.

Evento: Convenção de Vendas 2014
Tema: Rota 2014
Data: 13 e 14 de março de 2014
Local: Royal Palm Plaza
Cidade - UF: Campinas - SP
Cliente: Orsa IP
Contato: Danielle Sobral | danielle.sobral@ipaper.com
Público: Executivos e Representantes
Participantes: 90 pessoas


Agenda
13 de março
11h30 | Welcome drink
12h00 | Almoço
13h20 | Início de plenária
15h10 | Coffee break
15h40 | Início da dinâmica
18h30 | Fim da plenária
21h30 | Jantar temático

14 de março
06h00 | Início café da manhã
08h30 | Plenária
10h35 | Coffee break
11h05 | Plenária
12h45 | Almoço
14h15 | Fechamento e Lançamento da Campanha
15h30 | Bye coffee

Galeria de imagens
Orsa - Convenção de vendas
       

 

O evento tinha como objetivo reunir vendedores e representantes do estado de São Paulo, para mostrar o novo momento da empresa, com as novas perspectivas para o futuro após a venda da ORSA para International Paper.

Também, foi o momento para ouvir o colaborador, pois estavam em meio a muitas mudanças para todos, em uma transição de uma empresa brasileira para uma empresa multinacional. Havia uma necessidade de informar a reestruturação sem causar “medo” nos mais velhos de casa e mostrar o ganho de mercado que eles poderiam ter com um leque maior de produtos da International Paper.

Ao informar sobre a reestruturação, traçaram metas e expectativas para o ano. E, para incentivar, as metas agressivas de 2014, a Convenção serviu de palco para o lançamento da primeira Campanha de Vendas da Orsa.

Ao final, o cliente solicitou que pensássemos em algum tipo de dinâmica que fizesse com que os ficasse clara a importância do trabalho em equipe, não somente com a área de vendas, mas também com as áreas de suporte da empresa.

O desafio da agência era que todo o conteúdo coubesse na agenda de dois dias e que, aproveitando estarem hospedados em um Resort, os participantes tivessem algum tempo de lazer para usufruir as dependências do hotel.

Galeria de imagens
Orsa - Convenção de vendas
Orsa - Convenção de vendas
Orsa - Convenção de vendas
Orsa - Convenção de vendas
Orsa - Convenção de vendas
Orsa - Convenção de vendas
Orsa - Convenção de vendas
Orsa - Convenção de vendas
Orsa - Convenção de vendas
Orsa - Convenção de vendas
Orsa - Convenção de vendas
Orsa - Convenção de vendas
Orsa - Convenção de vendas
Orsa - Convenção de vendas
Orsa - Convenção de vendas
Orsa - Convenção de vendas
Orsa - Convenção de vendas
Orsa - Convenção de vendas
Orsa - Convenção de vendas
Orsa - Convenção de vendas
Orsa - Convenção de vendas
Orsa - Convenção de vendas
Orsa - Convenção de vendas
   

 

A agência analisou o momento de mudança dentro do cliente, fez muitas reuniões para entender e ajudar a compor a agenda e o conteúdo do evento para que a nova reestruturação fosse mostrada da maneira mais prática possível e engajando os colaboradores a participarem deste momento importante, visando ampliar o mercado por fazer parte de uma empresa multinacional. Por isso, a agência criou o tema ROTA 2014 | Um horizonte de possibilidades.

Verificamos que 90% do público era masculino e que tínhamos o desafio de juntarmos colaboradores jovens, de 30 anos, e vendedores mais velhos de casa, alguns com mais de 50 anos, e que precisavam se identificar com a comunicação do evento e seguirem juntos para as mesmas metas e expectativas para aquele ano. O tema ROTA 2014 seguia uma comunicação de estrada, de estratégia para seguir caminhos e utilizando muito das cores da ORSA.

A comunicação foi sustentada, no pré-evento, por teaser eletrônico (figura 1), convite eletrônico (figura 2) e reminder eletrônico (figura 3).

No evento, o convidado encontrava no seu apartamento uma carta de boas-vindas que da alusão a um mapa com uma rota, na rota contava um pouco da agenda do evento, continha mimos de chegada e uma bandana que seria utilizada na noite da festa.

Dentro de sala e no foyer, continuamos com a comunicação do evento em totens (figura 4) e materiais (figura 5) distribuídos como bloco e canetas.

Mas a grande atração estava na estrutura do palco (figuras 6 e 7), que foi feita com as caixas de papelão ondulado da ORSA. A caixa de papelão é o produto carro chefe da empresa e dava um toque mais rústico para o palco, casando com a comunicação que era inspirada na Rota 66.

Os colaboradores se identificavam com a cenografia do palco, pois era o material que eles lidavam diariamente e, naquele momento, era importante que eles pudessem reconhecer o trabalho deles durante o evento.

Para conscientizar a importância do trabalho em equipe, envolvendo as áreas de suporte da empresa, contratamos o GAR que reestruturou conosco e com o cliente uma dinâmica (foto ) que espelhasse o que eles viviam na empresa. Os participantes experimentaram, de forma lúdica, seguindo com o tema Rota, o trabalho em equipe junto aos grupos de suporte para atingir a meta.

Na noite do primeiro dia, depois de um dia intenso, os participantes puderam desfrutar de um jantar temático descontraído. Montamos um PUB (foto) no restaurante do hotel.

O ambiente estava completo (foto) com mesa de bilhar, dardos e outros jogos, DJ com músicas indie rock que remetessem aos bares da Rota 66, comidas de PUB, balcão chopp e bartenders caracterizados e um set fotográfico que fez o maior sucesso entre o público.

No dia seguinte, tivemos a participação do piloto Klever Colberg (foto), que teve como objetivo potencializar os executivos e proporcionou uma reflexão através de desafios e resultados.

Para o fechamento do evento, havia a necessidade de dar grandiosidade para o Lançamento da Campanha de Vendas, que também foi um planejamento da Agência Um, e dava seguimento ao tema Rota.

Para que a Campanha de Vendas | Pé na Tábua, fosse lançada, durante o almoço montamos um grande semáforo (foto) para complementar a cenografia de palco, que iniciava com a luz vermelha, durante as explicações da métrica da campanha ficou amarela e, quando finalmente “foi dada a largada”, ficou verde. Depois disso, se seguiu com um vídeo de sustentação para a campanha e terminar o evento em alta.

Galeria de imagens
Orsa - Convenção de vendas
       

 

Público: 100 pax
90% homens
10% mulheres
Cidades de Origem: São Paulo, Carapicuiba, Americana, Jandira, PoÀ, Diadema, Ferraz de Vasconcelos, Suzano, Hermelino Matarazo, Valinhos, Osasco, Mogi Guaçu, Jandira, Santo André, Piracicaba, Campinas, Paulínia, Sumaré, São José dos Campos, São Caetano, Mogi Mirim.

STAFF
Para o pré-evento tivemos 2 profissionais Agência Um | diretos e durante o evento mais de 50 profissionais diretos e indiretos, entre coordenação, organização e empresas terceirizadas.

HOTEL
Foram ocupados durante o evento cerca de 55 apartamentos no hotel pelo staff, público do evento e clientes, gerando uma receita de aproximadamente 35 mil reais de hospedagem.

Foram servidas 600 refeições entre almoços, jantar e coffees break, gerando uma receita de aproximadamente 43 mil reais de alimentação.

EVENTO
Contratamos mais de 17 empresas para o evento, dentre elas: cenografia, locação de equipamentos, transporte, hotel, consultoria e outros.

A receita total do evento foi de R$288.487,88.

DESCARTE
Trabalhando nas premissas da empresa com a sustentabilidade e consciência ecológica, as caixas de papelão fornecidas pela empresa foram descartadas corretamente para coleta seletiva.
Assim como toda a estrutura de cenografia e materiais em papel impresso. Este foi um dos quesitos que colaboraram para o evento ser sucesso desde o planejamento até a entrega final.

 
  • contato: (11) 2538-4156 - (11) 7377-8878