Evento Neutro
Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 15ª Edição

Case: TOMORROWLAND BRASIL
Candidato: Pepper
Cliente: ID&T
Segmento: Eventos
Estado: SP
TROFÉU LEDCOM
Categoria: Evento Artístico
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos

Sobre a ID&T e Plus Talent: a ID&T é uma empresa holandesa pioneira na experiência de música eletrônica. Trabalham com os mais talentosos e inovadores DJS, músicos e artistas para criar festas e eventos de dança. Entre suas festas, estão as famosas mundialmente Sensation, Welcome to the Future, Life in Color, Spinnin’ Sessions, Energy e Mysteryland.

Já a Plus Talent, antiga 3Plus, é uma empresa que nasceu de 20 anos de experiência atendendo ao mercado de entretenimento de todo o Brasil. Responsável pelo agenciamento e booking de artistas para desde os pequenos aos mais premiados clubes, até os grandes festivais, incluindo campanhas publicitárias e conglomerados de mídia. Atualmente, é responsável por festivais como XXXperience, Dream Valley e Paradise Week.

A junção das duas trouxe ao Brasil o maior festival jovem de música eletrônica do mundo, o Tomorrowland, que completou 10 anos em 2014 e tem edições anuais na Bélgica e nos Estados Unidos. O objetivo do festival é estar presente em todos os continentes, e o próximo passo escolhido por eles foi chegar ao Brasil, onde o mercado é grande e ainda carente. A agência foi contratada para entender como melhor notificar a chegada do festival em terra brasileira.

Título: Transmissão Tomorrowland 10 anos
Tema: The Book of Wisdom
Número de Participantes: 10 a 30 mil pax.
Conceito: A magia do Tomorrowland chegou ao Brasil.
Locais: Blitzes pela cidade e grande evento no Parque Villa Lobos (Cândido Portinari)
Data: 20/07/2014
Descritivo: Blitzes teaser pela cidade de São Paulo usando atores vestidos de personagens do festival para distribuição de convites e um evento gratuito para 10 mil pessoas, de transmissão simultânea/anúncio do festival, no Parque Villa Lobos.

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Nosso briefing foi razoavelmente aberto: o cliente queria anunciar a chegada do festival Tomorrowland no Brasil, no ano de 2015, de forma a gerar surpresa e buzz, impactar o público do festival com uma experiência positiva e ao mesmo tempo, celebrar os 10 anos de festival que foram comemorados em 2014.

Nosso maior desafio foi como falar de Tomorrowland no Brasil, sem entregar que o festival viria para cá em 2015 e criar uma verdadeira experiência de surpresa e alegria. Já haviam diversos boatos correndo nas mídias especializadas sobre a vinda do festival, porém nenhuma manifestação dos organizadores. Era preciso, então, desviar a atenção de um boato para algo palpável e tangível – a comemoração do aniversário do festival – para criar um ambiente propício para o anúncio e para a reação positiva do público.

Para isso, criamos junto das marcas, uma transmissão ao vivo no Parque Villa Lobos do evento que acontecia na Bélgica. Escolhemos a data e horário dos principais e mais conhecidos DJs e fizemos uma área para 10 mil pessoas, gratuita mediante a apresentação de um convite especial. Além disso, enviamos teasers para os veículos de mídia especializada convidando-os para o camarote do evento, para que acompanhassem a celebração em primeira mão.
Os ingressos foram distribuídos pela internet, e se esgotaram em menos de 2 horas. Além disso, 2 mil ingressos foram distribuídos através de dois dias de blitz pela cidade. Visitamos os principais clubes, festas e regiões de movimentação noturna da cidade (Augusta, Vila Madalena, Barra Funda) com uma equipe de atores fantasiados como os personagens principais das histórias do mundo fantástico do Tomorrowland.

No sábado a tarde tivemos a apresentação de um DJ ao vivo, além de outros 3 transmitidos ao vivo em uma enorme tela de LED e no meio de uma dessas apresentações, a noticia foi dada simultaneamente para o Brasil e Bélgica em um momento especial.

Acreditamos que o evento merece o prêmio graças principalmente ao seu cuidado artístico e sua dificuldade de operação. Realizar uma transmissão simultânea de dois lados, ter um DJ como David Guetta anunciando ao vivo e mostrando o seu público no meio do festival, treinar e produzir em tempo recorde (1 semana) as fantasias dos atores entre outros detalhes esmiuçados na apresentação de inovações e estratégias fizeram do evento um sucesso, com números 3x acima do esperado.

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O evento foi trabalhado em 03 etapas estratégicas: a primeira, o anúncio do evento de comemoração através das fanpages dos clientes no Facebook e a criação de um evento. Anunciamos o dia da entrega de convites pela internet e enviamos um convite para o evento para os 60 principais jornalistas e blogueiros do segmento jovem, lifestyle e música eletrônica do mercado.

A segunda etapa foi constituída da entrega dos convites. No início da semana do evento, foi feito um site para distribuição dos ingressos de acordo com ordem de chegada. Disponibilizamos 10 mil ingressos on-line e os interessados podiam acessar o site no horário confirmado e imprimir até 4 ingressos por pessoa para conferir o evento da parte exclusiva, próxima ao telão, no Parque Villa Lobos.

Ao mesmo tempo, na sexta e no sábado colocamos na rua uma blitz composta por 06 atores: dois sátiros (um acrobata e um contact juggler), um ente (perna de pau), um bobo da corte (mágico), uma musa (promotora) e um shaman (que distribuía os ingressos). Os personagens foram inspirados na mitologia do festival e seus uniformes-fantasias foram adaptações dos uniformes utilizados pelos personagens no próprio festival, criados com extrema semelhança e cuidado em apenas 1 semana.

A blitz foi responsável por visitar a rua Augusta, Vila Madalena e Barra Funda, além de 04 baladas fechadas para distribuir 2 mil ingressos restantes para o evento de domingo dia 20, além de apresentar-se nos palcos da balada e interagir com as pessoas na rua de forma lúdica e mística, transmitindo todo o conceito de magia do festival.

A terceira etapa foi o evento em si. Construímos um telão de 70 metros no Parque Villa Lobos em uma área cercada para precaução da polícia militar onde cabiam 10 mil pessoas. Além a área, tivemos um deck onde a equipe e os 60 convidados dos veículos e blogs puderam assistir à transmissão simultânea do festival da Bélgica.

Para abrir o dia, tivemos a apresentação ao vivo do top DJ Marky com um set de 1h30. Após o encerramento do seu set, a transmissão simultânea se iniciou com o set completo do DJ David Guetta. Durante seu set, David Guetta abriu no topo do palco do Tomorrowland uma transmissão mostrando o público do Brasil e fez o anúncio ao vivo para os dois países e para o mundo inteiro: o Tomorrowland chegaria ao Brasil em 2015. Nesse momento, bandeiras do Brasil que distribuímos para o público foram agitadas, formando um dos momentos mais emocionantes da noite no festival.

Após David Guetta, tivemos ainda a apresentação dos djs internacionais Steve Aoki, Dimitri Vegas & Like Mike e para encerrar, 3 Are Legend, um projeto conjunto dos 3 Djs. Ao final, tivemos 10 minutos de fogos sincronizados com o evento na Bélgica.

Os membros da imprensa que estiveram presente levaram para casa uma peça de colecionador: um livro real transformado no livro da sabedoria, conceito do festival, com as páginas recortadas e uma chave rústica transformada em pendrive com todo o material do evento no Brasil em 2015. Eles também puderam bater um papo com os realizadores belgas, holandeses e brasileiros.

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Os resultados do evento foram muito além do esperado tanto para nós como agência, quanto para nossos dois clientes. Foram no total 6 horas de evento com a apresentação de 4 DJs internacionais (David Guetta, Steve Aoki, Dimitri Vegas & Like Mike) e um DJ nacional (DJ Marky). O público lotou o espaço demarcado, com 10 mil convidados na parte fechada do evento gratuito, além de 100 pessoas no deck vip para imprensa e equipe (54 jornalistas dos 60 convidados estiveram presentes, uma quebra quase nula).

Os 10 mil ingressos se esgotaram na web em menos de 2 horas, e as blitzes entregaram os 2 mil ingressos extras nas ruas de São Paulo em 2 dias, interagindo e impactando mais de 20 mil pessoas.

Na internet e nas redes sociais, foram mais de 30 mil menções espontâneas do evento e do festival durante a semana seguinte, causando uma grande repercussão nacional e internacional. Mas o principal resultado foi à venda de todos os 180 mil ingressos para o festival que acontecerá em 2015 em menos de 3 horas, no dia 08 de Setembro sem ter nem ao menos o set list anunciado.

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