Evento Neutro
Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 15ª Edição

Case: CONVENÇÃO NACIONAL DE VENDAS BIOLAB 2014
Candidato: D.Mattos Live Marketing
Cliente: Biolab Farmacêutica
Segmento: Serviços
Estado: BA
Troféu Projesom
Categoria: Comunicação Visual
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos

Agência: Compacta e com alto poder de inovação e execução, oferece soluções integradas às ferramentas do marketing, sempre assistida por fornecedores de alta qualidade. Tendo o estreito e personalizado atendimento como grande diferencial, atua com propriedade. Em sua atuação, domina todas as ferramentas do live marketing, como eventos, ações de endomarketing, campanhas de incentivo, ativação de patrocínio e geração de conteúdo, entre outros.
Com 7 anos de atuação, soma cases para clientes como Biolab Farmacêutica, Editora Saraiva, Clarhdtv, Embratel, Turner, Viacom, Telecine, HBO, Brasil Kirin, Discovery Networks, Instituto C&A e Mars Brasil.
Dentre os prêmios conquistados, destaque para o Globes Awards e o Prêmio Caio.
A d.mattos live marketing é filiada à Ampro, ABEOC, Embratur e AMCHAM Brasil.
A Biolab é uma indústria farmacêutica, 100% brasileira, que pesquisa, desenvolve, produz e comercializa medicamentos. Líder em prescrição de produtos cardiovasculares (ocupa a 9ª posição geral), é uma das principais indústrias de um mercado disputado por mais de 300 farmacêuticas nacionais e multinacionais. Mesmo sendo uma empresa reconhecida pela valorização e investimentos constantes em sua equipe, através de treinamentos e tecnologias que permitem melhor qualidade e agilidade nas vendas, o segmento exige que a equipe de vendas seja agressiva e determinada a vencer a acirrada concorrência deste mercado. A empresa precisa, continuamente, instruir, reunir a equipe, lançar novos produtos, divulgar resultados e reconhecer os destaques da equipe de vendas, mas também incentivar a time a fim de superar os esforços comerciais da concorrência.
No portfolio BIOLAB, há medicamentos-referência em inovação em saúde, englobando diversas especialidades, dentre elas: cardiologia, ginecologia, reumatologia, ortopedia, clínica médica, pediatria, endocrinologia, geriatria e dermatologia. Seguindo uma tendência mundial, a empresa também investe em dermocosméticos, desenvolvendo produtos considerando os diversos tipos de climas do país, o tipo de pele dos brasileiros e os recursos naturais da biodiversidade nacional.
Com crescimento acentuado, a BIOLAB vive um momento de transformação. Após investir pesadamente na estrutura da empresa, mantendo um crescimento estável e saudável, é hora de reforçar o elo com seus colaboradores. Assim, tendo o humano como premissa de seu trabalho, a BIOLAB busca novas formas de, não apenas atrair novos talentos, mas, valorizar e integrar sua equipe.

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Cliente
Agência
     

 

CONTEÚDO
A marca desenvolvida, numa analogia à união e trabalho em equipe, foi inspirada nas conexões atômicas, criando o átomo Biolab, símbolo da força e da energia proveniente não só do time de vendas, mas de cada profissional Biolab.
Identidade que tomou forma num evento repleto de interatividade e integração, onde a estratégia de comunicação foi planejada não para bombardear os convidados, como normalmente visto, mas para cativar. Isso, através de mensagens sempre exclusivas e particulares no lugar de comunicação generalizada, envolvendo cada participante de maneira única. Com isso, demos foco à ações qualitativas, voltadas à emoção, as peças de comunicação, inclusive institucional, tiveram papel de apoio.
No pré-evento, foram enviados save the date e convite eletrônico, além da ativação do hotsite, onde os participantes encontraram todas as informações do evento e áreas para preenchimento de formulários, visando a construção de um banco de dados a ser ativado durante o encontro.
Já na chegada ao aeroporto, promotores aguardavam os convidados com cartazes. Chegando ao evento, totens e painéis de boas-vindas, além de promotoras uniformizadas, receberam e conduziram os convidados ao balcão de check-in exclusivo, onde também havia comunicação do evento e da marca. Cada participante deveria seguir ao totem de sua respectiva regional. Este totem, com formas diferenciadas, retratou as conexões atômicas com apliques. Ali, retiraram os welcome kits, contendo camisas, carta de boas-vindas e crachá com filamento de RFID.
Na entrada da plenária, um foyer todo construído, rico em soluções arquiteturais onde os convidados interagiram com elementos da campanha: grandes átomos, simbolizando as conexões entre as pessoas. Proporcionando mais integração, toténs digitais ofereceram uma exclusiva rede social interna, criando um novo elo entre todos, que puderam trocar fotos e mensagens em tempo real. A interface da rede social proprietária foi 100% desenvolvida para o evento. Essa interação acontecia via RFID, apenas com a aproximação do participante, logo reconhecido pelo sistema operacional.
Separando o foyer da plenária, um túnel (totalmente ambientado) de acesso trouxe monitores com saudações personalizadas. Através do filamento de RFID dos crachás, um sensor captava a presença do convidado e aplicava as fotos de cada um nos monitores. Ao ingressar na Plenária, a foto era também projetada na gigantesca tela de 40m x 5,50m. A seguir, numa animação, a imagem de cada participante era inserida como elemento de uma cadeia atômica, unindo os convidados em elos atômicos que preencheu toda a tela. Essa composição ficou em tela até o momento da abertura.
Na Plenária, toda a comunicação estática (banners, lonas impressas, etc) foi substituída por projeções, criando um ambiente totalmente dinâmico e mutável. Da tela principal, com lona central, peças tridimensionais e apliques, até as paredes laterais, tudo ganhou vida por meio de uma ambiciosa estrutura de projeção mapeada com extrema qualidade visual, contemplando os melhores projetores disponíveis. No centro do palco, o símbolo principal do logo desenvolvido para o evento – um átomo – foi reproduzido. Com mais de 2 metros de altura, este átomo ganhou vida e movimento orbital ao receber projeções. Toda essa estrutura de projeção permitiu criar um cenário rico em possibilidades, com mudanças intensas (dentro da mesma identidade) sempre que necessário (ou desejado).
Para indicação dos locais e salas, totens construídos em madeira com apliques (átomos) foram espalhados pelo hotel. Seguindo as mesmas estruturas, foram criados os totens com telas touchscreen e o Biobook, programa interno de interatividade, com comunicação especial. Para as salas de treinamento externas, onde algumas foram levantadas estruturas exclusivas para o evento, foram implementados windbanners para identificação. As demais salas, internas, receberam totens com os mesmos apliques que os totens de sinalização.
As salas de treinamento receberam painéis de fundo de palco com personalização do tema do evento, além de apliques que os alinhavam ao restante das peças. Cada fundo de tela tinha comunicação dos principais produtos voltados às regionais/setores.
Realizado durante o último dia de evento, o SuperBioStar (nome dado a fatia da programação dedicada às premiações) envolveu e encantou os participantes. Afinal, para impactar, abusando da parruda estrutura de projeção mapeada implementada, levado-a ao limite, toda a sala da plenária ganhou uma nova roupagem. Isto fez com que os participantes se sentissem dentro de um novo local, totalmente novo.
Encerrando a Convenção como manda a tradição Biolab, por meio do sistema de mapping e também de cenografia sólida, a plenária ganhou as formas de um descolado boteco para o Butikim Biolab. A festa contou com mobiliário e paisagismo típico de botecos tradicionais, além de um bar montado para lembrar o clima desses ambientes: acima do bar, um arranjo criado com centenas de fitas coloridas deixaram o local ainda mais colorida e atraente.

Galeria de imagens
Pórtico entrada Check-in Exclusivo
Painéis Salas de treinamento
Totem sinalização de check-in
Painel reunião diretores e gerentes
Plenária geral
Hino Nacional
Totem de sinalização
Totem com tela touch ativado por sistema de reconhecimento RFID
Divisória produto
Músicos estilo talkshow
Totem sustentabilidade
Tela de projeção wide secudária
Saudação personalizada através de sistema RFID
Conteúdo Mapping Butikin
Conteúdo virada de sala - Biostar Incentivo as Vendas
         

 

APRESENTAÇÃO DE INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS E ESTRATÉGIAS INDICANDO DESAFIOS E SOLUÇÕES
Tudo foi planejado, criado, desenvolvido e implementado para encantar e oferecer uma experiência memorável à equipe de vendas e público relacionado. Sempre com foco no objetivo da empresa: fortalecer a equipe comercial para um novo ano de desafios, através da integração e valorização do time, reconhecendo-os não apenas como vendedores, mas verdadeiros agentes do bem, que melhoram a vida das pessoas através de medicamentos de altíssima qualidade.
Para tanto, trabalhamos de modo a deixar uma mensagem forte em todos os pontos de contato. Cada momento da Convenção, mesmo dentro de um guarda-chuva conceitual unificado, foi pensado de maneira singular, como uma ação pontual. Praticamente, pequenos microeventos e microações dentro de um plano grandioso. Um projeto ambicioso, posto em prática após muti planejamento e 10 intensos dias de montagem.
Um background rico em emoções e interações: desde os menores detalhes, da recepção simpática no balcão de credenciamento exclusivo, aos itens mais complexos, como a implementação de novidades tecnológicas, impactamos e envolvemos os convidados numa esfera de valorização.
Para tanto, o evento começou a tomar forma muito antes, com pesquisas, testes e ensaios. A performance de abertura do evento, um espetáculo visual estonteante, contou com roteirização, estudo de referências, seleção de elenco (próprios profissionais Biolab), gravações internas e externas, edição, produção de trilha, desenvolvimento de conteúdo para projeção mapeada, produção de sonoplastia, seleção de artistas acrobáticos, testes de tecnologia, desenvolvimento de coreografia, ensaios artísticos e de interação, entre outros.
Para a comunicação idealizada proporcionar o impacto real desejado, muito antes do início da Convenção foi realizado um intenso trabalho de planejamento e CRM, com a finalidade de abastecer o banco de dados com informações de cada participante, oferecendo interações surpreendentes com base em comunicação dirigida. Isso possibilitou, muito além de impactos genéricos, mensagens particulares, como a saudação personalizada, a presença da foto de todos os convidados como parte do vídeo de abertura, a rede social interna (que gerou um fluxo de dados gigantesco durante o evento) e muito mais. Tudo isso, através de filamentos de RFID fixados em todos os crachás e antenas de reconhecimento e muitos pontos de contato. Para garantir 100% do volume de dados, foi implementada uma estrutura exclusiva, que realizou atualizações críticas in-loco.

Galeria de imagens
Conteúdo tela controladora touch
40x5,5m de tela com mapeamento volumétrico
Biobook Rede Social exclusiva
Saudação personalizada através de sistema RFID
 

 

Com aplicação de tecnologias de ponta e grande investimento no storytelling do evento em todos os pontos de contato, houve grande evolução na curva de aprendizado dos participantes, que absorveram de forma mais pertinente e otimizada os conteúdos apresentados, gerando uma maior retenção de dados importantes para o desenvolvimento dos trabalhos.
A rede social interna proporcionou grande volume de dados gerados pelos próprios participantes. Um legado de informação que vai muito além do evento, podendo ser utilizado em diversos momentos-chave da empresa, em ações de endomarketing e direcionamento para melhorias pontuais sinalizadas.
Além disso, essas tecnologia, alinhadas ao rico banco de dados desenvolvido, possibilitaram a criação de impactos particularizados, direcionados a cada participante. Esses impactos extremamente personalizados e qualitativos, possibilitaram uma sensação de pertencimento jamais vista nos eventos anteriores, promovendo um dos aspectos mais desejados por todas as grandes companhias do Brasil e do mundo: fidelização e engajamento da força de vendas.
Do ponto de vista sustentável, o emprego da tecnologia também minimizou os impactos socioambientais. E, mesmo o material físico impresso teve origem e destino social e ecologicamente corretos, analisando e garantindo a procedência da matéria prima empregada, além da sua estratégia de descarte. Além de tudo isso, através das novas propostas e premissas, a execução do evento, com foco em alta tecnologia, minimizou a produção de resíduos e potencializou o caráter sustentável do mesmo.
E, fechando a lista, num evento onde cada detalhe foi criteriosamente pensado e desenvolvido para gerar a melhor experiência e conexão entre os convidados, esse cuidado foi uma importante lição. Afinal, num ambiente competitivo e mutável como o mercado de medicamentos, um simples sorriso pode ser a porta de entrada para o selar um grande contrato.

 
  • contato: (11) 2538-4156 - (11) 7377-8878