Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 16ª Edição

Case: MED SMART ANGLO | CINEMA AO AR LIVRE
Candidato: Atmosfera Eventos
Cliente: Med Smart Anglo
Segmento: Eventos
Estado: PR
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos

Londrina é um importante polo universitário na região sul do país. A cidade possui universidades e faculdades de referência no mercado, atraindo estudantes de todo o território nacional. Dentro desse cenário, foi lançando em 2013 o curso preparatório Med Smart Anglo, voltado aos candidatos em vestibulares de altíssima concorrência. Seu maior diferencial é o material Anglo Alfa Verde, que tem o maior índice de aprovação nas universidades mais concorridas do Brasil e que foi possível em razão da parceria do Colégio Londrinense com o Smart Anglo São Paulo.

Além do material explorado pelos melhores professores de londrina e região, o curso é ministrado em período integral com salas de no máximo 30 alunos. Todos esses elementos agregados só poderiam gerar um resultado: ótimo nível de aprovação dos alunos em vestibulares de alta concorrência.

Em 2014 a Atmosfera Eventos foi convidada para apresentar o Med Smart Anglo para o grande público londrinense. O evento promocional “Alimente seu cérebro" recebeu o Jacaré de Prata na 15a edição do prêmio.

Para o ano de 2015, fomos convidados para organizar um evento que marcasse a presença do curso preparatório na cidade de forma diferente, valorizando a marca Med Smart Anglo como um fomentador da cultura para além dos limites da sala de aula. Foi com esse objetivo que realizamos o evento “Cinema ao Ar Livre | Med Smart Anglo”


Título: Cinema ao Ar Livre | Med Smart Anglo
Cliente : Med Smart Anglo - Ensino Inteligente
Local: Aterro do Lago Igapó 2
Data: 8 e 9 de maio de 2015
Abrangência: local
Conceito do evento: O projeto pretende resgatar os bons tempos do cinema ao ar livre, trazendo cultura e diversão para o publico londrinense

Vídeo


:: O Briefing ::

A objetivo do Med Smart Anglo principal com o evento fortalecer entre os jovens e seus influenciadores (pais e familiares), especialmente os que se preparam para vestibulares mais disputados, como o de Medicina. Por ser um público bem seletivo, exige ações diferenciadas e inovadoras, que se encaixem no seu gosto.
O desafio era criar um evento diferenciado para Londrina e, assim como a ação do ano anterior, a ideia central era criar uma ação capaz de atrair a atenção e mobilizar tanto jovens, quanto adultos.


:: A sétima arte como mídia educativa ::

O cinema é um dos mais reconhecidos e marcantes modos de expressão cultural da sociedade contemporânea. A relação entre cinema e educação - seja no contexto da educação escolar ou da educação informal - é tão rica quanto diversificada e oferece possibilidades praticamente ilimitadas de construção concreta do conhecimento. Desde as primeiras produções cinematográficas, produtores e diretores o consideravam como uma poderosa ferramenta para instrução, educação e reflexão humana.
A exibição de filmes em áreas abertas (sem cobertura) existe praticamente desde o surgimento da sétima arte. Na Europa, o cinema ao ar livre chega a ser um costume em várias cidades que possuem famosos festivais. Nos períodos de pós-guerra, quando a maioria das salas da Europa haviam sido destruídas por bombardeios, projetar filmes em áreas abertas era uma das únicas alternativas. No Brasil, ele está cada vez mais presente, especialmente nos grandes centros.
Transmitir um filme de qualidade integrando a natureza ao cinema é uma experiência única. É com esse propósito que para a divulgação do Med Smart Anglo em 2015 optamos por realizar um evento que trabalhasse com cultura e lazer e, pela primeira vez em Londrina, foi construída uma arena para exibição de cinema ao ar livre para que a população pudesse assistir de forma gratuita a dois filmes selecionados pelos professores do curso preparatório. O cinema foi montado no aterro do Lago Igapó 2, um dos cartões postais da cidade, local onde os londrinenses fazem suas caminhadas e passeios diariamente.


:: Save the date ::

O primeiro passo para a divulgação do evento foi a criação de uma ação teaser para o público que normalmente frequenta o Lago Igapó para a prática de exercícios. Para essa ação colocamos uma equipe de promotores vestidos como lanterninhas de cinema com figurino personalizado para o Med Smart Anglo. Eles distribuíram copos de água para os atletas amadores e pedestres presentes no local. No copo de água, colocamos um adesivo com a data do evento e a página do evento no Facebook de modo a enquadrar a ação na legislação da Cidade Limpa em Londrina, que não permite entrega de materiais impressos no passeio público. Os promotores entregavam a água e convidavam as pessoas para o evento. Juntamente com a equipe, colocamos um palhaço caracterizado como um dos maiores símbolos do cinema, Charles Chaplin, para interagir com o público. A presença do ilustre personagem gerou curiosidade, risos e várias selfies. Presente igualmente nesses dias, o Oscar, o esqueleto mascote criado pela Atmosfera e símbolo da ação 2014 do Med Smart Anglo.
Paralelo à ação teaser, a divulgação do evento foi igualmente realizada via assessoria de imprensa (sendo divulgado no jornal, radio e tv) e pelas mídias sociais, em especial no Facebook, com a criação de um evento e envio de comunicação às pessoas interessadas em tempo real. Fechando o convite, os professores do curso convidaram seus alunos para o evento estendendo o convite para familiares e amigos.

:: O evento::

O Med Smart Anglo está em seu 3o ano em Londrina. A cada ano, o curso preparatório procura realizar uma ação de divulgação de sua marca que seja diferente, criativa e que envolva a população. O conceito é criar uma cultura de eventos diferenciados para fortalecer a marca Med Smart Anglo.
A Atmosfera Eventos é convidada desde o primeiro ano para a realização desse projeto. Para 2015, trouxemos pela primeira vez na região de Londrina os bons tempos do cinema ao ar livre. Nesse evento cultural e comunitário dois filmes foram exibidos em um final de semana no aterro do Lago Igapó 2.
Na sexta-feira dia 8 de maio, às 20 horas, a atração foi o drama “12 Anos de Escravidão”, baseado na história de Solomon Northup. No sábado, no mesmo horário, o público pode ver a ficção científica “A Origem”, com Leonardo DiCaprio, Ellen Page e Joseph Gordon-Levitt.
Antes da exibição dos filmes, um DJ animou o público durante uma hora e no lugar dos trailers, vídeos do Med Smart Anglo e dos seus parceiros Anglo Londrinense e colégio londrinense foram transmitidos para todos os presentes.




O projeto buscou proporcionar uma experiência única para o público Londrinense, oferecendo uma nova opção de lazer e entretenimento num local público bastante frequentado e com programação que leva cultura ao londrinense. De acordo com o Diretor Geral do Anglo Londrinense e do Med Smart Anglo, Eleazar Ferreira: “O Cinema ao Ar Livre procurou reunir as famílias num ambiente agradável, onde todos puderam se acomodar e curtir bons filmes. Foi um evento aberto a todos, gratuito onde conseguimos atrair pais, filhos, avós e outros familiares, aproximar as pessoas e apresentar produções cinematográficas de caráter cultural”.


:: Uma estrutura digna de grandes cinemas ::

Na recepção do evento usamos o letreiro do Med Smart Anglo e o mascote Oscar, que marcaram o público na ação promocional realizada em 2014. Buscamos manter a identidade visual da ação criando um link entre as ações na memória do público da cidade.

Nos pontos principais de acesso ao aterro colocamos promotores lanterninhas recepcionando as pessoas, orientando os presentes e auxiliando no que fosse necessário.

Colocamos 2 pontos para distribuição gratuita de água e pipoca para evitar grandes filas enquanto o público aguardava o início da exibição. Um pouco antes do início da exibição do filme, os lanterninhas levavam as pipocas em bandejas degustadoras para auxiliar na agilidade e comodidade do serviço.

A fim de garantir um excelente experiência para o público, foram utilizados equipamentos de alta qualidade. A tela de 12 metros de largura por 5 metros de altura e um projetor profissional de 16 mil lumens vieram de Curitiba já que não existem em Londrina. O tamanho da tela é o tamanho padrão de telas de salas de cinema. Para garantir a emoção do cinema foi instalado um sistema de som surround sound (5 por 1) com caixas espalhadas em volta da plateia.

Todo o sistema foi ligado na rede pública de energia com back up em gerador de energia cabinado.

Nas laterais da tela colocamos dois mega banners medindo 3m x 7m com o material de comunicação do Med Smart Anglo.

Além de uma qualidade excelente de sonorização e imagem, a estrutura contou com banheiros químicos, iluminação nos arredores do evento com dimmer para não atrapalhar na projeção, seguranças, brigadistas, seguranças motorizados na região além do apoio da Guarda Municipal e Polícia Montada.

Em toda a divulgação do evento, os participantes eram convidados a trazerem suas cadeiras, almofadas e cobertores. Mesmo assim, disponibilizamos 260 cadeiras para idosos e pessoas com necessidades especiais, além de 300 toalhas personalizadas do Med Smart Anglo para os que eventualmente não trouxeram material.

O público adorou a iniciativa do Med Smart Anglo e apareceu em peso no evento. O publico levou toalhas, cobertores, bebidas quentes em garrafas térmicas e cesta de piquenique. Tudo isso para curtir uma sessão de cinema ao ar livre. Em Londrina, a fórmula demonstrou ser um sucesso, oferecendo uma nova forma de lazer, entretenimento e cultura. O público saiu do evento aplaudindo e pedindo para que o evento passasse a integrar o calendário da cidade.

Galeria de imagens
Visão Geral do evento
Apoio Polícia montada
Apoio da Guarda Municipal
DJ anima o público antes da exibição dos filmes
Distribuição de pipoca
Público jovem presente no evento
Letreiro gigante do Med Smart Anglo
Mascote Oscar faz sucesso com os participantes
Selfie com Oscar
Lanterninhas Med Smart Anglo orientam o público
Mantas personalizadas são distribuidas para maior conforto
Participantes vieram com almofadas e cobertores para curtir o cinema
Familias presentes no evento
Participantes fazem pic-nic
Grupo de amigos
Descontração
Visão do público
Visão geral
Promotores distribuem material do cursinho
       

 

:: Ação teaser ::

A ação teaser deveria ser diferente, econômica e levar em conta que a Lei Cidade Limpa não permite a entrega de panfletos ou encartes em calçadas e fundos de vale, como é o caso da região do Lago Igapó 2 e aterro do Lago. Diante disso optamos por realizar uma ação com promotores uniformizados de lanterninha e um artista circense trajado de Chaplin abordando o público que costuma frequentar o local para a prática de atividade física (corrida, caminhada, bicicleta).
Nos dias de ação tivemos o cuidado de chamar a atenção das pessoas que passavam pelo lago, mas sem atrapalhar o exercício. A equipe entregava aos interessados copos de água com a data do evento e a fan page no lacre. Em 2 dias de ação foram entregues 5.000 copos de água. A maior parte das pessoas se interessou imediatamente no evento, fazendo uma pausa no exercício para conhecer melhor o evento e tirar fotos com a equipe.

: Evento ao ar livre ::
Um dos maiores desafios desse projeto, sem dúvidas, é lidar com a imprevisibilidade das condições climáticas. Associado a esse fator externo incontrolável, temos que respeitar um prazo mínimo exigido pelas autoridades competentes para liberação de um evento, que gira em torno de 15 a 20 dias.
O cinema ao ar livre, diferente de outros eventos realizados em locais abertos como eventos esportivos ou shows musicais, não pode ser realizado com chuva. Colocar uma tenda para cobrir o espaço tiraria todo o encanto do evento e não permitiria que o evento ficasse confortável para o público.
Devido às condições climáticas desfavoráveis, tivemos que remarcar o evento 3 vezes até a data da efetiva realização. Para fazer essas adequações de datas sem ultrapassar o budget do cliente, tivemos que negociar com fornecedores e com os órgãos liberadores para que não houvesse alteração de valores significantes que inviabilizariam o evento.
Outro ponto previamente estudado foi como avisar de forma rápida e eficiente o público sobre a mudança de data. Para tal, além do uso das mídias sociais, foram colocadas faixas informativas no local do evento (devidamente programadas e pré autorizadas pela lei cidade limpa) e contamos ainda com o importante apoio da assessoria de imprensa, informando via diversos meios de comunicação as alterações de data.

:: Segurança ::
Londrina é uma cidade com uma boa qualidade de vida e segurança. No entanto, a segurança do público é sempre uma preocupação da organização por se tratar de um evento aberto, em local público e gratuito.
Além da contratação de ambulância, brigadistas, posicionamento de vários extintores, contratação de vigilantes tanto para a área de exibição quanto para as proximidades, contamos ainda com o apoio da Guarda Municipal e da Polícia Montada, além de rondas realizadas pela Polícia Civil.

:: Evento aberto ao público ::
Por se tratar de um evento aberto ao público e gratuito, estimar a quantidade de participantes nos dias de apresentação foi igualmente desafiador.
Toda a estrutura foi pensada de forma que pudesse ser adaptada caso tivéssemos que atender um público maior. No briefing inicial, o cliente demonstrou uma expectativa de termos até 250 pessoas/sessão, que equivale à capacidade média das salas de cinema da cidade. No entanto, logo após a divulgação do evento, percebemos que essa meta seria facilmente superada. A estrutura foi pensada para atender de forma muito confortável até 1.000 pessoas por dia, podendo ser aumentado facilmente para até 2.000 pessoas caso fosse necessário, já que o aterro do lago tem espaço suficiente e a tela e a sonorização eram de alta qualidade e potência.

Os resultados foram surpreendentes. O evento transformou-se num programa para jovens e famílias e chamou a atenção das pessoas que moram nas imediações do aterro do Lago Igapó 2.
Conseguiu mídia espontânea nos veículos de comunicação de Londrina, antes e depois, confirmando que ações diferenciadas são bem recebidas pela comunidade.

Mais de 1800 pessoas prestigiaram o evento, muito vieram nos dois dias de exibição e levaram amigos e familiares. O público presente no evento era composto na sua maior parte por jovens, potenciais clientes do curso preparatório. Ao término das exibições, aplausos e sorrisos mostraram a satisfação.
De acordo com o coordenador do Curso, Vinicius Montai: “O Cinema ao Ar Livre reuniu famílias para curtir um ambiente agradável. Atraiu pais, filhos e avós, aproximando as pessoas. Para os jovens, foi uma boa oportunidade de aliar programa diferente no final de semana com filmes de enfoque cultural”.
O público pediu que o evento fosse incluído anualmente na agenda da instituição, o que está sendo estudado para 2016 com um formato ampliado de apresentações.
O evento contribuiu para o posicionamento da marca e fortalecimento da mesma junto à comunidade Londrinense. O evento criado no Facebook para divulgação, teve um alcance de 201mil pessoas, 4,1 mil envolvimentos. Com isso conseguimos ampliar a divulgação e o conceito da marca de forma significante com o evento.
O investimento do evento ficou em aproximadamente R$ 35,00 per capita, incluindo nesse valor toda a estrutura do evento:

> Sonorização; iluminação; treliças
> projetor e locação de tela de cinema
> locação de 3 tendas 5x5m (house e pontos de pipoca)
> Energia temporária
> Locação de gerador
> Locação de cadeiras
> Banheiros químicos
> Comunicação visual (letras caixa; banners; toalhas, saquinhos de pipoca)
> carrinhos de pipoca; água; térmicas e gelo
> Lixeiras e limpeza pós-evento
> Ambulância
> Seguranças (durante o evento e entre as sessões)
> Fotografia e filmagem
> Locação de extintores
> Documentação e taxas (Projeto de engenheiro; liberação bombeiro; espaço público; cidade limpa; Polícia Civil; alvará provisório da Secretaria Municipal de Fazenda; Vara da Infância e da Juventude; ARTs; Seguro; Sec. Meio Ambiente; Guarda municipal; Ecad e direito de transmissão do filme; taxa de publicidade temporária; taxa de uso de espaço público)
> Promotores
> Uniformes
> Carrinho de água e bandejas
> Organização geral do evento

Galeria de imagens
Alcance Fan Page
Retorno de midia
Capa Jornal de Londrina
Agenda - Jornal de Londrina
Bonde
Folha de Londrina
Folha Web
     

 

 

Compartilhe: Twitter Facebook Linkedin Plaxo Youtube