Evento Neutro
Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 15ª Edição

Case: MEGA LANÇAMENTO DA LINHA DE PÁSCOA NESTLÉ
Candidato: Duo Turismo
Cliente: Nestlé
Segmento: Eventos
Estado: SP
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos

HISTÓRICO DO EVENTO
Anualmente, a Nestlé e a Garoto apresentam a estratégia de Lançamentos para a Páscoa individualmente, durante a Convenção de vendas. A empresa nunca realizou um evento específico de lançamentos de produtos da linha de Páscoa, para toda a equipe, em conjunto, com a participação dos colaboradores da Nestlé e da Garoto juntos.

Outra particularidade foi o desafio de realizar um evento para todos os colaboradores envolvidos no lançamento, equipe de merchandising, vendedores, gerentes, diretores, equipes de suporte, marketing e trade em todo o Brasil, no mesmo dia, sem transformar esse evento em uma mega produção, com a vinda de todos os participantes para um único espaço.

Por se tratar do evento mais importante da categoria da Nestlé para o ano, esse evento representa quase 60% das vendas da Nestlé o que traz um peso enorme para o evento.

O evento além de motivar toda a equipe, tem como principal função informar todos os participantes de todas as ações e estratégias da companhia para a campanha de Páscoa e fazer com que todos os envolvidos estejam preparados para a maior ação da categoria no ano.

Ficha Técnica
Título: Nestlé & Garoto em Ação
Conceito: Unidos para Crescer, Unidos para Vencer
Local: Salas de cinema espalhadas pelo país
Público Impactado: 4200 pessoas
Data: 28/01/2014



Há muitos anos a Nestlé e a Garoto, individualmente, realizavam suas convenções onde eram apresentadas todos os lançamentos e novidades para a Páscoa que se aproximava. Porém, esse ano, o briefing veio com uma alteração significativa: Dessa vez, o desafio seria realizar, conjuntamente, as convenções de Nestlé e Garoto.
Aceitamos esse desafio e fomos em busca de uma maneira efetiva, agradável e diferente de impactar e transmitir a mensagem desejada a todos esses colaboradores. Em nossa busca, encontramos a maneira mais eficaz e diferente de estar em contato com todos: através de salas de cinema. Sendo assim, o evento foi realizado em salas nos estados de PE, CE, BA, DF, MT, PA, RJ, MG, PR, SC, SP, RS e ES. O convite para o evento foi feito via SMS e e-mail mkt (save the date).
Semelhante a “Central da Copa”, da Rede Globo, o evento foi todo captado em um estúdio na cidade de São Paulo e transmitido via satélite para todas as salas participantes. Durante o evento, os participantes podiam interagir e adicionar conteúdos interativos ao link, comentando sobre o que estava acontecendo e até mesmo enviando perguntas às pessoas do estúdio central.
Uma mesa digital foi utilizada para apresentar a todos as táticas e estratégias de vendas que deveriam ser utilizada para que a Páscoa das companhias fosse ainda melhor.
Assim como os filmes, os ovos que seriam lançados foram separados em categorias e apresentados nos mesmos moldes de uma escalação de um time de futebol.
Ao chegar às salas, todas com sinalizações indicativas, os convidados receberam um vale combo que dava direito a uma pipoca + refrigerante. Painéis colocados nos halls das salas foram usados para que os colaboradores pudessem assinar. Ao final do evento, esses painéis fizeram parte do vídeo de encerramento. Para reforçar ainda mais o conceito na mente de todos, os encostos das poltronas foram personalizados com o key visual da campanha. Enquanto o evento não tinha início, eram projetadas nas telas antigas campanhas da Nestlé e da Garoto. Durante o evento, repórteres que estavam em algumas fábricas entravam na transmissão como se fosse um link ao vivo, para que as pessoas dessas fábricas pudessem mandar suas mensagens para os presentes no evento.
Um dos pontos altos do evento foi a utilização total da tecnologia disponível, quando a tecnologia Dolby Surround foi usada em vinhetas que simulavam, entre outras coisas, o barulho do papel abrindo e a crocância do chocolate.
Ao final do evento, os presentes receberam uma mochila e uma sacola com ovos de páscoa e foram levados para um almoço em restaurantes de cada uma das cidades participantes.

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Chegada dos colaboradores
Pipoca para os participantes
Entrada nas salas
   

 

Conseguir comunicar-se, simultaneamente, com 4200 pessoas espalhadas por todo o país, foi um dos maiores desafios encontrados pela agência durante a criação e conceitualização desse grande evento.
O primeiro grande desafio foi escolher, selecionar e encontrar cidades cujas salas de cinema pudessem ser utilizadas e contassem com a tecnologia necessária para sua realização. Depois disso feito, era hora de esquematizar toda a logística para que fosse possível deslocar pessoas de cidades menores e levá-los para as praças escolhidas. Depois do evento foi proposto que os participantes fossem levados para um espaço onde pudessem almoçar todos juntos e confraternizar, e essa foi outra busca muito importante para que todos pudessem se sentir confortáveis e realizados com os restaurantes escolhidos.
Ambientar as salas, os halls, ser assertivo na escolha dos brindes e do MC do evento foi essencial para que o conteúdo fosse absorvido por todos da melhor maneira possível e para que a Nestlé e a Garoto se sentissem extremamente felizes e realizadas com a apresentação e a realização do evento.

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Um dos principais retornos obtidos com a realização desse grande evento foi perceber que, quando todos trabalham em sintonia, em busca dos mesmos ideais, tudo é possível, até mesmo impactar, simultaneamente, mais de quatro mil pessoas espalhadas por todo o país.
Anteriormente, as convenções eram voltadas apenas a alguns níveis de vendedores. Porém, através desse novo formato proposto, foi possível atingir todos os níveis, entre eles os próprios vendedores e repositores.
A motivação de todos os participantes era visível desde a chegada ao evento e, ao sair, o que se percebia era uma grande satisfação e realização em poder fazer parte desse grande momento. Essa otimização de conseguir falar com todos ao mesmo tempo reduziu e muito os custos da convenção. Como resultado, houve um significativo aumento de venda dos ovos de Páscoa Nestlé e Garoto.
O evento foi muito bem classificado por todos os colaboradores presentes, que apontaram, entre outras coisas, a utilização das salas de cinema como um grande diferencial na maneira de se transmitir conteúdos.
Para a Nestlé e a Garoto, o que mais valeu foi ver seus conteúdos transmitidos com o impacto que só a grande tela do cinema pode proporcionar.

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