Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 16ª Edição

Case: EXPO DISNEY 2014
Candidato: Pepper
Cliente: The Walt Disney Co Brasil
Segmento: Serviços
Estado: SP
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos

A Expo Disney é a mais importante e maior feira de negócios Disney do Brasil e da América do Sul. O evento reúne todos os licenciados das franquias da Disney e tem como principal objetivo gerar novos negócios entre fornecedores, atacadistas e varejistas – uma verdadeira máquina de networking.

São dois dias de evento em que os visitantes são transportados para um universo que mistura business com o universo da marca, aproximando os visitantes daquilo que é o seu principal diferencial – a magia. Como atributo, e como forma de fazer negócio.

A feira mistura entretenimento com um ambiente e cenografia totalmente lúdicos onde os licenciados se sentem inseridos no mundo Disney e ainda promove palestras de treinamento e aperfeiçoamento com diversos conteúdos gratuitos para que os visitantes possam se aperfeiçoar no conhecimento sobre a marca, sobre o cenário atual do Brasil e inclusive sobre seus negócios e como melhorá-los.

A Expo Disney é uma feira diferente de todas as feiras do Brasil porque é o equilibrio perfeito entre o bussiness e a magia que só a Disney pode proporcionar.

Título: Expo Disney 2014
Número de Participantes: 10 mil pax.
Conceito: Conectando pessoas à magia dos negócios Disney.
Local: Expo Transamérica
Data: 30 e 31 de julho de 2014
Descritivo: Feira de negócios da Disney que reúne licenciados de produtos da marca afim de gerar negócios.

Vídeo


A Expo não é só uma feira: ela é uma imersão dentro do universo da maior marca de entretenimento do mundo e não pode ser realizada por alguém que não entenda isso.

Quando os visitantes vão na Expo Disney, eles esperam realizar negócios – mas esperam também serem encantados. Os produtos licenciados da Disney se vendem sozinho, mas as novas franquias precisam de uma força, e é aí que entra o trabalho da agência.
Temos 2 dias de feira e 6 mil metros quadrados para mostrar o porquê os varejistas e lojistas envolvidos devem comprar novas franquias e produtos licenciados da marca. E temos dois dias para aperfeiçoar os argumentos dos franqueados em vender os produtos das nossas marcas para os seus clientes convidados – todo o público da feira vem dos licenciados.

São 150 estandes de diversos formatos, mais de 20 instalações interativas divididas entre franquias e canais da marca, área de alimentação, plenária repleta de conteúdo e outras diversas interações no espaço com o único objetivo de seduzir e potencializar a magia da Disney em busca de novos negócios.

Existe um cuidado enorme com a cenografia, que é um dos pontos altos do evento. Além de ter a missão de levar os visitantes para um universo sem igual não podemos abrir mão da qualidade Disney, que é fundamental.

Além de todos os stands, cada corner da feira deve transportar o visitante para um mundo diferente, das princesas ao mundo Marvel. O visitante se vê rodeado por diferentes photo opportunities e ações interativas.
Nesta edição ainda trouxemos outros tipos de estímulos visuais para aguçar o espirito dos visitantes na feira além das instalações visuais e estandes. Os visitantes foram presenteados com uma exposição artística de fotógrafos, artistas plásticos e grafiteiros que tiveram total liberdade para criarem obras de arte inspiradas nos personagens da marca.

Qualquer bom vendedor sabe que o clima de encantamento é fundamental na conclusão da venda, e é isso que a feira com suas diversas atrações faz muito bem. Os 150 licenciados renovam sua presença e seu contrato de franquia anualmente porque sabem da efetividade do relacionamento que a feira o proporciona.

A Disney concentra a maior parte da sua verba de marketing anual nesse projeto porque os retornos são claros: quanto mais negócios seus licenciados conseguem executar junto aos varejistas, distribuidores e investidores, mais facilmente será para a marca apresentar e vender suas novas franquias e seus novos personagens. E o primeiro contato que ambos os públicos tem com esses novos “produtos” é através da feira, que acaba gerando milhões de reais em resultado.

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A Expo Disney 2014 propôs diversas soluções inovadoras com relação ao ano diretamente anterior. Nossa big idea foi utilizar pela primeira vez o pavilhão B do complexo. Optamos por utilizar 6 mil metros ao invés de 8 mil metros como nas edições anteriores pois acreditamos que esse formato seria suficiente: diminuiria os espaços vazios da feira, otimizaria o investimento em cenografia e não nos faria dividir espaço com outra feira paralela, protegendo o conteúdo secreto da plenária.

A principal diferença foi a cobertura de toda a feira com lycra preta, transformando o ambiente completamente e removendo o último traço de “feira comum” do evento, simulando um ambiente completamente diferente e facilitando a entrada do visitante no mundo que se propunha lá dentro.
Outra grande mudança foi a disposição da loja que comercializa os produtos licenciados para quem quiser sair da feira com uma lembrança diretamente na entrada/saída do pavilhão. Foram mais de mil produtos expostos em gôndolas personalizadas e segmentadas por franquia, incluindo pela primeira vez produtos de Disney Baby, voltados para crianças até 3 anos em um espaço completamente diferente. Além disso, de dentro da loja o convidado podia subir para um mirante e observar a feira como um todo.

De dentro da loja os convidados puderam subir para o mirante tematizado com a franquia Big Hero 6 que saia na entrada da feira. De lá os convidados podiam observar toda a feira de cima, localizar as atrações e atividades e ter uma imersão maior no universo mágico da marca.

De cima ou de baixo do mirante, bem na entrada da feira, os visitantes foram impactados por uma exposição artística de fotógrafos, artistas plásticos e grafiteiros que tiveram total liberdade para criarem obras de arte inspiradas nos personagens da marca. O destaque da exposição foi um painel de 2 metros de altura criado pelo grafiteiro Cobra. Todos as artes foram doadas para institutos de caridade para leilão.

Foram criadas mais de 20 instalações visuais e interativas das mais diversas franquias da marca, com destaque para Avengers, Cinderella e Princesas, Mickey, Aviões, Marie, Fadas, Club Penguim, Spider Man e Big Hero 6. E também das principais linhas de negócio como os canais Disney XD, Disney Channel, Disney JR, a Rádio Disney, as áreas de Home Entertainment, Eventos, Games, entre outras.

O centro da feira deu destaque para o principal lançamento da Pixar em 2015, o filme Divertidamente, que teve uma enorme instalação no formato do logo do filme e recebeu um café-bar gratuito para fomentar conversas e networking além de uma interatividade que permitia aos visitantes usarem a “mesa de controle” ícone do filme para escolher o conteúdo de telas de LED posicionadas nas margens do lounge e no centro do café.

O auditório do evento foi inspirado em Star Wars, aquisição da Disney através da compra da Lucas Films. Sua entrada era feita por um enorme capacete do Darth Vader. Nela, tivemos mais de 25 palestras de aperfeiçoamento em 3 salas, com temas que variavam desde apresentação de novas franquias e filmes, até temas como a importância do e-commerce para as marcas, visual merchandising, branding, entre outros temas visando melhorar as vendas dos franqueados.
Duas salas de apresentação tematizadas do filme live action de Cinderella, Mickey e Minnie e do sucesso de bilheteria Avengers onde os participantes podiam assistir às palestras ou tirar fotos com seus personagens favoritos.

Os visitantes podiam tirar fotos com diversos personagens da marca, entre eles os próprios heróis Marvel, as diversas Princesas, e personagens como Spider Man, Phineas & Ferb, entre outros. Todos ao vivo.

A área de alimentação, uma das principais queixas de 2013 foi corrigida com a inserção da nova tendência gastronômica brasileira, os Food Trucks, que tem ganho grande visibilidade em 2015.

Além de tudo isso, a feira recebeu shows de bandas da Disney, tinha transmissão direta via Rádio Disney e todo o ambiente necessário para encantar e seduzir os visitantes à visitarem os 150 estandes das empresas licenciadas, divididos em 6 mil metros quadrados e fechar negócios.

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Os resultados do evento foram muito além do esperado tanto para nós como agência quanto para o cliente que não poupou elogios.

Começando pela decisão de utilizar pela primeira vez o pavilhão B do complexo. Optamos por utilizar 6 mil metros ao invés de 8 mil metros como nas edições anteriores que além de otimizar os gastos do cliente, criou um clima mais intimista entre as ruas do pavilhão.

Na 8a edição da Expo Disney tivemos incrementos expressivos:
- Aumento de 10% de licenciados expondo seus produtos na feira, no total foram 150 expositores cada um com um stand próprio
- Aumento de 8% nos negócios com relação ao ano diretamente anterior
- Tivemos dois mil novos visitantes por dia (somando 10 mil visitantes/dia)
- A saída do evento foi direcionada para a loja operada dentro da feira, ou seja, para sair da feira era necessário atravessar a loja. Desta forma conseguimos gerar desejo pelos produtos expostos e com isso tivemos um incremento de 21% em suas vendas.
- O índice de 92% na pesquisa de satisfação foi o maior obtido entre todas as edições da Expo.

Em 2014 ainda tivemos a presença de muitas crianças filhas de convidados, tornando o espaço ainda mais imersivo.

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