Evento Neutro
Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 15ª Edição

Case: JMJ 2013 - VINDA DO PAPA PARA O BRASIL
Candidato: Infoview
Cliente: Instituto Jornada Mundial da Juventude
Segmento: Serviços
Estado: RJ
TROFÉU BRADESCO CARTÕES
Categoria: Apoio e Logística para Eventos
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos

Sobre a Infoview:
Oferecer excelência em soluções de áudio, vídeo e informática para eventos e instalações corporativas. É com esse objetivo que a Infoview atua desde 1994, sempre buscando o que há de mais avançado em equipamentos audiovisuais. São soluções personalizadas para empresas de todos os portes e desenvolvidas especialmente para cada situação.
Nossos serviços são oferecidos em dois formatos:
- Locação de equipamento para: convenções, eventos, congressos, feiras, shows e dos mais variados portes.
- Vendas para salas multimídia, auditórios, salas de controle, videoconferência, telepresença e visualização 3D.
Com escritórios no Rio de Janeiro, São Paulo e Florianópolis, a Infoview atende a clientes das mais diversas áreas em todo o Brasil. No resto do mundo, contamos com parcerias estratégicas, o que nos permite oferecer soluções com alto padrão de qualidade, certificadas pelos mais rigorosos padrões internacionais.

Sobre o Cliente: Jornada Mundial da Juventude
A Jornada Mundial da Juventude também conhecido como JMJ ou originalmente em italiano Giornata mondiale della gioventù ou GMG é um evento religioso instituído pelo Papa João Paulo II em 20 de dezembro de 1985, que reúne milhões de católicos de todo o mundo, sobretudo jovens. Com duração de cerca de uma semana, promove eventos da Igreja Católica para os jovens e com os jovens.
Reúne milhares de jovens para celebrar e aprender sobre a fé católica, para conhecer melhor a doutrina católica e para construir pontes de amizade e esperança entre continentes, povos e culturas, além de compartilhar entre si a vivência da espiritualidade.
Inspirado por grandes encontros de jovens do mundo em eventos especiais ocorridos no Domingo de Ramos em Roma, dos anos de 1984 e 1985, o Papa João Paulo II estabeleceu a Jornada Mundial da Juventude como um evento anual (que passou depois a ser com intervalos de dois ou três anos) com o objetivo de alcançar novas gerações de católicos, propagando assim os ensinamentos da Igreja.

O evento é realizado numa cidade escolhida pelo Papa. Nos anos intermediários, as Jornadas são vividas localmente, no Domingo de Ramos, pelas dioceses ao redor do mundo. Para cada Jornada, o Papa sugere um tema, retirado de um versículo bíblico. Assim, cada Jornada possui um hino baseado no tema, patronos, intercessores e um logotipo. Durante a JMJ, acontecem eventos como catequeses, adorações, missas, momentos de oração, palestras, partilhas e shows, tudo em diversas línguas.

Galeria de imagens
Centro de Controle JMJ
Palco JMJ
     

 

Conteúdo:
O Desafio:
Foi pedido uma projeção mapeada para o palco, a gerência de todo o conteúdo do evento e uma solução de distribuição de sinal que nunca ocorreu antes, até mesmo no Reveillon. Onde até as grandes empresas, envolvidas com o Reveillon do Rio de Janeiro tinham problemas com a perda de sinal nos painéis e o ruído no áudio.

A Solução:
A Infoview foi longe do Brasil para resolver esses problemas constantes, foi até a Alemanha para solucionar esse problema e, com a empresa Alemã "Yellobrik", empregou equipamentos que foram capazes de distribuir os sinais de áudio e vídeo por fibra óptica, em 20 torres, por toda a Orla de Copacabana. Nunca havia sido feito algo tão grande como isso, eram mais de 5km de Fibra Óptica, com redundância e nenhum problema técnico durante todo o evento.

Dessa forma, a maior concentração religiosa da América Latina foi vista por todo o mundo e, principalmente, por todos os peregrinos que estavam no Rio de Janeiro, durante o evento.

Nesse evento, foram empregados materiais divididos em dois pontos:

Praia de Copacabana
06 Projetores Panasonic full HD PTDZ21K com lente 4.6
02 Spyder X20
Servidores de vídeo
5 Km de fibra óptica de alta resistência e redundância
25 Yellobrik

Forte de Copacabana
30 Switchers gerenciaveis Cisco
06 Roteadores Cisco
370 pontos de rede cabeada
200 computadores para imprensa
02 Projetores de 15 ANSI Lumens
Central de vídeo HD
Sonorização ambiente por toda a tenda

Galeria de imagens
       

 

O Briefing:
Fazer toda a coordenação de mídia na Praia de Copacabana e no Forte de Copacabana, os locais de principal foco na visita do Papa ao Rio de Janeiro.

Inicialmente, nos foi pedido para que fizéssemos uma projeção mapeada para o palco, a gerência de todo o conteúdo do evento e uma solução de distribuição de sinal, o que era algo que nunca antes havia sido dada, já que em todos os grandes eventos que era realizados nas Praias do Rio de Janeiro, sempre apresentavam os mesmos problemas, a perda de sinal nos painéis e o ruído no áudio. Um evento tão grande como esse não poderia apresentar um erro que fosse, afinal, seria o pontapé inicial para uma série de grandes eventos que aconteceriam no Brasil.

A Solução:
Sendo assim, a Infoview foi até a Alemanha, com a empresa Yellobrik para solucionar esses problemas. Onde foram instalados telões e caixas de som por toda a orla, onde os peregrinos foram capazes de assistir e escutar às cerimônias e apresentações sem que houvesse um problema técnico. O que nunca antes havia sido feito nas praias do Rio de Janeiro.

Galeria de imagens
       

 

Dados de Execução:
Nossa montagem se iniciou em 08/07/2013 e o evento que deveria encerrar em 28/07, foi prorrogado até o dia 30/07 em função dos problemas no terreno de Guaratiba para a missa do Papa.

Com mais de 40 pessoas envolvidas com esse trabalho, todo o nosso foco foi dirigido para os dois pontos, Praia de Copacabana e Forte de Copacabana e em cada local, os objetivos eram diferentes...

Praia de Copacabana:
Aqui éramos responsáveis por todo o vídeo e som. Sem o nosso sistema ninguém, que não estivesse em frente ao palco, seria capaz de ver ou ouvir o Papa, o espetáculo e a Missa.

Forte de Copacabana:
Fomos responsáveis pelo link de 800Mb do evento, a distribuição da rede cabeada e sem fio para Mídia do mundo todo. Sem o nosso trabalho bem feito, a mídia não teria condições de enviar, em tempo real, as informações do evento. Além disto fizemos a sala de Coletiva de Imprensa do Papa e sonorização de toda a Tenda.


Resultados do Evento:
Com todos os olhos voltados para o Rio de Janeiro, todos esperavam que o evento fosse um sucesso e o nosso cliente nunca havia tido um resultado tão positivo, como dito antes, a transmissão do áudio/visual foi perfeita, sem nenhum problema, não só para o Brasil, mas, para o mundo, fazendo a segunda maior JMJ do mundo, em questão de público presente, e a maior de todos os tempos em questão de audiência mundial.



Repercussão da Mídia:

Cobertura Globo.com
http://g1.globo.com/jornada-mundial-da-juventude/2013/index.html


Cobertura Veja
http://veja.abril.com.br/tema/jmj-rio-2013

 
  • contato: (11) 2538-4156 - (11) 7377-8878