Evento Neutro
Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 15ª Edição

Case: COMMERCIAL DISPLAY DA COCA-COLA NA COPA DO MUNDO DA FIFA BRASIL 2014™
Candidato: Aktuellmix
Cliente: Coca-Cola
Segmento: Eventos
Estado: RJ
TROFÉU EXPO CENTER NORTE
Categoria: Evento Promocional
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
STADIUM COMMERCIAL DISPLAY COCA-COLA FWC 2014™

Como patrocinadora oficial da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014™, a Coca-Cola teve o direito de ativar seu patrocínio junto aos torcedores com um commercial display na Fan Zone, aquela área de acesso aos estádios exclusiva aos portadores de ingresso.


Para isso, era preciso compreender todas as mensagens que a marca vinha propagando em suas campanhas em seus canais de comunicação e sintetizar tudo em um conceito que desse vida a um estande alegre, marcante, convidativo e que entrasse para o banco de memórias inesquecíveis das pessoas, além de promover vendas de produtos Coca-cola no espaço.


Que a oportunidade de fazer algo grandioso e marcante era única, isso ninguém tinha dúvidas. O desafio era trilhar um caminho mais inovador, com alto potencial de engajamento, viralização e tecnologia, traduzindo a mensagem da marca mundialmente conhecida em uma ação de live marketing inesquecível, transformando o stadium commercial display da Coca-Cola em uma grande atividade de interação pré-jogo.

Galeria de imagens
A MAIOR OLA DE TODO MUNDO
       

 

“ESSA É MUITO MAIS QUE A COPA DO MUNDO. ESSA É A COPA DE TODO MUNDO”

Com um conceito poderoso e envolvente, o projeto escalou dois grandes assets:

1. Compartilhamento de conteúdo, fotos e vídeo nas redes sociais.
2. Brand experience para o maior número possível de torcedores in loco.

Premissas

Connect
Fazer com que o torcedor se
conecte com a marca Coca-Cola
de maneira coletiva e divertida.

Collect
Oferecer uma série de
experiências e residuais de marca
relevantes para o momento.

Share
Gerar oportunidades para que as
pessoas compartilhem suas
experiências para além do estádio.

Stand
Se o desafio era grande, colocar a ideia em prática em um país com as dimensões do Brasil exigiu ainda mais.

Pensando em cada detalhe, desenvolvemos um projeto modular em três tamanhos: P, M e G. Assim, conseguimos respeitar as características de cada local, contemplando as necessidades de cada cidade-sede* do evento.

Todos os stands eram formados por um espaço para a brand experience, um bar e um nicho para mesas e cadeiras, que chamamos de Coke garden.

Como destaque em todos eles, tínhamos uma garrafa de 8 metros de altura feita inteiramente com latinhas de Coca-Cola de todas as partes do mundo.

Soluções
Dentro do stand, criamos três atividades que levaram o conceito da marca muito além do espaço físico.

1. Photo Moment
2. A Maior Ola de Todo Mundo
3. Baleiros


1. Photo Moment

IDEIA
Criar uma experiência coletiva e imersiva, destacando o produto Coca-Cola e a diversidade cultural da Copa de Todo Mundo de maneira divertida e natural.
Isso, em uma instalação com skins de latas de Coca-Cola gigantes (com o logo da marca em diversas línguas) disponível para os torcedores tirarem fotos.

MECÂNICA
Estimulados pelos promotores, os torcedores entravam no ambiente e se posicionavam atrás das latas para tirar fotos. Ao fundo, sempre em destaque, o nome do evento e da respectiva cidade-sede. Ao final da ação, todos eram incentivados a compartilhar as imagens, utilizando a hashtag #todomundo.

2. A Maior Ola de #TodoMundo

IDEIA
Imagine se a maior OLA do mundo não acontecesse no estádio, mas em um estande. Foi exatamente o que nos propusemos a realizar na ação: A MAIOR OLA DE #TODOMUNDO.

COMO?
Para colocar todo mundo no clima bem antes de entrar no estádio, no estande, foi criada uma arquibancada cenográfica ao redor de uma grande garrafa de Coca-Cola feita de latinhas. Ali, cada grupo de torcedores gravou sua OLA. Na edição, as gravações foram colocadas em sequência, formando uma gigantesca OLA.

MECÂNICA
Participar foi tão fácil quanto levantar os braços. Afinal, era exatamente disso que se tratava. Enquanto um promotor abordava e convidava os torcedores, outro passava as informações necessárias.

Os participantes realizaram então a OLA, gravada pela câmera presa no trilho ao redor da garrafa. Na saída, foram distribuídas memorabílias exclusivas.

A cada dia, os vídeos gravados eram editados, formando uma única OLA digital por jogo. Ao final da ação, unindo todas as captações, foi criada a maior OLA de todo mundo. Todo esse conteúdo foi compartilhado e está disponível no brand channel da marca: www.youtube.com/aoladetodomundo

MEMORABÍLIA
Todo mundo que participou da atividade levou de lembrança um brinde colecionável da marca.

Inspirados pelos badges oficiais da Copa do Mundo, costurados na manga de cada jogador de todas as seleções do torneio, desenvolvemos badges bordados e autocolantes para os torcedores com as cores de cada país participante, além de dois modelos mainline e um special edition para a grande final.

Itens tão disputados quanto uma braçadeira de capitão.

BALEIROS

MECÂNICA
Promotores trajados como baleiros-retrô circularam pelo espaço distribuindo tatuagens (de corpo ou rosto) temporárias e realizando pinturas (cores verde e amarela) nos torcedores.

TATUAGENS
As tatuagens de corpo eram divididas em dois tipos: um deles era em formato de contour, sendo a arte referente aos países participantes da Copa do Mundo, e o outro continha mensagens ligadas a futebol.

TINTURAS DE ROSTO
Um bastão com tinta nas cores verde e amarela era distribuído para os torcedores pintarem o rosto e o corpo.

Tão grande quanto a OLA, foi o sucesso da ação, que atraiu milhares de participantes e gerou filas com torcedores de todas as nacionalidades, impactando mais que o dobro de pessoas previsto.

Galeria de imagens
BALEIRAS
BALEIRA 2
BALEIRAS 3
OLA 1
OLA 2
OLA 3
PM 01
PM 2
PM 3
badges 1
badges 2
       

 

BRAND CHANNEL COCA-COLA FWC 2014™

Se a Copa do Mundo FIFA™ foi sucesso de público e crítica, o brand channel da ação não ficou atrás: com massiva participação in loco e grande volume de interação, o público potencializou a ação, compartilhando os vídeos nas redes sociais e promovendo viralização do conteúdo.

Todas as olas gravadas no Stadium Commercial Display ao redor das cidades sedes eram gravadas por uma camera Gopro, manuseada por uma equipe técnica previamente treinada não somente para animar os participantes, mas também para efetuar a gravação e manutenção no local.

Ao final de cada partida, os videos eram editados por uma equipe central e carregados no brand channel coca-cola antes do fim do dia.

Encerrada a Copa do Mundo, detectou-se acesso ao brand channel de mais de oitenta paises, como Estados Unidos, Argentina, Colombia, Chile, e ate mesmo Argelia.

Usuários que foram aos estádios compartilhavam também o video em suas proprias redes sociais, divulgando a ação em toda web e transformando mesma em um grande sucesso.

Galeria de imagens
ola 1.1
ola 1.2
brand channel
   

 

Porém, ainda mais importante que qualquer resultado qualitativa foi a experiência quantitativa: a ação transformou os arredores dos estádios numa verdadeira festa, pra lá de animada, que marcou os torcedores e promoveu lembranças que não serão esquecidas tão cedo.

A MAIOR OLA DE TODO MUNDO
Ao final de toda a Copa do Mundo, a Coca-cola produziria a maior Ola de Todo Mundo: todos os videos captados seriam unidos em um único play, formando uma ola jamais vista.

Metragem Total:
6.716m

Total de Participantes
100.995 pessoas

Media de Participantes por Jogo
1.683 pessoas

BADGES
Todos os participantes da Brand Experience levaram pra casa um brinde inesquecível, uma memorabilia: um badge bordado do time que iria jogar naquela partida.

Badges Entregues
67.338 unidades

Além dos Badges, todos os visitantes do stand recebiam brindes para utilizarem ao longo do evento,

Tatuagens Entregues
522.000 unidades

Pinturas de rosto entregues
6.664 unidades

BRAND CHANNEL
Após o evento, os participantes da Brand Experience poderiam visualizar seus vídeos no canal da Coca-Cola no Youtube.

Total de Visualizações
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