Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 16ª Edição

Case: CONQUISTADORES DO CARIBE - CREMER
Candidato: 3HREE Comunicação
Cliente: Cremer
Segmento: Eventos
Estado: SP
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
Selo Meta

A Cremer é uma referência em fabricação de produtos cirúrgicos, primeiros socorros e higiene, que possui um quadro de mais de 6.000 funcionários e mais de 80 anos de história. Foi desenvolvido um evento que durou quatro dias e consistiu basicamente em uma convenção de vendas para aproximadamente 100 colaboradores no Hotel 5 estrelas Grand Park Royal, na cidade de Cancun, México, no mês de abril de 2015. O evento foi realizado para comemorar a meta atingida de 2014, bem como serviu para alinhar as estratégias do novo ano comercial, além de manter o quadro de colaboradores motivado e inteirado do panorama de vendas da empresa. O evento é realizado anualmente há décadas, esta é a segunda edição que a 3hree Comunicação produz fazendo uso de seu know-how, bem como é a primeira vez que é realizado no exterior.
Ficha Técnica do Evento:
Título: Convenção Cremer|Tema: Conquistadores do Caribe | Número de Participantes: 100 pessoas
Conceito: A intenção do evento era de revelar que cada colaborador tem uma participação especial para o crescimento da empresa e que, cada um, não só como profissional, mas principalmente como ser humano, é quem faz com que a Cremer seja uma referência no canal que atua. O tema e nome da convenção foi “Conquistadores do Caribe”, sendo toda identidade visual pensada para ambientar os espaços e introduzir os participantes no contexto das “grandes navegações” fazendo uma analogia às conquistas de territórios que traduziu-se no evento como conquista de territórios no PDV, bem como o termo conquistadores possui duplo sentido, de maneira que subentende-se que cada colaborador é um conquistador e está presente no evento por mérito.
Local: Hotel Grand Park Royal, Cancun, México.
Data: 08/04 a 11/04 | Periodicidade: Anual
Abrangência: managers, diretoria comercial, diretoria de marketing e corpo de vendedores.
Entidade promotora: 3hree Comunicação
Atividades Paralelas: Passeios turístico por Xiscartte e Shel-rá, jantares temáticos, lual caribenho e festa de encerramento.

Descritivo: A convenção da Cremer contou com quatro dias, em que foi possível alinhar as metas do novo ano em um contexto caribenho com jantares temáticos, passeios turísticos e festa de encerramento.

Galeria de imagens
salão convenção
Back drop com logos do evento
Sala de reunião
Back Drop Prata da Casa
Back Drop Prata da Casa
Camiseta temática
Cartas de navegação
Bloco de Anotações
Carta de Boas Vindas
Crachá com cordão de couro
Cheque
Barco Pirata (alusão à concorrência)
LOGO BATEDORES DE META
Teaser eletrônico
CUBO
Guia de Bolso Frente
GUIA DE BOLSO VERSO
     

 

Vídeo



A Cremer possui 80 anos e tornou-se capital aberto pela Marilyn Lynch há menos de uma década, dando assim uma guinada em sua meta de faturamento e vendas. A partir desse momento, fez-se necessário mobilizar com maior intensidade os líderes de vendas dos diferentes canais em que atua. O objetivo principal do cliente era envolver o seu time de colaboradores na filosofia de vendas do ano de 2015 que implicava principalmente em expandir a participação nos diferentes PDV, além de apresentar os novos horizontes da empresa e lançar metas para o novo ano comercial, motivando os participantes com as ferramentas estratégicas apresentadas. A intenção do evento era fazer com que o colaborador imergisse no contexto de expansão, valorizar o desempenho individual e coletivo, premiar os colaboradores que obtiveram um desempenho excelente, além de encantá-los e fazer com que se vissem conquistadores.
Para desenvolver tal evento, tivemos uma série de desafios no que se refere à pré-produção, logística e cenografia. Primeiramente intermediamos a contratação de uma agência de turismo para emissão do contingente necessário de passagens, em seguida, foi preciso orientar com precisão todos os passageiros, sendo que muitos viajariam de avião pela primeira vez, de maneira que, foi preciso esmiuçar detalhes sobre retirada de visto e passaporte. Simultaneamente a esta primeira etapa da logística de passageiros, tínhamos outros desafios, ainda maiores: Como desenvolver a cenografia temática do evento em um país estrangeiro com baixo custo? Como levantar mão de obra e estrutura de evento no exterior barata mediante o cenário de alta repentina do dólar?
Tivemos o grande desafio de planejar e operacionalizar a primeira convenção internacional da empresa, que reunia a presidência, diretores regionais, corpo gerencial e managers de áreas diretamente envolvidas para compartilhar estratégias de vendas e boas práticas, sem perder de vista, o objetivo maior da empresa, que desejava um evento que encantasse e emocionasse, por isso foi feita a escolha do país México, com todos os seus atributos culturais e turísticos. Em paralelo, fizemos um estudo de fornecedores locais renomados e desenhamos cada detalhe da operação dos 100 convidados.
Acreditamos que merecemos o prêmio porque, inspirados no contexto das grandes navegações, conseguimos surpreender e emocionar os colaboradores e ainda operacionalizar um evento de 4 dias, com 100 participantes de forma perfeita. Fomos responsáveis por RSVP, emissão de passagens aéreas, contratação de hospedagens, reservas de salas, montagem de plenária, transfers, por toda criação e identidade visual, produção e operação do evento, que ocorreu de forma harmoniosa, sendo que os objetivos foram plenamente alcançados, ou seja, o evento superou as expectativas de nosso cliente.

Para viabilizar a produção em outro país, a 3hree encontrou soluções engenhosas para a cenografia: elaborou todos os artigos em peças gráficas, leves e automontáveis, se valendo de inteligência promocional para tornar o transporte menos oneroso, um vez que o dólar havia estourado e os preços no exterior estavam extremamente altos. Foram idealizados pirâmides de cubos de papel, backdrops, lamás e panamás: todos dobráveis e desmontáveis que juntos pesavam menos de 30 kg, sendo utilizada uma tecnologia inovadora francesa de excelente qualidade. Dessa maneira, conseguimos elaborar a produção cenográfica do local com um valor bem abaixo do praticado no exterior, absorvendo somente o custo mínimo de transporte de US$300,00, referente à taxa de excesso de bagagem, ou seja, os materiais foram perfeitamente adequados à proposta de trabalho estabelecida.
Além disso, desenvolvemos fornecedores locais para impressão de materiais de comunicação visual e ferramentas audiovisuais para que o evento tivesse a performance desejada em determinados momentos.
Utilizamos diversos elementos temáticos para conceber a criação artística das peças, dentre eles, podemos destacar: cartas de navegação, baú de tesouros, pergaminhos, fontes que remetiam a escrita épica e texturas de papel envelhecido. Cada elemento foi idealizado para imergir o público participante no ambiente das batalhas navais, valorizando cada colaborador como um “conquistador”. O evento atentou-se aos mínimos detalhes, desde crachás, blocos de anotação, carta de boas vindas para recepção no hotel, guia de bolso com instruções turísticas, e-mails teasers para estimular a ansiedade dos colaboradores, carimbo para batedores de meta, placas imantadas para identificações de veículos locados para o evento, camisetas temáticas etc. Toda parte de emissão de passagens, orientação de passaporte e idioma espanhol foi intermediada pela 3hree através da agência de turismo Mecatur. A convenção foi um sucesso, deixando todos os colaboradores inspirados para o novo ano comercial e comprometidos de forma otimista com os resultado da empresa que revelou-se muito mais unida e motivada do que nos anos anteriores.

Elaboramos uma pesquisa interna para perceber o nível de satisfação de membros envolvidos, bem como captamos depoimentos de participantes. A pesquisa de satisfação revelou que 87% do público presente avaliou os eventos e reuniões, no geral, como ‘muito bom’ ou ‘excelente’ no que se refere à organização do evento, acomodações, conteúdo e entretenimento. Também fizemos um comparativo de orçamentos, revelando a otimização do investimento x sucesso do evento, com o objetivo de evidenciar que as escolhas feitas para estruturar a convenção conseguiram uma economia de 80% no que se refere à logística e cenografia em comparação aos orçamentos descartados.
O evento claramente potencializou o relacionamento da Cremer com seus colaboradores, que se sentiram reconhecidos e motivados.
Nosso maior indicador de resultado consiste na declaração do diretor comercial José Augusto Motta, de que após o evento, o faturamento do vendas já está 22% acima da meta estabelecida para esse ano de 2015, sendo que o corpo de vendedores e managers estão ansiosos para a próxima convenção, que também será realizada pela 3hree Comunicação. O desempenho dos colaboradores após a convenção representa um retorno de 37,4 milhões sobre o evento que custou aproximadamente R$ 692.000,00, ou seja, a meta de atingir o faturamento de 170 milhões foi atingida em menos de 5 meses e o investimento na convenção representou menos de 0,5% do faturamento da empresa.

 

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