Evento Neutro
Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 15ª Edição

Case: CONVENÇÃO NACIONAL DE VENDAS BIOLAB 2014
Candidato: D.Mattos Live Marketing
Cliente: Biolab Farmacêutica
Segmento: Eventos
Estado: BA
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos

Agência: Compacta e com alto poder de inovação e execução, oferece soluções integradas às ferramentas do marketing, sempre assistida por fornecedores de alta qualidade. Tendo o estreito e personalizado atendimento como grande diferencial, atua com propriedade. Em sua atuação, domina todas as ferramentas do live marketing, como eventos, ações de endomarketing, campanhas de incentivo, ativação de patrocínio e geração de conteúdo, entre outros.
Com 7 anos de atuação, soma cases para clientes como Biolab Farmacêutica, Editora Saraiva, Clarhdtv, Embratel, Turner, Viacom, Telecine, HBO, Brasil Kirin, Discovery Networks, Instituto C&A e Mars Brasil.
Dentre os prêmios conquistados, destaque para o Globes Awards e o Prêmio Caio.
A d.mattos live marketing é filiada à Ampro, ABEOC, Embratur e AMCHAM Brasil.
A Biolab é uma indústria farmacêutica, 100% brasileira, que pesquisa, desenvolve, produz e comercializa medicamentos. Líder em prescrição de produtos cardiovasculares (ocupa a 9ª posição geral), é uma das principais indústrias de um mercado disputado por mais de 300 farmacêuticas nacionais e multinacionais. Mesmo sendo uma empresa reconhecida pela valorização e investimentos constantes em sua equipe, através de treinamentos e tecnologias que permitem melhor qualidade e agilidade nas vendas, o segmento exige que a equipe de vendas seja agressiva e determinada a vencer a acirrada concorrência deste mercado. A empresa precisa, continuamente, instruir, reunir a equipe, lançar novos produtos, divulgar resultados e reconhecer os destaques da equipe de vendas, mas também incentivar a time a fim de superar os esforços comerciais da concorrência.
No portfolio BIOLAB, há medicamentos-referência em inovação em saúde, englobando diversas especialidades, dentre elas: cardiologia, ginecologia, reumatologia, ortopedia, clínica médica, pediatria, endocrinologia, geriatria e dermatologia. Seguindo uma tendência mundial, a empresa também investe em dermocosméticos, desenvolvendo produtos considerando os diversos tipos de climas do país, o tipo de pele dos brasileiros e os recursos naturais da biodiversidade nacional.
Com crescimento acentuado, a BIOLAB vive um momento de transformação. Após investir pesadamente na estrutura da empresa, mantendo um crescimento estável e saudável, é hora de reforçar o elo com seus colaboradores. Assim, tendo o humano como premissa de seu trabalho, a BIOLAB busca novas formas de, não apenas atrair novos talentos, mas, valorizar e integrar sua equipe.

Galeria de imagens
Telão com projeção da Marca do Evento
Foto Oficial feita com ajuda de Grua
Agência
Cliente
 

 

Ficha Técnica do Evento:

CONVENÇÃO DE VENDAS BIOLAB 2014 - NOSSA FORÇA É A DIFERENÇA
1.200 PROFISSIONAIS PARTICIPANTES
Hotel Iberostar / Salvador / Bahia
10 a 14 de Fevereiro de 2014
Abrangência Nacional

CONTEÚDO

A partir do mote "Nossa Força é a Diferença" (que valoriza a energia transformadora do time, oferecendo aos consumidores, mais que produtos, saúde e bem-estar), a Convenção mostrou aos 1.200 participantes a importância de cada talento individual na construção do coletivo Biolab. O evento foi totalmente voltado ao lado humano da marca, que leva aos médicos e consumidores muito mais que medicamentos, mas qualidade de vida. Assim, os propagandistas, grandes protagonistas do encontro, foram apresentados não apenas como vendedores, mas verdadeiros agentes do bem.
Realizada no Hotel Iberostar, a Convenção surpreendeu. Na entrada da plenária, um foyer (totalmente construído para o evento) rico em soluções arquiteturais onde os convidados interagiram com elementos da campanha: grandes átomos, simbolizando as conexões entre as pessoas. Esta enorme estrutura foi especialmente planejada e desenvolvida para também receber e acomodar confortavelmente os 1.200 convidados durante todas as refeições realizadas (café da manhã, almoço e jantar).
Separando o foyer da plenária, um túnel de acesso trouxe monitores com boas-vindas personalizadas. Através do filamento de RFID dos crachás, um sensor aplicou as fotos de cada participante nos monitores. Ao ingressar na Plenária, a imagem foi também projetada na gigantesca tela de 40m x 5,50m. A seguir, a foto de cada um foi inserida como elemento de uma cadeia atômica, unindo os convidados num mosaico que preencheu toda a tela.
Com todos acomodados, após o vídeo de segurança, a cantora Graça Cunha realizou uma tocante interpretação do Hino Nacional, uma tradição Biolab.
Na sequência, um dos momentos mais aguardados do evento: o vídeo de abertura. Porém, os convidados não faziam ideia do que estava por vir. Superando expectativas, foi exibido não apenas um vídeo, mas um espetáculo digno dos palcos internacionais. Uma superprodução com total dedicação aos detalhes (dificilmente visto num evento corporativo). Da aurora ao crepúsculo, mostramos um dia de trabalho em diversos Estados, revelando as visitas, as dificuldades, os relacionamentos, etc. A partir de determinado momento, artistas acrobáticos entraram em cena e, interagindo com a projeção mapeada, realizaram uma grande performance artística, pontuando, agora de forma mais poética, o valor dos profissionais Biolab. Como verdadeiros maestros atômicos, cientistas criaram novos produtos reunindo partículas. Vencendo desafios num divertido game, os propagandistas saltaram carros, venceram o mal tempo e conquistaram até secretárias mal humoradas. Tudo para acessar os consultórios. O médico, num incrível pas-de-deux que mesclou balé clássico e dança contemporânea, levou a cura para sua paciente. Esta, a grande mensagem do evento, que colocou, de forma inédita, o Representante Comercial Biolab como muito mais que um vendedor, mas um agente do bem, que leva mais qualidade de vida às pessoas. Finalizando, Capelli, o Vice-Presidente da Biolab, entrou em cena e virou alvo de toda a energia, vinda das fotos dos colaboradores. Ao final do espetáculo, muitos convidados estavam visivelmente emocionados. A identificação do público foi tão grande que lágrimas não foram raras.
Nos dias seguintes, em mais uma grande inovação, o evento contou com um inédito e afinado sexteto, que acompanhou todas as apresentações, como num verdadeiro talkshow. Proporcionando mais integração, toténs digitais ofereceram uma exclusiva rede social interna, criando um novo elo entre todos, que puderam trocar fotos e mensagens em tempo real. Essa interação acontecia também via RFID.
Dentre outros momentos de destaque, mesclando trabalho e entretenimento, vale lembrar as apresentações de Ricardo Amorim, Fábio Porchat e Renata Fan, responsável também por conduzir o momento de premiação, que entregou 15 carros. Realizado durante o último dia de evento, o SuperBioStar (nome dado a fatia da programação dedicada às premiações) envolveu e encantou os participantes. Afinal, para impactar, abusando da parruda estrutura de projeção mapeada implementada, levado-a ao limite, toda a sala da plenária ganhou uma nova roupagem. Isto fez com que os participantes se sentissem dentro de um novo local, totalmente novo.

Encerrando o evento como manda a tradição Biolab, a plenária ganhou as formas de um descolado boteco para o Butikim Biolab, que contou com apresentação do grupo de samba formado por funcionários da empresa. Esta, pela 1º vez interagiu com a atração principal: Dudu Nobre participou do final da apresentação do grupo, e após esta inusitada parceria, finalizou a noite com um supershow que contagiou as pessoas com energia e vibração.
Enfim, a Convenção de Vendas Biolab 2014 foi apaixonante. De um lado, um projeto ambicioso, com soluções tecnológicas complexas e difíceis de serem executadas. De outro, uma identidade emocional altamente envolvente. Esse foi o sentimento explorado e compartilhado durante toda a Convenção de Vendas Biolab 2014. Uma energia que contagiou a todos, oferecendo uma experiência memorável, que foi muito além do briefing e das expectativas. O perfeito equilíbrio entre plataforma e conteúdo, com mensagens pertinentes especialmente desenvolvidas para cada momento. Enfim, um evento único, como jamais visto, que conquistou o público e o cliente.

Galeria de imagens
Pórtico entrada Check-in Exclusivo
Entrega de welcome Kit
Check-in esxclusivo
Foyer temático construído
Apresentação com mes touch
Público 1200 pax
Plenária geral
Logo Evento Construído no Palco
Tela mapeada com 40m
Grupo artístico interagindo com o vídeo de abertura
Graça Cunha - Hino Nacional
Palestra de Ricardo Amorim
Salas de Treinamento
Plenária geral
Sexteto Ao Vivo na Plenária
Apresentação Fábio Porchat
Apresentadora Renata Fan
Entrada de carro na Plenária para premiação
Premiação Campanha de Incentivo a vendas
Totem de sinalização
Biobook Rede Social exclusiva
Mudança Plenária para Biostar
Mudança Plenária - Festa de Encerramento
Palco Atração
A caráter público foi contagiado pela energia
Tradicional Grupo formado por funcionários
Atração - Dudu Nobre
Esfera de Tesla - Festa de Encerramento
Tela Touch para apresentação do VP
Túnel com identificação por RFID
Tenda construída para A&B
       

 

Tudo foi planejado, criado, desenvolvido e implementado para encantar e oferecer uma experiência memorável à equipe de vendas e público relacionado. Sempre com foco no objetivo da empresa: fortalecer a equipe comercial para um novo ano de desafios, através da integração e valorização do time, reconhecendo-os não apenas como vendedores, mas verdadeiros agentes do bem, que melhoram a vida das pessoas através de medicamentos de altíssima qualidade.
Para tanto, trabalhamos de modo a deixar uma mensagem forte em todos os pontos de contato. Cada momento da Convenção, mesmo dentro de um guarda-chuva conceitual unificado, foi pensado de maneira singular, como uma ação pontual. Na prática, diferentes ativações dentro de um masterplan. Um projeto ambicioso, posto em prática após muito planejamento e 10 intensos dias de montagem.
Um background rico em emoções e interações: desde os menores detalhes, da recepção simpática no balcão de credenciamento exclusivo, aos itens mais complexos, como a implementação de novidades tecnológicas, impactamos e envolvemos os convidados numa esfera de valorização.
Para tanto, o evento começou a tomar forma muito antes, com pesquisas, testes e ensaios. A performance de abertura do evento, por exemplo, contou com roteirização, estudo de referências, seleção de elenco (próprios profissionais Biolab), gravações internas e externas, edição, produção de trilha, desenvolvimento de conteúdo para projeção mapeada, produção de sonoplastia, seleção de artistas acróbatas, testes de tecnologia, desenvolvimento de coreografia, direção artística e de interação, entre outros.
Com a implementação do sexteto, o trabalho não foi menor. Para essa ação inédita, pouco, ou nunca vista em eventos corporativos devido à complexidade da execução, foram semanas entre seleção, repertório e ensaios.
Para proporcionar a personalização e a interação desejadas, muito antes do início da Convenção foi realizado ainda um intenso trabalho de CRM, com a finalidade de abastecer o banco de dados com informações de cada participante, oferecendo interações surpreendentes. Isso possibilitou ações como a saudação personalizada, a presença da foto de todos os convidados como parte do vídeo de abertura, a rede social interna (biobook, que gerou um gigantesco fluxo de dados durante o evento) e muito mais. Tudo isso, através de filamentos de RFID fixados em todos os crachás, antenas de reconhecimento e muitos pontos de contato. Para garantir 100% do volume de dados, foi implementada uma estrutura dedicada à realizar atualizações críticas in-loco.
Para manter a organização, otimizar os momentos e oferecer comodidade aos convidados, a operação logística também foi um ponto fundamental. Toda movimentação aconteceu de maneira ágil e confortável, evitando desgastes desnecessários e valorizando assim a experiência de cada participante.
Para responder (e extrapolar) o briefing de cabo a rabo, os momentos de premiação e entretenimento também contaram com essas inovações.

Galeria de imagens
Rede Social Privada - Totem com tela touch e sistema de reconhecimento por RFID
Tela controladora touch para apresentação do VP. Movimentos foram mapeados previamente.
Saudação personalizada através de sistema RFID
Esfera Eletromagnética - Tesla
40x5,5m de tela com mapeamento volumétrico
Movimentos dos Artista sincronizados com o conteúdo projetado na tela mapeada.
       

 

Num projeto que foge ao convencional, favorecendo resultados qualitativos aos quantitativos, a Convenção de Vendas Biolab 2014 foi um sucesso sem precedentes, atingindo um novo patamar de qualidade.
Indo muito além do briefing, o evento cativou e preparou o time de vendas para os novos desafios, influenciando diretamente na rentabilidade das operações de campo da empresa. Estes profissionais, mais capacitados e motivados, saíram da convenção com a bagagem necessária para alçar novos voos ainda mais ousados.
Além disso, a integração da equipe, um dos resultados buscados desde o briefing, aconteceu de forma plena, edificando a sensação de pertencimento e a manutenção do trabalho em equipe, onde os talentos individuais Biolab são respeitados, mas trabalham unidos pelo desenvolvimento coletivo, mais forte e competitivo que qualquer individuo.
Saindo do motivacional/conceitual, com a implementação de dinâmicas diferenciadas e treinamentos voltados à qualificações específicas dos profissionais (negociação, cronograma, produto, concorrência, relacionamento, etc), a força de vendas Biolab apresentou propriedade e segurança para a atuação no dia a dia de trabalho, acarretando diretamente na geração de novos negócios.
Com a aplicação de tecnologias de ponta e grande investimento no storytelling do evento em todos os pontos de contato, houve grande evolução na curva de aprendizado dos participantes, que absorveram de forma mais pertinente e otimizada os conteúdos apresentados, gerando uma maior retenção de dados importantes para o desenvolvimento dos trabalhos.
A rede social interna proporcionou grande volume de dados gerados pelos próprios participantes. Um legado de informação que vai muito além do evento, podendo ser utilizado em diversos momentos-chave da empresa, em ações de endomarketing e direcionamento para melhorias pontuais sinalizadas.
Com a política de premiação aflorada e bastante explorada, os momentos de integração e alegria constante, os profissionais receberam ainda uma nova injeção de ânimo, revigorando a equipe que entra num novo ano comercial com ainda mais gás e vontade de fazer acontecer.
Outro resultado importante para a Biolab, sempre pontuado pelos decisores da empresa ao final de cada evento, todo o material produzido, teve origem e destino social e ecologicamente corretos, analisando e garantindo a procedência da matéria prima empregada, além da sua estratégia de descarte. Além de tudo isso, através das novas propostas e premissas, a execução do evento, com foco em alta tecnologia, minimizou a produção de resíduos e potencializou o caráter sustentável do mesmo.
E, fechando a lista, num evento onde cada detalhe foi criteriosamente pensado e desenvolvido para gerar a melhor experiência e conexão entre os convidados, esse cuidado foi uma importante lição. Afinal, num ambiente competitivo e mutável como o mercado farmacêutico, um simples sorriso pode ser a porta de entrada para o selar um grande contrato.

Galeria de imagens
Grupo impactado - multiplicação da informação.
       

 

 
  • contato: (11) 2538-4156 - (11) 7377-8878