Evento Neutro
Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 15ª Edição

Case: AÇÃO COM ATLETAS EMBRATEL NA FUTURECOM
Candidato: Alternativa F Eventos
Cliente: Embratel e Claro
Segmento: Serviços
Estado: RJ
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
AÇÃO COM ATLETAS EMBRATEL NA FUTURECOM

Núcleo Alternativa F

Com mais de 4 anos de atuação em São Paulo e Rio de Janeiro, a Agência Núcleo Alternativa F é seu remédio anti-insônia e stress em eventos.

Conta com os mais de 10 anos de experiência no mercado de seus sócio-diretores: Felipe Macedo, que passou por grandes agências como Young & Rubicam, Casa da Criação e Repense e foi Diretor de Criação da Agência Um Eventos, e Ana Carolina Nani, Gerente Comercial e de Produção por quase uma década na Agência Um Eventos.

Entregamos projetos de pequeno, médio e grande porte para empresas de todos os segmentos. Somos indicados para:

- Congressos e Convenções;
- Lançamentos de Produtos;
- Festas de Final de Ano;
- Stands e Feiras;
- Viagens de Incentivo Nacionais;
- Viagens de Incentivos Internacionais;
- Campanhas de Incentivo;
- Ações de Relacionamento;
- Eventos Culturais e Esportivos.

Nossos Clientes: Embratel, Claro, NET, Mills, Globo.com, NBS, BP, CAPEMISA, Tokio Marine, Líder Seguradora DPVAT, Sony, Adidas, Nextel, Santander, entre outros.

O Cliente:

Fundada em 1965, a Embratel é uma das maiores operadoras de telecomunicações do País e faz parte do grupo América Móvil, líder no segmento na América Latina.

Claro:

Uma das líderes em telefonia celular no Brasil, a Claro atua ainda no mercado de telefonia fixa, TV e internet, e está presente em mais de 3.600 municípios. Ela faz parte do grupo América Móvil, um dos cinco maiores grupos de telefonia móvel do mundo.

O Evento:
Durante a feira Futurecom, estivemos presentes com o estande da Embratel e Claro, com aproximadamente 270m², onde fizemos toda a organização logística, montagem, construção do estande e desmontagem, desenvolvimento criativo e organização, incluindo comunicação, contratação de serviços, desenvolvimento criativo e coordenação in loco.

O Futurecom é o maior e mais qualificado Evento do setor de Comunicações da América Latina, e tem como objetivo reunir as forças de Mercado, proporcionando às empresas e aos Profissionais participantes um ambiente adequado e estimulante para o Desenvolvimento de Negócios, de Relacionamentos e de Conhecimentos.

No Futurecom Brasil 2013, que aconteceu entre os dias 21 e 24 de outubro de 2013 no Riocentro, circularam cerca de 15 mil pessoas de 40 países, sendo 72% Presidentes, Diretores e Gerentes. Diversas empresas escolheram o Evento para balizar o Mercado sobre as novas Tecnologias e as mais modernas Tendências das Comunicações.

Galeria de imagens
   

 

O Futurecom é o maior e mais qualificado Evento do setor de Comunicações da América Latina, e tem como objetivo reunir as forças de Mercado, proporcionando às empresas e aos Profissionais participantes um ambiente adequado e estimulante para o Desenvolvimento de Negócios, de Relacionamentos e de Conhecimentos.

No Futurecom Brasil 2013, que aconteceu entre os dias 21 e 24 de outubro de 2013 no Riocentro, circularam cerca de 15 mil pessoas de 40 países, sendo 72% Presidentes, Diretores e Gerentes. Diversas empresas escolheram o Evento para balizar o Mercado sobre as novas Tecnologias e as mais modernas Tendências das Comunicações.

Qual era a necessidade?
Buscávamos uma alternativa para desenvolver uma maneira e uma ideia que traria uma maior visitação e visibilidade para o estande da Embratel e da Claro, além das atrações tecnológicas. Algo que fosse atrativo e ao mesmo informativo.

Qual foi o tema escolhido?
Com a aproximação das Olímpiadas do Rio de Janeiro e por ter a Embratel e a Claro como grande patrocinadores, além da feira estar acontecendo na cidade, resolvemos que seria interessante trazer este tema para o estande.

Que ação de marketing foi desenvolvida?
Para atingir os objetivos acima escolhemos utilizar um dos grandes bens do esporte brasileiro, os atletas Olímpicos e Paraolímpicos patrocinados pela Embratel. Eles além de fazerem parte do estande, atraindo o público para foto e autógrafos, participariam de um talk show que seria capitaneado por um famoso jornalista esportivo.

Apoio pré para a ação:
Depois de escolhida qual seria a ação, por meio da assessoria e dos canais de comunicação da Embratel e da Claro, começamos a divulgar este evento que aconteceria dentro do estande, durante a Futurecom. Releases foram enviados para os mais diversos veículos e com isso começaram a chegar ao público que tínhamos como objetivo.

Seguem alguns links:

http://www.difundir.com.br/site/c_mostra_release.php?emp=3826&num_release=112490&ori=A
http://www.maxpressnet.com.br/Conteudo/1,628876,Embratel_participa_da_Futurecom_2013,628876,2.htm

Apoio no estande para a ação:
Dentro deste estande para esta ação foi criada um auditório para este talk show. Este espaço contava com toda infraestrutura e ferramentas multimídia.
Além disso, colocamos no alto do estande, um grande painel de LED 360 que fazia a contagem de dias para a chegada das Olimpíadas e de horas para o evento. Para atrair também o público da feira que não havia sido atingido pela comunicação pré, espalhamos pelo estande e em um vídeowall a comunicação referente às Olimpíadas.


Como aconteceu?
A Embratel e a Claro promoveram no estande um Talk Show com os atletas patrocinados pela marca: Martine e Kahena (vela), Isabel Swan e Renata Denecop (vela), Sergio Sasaki (ginástica olímpica), Cesar Cielo (natação), Alessandra Marchioro (natação), Daniel Dias (paralímpico natação) e Vitor Penalber (judô) que falaram sobre as expectativas para os jogos Rio 2016. Esses nomes representam parte do time olímpico patrocinado pela Embratel. O incentivo ao esporte é um compromisso da empresa. Por isso, a Embratel foi a primeira a patrocinar a candidatura do Rio de Janeiro como sede das Olimpíadas de 2016, além de ser a patrocinadora oficial dos Jogos Olímpicos Rio 2016, na categoria Telecomunicações, junto com a Claro.

Estes atletas, durante duas horas, em dois dias seguidos, contaram suas histórias, falaram sobre suas preparações e expectativas para os Jogos e sobre o esporte brasileiro em geral. Tudo acompanhado por uma transmissão para web em real time em que qualquer interessado poderia acompanhar. Ao final, interagiram com o público do estande e da feira.

Resultados:
A ação se mostrou um sucesso. Durante a passagem dos atletas pelo estande aumentamos em cerca de 120% a quantidade de visitantes, que já era grande. Esta ação acabou se transformando também em uma geradora de negócios e de divulgação da marca. Afinal, por meio dela conseguimos vender as ferramentas e divulgar os serviços e produtos das empresas para um público maior.

Dentro da sala tivemos também uma grande quantidade de jornalistas que vieram cobrir o talk show e acabaram por criar uma divulgação espontânea da empresa e do evento por meio de seus veículos.

Faltando ainda mais de uma hora para a chegada dos atletas, a sala já se encontrava lotada e um grande número de curiosos se juntava para conhecer principalmente Cesar Cielo.

Galeria de imagens

 

Grandes desafios foram impostos desde o início, pois havia a necessidade de demonstrar as duas empresas como grandes nomes do seu segmento. E os produtos serviços como diferenciados frente à concorrência.

Desafios x Soluções

Como conseguir com o que o stand ficasse movimentado durante a feira, tendo ao lado as principais concorrentes?

Além das diversas diversas tecnologias e do painel de Contagem Regressiva Olimpíadas (um grande painel de led 360 graus, que fazia a contagem de quantos dias faltavam para o início das Olimpíadas), desenvolvemos uma estratégia para dentro do estande, oferecendo palestras, talk shows e debates, sempre com grandes nomes do mercado. Além disso, trouxemos famosos atletas patrocinados pela Embratel, o que criou um grande interesse entre todos os que passavam e por aqueles que tiveram acesso à programação do estande, amplamente divulgada em veículos de comunicação anteriormente à feira. A seguir um exemplo da agenda:

Dia 22/10

HORA RESPONSÁVEL TEMA
12:00 WILLIAN PENHA APRESENTAÇÃO EVSOL
11:00 ROSELI GIAMPIETRO OS GRANDES EVENTOS SOB A PERSPECTIVA DAS TELECOMUNICAÇÕES VISÃO EMBRATEL
14:00 COLETIVA COM ATLETAS ATLETAS: KAHENA KUNZE, MARTINE GRAEL, SÉRGIO SASAKI, ISABEL SWAN E RENATA DECNOP
MODERADOR: DÉCIO LOPES
16:00 ELISABETE COUTO ATAQUES DDOS: COMO LIVRAR SUA EMPRESA DESSA AMEAÇA.
18:00 LINCOLN OLIVEIRA COMUNICAÇÕES POR SATÉLITE

Dia 23/10

HORA RESPONSÁVEL TEMA
10:00 WILLIAN PENHA APRESENTAÇÃO EVSOL
14:00 COLETIVA COM ATLETAS ATLETAS: CESAR CIELO, ALESSANDRA MARCHIORO, DANIEL DIAS E VITOR PENALBER
MODERADOR: DÉCIO LOPES
15:00 JORGE TOLEDO SOLUÇÃO ECOMMERCE
16:00 PAULO VENANCIO EMBRATEL COMO PARCEIRO ESTRATÉGICO EM TI
17:00 MARIA TERESA QUALIDADE E ALTA DISPONIBILIDADE: DIFERENCIAIS DA EBT PARA O MERCADO CORPORATIVO E GOVERNO


RETORNO

A receita da parte de produção do evento ficou em aproximadamente R$ 731.000,00, tirando os custos de locação do espaço que foi fechado diretamente pelo cliente.
Abaixo, estão os números gerais de equipes envolvidas no evento:

- Comparção com o ano anterior
O estande gerou mais lead do que o ano anterior, era mais aberto, melhor acabado e chamava mais atenção na feira.

- Números de passantes
A Futurecom conta com 15 mil passantes durante os dias e a média de visitação em nosso estande era de 500 por dia.

- Equipes
A formalização da Claro e Embratel veio no dia 02 de outubro e o tempo de execução deste projeto foi de 09 dias úteis até a data da montagem.

Durante o tempo de execução do projeto, tivemos 2 projetistas, 1 arquiteto, 1 atendimento e 1 engenheiro exclusivos. Além de 1 atendimento da Núcleo Alternativa F e 3 produtores.

A estrutura metálica do estande que comportou o mezanino, foi pré-montada no galpão de cenografia para testes estruturais. Isso demandou uma equipe de 10 pessoas e 2 dias úteis.

Já dentro do RioCentro, a construção do estande levou 6 dias úteis, com aproximadamente 12 horas de trabalho de 38 profissionais.

Para compor o evento foram contratadas recepcionistas bilíngues que trabalharam em escala de revezamento (6 durante a manhã e 9 durante a tarde). Todas estavam uniformizadas.

Além das recepcionistas, a Claro trouxe os Geeks e alguns gerentes para falar sobre as tecnologias do estande e a Embratel teve os seus gerentes de produtos responsáveis por cada área onde haviam produtos e serviços.

A equipe de Marketing da Claro e Embratel estava composta por 5 pessoas (3 Embratel e 2 Claro) divididas em diferentes funções.

A equipe da Núcleo Alternativa F, estava composta por 9 pessoas divididas em diferentes funções.
A média de trabalho das equipes foi de 12 horas por dia.

- Refeições
Foram servidas pelo buffet 300 refeições por dia de evento, totalizando: 900 refeições no total.


- Mídia:
O estande foi selecionado como um dos mais insteressantes e tecnológicos da feira, além de ser veiculado em diversos canais de mídia conforme links abaixo:
http://www.planin.com/saladeimprensa/2013/10/23/embratel-participa-da-futurecom-2013/
http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=35229&sid=51#.UnFSUxBsj1M


Além disso, 24 veículos estiveram na coletiva de imprensa para o lançamento do serviço “Meu Dinheiro”, fruto de uma grande parceria com Bradesco, sendo:

•Agências de Notícias: Reuters, Bloomberg, Agência Estado;

•Jornais de repercussão nacional: O Estado de S.Paulo, O Globo, Valor Econômico, Brasil Econômico; Gazeta do Povo;

•Veículos do setor de tecnologia: Teletime, Telesintese, IP News, Mobilidade e Negócios;

•E mídia internacional: Clarin (Argentina); TV Media Telecom (México); Inversor Latam (Argentina); entre outros.

Total de matérias: 96
Matérias Online: 80
Matérias Impressas: 16

Resultado da Ação

A ação se mostrou um sucesso. Além de colaborar com todos os números acima, durante a passagem dos atletas pelo estande, aumentamos em cerca de 120% a quantidade de visitantes, que já era grande. Esta ação acabou se transformando também em uma geradora de negócios e de divulgação da marca. Afinal, por meio dela conseguimos vender as ferramentas e divulgar os serviços e produtos das empresas para um público maior.

Dentro da sala tivemos também uma grande quantidade de jornalistas que vieram cobrir o talk show e acabaram por criar uma divulgação espontânea da empresa e do evento por meio de seus veículos.

Faltando ainda mais de uma hora para a chegada dos atletas, a sala já se encontrava lotada e um grande número de curiosos se juntava para conhecer principalmente Cesar Cielo.

 
  • contato: (11) 2538-4156 - (11) 7377-8878