Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 16ª Edição

Case: JUNTA QUE DÁ GOL - PEPSICO
Candidato: Portal Publicidade
Cliente: Pepsico Brasil
Segmento: Eventos
Estado: SP
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
Junta que dá Gol - PepsiCo

Ficha Técnica
Título: Ação de premiação Pepsico - Junta que dá gol
Tema: Junta que dá gol
Participantes: 50 pessoas
Local: Hotel Pullman / CT do Palmeiras – Guarulhos/SP
Data: 28 de abril de 2015 e
De agosto de Abrangência: Nacional
Entidade Promotora: PepsiCo Brasil
Público: Equipes comerciais dos distribuidores PepsiCo.

Portfólio da Portal Publicidade - Planejada desde o início para atuar como uma agência de Comunicação Integrada, oferece as ferramentas necessárias para uma estratégia eficaz de propaganda, marketing e live marketing. Uma das preocupações da Portal sempre foi desenvolver e reter talentos, considerados uma das peças-chaves para atingir resultados e crescimento. Os frutos desse trabalho já são colhidos: a Portal Publicidade está há cinco anos entre as Melhores Agências para se trabalhar em todo o Brasil, de acordo com pesquisas realizadas pela Great Place To Work (GPTW), especializada em ambiente de trabalho.

Portfólio da PepsiCo Brasil: Os produtos da PepsiCo são apreciados pelos consumidores mais de um bilhão de vezes por dia em mais de 200 países e territórios ao redor do mundo. O portfólio de produtos da PepsiCo possui uma grande variedade de alimentos e bebidas saborosos, incluindo 22 marcas que geram mais de US$ 1 bilhão cada em vendas estimadas anualmente no varejo.

No Brasil desde 1953, a PepsiCo é uma das principais companhias de alimentos e bebidas do país e atua no mercado por meio de marcas preferidas e reconhecidas como QUAKER ®, TODDY ®, MÁGICO ®, TODDYNHO ® , ELMA CHIPS ® , LUCKY ®, TORCIDA ®, RUFFLES ®, DORITOS ®, CHEETOS ®, FANDANGOS® e FOFURA ®, EQLIBRI ™ e MABEL, GATORADE®, LIPTON ®, KERO COCO ® e TROP COCO ®, H2OH! ® e PEPSI-COLA ® .

No total, a companhia conta com 16 plantas e mais de 100 filiais de vendas localizadas em todo território brasileiro e com o talento de cerca de 14 mil funcionários que já elegeram a empresa por 13 vezes como uma das melhores para trabalhar no Brasil (segundo pesquisa da Revista Exame e FIA - USP).

A agência correspondeu às expectativas do cliente em relação ao briefing por promover uma dinâmica de premiação ousada e inovadora, além do cuidado no tratamento com os nosso público, por tratar-se de uma premiação.

Galeria de imagens
Conceito Criativo
Banner de Boas Vindas
Carta de Boas Vindas - frente
Carta de Boas Vindas - verso
Uniformes
E-mail Marketing de agradecimento
       

 

Vídeo


BRIEFING: Foi solicitado à agência o envio de conceito, desenvolvimento de dinâmica de premiação, opções de brindes, bem como materiais de apoio e proposta financeira para a realização de um evento de premiação que possibilita-se os ganhadores uma nova experiência.

Resumo e Objetivos: A Pepsico Brasil é hoje uma das principais empresas brasileiras alimentícias com filiais e fábricas em todo o território nacional. Como parte importante da sua cadeia de negócios, os Distribuidores são os responsáveis por levar os produtos PepsiCo até os lojistas e concretizando as vendas para o consumidor final. Os distribuidores na PepsiCo são tidos como verdadeiros parceiros de negócios e por serem fundamentais para os negócios, são sempre submetidos a campanhas de incentivo.
A campanha “Junta que dá”, realizada em 2014, teve diversos pilares, sendo o principal uma promoção ao consumidor, na qual visava antecipar uma demanda por conta da realização da Copa do Mundo. No entanto, como suporte para a promoção ao consumidor, foi criada uma campanha paralela, com o objetivo de incentivar a participação dos distribuidores.
Como pré-requisito de elegibilidade, os Distribuidores deveriam atingir a meta total de Venda Rua (Tons) de Abril e Maio de 2014. Os objetivos de positivação foram definidos pela PepsiCo através do cadastro potencial de cada distribuidor, considerando também o potencial de
Distribuição Numérica defi nidos de acordo com a área Nielsen de atuação (Plano de Negócio dos Distribuidores).

Conceito Promocional
Com base no nome da campanha feita para o consumidor “Junta que dá prêmios”, criamos o nome da campanha para os distribuidores, “Junta que dá gol”, já que o prêmio final seria um veículo Gol. Para tornar o evento de premiação ainda mais especial, os Distribuidores que atingiram a pontuação, foram convidados para o evento de premiação, no qual através de cobranças de pênaltis seria escolhido o melhor, ganhando assim o veículo Gol.
Para que os convidados pudessem ter o máximo proveito desta experiência, transformamos o evento em uma viagem de premiação, com uma programação completa para disfruto dos convidados. Assim, de certa forma, todos seriam premiados.



Histórico
As campanhas de incentivo aos Distribuidores acontecem com bastante frequência, porém não seguem nenhuma agenda pré-estipulada, sendo criadas de acordo com oportunidades de negócios e campanhas.
Por experiências anteriores, sabemos que estes programas de incentivo são suficientes para alavancar vendas e motivar as equipes comerciais. As campanhas PepsiCo são sempre bem recebidas e possuem grande aderências pelas equipes. Devido a muitos distribuidores não serem exclusivos PepsiCo, existe um grande esforço em criarmos dinâmicas inovadoras e realmente criativas, fazendo com que tenhamos mais destaque que os programas de outras empresas concorrentes.

Canais de Comunicação
A principal ferramenta de comunicação da PepsiCo com os distribuidores é o Portal dos Distribuidores, ferramenta de controle de vendas e que serve também como canal de comunicação. A campanha Junta que Dá Gol, foi também comunicada através de e-mail marketing e o regulamento da campanha, foi enviado como um broadside a todos os participantes. Como material de suporte na comunicação, foram desenvolvidos também banners, cartazes e diversos brindes que foram enviados ao longo da campanha.

ESTRATÉGIA
Com o propósito de transformarmos a premiação em uma experiência, transformamos toda a dinâmica em uma viagem de premiação, já que a maioria dos premiados era de fora do estado de São Paulo.
Após a divulgação dos premiados pela Pepsico, iniciamos os preparativos para o evento de premiação e para aumentar ainda mais a expectativa dos convidados, fizemos um vídeo revelando a primeira atração do evento, o goleiro Marcos. Posteriormente receberam por email o Manual do Jogador, com todas as informações sobre a viagem e as regras da dinâmica de premiação.
Após duas semanas, os convidados embarcaram de suas localidades para o tão esperado evento de premiação. Ao chegarem a Guarulhos, foram recepcionados no Hotel Pullmann pela equipe organizadora, onde receberam um kit de boas vindas composto por: carta de boas vindas com a programação do evento, produtos PepsiCo e uma réplica da bola da Copa no Brasil.
Para abrir a programação da viagem, os convidados foram levados para uma visita exclusiva ao Museu do Futebol, no Estádio do Pacaembú, onde puderam conhecer melhor a história do futebol e suas regras. Após a visita todos foram levados para jantar em uma churrascaria.
Ao retornarem para os seus apartamentos no hotel, todos os convidados encontraram em suas camas, uma carta de boa noite com seus uniformes personalizados (camiseta, shorts e meião de futebol) para a dinâmica de premiação.
No dia seguinte, seguiram juntos para o CT do Palmeiras em Guarulhos, onde foram recepcionados por uma equipe de garotas de torcida da PepsiCo, fazendo com que se sentissem os verdadeiros astros do evento.
Após a recepção, foram apresentados à comissão técnica e ao juiz que reforçou as regras de premiação. Neste momento os jogadores foram apresentados à arbitra da competição, Ana Paula Oliveira.
Os participantes selecionados dos três grupos (Salty, Foods e Biscoitos) disputaram a final entre si, em uma disputa de pênaltis. À medida que os pênaltis foram sendo cobrados, permaneciam na disputa somente os que acertavam o gol, seguindo o esquema conhecido como “matamata”. As cobranças de pênaltis foram realizadas até sobrarem os 3 melhores de cada grupo, os classificados para a final. Para a final, todos os pênaltis cobrados foram defendidos pelo goleiro Marcos, aumentando assim a dificuldade da competição.
Para a final, seguiu-se também o esquema de matamata até termos o ganhador, que foi contemplado com o veículo Gol.

Após a disputa, os jogadores puderam desfrutar de um super brunch com produtos PepsiCo e ficaram livres para fazer fotos e gravar vídeos com as atrações do evento, o goleiro Marcos e a árbitra Ana Paula Oliveira.

Ao final do evento, os participantes retornaram ao hotel para um almoço de dsespedida e procedimentos de retorno.

DESCRIÇÃO TÉCNICA GERAL DO EVENTO
Contamos no evento com uma equipe de quatro produtores de eventos e uma equipe de 6 profissionais esportivos que nos auxiliaram com a dinâmica da premiação.
Como material de suporte na identidade do evento, foram usados painéis backdrop, banners, faixas e uniformes para toda a equipe esportiva do evento.

Galeria de imagens
Receptivo no Aeroporto
Recepcção no Hotel e Welcome Kit
Regras da competição
Museu do Futebol
Visita ao Museu do Futebol
Museu do Futebol
Jantar
Brindes
Recepção ao evento com cheerleaders
Fotos dos jogadores
Brunch PepsiCo
Convidados prontos para a competição
Árbitros
Competição
Competição
Competição
Final - Penaltis conta o Goleiro Marcos
Ganhadores
Foto com atrações
 

 

Após o evento, durante o check out e almoço, todos os participantes foram convidados a preencherem uma Pesquisa de Satisfação manual, na qual apontassem se estavam satisfeitos ou não com o evento:

A Pesquisa foi recolhida e a tabulação apresentou o seguinte resultado:

Informações e detalhamento do evento – 95% Muito bom; 5% bom
Recepção no aeroporto de Guarulhos – 100% Muito bom
Traslados – 100% Muito bom
Hotel – Apartamento e Alimentação – 90% Muito bom; 3% bom e 2% Ruim
Visita ao Museu do Futebol – 85% Muito bom; 10% Bom; 5% Ruim
Organização Geral – 95% Muito bom; 5% bom
Atrações (Goleiro Marcos e Ana Paula) – 73% Muito bom; 20% bom; 6% Ruim e 1% Muito ruim
Equipe de Produção e Organização – 93% Muito bom; 7% Bom
Avaliação Geral do Evento – 95% Muito bom; 4% Bom e 1% Ruim

Conseguimos medir o sucesso do evento também através de comentários deixamos nas pesquisas:
“Aguardo o próximo!”
“Continuem sempre incentivando os distribuidores com estas campanhas.”
“Continuem assim que chegaremos longe.”

 

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