Evento Neutro
Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 15ª Edição

Case: FESTA MAIA - XIII ENCONTRO DE CORRETORES DIAMANTE TOKIO MARINE - DESTINO CANCUN
Candidato: Alternativa F Eventos
Cliente: Tokio Marine Seguradora
Segmento: Eventos
Estado: SP
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
FESTA MAIA - XIII ENCONTRO DE CORRETORES DIAMANTE TOKIO MARINE - DESTINO CANCUN

Núcleo Alternativa F

Com mais de 4 anos de atuação em São Paulo e Rio de Janeiro, a Agência Núcleo Alternativa F é seu remédio anti-insônia e stress em eventos.

Conta com os mais de 10 anos de experiência no mercado de seus sócio-diretores: Felipe Macedo, que passou por grandes agências como Young & Rubicam, Casa da Criação e Repense e foi Diretor de Criação da Escala, Agência Um Eventos, Le Pera e Thinky, e Ana Carolina Nani, Gerente Comercial e de Produção por quase uma década na Agência Um Eventos.

Entregamos projetos de pequeno, médio e grande porte para empresas de todos os segmentos. Somos indicados para:

- Congressos e Convenções;
- Lançamentos de Produtos;
- Festas de Final de Ano;
- Stands e Feiras;
- Viagens de Incentivo Nacionais;
- Viagens de Incentivos Internacionais;
- Campanhas de Incentivo;
- Ações de Relacionamento;
- Eventos Culturais e Esportivos.

Nossos Clientes: Embratel, Claro, NET, Mills, Globo.com, NBS, BP, CAPEMISA, Tokio Marine, Líder Seguradora DPVAT, Sony, Adidas, Nextel, Santander, Fundação Homem do Mar, Conapra, entre outros.

O Cliente:

A Tokio Marine Seguradora S.A. é subsidiária da Tokio Marine Holdings, um dos maiores e mais antigo conglomerado securitário japonês. Fundada em 1879, possui operações em 39 países e tem sua matriz mundial localizada em Tóquio, no Japão. No Brasil desde 1959, a Tokio Marine oferece diversas modalidades de seguros. Com sede em São Paulo e 52 Sucursais em todo o País, a operação brasileira da Tokio Marine representa, atualmente, a terceira maior do grupo fora do Japão.

O Evento:

Todos os anos, a Tokio Marine premia seus corretores parceiros, por meio de um ranking baseado em metas. Os vencedores são todos aqueles que atingiram e superaram as metas estabelecidas para o ano em questão. São três grupos de premiados: os Corretores Prata, os Corretores Ouro e os Corretores Diamante, de acordo com o faturamento.

Para os Corretores Diamante, como forma de reconhecimento, é oferecida uma viagem para um destino internacional, com direito a acompanhante, e um grande diferencial: a possibilidade de visitar atrações e participar de atividades que não são encontradas em nenhum pacote turístico.

Esta é uma viagem que tem como objetivo a exclusividade e a entrega do sonho.
Este é um prêmio muito visado entre os corretores que trabalham com a Tokio Marine.
Desta forma, a Alternativa F Eventos foi contratada para desenvolver uma viagem para Cancun, no México.

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Título: XIII Encontro de Corretores Diamante
Tema: A Arte de Ser Diamante

Objetivos:
- Fortalecer o relacionamento entre a Tokio Marine e os Corretores
- Valorizar todo o trabalho e os resultados dos corretores
- Ressaltar a parceria de sucesso entre a Tokio Marine e quem é Diamante

Perfil do Público Alvo:
- Donos de Corretoras com faturamento maior do que R$ 7 milhões
- 50% homens e 50% mulheres

Número de ganhadores: 260
Local: Hotel Paradisus Cancun | Rede Meliá
Data: 06 a 12 de abril de 2014

1) Conceito
Esta viagem teve um conceito que amarrava todas as ações e eventos sob o olhar do participante. Tudo ali tinha um sentido.

Linha Inspiracional do Conceito:
A arte é o modo pelo qual se obtém êxito. Uma habilidade. A arte de agradar, de comover. É também a expressão de um ideal de beleza.

Os Corretores Diamante são verdadeiros artistas. Fazem do seu trabalho e da venda dos produtos da Tokio Marine, uma forma de sucesso e de alcançarem ainda mais status e conquistas.

Nossos convidados vão além e por isso se destacam. Desta forma merecem todo o reconhecimento e os maiores prêmios. E nada melhor do que um momento único que é muito mais do que apenas uma viagem. O Encontro Diamante que é pura arte e que une os mais preciosos elementos:

A arte de se relacionar.
A arte de se divertir.
A arte de se sentir importante e reconhecido.
A arte de viver um destino como só quem é um parceiro Tokio poderia.
A arte de ser Diamante.

Comunicação Visual:
Após a criação da linha inspiracional, precisávamos de uma comunicação visual forte que nortearia todo o evento, e para isso seguimos dois objetivos e conceitos visuais principais:

a) Passar o conceito de arte: para isso, trouxemos a pincelada de tinta em formato de diamante como base para a comunicação. Ela esteve presente no logo e também como base para as fotografias. Com isso quisemos demonstrar que esta viagem era como uma obra de arte e que nossos convidados são artistas que merecem aproveitá-las ao máximo.

b) Humanizar as peças: além de trazermos esse elemento nos traços de tinta, colocamos também nas imagens. Nelas, utilizamos pessoas, vivendo experiências Diamante em Cancun.
Algo que faz as pessoas se colocarem automaticamente no lugar, o que criou uma alta expectativa. Foram fotos que demonstravam sofisticação, estilo e exclusividade.

Festa Maia

A noite foi o momento de viver “A Arte Maia”, festa na cultura que tanto ouviram falar durante o passeio a Tulum. Este foi o momento de demonstrar os seus costumes, sua culinária, seus trajes de guerra e sua dança.

Como ambientação, dispomos de um set fotográfico em pedra cenográfica que continha o logo do cliente e um guerreiro maia caracterizado. Dentro do salão, o ambiente era místico, com iluminação em LED âmbar, colunas e adereços maias. Nas mesas tínhamos uma decoração rustica e ao mesmo tempo sofisticada, contendo flores e inscrições maias nas passadeiras.

Como atração principal, tivemos o mesmo show do Parque XCaret, que conta um pouco dessa história tão importante da região, como criaram o jogo de bola, a matemática e como eram feitos os sacríficos aos deuses.
Após a atração, um DJ Brasileiro comandou a noite.

Cenografia:

Para a cenografia da Festa Maia, a ideia era levar os participantes para uma viagem no tempo. De volta à epoca da civilização maia, como se estivessem vivendo um dia dentro de uma cidade construída por esse povo. Para isso transformamos o salão do hotel em Chichén Itzá. O que hoje é uma famosa atração de Cancun através de suas conhecidas ruínas, por uma noite voltou à vida e se mostrou novamente em todo seu esplendor.

Na entrada do salão um grande set fotográfico remetia a um calendário maia gigante construído em pedra. Ao lado duas placas gigantes de pedra com os logos da Tokio Marine. Estas pedras foram feitas em resina e papelão e esculpidas à mão pela equipe de cenografia. A pintura foi feita com tinta especial, remetendo à textura de rochas envelhecidas. Neste set, os participantes interagiam com um guerreiro maia e tiravam fotografia.

Ao entrar no salão, todos tinham a visão da cidade. Uma música maia os recebia e lá dentro no palco, encontravam uma grande pirâmide. Nas laterais do palco e ao redor da sala grandes esculturas mergulhavam todos ainda mais no tema. Tudo construído artesanalmente assim como o set. Figuras cenógraficas que eram cópias identicas às originais encontradas nos sítios arqueológicos da região.
Na mesa, arranjos florais com vegetação nativa local e toalhas feitas à mão por decendentes dos povos mais, com desenhos e figuras costuradas artesanalmente.

Galeria de imagens

 

Grandes desafios foram impostos desde o início, pois havia a necessidade de transformar um destino turístico em uma viagem única, exclusiva e diferenciada aos convidados. Algo que ele não pudesse comprar.

Desafios x Soluções

1 – Como encantar o grupo e ter uma avaliação melhor que o destino anterior? O destino anterior foi Miami e a avaliação foi de 97% de aprovação.
Ações muito exclusivas foram criadas para que os participantes se sentissem especiais: a área de serviço real foi reservada exclusivamente para o grupo com serviço muito diferenciado do que o normal, o tema foi amarrado desde antes do evento, todos os jantares tinham comida e bebida de muita qualidade e todos os brindes entregues foram itens exclusivos e diferenciados, feitos especialmente por artistas locais.

2 – A viagem de 2012 havia sido para Los Cabos no México. Como fazer com que o participante não se sentisse no mesmo local?
Criamos um tema que fugia do destino em si e dentro deste tema desenvolvemos eventos típicos, porém em um formato mais sutil e sofisticado ao mesmo tempo. O tipo de cenografia e atrações utilizadas eram mexicanas, porém misturavam-se com o estilo internacional. Além disso, servimos em todas as noites culinária internacional, o que fez com que o participante se distanciasse um pouco do que ele vivenciou no evento anterior.

3 – Como administrar a questão do budget do cliente utilizando estrutura local?
Uma pré-seleção de fornecedores foi feita do Brasil onde tiveram que preencher alguns requisitos básicos.
Após esta seleção, foi feita uma visita técnica para avaliar as instalações e montagens e desta forma os fornecedores foram selecionados. Para as atrações, foram pedidos vídeo de referencias além de reuniões prévias com os artistas.

Além dos desafios citados acima, levar um grande show do Brasil foi uma logística complicada, mas que as produções da banda e da Alternativa F Eventos resolveram de forma prática e ágil. Foram mais de 12 passagens aéreas, solicitações especiais e liberação de alguns quilos de excesso de bagagem.

A receita da parte de produção do evento ficou em R$ 3.650.000,00 para o total de 260 participantes, sendo o valor per capta de R$ 14.038,47 por participante.

Abaixo, estão os números gerais de equipes envolvidas no evento:

- Staff
Pré-evento: 03 profissionais Alternativa F Eventos – Atendimento, Produção e Criação

Durante: Aproximadamente 50 profissionais | diretos e indiretos, entre coordenação, organização e empresas terceirizadas.

Pós-evento: 01 profissional Alternativa F Eventos

- Refeições
Foram servidas 3.900 refeições entre cafés da manhã, coquetéis, almoços e jantares.

- Transportes
Nº de passagens aéreas de ida e volta: 260
Nº ônibus, micro ônibus: Aproximadamente 7 veículos

Este evento movimentou a rede hoteleira em Cancun, pois parte da Rede Meliá foi ocupada para os participantes numa época de baixa temporada.

Por ser uma cidade turística, economicamente movimentamos o comércio, pois uns dos passeios oferecidos para o grupo foi à ida ao Shopping, além dos locais aos redores que havia para compras, contudo não sabemos mensurar o valor de retorno que a cidade teve com o nossa viagem.

Vale ressaltar os empregos criados, diretos e indiretos, uma vez que todas as empresas envolvidas tiveram que se preparar e reforçar a equipe para atender as necessidades da viagem, mas também não é possível mensurar.

Na pesquisa realizada pós-evento com os participantes, tivemos um resultado extremamente positivo com 99% avaliando total satisfação na viagem e 1% avaliando como satisfeito, mas não total, ou seja,um índice altíssimo de aprovação do grupo.

 
  • contato: (11) 2538-4156 - (11) 7377-8878