Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 16ª Edição

Case: BLYTHECON
Candidato: Agência Smash!
Cliente: BlytheCon São Paulo
Segmento: Eventos
Estado: SP
TROFÉU LEDCOM
Categoria: Evento de Responsabilidade Social
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos

A Smash existe porque acreditamos na aproximação entre pessoas e marcas.
Confiamos no nosso DNA, que nos faz ser inquietos, curiosos e ter atitude. Levantar da cadeira e buscar lá fora o novo.

Pensamos de maneira autêntica, sentimos com os olhos e enxergamos com os pés. Acreditamos no Live Marketing que inspira na experiência, no que é pra ser vivido ao vivo.

Somos apaixonados por música, pela arte e pelo novo.
Acreditamos em tudo que mobiliza as pessoas, manifestações culturais, reinvenções, tecnologias, arrepios, lágrimas e sorrisos.

De olhar marcante e fama de camaleoa, a boneca Blythe, é a queridinha da vez do mundo FASHION e da propaganda, estrelando campanhas de marketing no Japão e EUA. Mas nem sempre foi assim.

Ela foi lançada nos EUA em 1972, mas sua cabeça maior que o corpo e os olhos grandes que piscam e mudam de cor foram aterrorizantes demais para a criançada da época. Neste período, elas eram vendidas por poucos dólares em sites, como velharias.

Elas ficaram por quase 30 anos adormecidas até que uma dessas bonecas antigas caiu nas mãos de uma fotógrafa chamada Gina Garan (Dona de um estúdio em Nova York e ávida colecionadora de bonecas), resolveu usá-la como modelo fotográfico. Com a Gina, a BLYTHE teve o “look” renovado, viajou o mundo e suas fotos renderam dois livros: “THIS IS BLYTHE” e “BLYTHE STYLE”.
Nos livros a boneca foi fotografada vestindo miniaturas de 100 grifes como GUCCI, PRADA, VERSACE,DIOR,D&G, John Galliano, Paul Smith, Issey Miyake, Vivienne Westwood entre outras.

Em 2001, o agente da fotógrafa no Japão, Junko Wong, percebeu que a boneca tinha potencial no país e lançou a primeira NEO BLYTHE. Desde então, todo mês um novo modelo é lançado e muito esperado por colecionadores do mundo todo. Cada colecionador cria sua própria boneca e se aperfeiçoam na fotografia, usando-as de musas.

Ficha Técnica

Cliente: Thais Gusmão
Título: BlytheCon São Paulo
Tema: BlytheCon Brasil
Número de participantes: 166
Local: Shopping JK Iguatemi
Data: 20 de Setembro de 2014
Abrangência: Nacional


Galeria de imagens
Thais Gusmão e equipe LECTRA
Carô Gold (AMAPÔ) e Blythe AMAPÔ exposta
Colecionadora e Blythe (Mesa de Coffee)
Promoter e Exposição Blythes Customizadas pelos estilistas
Mesa Expositores
Boneca Blythe
Boneca Blythe
Blogueira Karen Portela e Blythe
Stand de venda de pôsteres Urban Arts
Área de expositores
Workshops
Workshops
Thais Gusmão e Blythe Thais Gusmão
 

 

Vídeo


A BlytheCon é uma convenção internacional criada por fãs da Blythe para os fãs da Blythe. Ou seja, todas as edições da BlytheCon são plenamente colaborativas. Podendo ou não ser organizada pela mesma pessoa ou coletivo de fãs da boneca.

Tudo começou com a primeira BlytheCon, em 2009, na cidade de Atlanta (EUA), que foi o estopim para as próximas edições internacionais que vieram a seguir ao redor do mundo.

E foi em 2014, que ocorreu a primeira BlytheCon a ser realizada na cidade de São Paulo. Havia apenas uma diferença em relação a esta BlytheCon, agora, a anfitriã do evento, Thais Gusmão—estilista e colecionadora de Blythe—criou toda uma nova proposta de convenção. Levando a sério o Lema das colecionadoras Blythe, de “Adotar” e não de “Comprar” as bonecas, decidiu integrar a BlytheCon a uma Ação Social.
De onde veio a ideia?

Totalmente ligada à ações sociais em lares carentes do Brasil, Thais visitou, na época, o Lar Voluntários do Amor, e encontrou no local condições péssimas de higiene, decidindo assim, entregar banheiros novos a este lar que abriga mais de 20 crianças carentes.
E como ela colocaria esta arrecadação em prática?

-Camisetas da PAZ
A ideia foi, realizar a venda de Camisetas BlytheCon com o rostinho da Blythe para os participantes da convenção personalizarem da forma que quiserem;

-Leilão de Bonecas Blythe
Duas bonecas foram criadas pelas famosas artistas plásticas Gisele Bianchini e Marlon DK, que já possuem fama entre as aficionadas pela boneca pelo trabalho de customização de Blythes. Essas bonecas foram leiloadas e todo o valor arrecadado pelas arrematações, foi convertido à ação social;

-Pôsteres UrbanArts
As outras bonecas customizadas -pelos estilistas patrocinadores da convenção- foram fotografadas, essas fotos se tornaram pôsteres impressos pela UrbanArts e parte da venda desses pôsteres foi convertido à Ação Social;

-Mini-óculos Thais Gusmão VS Chilli Beans
Esta ação foi a mais concorrida entre as colecionadoras. Absolutamente todas queriam ter 1 par de mini óculos para estilizar suas Blythes de forma exclusiva. Toda a venda dos óculos foi revertida para a Ação Social.

Galeria de imagens
Exposição
Customização das Blythes
Pôster Blythe
Estilista Walério Araujo
Exposição
Instalação Blythe Gustavo Menegazzo
Colecionadora
 

 

Nessa edição do evento tivemos o desafio de fazer um evento que anteriormente era produzido de forma amadora pelas participantes do clube Blythe em algo glamoroso e de bom gosto.

Tudo isso ocorreu no Lounge One, do Shopping JK Iguatemi. Com abertura às 10 da manhã, logo na entrada foram distribuídas Eco Bags Blythe personalizadas, com brindes dos parceiros Lectra, Swarovski , Flavia Terzi, Cartoon Network entre outros.

Após o welcoming, ao entrarem no Lounge ONE do Shopping, os participantes da convenção puderam contar com um espaço personalizado que abrigava venda de produtos relacionados às bonecas, exposição das Blythes customizadas por cada estilista, mesa de café com petit fours e programação de workshops acontecendo no andar superior do foyer.

A anfitriã selecionou oito looks que mais marcaram sua carreira e convidou os estilistas Samuel Cirnanski, Walério Araujo, Carina Duek, Adriana Barra, Amapô e Isabela Capeto, para apresentar looks inéditos criados para a ocasião. Além dos looks, as bonecas Blythes contaram com hair e make exclusivos e acessórios feitos exclusivamente para elas, como os óculos Chilli Beans, uma das marcas patrocinadoras do evento.

O evento teve uma programação especial no dia 20, data de abertura, quando recebeu admiradores e colecionadores da boneca Blythe de todo o país e também do exterior. Alguns deles trouxeram suas coleções para expor somente na data. “São coleções raras, uma preciosidade no mundo das Blythes”, afirma Thais Gusmão.

A exposição das bonecas foi feita com totens em MDF indicando o figurino da boneca através de fotos da URBAN ARTS e na sua frente estava a própria boneca vestida a caráter e coberta com uma cúpula onde impedia que todos pudessem tocá-las e estragar alguma produção.
Cada boneca tinha sua iluminação independente dando mais ênfase ao modelito.

Um backdrop para fotos foi montado logo na chegada, assim todos podiam tirar suas fotos em um local adequado e atraente com a iluminação chamativa.

Tudo isso acontecia no foyer do espaço UM, local indicado para fazer os eventos mais glamorosos no shopping JK. Lá, uma DJ (Lekka Glan) tocou uma playlist animada e divertida e 02 recepcionistas, vestidas a caráter, davam as boas vindas aos convidados.

Entrando na sala reservada, tínhamos 20 espaços para expositores. Cada um deles foi montado com mesas e toalhas de acordo com o evento e trazia roupas, maquiagens e mimos para as bonecas. Tudo com bom gosto e delicadeza.
Para deixar o ambiente mais interativo, um telão de 200 polegadas foi montado para mostrar fotos dos eventos anteriores.

No espaço superior, tínhamos 2 salas que aconteceram workshops da SINGER e do SENAC, onde máquinas de costura, tesouras e moldes de roupinhas eram itens encontrados nessas salas.

Um coquetel era servido durante todo o dia e, após o término do evento, todos os dejetos de alimentos foram transformados em adubo por uma instituição de meio ambiente.

Todo o evento foi assegurado e tinha limpeza e segurança do espaço, uma vez que cada boneca ali, podia custar mais de 20 mil reais.

Todo esse dia teve cobertura fotográfica e vários famosos, como Walério Araújo, Thais Gusmão entre outros postaram fotos em suas redes sociais.

Galeria de imagens
Blythe
Banner do evento
Camisetas personalizadas Blythe
Workshop Senac
Workshop Senac
Stand Blythe
Leilão Beneficente
Leilão Beneficente
Venda de posters beneficentes
Ecobags
Blythe SP
Entrada para convenção
Mesa Expositores
 

 

BlytheCon ou Blythe Convention é um encontro mundial de colecionadores da boneca Blythe. O evento ocorre em diversas partes do mundo.

O evento é uma oportunidade para que colecionadores e amantes das bonecas blythe se encontrem. São realizados concursos criativos, desfiles de modas com as bonecas, exposições, feiras de produtos para colecionadores, além da convenção em si.

Na edição de 2014, a BlytheCon foi organizada por pessoas que não só eram fãs da boneca, mas possuíam conexão direta com o universo da moda. Isso contribuiu para que a dimensão e a proposta da BlytheCon fosse muito mais abrangente. Contando com exposição de Blythes customizadas, leilão beneficente, mesa de coffee, diversos brindes, workshops e mini feira de produtos ligados ao tema, a BlytheCon São Paulo inovou e surpreendeu o público amante da bonequinha, que estava acostumada à um evento de menor proporção e com menos atividades.

Antes de ser mencionado o êxito comercial do evento, é importante salientar que o objetivo principal do evento, de arrecadar fundos para a reforma dos banheiros do Lar Voluntários do Amor, foi alcançado.

166 pessoas compareceram ao evento. Desses 166, 100 eram colecionadores da boneca, 21 eram expositores, 35 convidados e 10 jornalistas.

O evento proporcionou a integração das colecionadoras, com troca de experiências entre as convidadas; Os expositores tiverem sucesso nas vendas; As ideias de entretenimento, como workshops, e os sorteios foram o ápice do evento.

Foi gerada mídia espontânea sobre o evento pelo blog da Lilian Pacce, Veja São Paulo, Site da Cidade de São Paulo, pelo site Cool e diversas publicações em redes sociais compartilhando fotos do evento.

Galeria de imagens
Banheiro antes da reforma
Banheiro antes da reforma
Banheiro depois da reforma
Banheiro depois da reforma
 

 

 

Compartilhe: Twitter Facebook Linkedin Plaxo Youtube