Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 16ª Edição

Case: PRÊMIO ENCANTO – DAS BELEZAS NATURAIS À BELEZAS PRODUZIDAS, UM SONHO DE VIAGEM AO RIO DE JANEIRO
Candidato: Pertra Viagens Estratégicas
Cliente: O Boticário
Segmento: Eventos
Estado: RJ
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
Prêmio Encanto 2015

Sobre o Grupo Boticário: “Beleza é o que a gente faz.”

Beleza: “Por atitudes positivas e sustentabilidade, levamos beleza e autoestima e inspiramos pessoas, empresas e sociedade para um mundo mais belo.


É: “Representa o agora. Reforça as atitudes a pensar, hoje, em soluções para o amanhã.


Gente: “Mostra nosso lado humano. É o reconhecimento pela dedicação que constrói esta história de sucesso.”

Faz: “Simboliza o espírito empreendedor do Grupo e as suas oportunidades de crescimento.”

O Boticário é uma rede de franquias de cosméticos e perfumes brasileira, com sede no Paraná. Seus principais produtos são fragrâncias, cremes e produtos para maquiagem.

Em 2015, o Grupo Boticário completa cinco anos de uma trajetória empreendedora que começou em 1977 com a criação de O Boticário. De lá para cá, espalhamos beleza, inspiramos pessoas, promovemos transformações. Inauguramos fábricas, centros de distribuição e um centro de pesquisa. Alcançamos, com O Boticário, a liderança no mercado de perfumaria, além de lançarmos outras três unidades de negócio: Eudora, quem disse, berenice? e The Beauty Box. A beleza do Grupo Boticário também se multiplicou por meio da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, instituição sem fins lucrativos que há 25 anos evidencia o respeito do Grupo pelo patrimônio natural.

Com unidades operacionais e administrativas no Paraná, em São Paulo e na Bahia, contamos com cerca de 7.000 colaboradores diretos, além de diversos públicos de relacionamento. E nos orgulhamos de ser uma empresa disseminadora da beleza em todas as suas formas de expressão. Afinal, para nós, beleza não é só o que a gente sonha, imagina ou quer. Beleza é o que a gente faz.

Galeria de imagens
 

 

• Prêmio Encanto – Gerentes e Consultoras
• Data: 17/03 a 20/03
- Público total: 98 participantes
- Local: Rio de Janeiro

• Brief:
Uma viagem de incentivo do O Boticário como prêmio de vendas para as 49 Gerentes e 49 Consultoras das lojas que tiverem a melhor performance em vendas totais e especificas de maquiagem.

Tem como foco principal suas principais marcas: Make B. e Intense, com a premiação focada neste tema e como objetivo, uma vivência no mundo da maquiagem.

A premiação foca em como conhecer mais sobre a história da maquiagem, truques de make, looks diferenciados, curiosidades sobre as maquiagens e participar de uma palestra de dois especialistas (Sadi Consati – focado na marca Intense e Suellen Johan – focada na marca Make B.).

Além de conhecer pontos turísticos, irem a 2 festas temáticas (Make B. Universe e Intense Circus) e ganhar uma mala de viagem com produtos de maquiagem O Boticário.

A viagem deve ser um mix de treinamento (ainda que de forma subliminar) e encantamento.

DAY BY DAY ( as soluções)


1° Evento:
• Prêmio Encanto – Gerentes e Consultoras
• Data: 17/03 a 20/03 – 98 participantes
• Brief:
Uma viagem de incentivo do O Boticário como prêmio de vendas para as 49 Gerentes e 49 Consultoras das lojas que tiverem a melhor performance em vendas totais e especificas de maquiagem. Tem como foco principal suas principais marcas: Make B. e Intense, com a premiação focada neste tema e como objetivo, uma vivência no mundo da maquiagem. A premiação foca em como conhecer mais sobre a história da maquiagem, truques de make, looks diferenciados, curiosidades sobre as maquiagens e participar de uma palestra de dois especialistas (Sadi Consati – focado na marca Intense e Suellen Johan – focado na marca Make B.). Além de conhecer pontos turísticos, irem à 2 festas temáticas (Make B. Universe e Intense Circus) e ganhar uma mala de viagem com produtos de maquiagem O Boticário.

Como são grupos diferentes, teremos agendas diferentes para cada um.

• Agenda:

Dia 1
Chegada das participantes com Welcome Drink
Jantar no Restaurante do Hotel

Dia 2
Café da manhã
Visita ao Pão de Açúcar
Almoço na churrascaria das celebridades: Porcão
Momento Praia - afinal, hora de relaxar e curtir o Rio
Retorno ao Hotel
Festa temática Make B. no Espaço Miranda, com ativações ligadas aos diferenciais e posicionamento dos novos lançamentos.
Retorno ao hotel

Dia 3
Café da manhã
Cristo Redentor
Almoço no Restaurante à Mineira
Ação Maquiagem (Workshop – Make B. e Intense): aqui elas viveram uma verdadeira imersão no mundo Boticário, sentindo na pele (literalmente) as inovações da marca
Festa de Encerramento Intense – Casa das Canoas, com tema ligado ao conceito do produto
Retorno ao hotel

Dia 4
Check out

• Ponto de destaque:
• Momento praia (muitas nunca haviam ido à praia, então foi um momento muito emocionante para elas)
• Na chegada da Festa de Encerramento, todas ganharam uma maleta cheia de maquiagens e acabou sendo um dos pontos mais altos da viagem, para a maioria!
• Conhecer o Sadi e a Suellen, também foi incrível, pois dentro da marca, estes maquiadores são muito conhecidos (praticamente uma figura pública, rs)

2° Evento:
• Desafio Maquiagem – Supervisores
• Data: 23/03 à 26/03 – 35 participantes
• Brief:
Os supervisores que tiverem os melhores desempenhos (1° ao 5° lugar por regional = 35) ganharam uma viagem com uma imersão em Maquiagem no Rio de Janeiro com direito a um workshop de maquiagem com os profissionais Sadi e Suellen, além de ter um dia para conhecer pontos turísticos, irem à 2 festas temáticas (Make B. Universe e Intense Circus) e ganhar uma mala de viagem com produtos de maquiagem O Boticário. Tem como foco principal, vendas de maquiagem e suas principais marcas: Make B. e Intense, com a premiação focada neste tema e como objetivo, uma vivência no mundo da maquiagem.


3° Evento:

• Desafio Maquiagem – Revendedoras
• Data: 29/03 a 01/04
• Brief:
Os 35 revendedores que tiveram os melhores desempenhos foram reconhecidos com um Workshop de Maquiagem no Rio de Janeiro com Suellen, maquiadora de O Boticário além de conhecer pontos turísticos, um jantar de confraternização, ganhar uma mala de viagem com produtos de maquiagem O Boticário.

• Agenda:

Dia 1
Chegada das participantes com Welcome Drink
Jantar no Restaurante do Hotel

Dia 2
Café da manhã
Pão de Açúcar
Almoço no Porcão
Momento Praia
Retorno ao Hotel
Festa – Rota 66
Retorno ao hotel

Dia 3
Café da manhã
Cristo Redentor
Almoço no Restaurante à Mineira
Ação Maquiagem (Workshop – Make B. e Intense)
Festa Miranda - Encerramento
Retorno ao hotel

Dia 4
Check out

• Ponto de destaque:
• Momento praia (muitas nunca haviam ido à praia, então foi um momento muito emocionante para elas)
• Festa no Miranda (mesmo não tendo conhecido as novas marcas do Boticário)
• Maleta de Maquiagem

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Estratégia
• Criar um roteiro inusitado, equilibrando o que o Rio de Janeiro tem de melhor com aquilo o que é adequado ao perfil do público
• Valorizar os premiados em todos os momentos da viagem, para que sintam que estão sendo realmente reconhecidos
• Passeios, atrações, diversão e aprendizado, para que tragam na bagagem não apenas as lembranças da viagem, mas também informações e conhecimento para tornarem-se profissionais ainda melhores.

Conceito

Mais do que simples vendedoras, nosso público é constituído de verdadeiras consultoras de beleza.
São pessoas urbanas, cuja rotina é cruzar a cidade diariamente, ir às casas das pessoas e recomendar os melhores produtos.
Daí a ideia de trazer para esta viagem uma visão mais urbana do Rio de Janeiro, ou seja, como as grandes edificações, monumentos, prédios, edifícios históricos e até morros e favelas, com um toque de arte, conseguem se harmonizar perfeitamente com as belezas naturais da cidade.
Com isso, temos um roteiro diferente, porém adequado ao perfil e dia a dia dos participantes.

Como estamos falando de Encanto e vamos para o Rio de Janeiro, que já é encantador por natureza, nada mais apropriado que encantar o nosso público com aquilo que já é naturalmente belo no Rio: as suas paisagens, praias, parques, enfim, suas belezas naturais.
E para tornar essa experiência ainda mais inesquecível e de valor, vamos trazer um toque de arte, conferido pelos próprios produtos O Boticário.
Com isso, teremos 3 momentos que merecem ser destacados na proposta.


Destaques da proposta
• Visita aos lugares que foram revitalizados, ou seja, o que era bonito ficou mais bonito ainda – com O Boticário é assim: as pessoas ficam ainda mais bonitas quando usam os nossos produtos
• Workshop em local diferenciado, preferencialmente próximo a um desses locais, como a Favela Dona Marta, que ganhou uma nova vida com as cores da Coral
• Experimentando o próprio veneno – nossas premiadas serão maquiadas por profissionais para irem à festa de encerramento da viagem

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No caso deste projeto, não temos indicadores econômicos sobre retorno de investimento.

Trata-se de uma viagem de premiação, o que significa que, se foram oferecidos prêmios aos melhores desempenhos, é porque as expectativas e objetivos foram alcançados.

Ainda assim, vale dizer que o melhor retorno que o Boticário alcançou e a agência, por sua vez, foi o fato dessa parceria crescer e se consolidar projeto a projeto.

Depois dessas viagens ao Rio, temos realizados outros projetos, inclusive com viagens internacionais e também para outras marcas do grupo.

De qualquer maneira, sobre essa viagem, podemos destacar os seguintes pontos:

• Ponto de destaque:

• Momento praia: é incrível, mas muitas premiadas nunca haviam ido à praia, de modo que este foi um momento muito emocionante para elas

• Na chegada da Festa de Encerramento, todas ganharam uma maleta cheia de maquiagens e acabou sendo um dos pontos mais altos da viagem, para a maioria!

• Conhecer o Sadi e a Suellen, também foi incrível, pois dentro da marca, estes maquiadores são muito conhecidos (praticamente figuras públicas)

- Explorar o Rio de Janeiro sob o olhar encanto e olhar urbano, que são os posicionamentos de cada linha de produtos, foi o que nos levou a vencer a concorrência.

Até então O Boticário nunca tinha explorado um conceito em suas viagens, sobretudo com pertinência à sua linha de produtos.

 

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