Evento Neutro
Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 15ª Edição

Case: II SEA & WINE - 2014
Candidato: Aquarius Eventos & Viagens de Incentivo
Cliente: ABS - Associação Brasileira de Sommeliers
Segmento: Eventos
Estado: SP
TROFÉU EXPO CENTER NORTE
Categoria: Evento Social
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
II Sea & Wine 2014

Aquarius Eventos & Incentivo é uma empresa brasileira reconhecida pela eficiência no planejamento, negociação, criação e produção de projetos para eventos e viagens de incentivo, sejam eles pequenos encontros ou mega eventos.
Atuando no mercado há 14 anos, especializou-se em eventos a bordo de navios, tendo em seu portfolio mais de 12 fretamentos de navios e vários outros eventos a bordo , em saídas regulares.
Conta com o know-how de uma equipe de profissionais qualificados e capacitados através de constante treinamento e reciclagem.
De acordo com seu slogan: - Idéias para transformar, emocionar e revolucionar - a empresa tem como missão sempre buscar soluções criativas e customizadas para atender , além das expectativas , as necessidades de seus clientes.
A Aquarius é vencedora do PRÊMIO CAIO DA DÉCADA , na categoria Viagem de Incentivo Nacional, além de 10 PRÊMIOS CAIO e prêmios de destaque da MSC e Costa Cruzeiros.
A Aquarius em parceria com a ABS/SP - Associação Brasileira de Sommeliers de São Paulo , criaram o Evento SEA & WINE, evento por adesão , destinado aos apreciadores de vinho , pessoas dos mais diversos setores de atividade que compartilham a paixão pelo vinho e que desejam ampliar seus conhecimentos a respeito desse tema literalmente inesgotável, em ambiente que propicia interação, estimula a troca de opiniões e de experiências, por esse motivo escolheram e fretaram para o evento a área VIP- Yacht Club - do Navio MSC Preziosa, que atracou em Búzios e Ilhabela.
O evento ocorreu de 15 a 19 de março de 2014 , onde ocorreram palestras , degustações , almoços harmonizados etc. As palestras sobre os vinhos e as degustações foram conduzidas pelos Diretores da ABS/SP: José Luiz Borges e Arthur de Azevedo.
Com o objetivo de promover seus produtos as degustações foram patrocinadas por:
Casa Flora (Vinhos da Nova Zelândia), Interfood (Vinhos da França), Mistral/Vinci (Vinhos da Itália), Salton (Espumantes do Brasil) e Viníssimo (Vinhos de Portugal.

Ficha Técnica do Evento
Título: II Sea & Wine - 2014
Tema: Vinhos
Número de participantes: 159
Local: Navio MSC Preziosa
Portos de atracação: Santos/Búzios/Ilhabela/Santos
Data: de 15 á 19 de março de 2014
Periodicidade: anual
Edição: segunda
Abrangência: Nacional
Entidade Promotora: Aquarius Eventos & Incentivo e Associação Brasileira de Sommeliers de São Paulo - ABS/SP

Galeria de imagens
Palestrantes: Arthur de Azevedo e José Luiz Borges
Vinhos da degustação
Manual da palestra/degustação
Patrocínios
Recepção e entrega dos manuais
Fernanda da Aquarius e palestrantes preparando a palestra
       

 

Fundada em 1989, a Associação Brasileira de Sommeliers – São Paulo – ABS/SP é a entidade de maior credibilidade e melhor fonte idônea de informações sobre vinhos produzidos e comercializados no Brasil. Esse reconhecimento é fruto de mais de 20 anos de atividades ininterruptas e regulares, sempre voltadas para o interesse do consumidor e para o aprimoramento de profissionais que atuam ou pretendem atuar no mercado brasileiro de vinhos.
Filiada a Association de La Sommelerie Internationale – ASI, a ABS/SP oferece ampla gama de cursos, sendo hoje a principal fonte de formação de sommeliers profissionais do país. Além de sommeliers, os cursos da ABS/SP formam profissionais interessados em desenvolver seu trabalho em outros segmentos e aspectos do negócio do vinho , tais como vendas e marketing de vinhos etc.
Como parte importante de suas atividades a ABS/SP promove regularmente cursos , eventos e degustações destinados aos amantes do vinho em geral.
Seguindo essa linha o Evento Sea & Wine faz parte do calendário de eventos da entidade. Em sua segunda edição o evento é por adesão e destinado ao público em geral com interesse no mundo do vinho.
Por tratar-se de um público diferenciado e exigente fretamos e consequentemente privatizamos a área Yacht Club do Navio MSC Preziosa.
O Yacht Club é uma área vip , reservada, com 69 cabines , piscina, restaurante e “conciergerie” privativos. Para o atendimento às cabines há um mordomo para cada 05 cabines, além de outros diferenciais, como : acesso exclusivo ao SPA, bebidas incluídas, acesso as lojas do free shop em horários diferenciados e outras mordomias que fazem com que o participante se sinta especial do começo ao fim do cruzeiro.

PRÉ-EVENTO
Captação de patrocinadores –As degustações foram patrocinadas pelas importadoras:
Casa Flora – Vinhos da Nova Zelândia
Interfood – Vinhos da França
Mistral/Vinci - Vinhos da Itália
Salton – Espumantes e sucos de uva brasileiros
Viníssimo – Vinhos de Portugal

Hot Site, Call Center e Venda de Cabines:
Por ser um evento por adesão, criamos um hot site com todas as informações sobre o evento e a viagem e, através dele, os participantes puderam escolher e comprar a cabine .
Além do hot site montamos um call center para prestar informações , elucidar dúvidas dos participantes e também para comercializar as cabines.
Através de email marketing , visitas a adegas , confrarias e afins fizemos a divulgação do evento para o público em geral.

Processos para embarque dos materiais:
Cuidamos de toda a parte burocrática , junto às autoridades portuárias e receita federal , para ter a autorização prévia para o embarque de todo o material do Evento, tais como: equipamentos de sonorização do Top Sail Lounge (local das palestras), sonorização da área da piscina, impressos, comunicação visual, brindes , 1.200 taças próprias para degustação, 200 brindes, 144 garrafas de espumante, 216 garrafas de suco de uva, 72 vinhos de Portugal, 72 vinhos da Itália, 72 vinhos da França, 72 vinhos da Nova Zelândia.
Contratação de estivadores e demais necessidades para a entrada dos materiais no navio.
Negociação junto ao armador para aceitarem a entrada das bebidas no navio, já que a venda de bebidas no navio é uma grande fonte de renda para o armador. Mas conseguimos comprovar que as bebidas seriam servidas exclusivamente durante as 04 degustações e, assim sendo, aceitaram.

Orientação prévia aos participantes:
Criamos um Manual de Bordo que foi entregue a todos os participantes contendo informações detalhadas, como:
• Instruções de embarque
• Roteiro da Viagem
• Informações sobre as cidades onde o navio atraca: Búzios e Ilhabela.
• Programação do Evento: palestras e degustações
• Traslados
• Estacionamento no Porto
• Documentação de embarque
• Check-in
• Bagagem
• Cartão de bordo
• Pagamento a Bordo
• Serviços Inclusos
• Serviços Pagos
• Treinamento de Emergência
• Cofre/Objetos de Valor
• Aparelhos elétricos na cabine
• Jornal de Bordo
• Compras a Bordo
• Comunicação a Bordo
• Gorjetas
• Trajes sugeridos
• Consumo de bebidas e alimentos em terra
• Cassino
• Refeições Yacht Club e Evento Sea & Wine
• Seguro de Viagem e Atendimento Médico a bordo
• Instruções de desembarque

O EVENTO
No primeiro dia -15 de março - 06h00 - Nosso caminhão, devidamente cadastrado, sai de São Paulo com todos os materiais do evento, todos previamente documentados e autorizados.
08h00 – iniciamos o processo de embarque de todos os materiais do Evento no navio: equipamentos de sonorização, impressos, comunicação visual, vinhos, espumantes , sucos de uva, brindes, taças de vinho próprias para degustação etc
E junto com os materiais embarca uma parte da equipe para iniciar a distribuição dos materiais no navio e respectiva montagem; assim como colocar os informativos e impressos nas cabines antes da chegada dos participantes.
No primeiro dia entregamos nas cabines: Folders dos patrocinadores, carta de boas-vindas e a programação do evento.
11h00 iniciamos , junto com a MSC, o pré check-in privativo para os participantes do Evento , onde eram recepcionados na área externa do porto e em seguida (sem filas ou espera) , encaminhados para o costado onde uma van os aguardava para levá-los ao navio. Ao embarcarem eram conduzidos ao Deck 15 onde está o Concierge do Yacht Club para fazerem o check-in e se acomodarem .
Ao chegarem nas cabines , além do acima descrito, os participantes encontraram:
O Jornal de Bordo do Navio com a logomarca e a programação do evento impressa.
A programação do Evento Sea & Wine , também pode ser vista durante todos os dias através do canal fechado de TV na cabine.

Almoços
Em tenda montada , realizamos almoços harmonizados, com vinhos patrocinados pela Salton.
O chef fez a vista dos participantes:
16/março: Paella
17/março: Massa com frutos do mar
18/março: Lagostas
E para os que não apreciam frutos do mar alternativas como caprese e bolognesa. Além dos pratos especiais e das massas havia o buffet que o navio normalmente coloca na área da piscina.
Além dos almoços harmonizados na área da piscina os participantes poderiam optar por almoçar no Restaurante Le Palmerie – privativo para os hóspedes Yacht Club, fretado pelo Evento Sea & Wine, ou qualquer outro restaurante do navio, visto que os hóspedes Yacht Club tem livre acesso a todas as dependências do navio.

Área da Piscina
Montamos também sonorização na piscina, já que o navio não possui sonorização nessa área.
Em conjunto com o diretor do cruzeiro elaboramos uma programação de apresentações de música ao vivo na área da piscina durante todos os dias : 04 apresentações de diferentes ritmos no decorrer de cada dia.
• Compondo a equipe da Aquarius Eventos – o DJ Edu Brown tocou na piscina durante os intervalos de apresentação de música ao vivo
No The One Pool Bar – curso rápido de drinks decorativos
E, ainda, durante todos os dias desde a manhã até o fim da tarde degustação de espumantes Salton.

Palestras e Degustações
Todas as tardes o staff da Aquarius preparava toda a degustação etiquetando todas as taças , garrafas e manuais, selecionadas por cor de etiqueta para direcionar a degustação e orientar os participantes.
Em seguida treinava a equipe do navio destinada a trabalhar na degustação da noite.
Fazendo parte das providências para as degustações em todas as mesas havia água e pão, para facilitar a apuração do sabor e aroma na troca de um vinho para o outro.

Todas as noites - 19h00 - , no Top Sail Lounge, palestra proferida pelos diretores da ABS : José Luiz Borges e Arthur de Azevedo.

15/03- Tema da 1ª. Palestra – Vinhos da França.
Em seguida a degustação dos vinhos patrocinados pela importadora INTERFOOD:
Taittinger Brut Réserve
Chablis 1er Cru “Monte de Milieu”
Whispering Angel
Georges Duboeuf Fleurie
Olivier Laflaive – Pommard
Chateauneuf-Du-Pape

16/03 – Tema da 2ª. Palestra - Vinhos da Nova Zelândia
Em seguida a degustação dos vinhos patrocinados pela importadora CASA FLORA:
Mitolo G.A.M. Shiraz
Mitolo Serpico Cabernet Sauvignon
Greywacke Pinot Noir
Greywacke Sauvignon Blanc
Jacob.s Creek St Hugo Cabernet Sauvignon
Brancott Estate Letter Series “R” Sauvignon Gris

17/03 - Tema da 3ª. Palestra – Vinhos de Portugal
Em seguida a degustação dos vinhos patrocinados pela importadora VINISSIMO:
Risco Branco 2011
Risco Reserva 2009
Antônio Saramago Reserva DOC 2009
Dúvida 2008
A.S. Moscatel de Setubal Reserva 2007
Scancio Private Selection 2008

18/03 - Tema da 4ª.Palestra – Vinhos da Itália
Nesta noite tivemos o privilégio da presença do comandante do navio .
Em seguida a degustação dos vinhos patrocinados pelas importadoras MISTRAL/VINCI
Campofiorin Rosso del Veronese 2008 (Mais)
Chiante Clássico 2010 (Isole e Olena)
Barolo Terlo Ravera 2004 (Abbona)
Cygnus Nero d.Avola/Cabernet Sauvignon 2009 (Tasca d.Almerita)
Korem Isola Dei Nuraghi IGT 2006 (Argiolas)
Brunello Di Montalcino DOCG 2006 (Villa Poggio Salvi)

Após o término de cada palestra/degustação os palestrantes, assessorados pelas nossas recepcionistas, abrem ao público rodada de perguntas e respostas.
No Top Sail Lounge, local das palestras e degustações – antes e depois da palestra um pianista tocando ao vivo.
Durante as palestras/degustações , a disposição dos participantes, um buffet de petiscos finos e variados .
Ao término de cada degustação os diretores da ABS sorteiam entre os participantes 01 garrafa de cada tipo de vinho degustado.

Jantares
A grande maioria dos participantes jantou no restaurante privativo – o Le Palmerie, que funcionou todos os dias em turno flexível das 19h00 até meia-noite.
Mas em pelo menos uma das 04 noites muitos foram conhecer e desfrutar do delicioso jantar do famoso Restaurante EATALY (custo a parte).

A Noite
Ao término do jantar os participantes usufruiram das diversas atividades do navio: lojas, cassino, teatro, música ao vivo nos bares , discoteca etc.

Na última noite, 18/03 noite, enquanto os participantes estavam na palestra, nossa equipe colocou nas cabines : carta de agradecimento , pesquisa de satisfação e o brinde: taça de degustação para cada participante.
Ao término da última palestra/degustação na noite de 18 de março a Diretoria da ABS/SP agradeceu a presença e a participação de todos e manifestou que conseguiram atingir o objetivo: divulgar o tema vinho e promover os vinhos dos produtores de França, Portugal, Itália e Nova Zelândia , produtos representados pelas importadoras patrocinadoras do evento – Interfood, Casa Flora, Vinissimo e Mistral/Vinci e, também, promover os espumantes nacionais através da Vínicola Brasileira Salton, que a cada dia aprimora mais o seu produto , consolidando cada vez mais a presença dos espumantes nacionais no mercado do Brasil e do exterior.

Término da Viagem
No dia 19 de março o navio retorna e atraca no Porto de Santos 08h00.
09h00 – Início do desembarque dos participantes, acompanhados pela nossa equipe desde a saída do navio até a retirada da bagagem.
Já neste momento recebemos o feedback dos participantes pois todos sairam expressando verbalmente o alto grau de satisfação com relação ao evento e sua organização.
Apesar das dificuldades , da diversidade cultural dos tripulantes, dos entraves burocráticos etc para realizar um evento tão rico em detalhes a bordo de um navio, que é um espaço diferenciado, onde tudo deve ser adaptado,conseguimos realizar um evento de grande sucesso, sem ocorrências , falhas etc.

PÓS-EVENTO
Baseados na pesquisa de satisfação , tivemos o privilégio de ter 100% dos participantes muito satisfeitos.
Saímos de lá com a tarefa de realizar o próximo – o III Sea & Wine - 2015/ Encontro ABS/SP.

Galeria de imagens
Embarque dos materiais no navio
Recepção dos participantes
Equipe Aquarius e MSC preparando degustação
Palestrantes Arthur de Azevedo e José Luiz Borges
Almoço harmonizado servido na piscina privativa
Apresentação música ao vivo na piscina
Comandante do Navio participando da degustação - vinhos da Itália
Palestra
Preparando rodada de degustação
Taças que embarcamos - apropriadas para degustações
Taças identificadas para orientar a degustação
Degustação espumante Salton na área da piscina
sorteio após palestra/degustação
Perguntas e respostas
sorteio
controle de acesso/recepção
Recepção e entrega manuais da degustação
     

 

As palestras e degustações do Evento Sea & Wine 2014 – II Encontro ABS/SP foram realizadas no Top Sail Lounge do Navio MSC Preziosa.
Este espaço , em situações normais, é um local como um bar e ele foi por nós adaptado para atender as necessidades do evento, pois em um navio devemos formatar o evento de acordo com os espaços do navio, diferente de eventos em terra onde literalmente transformamos os ambientes.

No Top Sail Lounge não há sonorização . Dessa forma, contratamos todos os equipamentos necessários e montamos a sonorização para atender as palestras proferidas pelos diretores da ABS: Arthur de Azevedo e José José Luiz Borges.

Na área do Top Sail Lounge instalamos telas de plasma que transmitiu a programação do evento e a ordem dos vinhos a serem degustados durante as três noites.

Na área da piscina não havia sonorização , também contratamos e montamos a sonorização e levamos um DJ para música ambiente na piscina. A sonorização que montamos também atendeu às apresentações de música ao vivo realizadas na piscina durante os 03 dias.

Com a finalidade de diminuir custos para nosso cliente , sempre que possível, utilizamos os recursos , a estrutura e os equipamentos do navio, todos de última geração.

Relação de equipamentos contratados, montados e instalados:
6 Telas de plasma
6 Caixas Acústicas
1 mesa de som
50 metros de cabos
2 CDJ
1 Mesa de Mixer
4 Treliça de aluminio
4 Bases de alúminio
2 Tramissores AKG
2 Recep AKG
3 Microfones

A instalação foi feita pelo nosso fornecedor de equipamentos sob a supervisão da nossa equipe técnica.
Quanto a mão-de-obra contratamos estivadores no Porto de Santos para embarque e desembarque de materiais, equipe de logística para distribuição e montagem dos materiais do evento no navio, recepcionistas , orientadores no Porto de Santos , além dos profissionais contratados pelos nossos fornecedores e a Equipe Aquarius Eventos & Incentivo a bordo e em terra. No total 28 profissionais tiveram participação efetiva em suas áreas de atuação.

O Evento Sea & Wine 2014 – II Encontro ABS/SP contou com o patrocínio das Importadoras Interfood, Casa Flora, Viníssimo, Mistral/Vinci e da Vinícola Brasileira Salton; o patrocínio deu-se através de garrafas de vinhos e espumantes utilizados nas degustações.
Para os patrocinadores, que estiveram presentes, o evento foi importante oportunidade para divulgar seu produto através de um grupo seleto e formador de opinião, além da oportunidade de fidelização e geração de novos negócios e clientes.
Por tratar-se de um evento de adesão a Aquarius Eventos & Incentivo adiantou o pagamento do valor do fretamento da área Yacht Club para a armadora MSC para garantir o espaço. A partir daí iniciou a comercialização das 69 cabines que foi a principal geração de receita. A ABS/SP afirma que a procura para os seus cursos aumentou em 3% a partir deste evento , que foi amplamente divulgado e muito comentado.
E, ainda, outros se associaram para ter o desconto de 5% - desconto exclusivo para associados - para participar do Sea & Wine 2014 - II Encontro ABS/SP.

Por realizarmos um Evento a bordo de um navio, nos sentimos proporcionalmente participantes dos impactos econômicos gerados pelos cruzeiros marítimos no Brasil.
Dessa forma, abaixo , destacamos alguns dados que consideramos relevantes.

Os cruzeiros marítimos apresentam dados econômicos relevantes tanto a nível nacional, quanto a nível local, destacando-se :
• gastos provenientes dos passageiros e tripulantes nos portos onde o navio atraca: compra de passeios, alimentos, bebidas, transporte , souvenir etc.
• gastos dos armadores, referem-se a tarifas portuárias, impostos, compras de suprimentos, combustível etc.

Os cruzeiros marítimos beneficiam os destinos movimentando a economia, aumentando o fluxo de turistas na cidade, gerando empregos, estimula a entrada de divisas, promove o destino em âmbito nacional e internacional etc.

Na temporada desta pesquisa – 2010/2011 os impactos totais (diretos e indiretos dos armadores, tripulantes e passageiros) foram de R$ 1,4 bilhão, sendo R$ 893,5 millhões gerados pelos gastos dos armadores e R$ 522,5 milhões gerados pelos gastos dos passageiros e tripulantes nos portos de embarque e trânisto.
Os setores mais beneficiados são o comércio varejista e alimentos e bebidas. Destes R$ 522,5 milhões:
• R$ 172,6 milhões – comércio varejista
• R$ 155,1 milhões – alimentos e bebidas
• R$ 110,8 milhões – transporte antes, durante e depois do cruzeiro
• R$ 67,6 milhões – passeios
• R$ 16,4 milhões – hospedagem antes ou após o cruzeiro

Divididos entre as cidades portuárias, da seguinte forma:
• Rio de Janeiro – R$ 102,9 milhões
• Santos – R$ 86,6 milhões
• Búzios – R$ 57,0 milhões
• Salvador – R$ 43,9 milhões
• Ilhabela – R$ 42,3 milhões
• Demais portos – R$ 189,8 milhões

O setor de cruzeiros gerou 20.638 postos de trabalho na economia brasileira durante a temporada 2010/2011, sendo 5.602 tripulantes e 15.035 gerados de forma direta e indireta, pelos gastos dos turistas nas cidades portuárias e na cadeia produtiva de apoio ao setor.

Outro dado importante apurado - 89,1% dos cruzeiristas afirmaram que retornariam ao destino da escala a lazer. E, também, 15,3% estendem a viagem permanecendo na cidade do embarque/desembarque na média de 02 a 03 dias, sendo: 61,3% hospedados em hotéis e 33,8% em casa de amigos e parentes.

Fonte : Estudo Abremar/FGV 2010/2011 – Estudo de Perfil e Impactos Econômicos de cruzeiros marítimos no Brasil.

 
  • contato: (11) 2538-4156 - (11) 7377-8878