Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 16ª Edição

Case: EXPO DISNEY 2014
Candidato: Pepper
Cliente: The Walt Disney Co Brasil Ltda
Segmento: Serviços
Estado: SP
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos

A Expo Disney é a mais importante e maior feira de negócios Disney do Brasil e da América do Sul. O evento reúne todos os licenciados das franquias da Disney e tem como principal objetivo gerar novos negócios entre fornecedores, atacadistas e varejistas – uma verdadeira máquina de networking.

São dois dias de evento em que os visitantes são transportados para um universo que mistura business com o universo da marca, aproximando os visitantes daquilo que é o seu principal diferencial – a magia. Como atributo, e como forma de fazer negócio.

A feira mistura entretenimento com um ambiente e cenografia totalmente lúdicos onde os licenciados se sentem inseridos no mundo Disney e ainda promove palestras de treinamento e aperfeiçoamento com diversos conteúdos gratuitos para que os visitantes possam se aperfeiçoar no conhecimento sobre a marca, sobre o cenário atual do Brasil e inclusive sobre seus negócios e como melhorá-los.

A Expo Disney é uma feira diferente de todas as feiras do Brasil porque é o equilibrio perfeito entre o bussiness e a magia que só a Disney pode proporcionar.

Título: Expo Disney 2014
Número de Participantes: 10 mil pax.
Conceito: Conectando pessoas à magia dos negócios Disney.
Local: Expo Transamérica
Data: 30 e 31 de julho de 2014
Descritivo: Feira de negócios da Disney que reúne licenciados de produtos da marca afim de gerar negócios.

Vídeo


O Brasil realiza centenas de feiras de negócios todos os anos em diversas categorias, e uma delas é a Expo Disney. Mas a Expo não é só uma feira: ela é uma imersão dentro do universo da maior marca de entretenimento do mundo e não pode ser realizada por alguém que não entenda isso.

Temos 2 dias de feira e 6 mil metros quadrados para mostrar o porquê os varejistas e lojistas envolvidos devem comprar novas franquias e produtos licenciados da marca. E temos dois dias para aperfeiçoar os argumentos dos franqueados em vender os produtos das nossas marcas para os seus clientes convidados – todo o público da feira vem dos licenciados.

São 150 estandes de diversos formatos, mais de 20 instalações interativas divididas entre franquias e canais da marca, área de alimentação, plenária repleta de conteúdo e outras diversas interações no espaço com o único objetivo de seduzir e potencializar a magia da Disney em busca de novos negócios.

Acreditamos que merecemos o prêmio porque conseguimos surpreender os licenciados em um evento repaginado e emocionamos os visitantes da feira com a magia Disney. Além de operacionalizar com sucesso um evento de 2 dias que recebeu 10 mil pessoas por dia.
Não existe uma feira no Brasil como a Expo Disney. Seja pelos atributos intrínsecos da marca ou pelo desenho de feira criado pela agência, ela é única. Sua principal distinção é o clima de encantamento e profundidade de imersão na marca e nas franquias que os visitantes tem desde o primeiro segundo.

A Disney concentra a maior parte da sua verba de marketing anual nesse projeto porque os retornos são claros: quanto mais negócios seus licenciados conseguem executar junto aos varejistas, distribuidores e investidores, mais facilmente será para a marca apresentar e vender suas novas franquias e seus novos personagens. E o primeiro contato que ambos os públicos tem com esses novos “produtos” é através da feira, que acaba gerando milhões de reais em resultado.

A comunicação visual de toda a feira é pensada e cuidada para que tenha sinergia com o ambiente que desejamos criar. Todas as franquias de personagens, séries e filmes tem seu espaço delimitado apoiado em exposição de produtos dos próprios expositores da feira. A comunicação aérea e de chão auxiliam na navegação da feira que por si só já é bastante orgânica. Além disso, os principais lançamentos e produtos Disney sempre ganham um destaque especial, tornando-se ou parte do auditório, ou centrais na feira, ou salas de apresentação – fixando e valorizando sua importância.

São centenas de metros quadrados de lona impressa, dezenas de totens e itens terrestres de orientação além de construções específicas interativas para deixar o espaço sempre mais lúdico e fortalecer nossos objetivos de comunicação.

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Quando os visitantes vão na Expo Disney, eles esperam realizar negócios – mas muito mais que isso, também querem ser encantados. Os produtos licenciados da Disney se vendem sozinho, mas as novas franquias precisam de uma força, e é aí que entra o trabalho da agência.

Por isso tudo deve ser planejado, criado, desenvolvido e implementado para encantar e oferecer uma experiência memorável a todos os visitantes da feira.

Tivemos 4 dias para montar uma feira mágica. Ao chegar na feira o visitante era logo impactado por um mirante tematizado com a franquia Big Hero 6. De lá os convidados podiam observar toda a feira de cima, localizar as atrações e atividades e ter uma imersão maior no universo mágico da marca.

Na edição de 2014 trouxemos uma inovação que transformou completamente o ambiente: a cobertura de todo o teto com lycra preta, removendo o traço de “feira comum” do evento, simulando um ambiente completamente diferente e facilitando a entrada do visitante no mundo que se propunha lá dentro.

De cima ou de baixo do mirante, bem na entrada da feira, os visitantes foram impactados por uma exposição artística de fotógrafos, artistas plásticos e grafiteiros que tiveram total liberdade para criarem obras de arte inspiradas nos personagens da marca. O destaque da exposição foi um painel de 2 metros de altura criado pelo grafiteiro Cobra. Todas as artes foram doadas para institutos de caridade para leilão.

Foram criadas mais de 20 instalações visuais e interativas das mais diversas franquias da marca, com destaque para:

- Divertidamente, destaque principal da Pixar em 2015, teve uma enorme instalação no centro da feira no formato do logo do filme e recebeu um café-bar gratuito para fomentar conversas e networking além de uma interatividade que permitia aos visitantes usarem a “mesa de controle” ícone do filme para escolher o conteúdo de telas de LED posicionadas nas margens do lounge e no centro do café.

- O auditório do evento foi inspirado em Star Wars, aquisição da Disney através da compra da Lucas Films. Sua entrada era feita por um enorme capacete do Darth Vader. Nela, tivemos 25 palestras diferentes nos dois dias buscando aprimorar os conhecimentos dos licenciados e seus convidados.

- Carros e Aviões tematizaram a praça de alimentação composta por food trucks.

- Avengers que ganhou uma sala de apresentação que simulava uma nave espacial e tinha bonecos em tamanho real que serviram como photo opportunity;

- Cinderella que ganhou uma área inspirada no filme live action, lançamento da época. O ambiente serviu como photo opportunity e também recebeu personagens Disney para apresentações.

Princesas, Mickey, Marie, Fadas, Club Penguim, Spider Man e também das principais linhas de negócio como os canais Disney XD, Disney Channel, Disney JR, a Rádio Disney, as áreas de Home Entertainment, Eventos, Games, ganharam destaque na feira.

Os visitantes podiam tirar fotos com diversos personagens da marca, entre eles os próprios heróis Marvel, as diversas Princesas, e personagens como Spider Man, Phineas & Ferb, entre outros. Todos ao vivo.

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Os resultados do evento foram muito além do esperado tanto para nós como agência quanto para o cliente que não poupou elogios.

Começando pela decisão de utilizar pela primeira vez o pavilhão B do complexo. Optamos por utilizar 6 mil metros ao invés de 8 mil metros como nas edições anteriores que além de otimizar os gastos do cliente, criou um clima mais intimista entre as ruas do pavilhão.

Na 8a edição da Expo Disney tivemos incrementos expressivos:

- Aumento de 10% de licenciados expondo seus produtos na feira, no total foram 150 expositores cada um com um stand próprio
- Aumento de 8% nos negócios com relação ao ano diretamente anterior
- Tivemos dois mil novos visitantes por dia (somando 10 mil visitantes/dia)
- A saída do evento foi direcionada para a loja operada dentro da feira, ou seja, para sair da feira era necessário atravessar a loja. Desta forma conseguimos gerar desejo pelos produtos expostos e com isso tivemos um incremento de 21% em suas vendas.
- O índice de 92% na pesquisa de satisfação foi o maior obtido entre todas as edições da Expo.

Em 2014 ainda tivemos a presença de muitas crianças filhas de convidados, tornando o espaço ainda mais imersivo.

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