Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 16ª Edição

Case: CHILLI BEANS FASHION CRUISE
Candidato: Agência Smash!
Cliente: Chilli Beans
Segmento: Eventos
Estado: SP
TROFÉU EXPO CENTER NORTE
Categoria: Convenção Nacional
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos

A Smash existe porque acreditamos na aproximação entre pessoas e marcas.
Confiamos no nosso DNA, que nos faz ser inquietos, curiosos e ter atitude. Levantar da cadeira e buscar lá fora o novo.
Pensamos de maneira autêntica, sentimos com os olhos e enxergamos com os pés. Acreditamos no Live Marketing que inspira na experiência, no que é pra ser vivido ao vivo.
Somos apaixonados por música, pela arte e pelo novo.
Acreditamos em tudo que mobiliza as pessoas, manifestações culturais, reinvenções, tecnologias, arrepios, lágrimas e sorrisos.
A Chilli Beans iniciou suas atividades no final dos anos 90, sob o comando do empresário Caito Maia. Quase 17 anos depois, e hoje consolidada como a maior rede especializada em óculos escuros e acessórios da América Latina, a empresa tem mais de 600 pontos de venda, incluindo Brasil, Portugal, Estados Unidos, Colômbia, Kuwait, Peru, Abu Dhabi e México.
Tendo o fast fashion como plataforma de negócios, lança semanalmente dez modelos de óculos de sol, cinco de relógios e três de armações de grau. A empresa foi pioneira no conceito de ótica self service, que permite ao cliente manusear e experimentar os produtos, e também a primeira marca do segmento a inaugurar uma máquina de customização, que permite que o cliente fabrique seus próprios óculos.

Anualmente a marca realiza a Convenção de Vendas batizada como a Superdose da Chilli Beans e o nosso desafio é surpreender e inovar a cada ano.
E em 2015 resolvemos fazer isso fretando o navio Costa Favolosa em parceria com o Fashion Cruise até o Rio de Janeiro e durante 4 dias em alto mar foram abordados 3 universos: moda, música e arte, transformando-o no navio mais fashion, moderno e antenado do Brasil.
Unir várias marcas consolidadas no mercado de diferentes segmentos não é uma tarefa fácil.
Unir tudo isso durante 4 dias a bordo de um navio é mais difícil ainda. A logística é complexa, as equipes devem estar muito bem preparadas e dispostas, a organização deve ser impecável e o cuidado com os mínimos detalhes são imprescindíveis.
Foram 96 horas de festas, muita arte, workshops, intervenções, fashion shows , programas esportivos, etc.
A energia a bordo era contagiante e a cada nascer do sol lá na popa do navio, a experiência parecia ainda mais vibrante.
Um clássico case de reposicionamento da marca, no qual a Chilli Beans pode estar junto com o universo da moda e ser vista por formadores de opinião de uma maneira positiva.

Galeria de imagens
Chilli Beans Fashion Cruise
Festa na popa do navio
Chilli Beans Fashion Cruise
Piscina interna
Festa na popa do navio
Desfile de marcas brasileiras na popa do navio
Festa sneacker - DEDGE
Show da banda the last internacionale
Workshop Nike
Dudu Bertholine
         

 

Vídeo


Ficha Técnica do Evento:

Chilli Beans Fashion Cruise
Navio Costa Favolosa
21 a 25 de Março de 2015
Número de participantes: 2900 pessoas á bordo
Abrangência: Nacional e Internacional

O desafio apresentado no briefing era transformar a marca Chilli Beans em objeto de desejo das classes A e B também, além de trazer as novidades e as novas campanhas da marca de um jeito que surpreendesse a todos os presentes.
Então, a estratégia da Smash! foi associar a Chilli Beans ao universo da moda, eventos conceituados, com presença de imprensa e formadores de opinião.
E foi então que reunimos a Superdose ao Fashion Cruise, o mais famoso evento de moda em alto mar que chegou a sua 6ª edição.

Com saída do porto de Santos, fretamos o navio Costa Favolosa em parceria com o Fashion Cruise até o Rio de Janeiro e durante 4 dias em alto mar foram abordados 3 universos: moda, música e arte, transformando-o no navio mais fashion, moderno e antenado do Brasil.
A bordo, o evento contou com uma programação intensa para 1.200 mil pessoas entre estudantes de moda, fashionistas, formadores de opinião e 1.700 colaboradores Chilli Beans.
Trouxemos patrocinadores que agregaram ainda mais valor ao evento com seus workshops, estandes e ativações, despertando o interesse de muitos, sendo eles:
Nike, uma das parcerias que mais agregou qualidade ao evento e se destacou pela brilhante abordagem envolvendo diferentes momentos.
Em parceria com o clube D-edge, realizaram a sneakers party, onde os DJ’s, modelos, fashionistas e formadores de opinião receberam sneakers para poderem se divertir confortavelmente e com muito estilo durante a noite.
60 mulheres ligadas ao esporte foram convidadas para participarem de um treino no roof do navio e para isso precisavam retirar um kit da marca. Lotado, foi um sucesso absoluto, até as pessoas que não retiraram os kits estavam participando do treino também.
Hello Kitty deixou um brinde em todas as cabines do navio e patrocinou um dos estilistas, Thais Gusmão. Criaram uma ação promocional em seu stand no qual as pessoas tinham que deixar frases de agradecimento em um pote da gratidão, as 10 melhores frases foram presenteadas com kits da marca.
Além da presença ilustre da boneca do Japão que interagiu com os participantes no jantar de Gala do Comandante, nas festas, piscina e etc.
Cielo fez ativação através de um estande na ala dos patrocinadores, explicando para os empresários presentes os benefícios e vantagens do produto.
Samsumg fez uma ativação B2B, eviaram kits as cabines dos empresários e passaram vídeos em todas as tvs comuns do navio.
ABF fez um jantar com os 20 maiores franqueados da Chilli Beans mais 20 executivos convidados.
Vimax é um salão de beleza que levou mais de 40 profissionais para trabalharem no backstage dos desfiles e da Super Dose.
L’óreal e Hot makeup cederam todos os produtos de cabelo e maquiagem.
Facex viabilizaram todas as modelos.
Shopping Vila Olímpia nos cedeu o meet point de onde saia o transfer até o porto de santos + circuito de tv.
O cruzeiro contou com uma programação intensa, durante o CBFC aconteceram 10 desfiles das marcas brasileiras, Amapô, Blue Man, Cantão, Diva, Poko Pano, Redley, Sumemo, Sta Victoria, Thais Gusmão, Walério Araújo, gerando muitos cliques da imprensa, fashionistas e estudantes de moda.
Cursos sob comando do Instituto Marangoni, que está há 70 anos no mercado e é referência em Moda e Design em cidades como Londres, Paris e Milão que pela primeira vez ofereceu um certificado oficial no Brasil.
- Workshop Visual Merchandising
- Workshop Fashion Image & Styling
Ambos forneceram certificado internacional e tiveram 250 pessoas cada.
Além disso 14 workshops agregaram ainda mais a programação:

Workshop de Customização de Óculos - 100 pessoas.
Planejamento de Coleção com Thaís Gusmão - 120 pessoas.
Workshop e consultoria de imagem e beleza – 50 pessoas.
Workshop Economia criativa e moda – 50 pessoas.
Óculos e criação com Lorenzo merlino – 50 pessoas.
Workshop de Fotografia e editorial de moda – 40 pessoas.
Workshop styling com Dudu Bertolini – 125 pessoas.
Workshop Têxtil Jeanswear – 20 pessoas.
Workshop Hello Kitty – 50 pessoas.
Wokshop tatuador Ami James – realizou uma tatuagem.
Barbearia – Corte de 50 cabelos.

Houve ainda um circuito de moda com visitas guiadas com professores e profissionais de marketing aos estúdios do Projac para conhecer o setor de figurino da rede Globo e também para estudar figurinos da época.
Visitas guiadas a grandes marcas de moda localizadas na praia de Ipanema com intuito de instruir os visitantes sobre visual merchandising da loja.
A van fez o Circuito de moda nas lojas de Ipanema no período da manhã e depois um city tour passando próximo ao Pão de Açúcar, praia de Copacabana e retornando ao navio.
Os navegantes ainda puderam contar com intervenções de Live Paintings, exposições e workshop de ilustração de moda. Aprenderam dicas de como descobrir as principais técnicas de visual merchandising, analisar os aspectos relacionados aos traços do corpo, entender como reforçar e complementar as características físicas e adquirir o conhecimento para a criação de editorias interpretando as novas tendências em imagens, tudo isso com curadoria de Mari Mats e Catarina Gushiken.
E pra quem buscava uma alternativa ao bate estaca eletrônico, The Last Internacionale empreendeu um belo show de rock no palco montado na piscina central do navio Costa Favolosa. Além da banda paulista Moxine, que encarnou versões roqueiras e viscerais dos maiores hits da cantora pop Beyonce e entra no clima de mega produção com iluminações explosivas e números audiovisuais.
A Superdose – Convenção Nacional Chilli Beans

Ao perceber o envolvimento das pessoas durante as convenções, a Chilli Beans observou que era necessário trazer algo além de números e metas, as pessoas queriam ver as campanhas, os modelos dos produtos e desde 2013 a Superdose faz parte da vida daqueles que de alguma forma têm algum envolvimento com a Chilli Beans, sejam franqueados, gerentes, supervisores, vendedores e fãs da marca. A cada ano que passa, as convenções da Chilli Beans estão tomando uma proporção muito grande, sempre saindo do convencional e cada vez mais se tornando um grande espetáculo, a SUPERDOSE, nome dado há 3 anos.
Desde o início, cada regional cria seus “gritos de guerra” para utilizarem durante a convenção como força de vendas, entusiasmo e competitividade em serem os melhores e muitos até tatuam a pimenta em seus corpos para demonstrar o amor e admiração pela marca e pela Superdose, convenção do jeito que só a Chilli sabe fazer.
Durante a convenção a estratégia foi apresentar todas as campanhas de uma maneira surpreendente, sempre com números performáticos, música e muita emoção.
A abertura foi um show a parte onde através de jogos de cortinas, fumaça e projeção mapeada, atores fantasiados, pernas de pau e casulos humanos pulsando em pleno palco, pudemos transportar os expectadores para outro universo, criando o clima e o tema da convenção: Mutantes.
Um desfile incrível apresentou as novas coleções, onde todos os modelos estavam utilizando óculos Chilli Beans.
Outro grande momento foi à apresentação da campanha Rock Fellas. Ao voltar do almoço o público encontrou lenços temáticos fluorescentes com o desenho de uma caveira para ornamentar com a apresentação de 3 nomes da música brasileira. João Gordo, Preta Gil e Luisa Possi levaram a galera ao delírio juntamente com um coral gospel de mais de 20 pessoas.
O número foi emocionante e em seguida Caito Maia, apresentou a coleção inspirada na Rita Lee, Ramones, Amy Winehouse e Beatles.
Tivemos também a participação do Sergio Malandro, fazendo stand up comedy para introduzir o pessoal da área comercial da empresa, as pessoas se divertiram muito com as peripécias do comediante.
O momento premiação sempre foi um dos mais esperados e dessa vez não foi diferente. Tivemos a participação do grande tatuador Ami James, do Miami Ink, que pessoalmente entregou e parabenizou os vencedores os chamando para fazer uma tatuagem ainda a bordo.
E para fechar com chave de ouro dessa vez a convenção não acabou na plenária, a última coleção Tropicália, foi apresentada em um grande palco na piscina principal, onde Flores gigantes fluorescentes, Drag Quens floridíssimas e nada mais nada mesmo que Preta Gil, estavam no placo esperando para um grande show.

Acreditamos que essa essa ação deve vencer pois após 8 meses de planejamento em busca das melhores estratégias, fornecedores, parceiro e noites sem dormir, foi gratificante ver o retorno positivo das pessoas durante o próprio evento, a satisfação e empolgação daqueles que vivenciavam o Chilli Beans Fashion Cruise, que mesmo antes de acabar o evento já estavam ansiosos para saber o que a Chilli Beans vai “aprontar” no próximo.
Nosso coração bateu mais forte durante a Superdose.
Vimos mais de 3 mil pessoas de tribos, cidades, estados e países diferentes falaram a mesma língua em alto mar.
Foram 96 horas de festas, muita arte, workshops, intervenções e fashion shows com lançamentos das marcas mais incríveis do país.
A energia a bordo era contagiante e a cada nascer do sol lá na popa do navio, a experiência parecia ainda mais vibrante.
Um clássico case de reposicionamento da marca, no qual a Chilli Beans pode estar junto com o universo da moda e ser vista por formadores de opinião de uma maneira positiva.

Galeria de imagens
Caito Maia no Superdose
Superdose
Superdose
Superdose
Superdose
Superdose
Superdose
Superdose
Desfile da coleção punk glan - Superdose
Desfile da coleção punk glan - Superdose
Caito Maia faz abertura do Superdose
Abertura do Superdose
Amy James no Superdose
Show da Luiza Possi e do João Gordo no lançamento da coleção Rock Fellas
Fãs da marca usam bandana da coleção Rock Fellas
Show da Luiza Possi, Preta Gil e do João Gordo no lançamento da coleção Rock Fellas
Superdose
Decoração da piscina interna
Festa na piscina interna - Superdose
Festa na piscina interna - Superdose
Festa na piscina interna - Superdose
Festa na piscina interna - Superdose
     

 

A primeira edição do Chilli Beans Fashion Cruise foi realmente desafiadora. Desde o check in no porto de santos, um local exclusivo que contava com cenografia feita em painéis, totens indicativos e um DJ tocando as músicas preferidas da galera.
Ainda durante o check in todas as pessoas receberam modelos de óculos Chilli Beans antes de embarcarem.

Já entrando no navio, o mundo Chilli Beans Fashion Cruise tomava conta de tudo.
A recepção contava com o check in personalizado e um help desk que dava toda assistência aos passageiros. Sofás, elevadores panorâmicos e painéis foram adesivados.

Para todos os participantes ficarem por dentro das atrações, em todos os elevadores haviam comunicação com as atrações do dia. Elas eram trocadas todas as noites, assim, foi fácil saber o que ia acontecer em cada dia.

Para as festas, tivemos 02 piscinas e 01 boate. Na piscina de proa (fundos) foi montada uma estrutura de som com PAs, subs, iluminação de pista e equipamentos de DJ, além disso, uma cenografia foi montada também no local.
Na piscina central, a grandiosidade tomou conta do local. Com a decoração feita com infláveis, cabeças gigantes e flores. Um palco para bandas como PRETA GIL, THE LAST INTERNATIONALE e Djs como Lukka 89 e Tiago DJ também foram montados.
Na boate, que toda noite fazia a festa, foi colocado equipamentos de DJ específicos e os vidros foram adesivados com as imagens da Balada D-Edge.

O teatro, foi todo modificado para atender a super produção SUPERDOSE que teve 04 dias de montagem e 02 de ensaio.
Um vídeo wall, projeção mapeada, telas translucidas e de projeção gigante fizeram o show acontecer. Para ficar melhor para todos os participantes, telas de retorno foram distribuídas por todo o teatro, assim ninguém perdeu nenhum momento da convenção. Como em toda edição, ela é transmitida via internet para todos os pimentas, e como fazer isso num local móvel como um navio? Precisamos montar uma estrutura de internet independente apenas para essa transmissão.

Para os desfiles, um backstage foi montado onde as modelos contavam com maquiadores, cabelereiros e locais para troca de roupa. Além de contar com todo o local adesivado e tematizado com o os patrocinadores.
Com vários desfiles durante o evento, foi um desafio montá-los de acordo com o local. Além de desfile nas piscinas, no restaurante no teatro, recepção, até mesmo um casamento aconteceu em alto mar a bordo do Chilli Beans Fashion Cruise.
Em todos, uma estrutura de iluminação e sonorização precisava ser montada, deixando o desafio ainda mais complexo.

Para os whorksops, 02 salas foram montadas com sistema de som e projeção além de tradução simultânea para atender mais de 300 pax.
Uma aula de ginástica a céu aberto aconteceu com o pessoal da NIKE, no rooftop do navio, esteiras e abdominais junto com um sistema de som foi montado para atender as 40 participantes dessa aula.

Como toda montagem em navio é um desafio, todos os materiais precisaram ser passados por tratamento de insetos e incêndio.
Plantas com descritivo de cargas, pontos de fixação, consumo de energia e peso tiveram de ser feitas para conseguirmos autorização de montagem.

Galeria de imagens
Decoração inflável na piscina interna
Festa na piscina interna
Superdose
Superdose
Superdose
Superdose
festa do Superdose na piscina interna
Desfile da coleção punk glan no Superdose
layouts de comunicação
layouts de comunicação
layouts de comunicação
layouts de comunicação
layouts de comunicação
layouts de comunicação
layouts de comunicação
layouts de comunicação
       

 


Através da associação da Superdose com Fashion Cruise, conseguimos levar de forma espontânea formadores de opinião dos universos da moda, arte e música. Conseguimos a presença de mais de 30 veículos de comunicação de moda e comportamento e 10 das mais conceituadas blogueiras, o que geraram mais de 350 matérias com um valor equivalente a R$ 3 milhões de reais.
Através da venda de cota de patrocínio conseguimos o retorno de mais ou menos 600 mil reais em verba.

Na plateia do Superdose? Eufóricos franqueados, vendedores da Chilli Beans, supervisores jornalistas e convidados que admiravam o espetáculo ali apresentado.
O espetáculo da plenária, antes restrito somente aos colaboradores da Chilli Beans, tomou proporções inimagináveis. Blogueiras e jornalistas renomados estavam lá e posteriormente escreveram por livre e espontânea vontade sobre o Show da Chilli Beans. Além de mais de 2.000 posts em mídias sociais dos mais importantes profissionais da moda delirando com o que estavam presenciando.


Construção de história com esses também consumidores e pessoas mais fiéis e apaixonadas pela marca.
Injeção de motivação, entusiasmo e admiração pelas performances em todos os presentes.
Valor agregado ao evento que gerou a satisfação de 95% dentre 2.700 pessoas à bordo.

 

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