Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 16ª Edição

Case: CBLOL FLORIANÓPOLIS
Candidato: Pepper
Cliente: Riot Games Brasil
Segmento: Serviços
Estado: SC
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos

A Riot Games é a publisher mundial do jogo League of Legends, que faz parte da categoria MOBA (multiplayer online battle arena) e é atualmente o jogo mais jogado do mundo com 67 milhões de jogadores. O LOL também dá uma das maiores premiações do mundo em qualquer tipo de esporte, chegando a somar 10 milhões de dólares em prêmios nos seus campeonatos.

Os esportes eletrônicos são a modalidade esportiva que mais cresce no mundo. A maioria dos campeonatos são transmitidos via internet, porém se o mundial de league of legends fosse transmitido por uma televisão, sua audiência seria maior do que a da Rede Globo. No Brasil, a Riot é pioneira em eventos presenciais e em 2015 decidiu inovar e transformar seus eventos em verdadeiros eventos esportivos.

A primeira final do Circuito Brasileiro de League of Legends, realizada em Florianópolis, reunindo mais de 3 mil jogadores do E-Sport que mais cresce no mundo. Esse evento temo como objetivo iniciar a valorização dos esportes eletrônicos em território nacional, um movimento que tem a marca como representante mais ativa. Além das três partidas finais, o evento possuiu pela primeira vez diversas ativações focadas no público jogador que assistiu aos jogos.

Título: Circuito Brasileiro de League of Legends
Número de Participantes: 3 mil presenciais, mais de 150 mil via transmissão.
Conceito: E-sport. O esporte da nova geração.
Locais: Centro de Eventos Florianópolis.
Data: 18 / 04 / 2015.
Descritivo: Complexo evento tailor made para jogadores e fans de e-esporte no Brasil, com ampla arena para acompanhar a final do campeonato e diversas ações interativas e colaborativas em sua área de convivência.

Vídeo


O CBLOL Florianópolis foi o primeiro de uma série de 3 finais de campeonato planejadas pela marca no Brasil em 2015 e por isso precisava ser um marco. Em 2014 os eventos foram excelentes, porém possuíam uma cara corporativa demais. Nosso maior problema era transformar o evento em um verdadeiro show esportivo, com atividades para os jogadores visitantes sem minar a seriedade da competição e da final.

A grande diferença dos e-sports para a maioria das outras categorias é que ele acontece dentro de um computador. Para que os jogadores visitantes pudessem assistir ao jogos, decidimos criar uma verdadeira arena de telas para transmissão simultânea com uma inédita área de convivência focada no público para a abertura, encerramento e intervalo dos jogos.

Além de criar a sensação de uma verdadeira arena esportiva, investimos em desenvolver soluções interativas de entretenimento que permeassem a área de convivência da arena, promovendo engajamento dos jogadores não só com a marca mas também entre si.
O evento aconteceu 18/04/2015, iniciando no período da manhã e encerrando às 18 horas. Foi realizado no Centro de Convenções de Florianópolis e recebeu 3 mil pessoas. Foram 3 partidas de uma melhor de 5 entre as duas equipes finalistas: INTZ e KEYD Vivo, onde a INTZ sagrou-se campeã brasileira da primeira etapa do CBLOL e qualificou-se para o campeonato internacional realizado na Turquia.

A estrutura montada foi dividida em 3 áreas: Lounge, Game Room e Alimentação. O lounge, logo na entrada, ocupava um quarto do centro de convenções, enquanto a Game Room com lugar para 3200 pessoas ocupou dois quartos e a área de alimentação o resto dos 3 mil metros quadrados construídos no espaço.

O evento cumpriu função estratégica em três aspectos: para a Prefeitura de Florianópolis, para a marca e para o segmento dos e-esportes. Sua estrutura completa e complexa, preocupando-se com o bem estar e entretenimento dos jogadores e visitantes levou o e-esporte para um novo patamar nacional – que será replicado nos eventos seguintes e cada vez mais valorizado.

Já para a marca, a inserção de todas as suas principais features na cenografia e nas ações interativas que preparamos fez com que os jogadores se aproximassem e valorizassem ainda mais a relação com eles construída.

A cidade, que pediu pela realização do evento, teve resultados extraordinários na área de turismo, com mais de mil famílias locomovendo-se para o evento, além de ter sua imagem alçada em patamar nacional com a transmissão simultânea em cinemas de outros estados e pela internet para mais de 150 mil pessoas.

Galeria de imagens

 

Foram feitas diversas inovações no espaço do evento, como:
-LED
Para transformar o espaço em uma verdadeira arena, usamos mais de 80 m² de LED entre 10 telas de retorno que transmitiam ao vivo as reações dos 10 jogadores, 4 telas de transmissão e um telão central gigante, facilitando para os jogadores que assistiam ao campeonato.

-RIOTESTÚDIO
Além dos 3mil jogadores presentes, mais de 50 mil pessoas assistiram à transmissão simultânea do campeonato na internet e em 10 cinemas (Cinemark) com entrevistas e comentários dos especialistas alocados em um estúdio completo criado para eles.

- LOUNGE
E para os intervalos entre as partidas, construímos um grande lounge com a ajuda dos próprios jogadores visitantes, repleto de ações, exposições e entretenimento para eles.

- EXPOLOL
Durante dois meses, com auxílio da marca, fizemos uma campanha de captação de fanart com os jogadores. Qualquer conteúdo audiovisual poderia ser mandado, avaliado por nossa comissão e os melhores ganharam benefícios no jogo e tiveram seus trabalhos expostos in-loco no evento. Além disso, fizemos uma exposição dos sketches originais do jogo.

- GIFTS
Além de distribuirmos 3 mil kits com batecos, gift cards com valores do jogo e adesivos para todos os jogadores visitantes presentes.

- GAME AREA
Além de distribuirmos 3 mil kits com camisetas, batecos e adesivos, os jogadores ainda receberam uma moeda comemorativa que puderam utilizar para buscar brindes incríveis e exclusivos no nosso Riot Prize Cane. Também montamos mesas de Air Hockey tematizadas com o cenário do jogo.

- SURVIVAL
Montamos uma área específica no lounge para que jogadores visitantes pudesem disputar partidas 1x1 e tê-las transmitidas em telas no próprio espaço, tornando-os parte daquele momento.

- TATTOO
Os fãs mais apaixonados podiam marcar suas peles com tatuagens de henna temáticas do jogo.

- COSPLAY AREA
Além de incentivarmos e termos um palco para a apresentação de cosplayers oficiais dos personagens do jogo, levamos os 15 melhores cosplayers de todo o país para assistir ao campeonato ao vivo.

- BAR TEMÁTICO
Tivemos um bar com bebidas não alcoólicas tematizadas com nuances dos jogos. Os drinks e bebidas eram completamente estilizadso e levavam o nome de personagens e mapas. Além disso, tivemos uma área completa de alimentação com 7 foodtrucks.

Galeria de imagens

 

Os resutados do evento e de sua campanha de divulgação foram extremamente relevantes para fortalecer a imagem do e-esporte como um esporte que produz grandes espetáculos, grandes jogos, com apelo para o seu público, com foco na seriedade de sua organização. No total, foram:

- mais de 8horas de evento com 3 dias de montagem.
- Mais de 3 mil participantes assistiram ao evento inloco.
- outros 150 mil pessoas assistiram em cinemas ou através da transmissão simultânea.
- Todos os ingressos para o evento foram esgotados em 4 horas.
- 100 mil reais entregues em premiação.
- 96% do público considerou o evento "ótimo/bom"
- mais de 3 mil menções em portais e sites em diversas editorias (não somente em esporte), elevando o e-sporte para outro patamar.

O evento contou com mais de 30 obras originais do desenvolvimento do jogo, mais de 50 conteúdos produzidos por fãs e jogadores, selecionados e expostos no evento, mais de 80m² de LED, mais de 200m² de impressões para compor a comunicação do ambiente interno, além de toda a fachada e avenida do lado externos, 7 food trucks e mais de 50 pessoas trabalhando por 3 dias para fazer dele um sucesso.

Além de tudo isso, a prefeitura de Florianópolis (que pediu a realização do evento na sua cidade) agradeceu pelo sucesso e pela geração de negócios que uma movimentação como essa trás.

Galeria de imagens

 

 

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