Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 16ª Edição

Case: ENCONTRO DE VOLUNTÁRIOS - INSTITUTO C&A
Candidato: D.Mattos Live Marketing
Cliente: Instituto C&A de Desenvolvimento Social
Segmento: Eventos
Estado: SP
TROFÉU LEDCOM
Categoria: Evento de Responsabilidade Social
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
Encontro de Voluntários 2015

Portfólio da empresa e do evento.
O Instituto C&A – Com 23 anos de existência, completados em agosto de 2014, o programa faz parte da gênese do Instituto C&A, sendo ele mesmo um dos motivos de criação da organização, que foi implementada para institucionalizar a política de investimento social da C&A no Brasil envolvendo os funcionários. Na base dessa iniciativa está a crença inabalável de que todo cidadão deve ter a oportunidade de desenvolver sua participação social por meio do voluntariado.
O programa Voluntariado busca promover e qualificar a ação voluntária de associados da C&A nas comunidades em que a empresa atua. Desde a criação do Instituto C&A, uma das nossas premissas é oferecer aos funcionários da C&A a oportunidade de exercer o voluntariado durante o horário de trabalho. A ação comandada pelo programa Voluntariado também visa fomentar entre os funcionários a cultura da participação social e da vida comunitária. O grupo de voluntários do Instituto C&A soma mais de 6 mil pessoas.
Encontro de Voluntários do Instituto C&A: assim como nas edições anteriores, o Encontro de Voluntários é um evento para formação de voluntários que irão atuar na complementação da formação educacional de crianças e adolescentes carentes. Esse ano o evento foi realizado em parceria com as Ongs OCA – Organização Social Alternativa e a Casa das 5 Pedrinhas.

Ficha Técnica do Evento:
Título: ENCONTRO DE VOLUNTÁRIOS 2015
Tema: Infâncias que Cantam e Encantam
N° de participantes: 700
Local: Hotel Tauá – Atibaia, SP
Data: de 16 a 18 de março de 2015
Periodicidade: anual
Abrangência: nacional

Conceito do evento: A edição 2015, sob o tema Infâncias que Cantam e Encantam, ofereceu uma experiência lúdica-musical aos convidados. O evento seguiu uma linha didática, oferecendo o pano de fundo ideal para que cada mensagem fosse devidamente assimilada e propagada pelos participantes.
Desenvolvimento e descritivo completo do produto ou serviço realizado: gerir o evento em todo o processo, desde a criação, desenvolvimento tecnológico, cenografia, planejamento, logística, produção e execução.

Galeria de imagens
Foyer
Plenária
Peças
Voluntários
Tunel
Totem TV
       

 

O tema escolhido para essa edição do evento foi música, envolvendo não somente as cantigas infantis, mas também as brincadeiras e instrumentos musicais que fazem parte da cultura brasileira. Nossos desafios foram tangibilizar o guia do voluntário, materializando arquitetonicamente seu conteúdo; criar um ambiente onde o lúdico e o didático caminhassem sempre juntos e oferecer uma experiência memorável a todos os participantes.
Todo o caminho criativo teve como grande inspiração o Guia do Voluntário 2015. Partindo de suas coloridas páginas, em parceria com a OCA e a Casa das 5 Pedrinhas, foi desenvolvida uma cenografia completamente imersiva, que levou todos os convidados por uma lúdica jornada pelo universo musical.
Por se tratar de um evento em que públicos diferentes estavam envolvidos, as agendas de atividades foram separadas. Todos foram impactados inicialmente no foyer de entrada do Hotel Tauá, por um backdrop para fotos, totem de boas-vindas e um balcão de credenciamento onde foram retirados a camiseta e o crachá. A interatividade com o evento teve início já nesse primeiro momento, no qual os próprios participantes escreveram à mão seu nome no crachá. Os voluntários formadores que chegaram no primeiro dia se reuniram à noite na plenária para alinhamento das atividades que seriam ministradas no dia seguinte. No segundo dia do evento, os mesmos voluntários formadores passaram por vários treinamentos em forma de rodízio pelas salas, com duração aproximada de uma hora: Sala 1: Ação na Comunidade, por onde começo? Sala 2: Portal e Sala 3: Bazar. Ao longo do segundo dia do evento, fizeram check-in os demais voluntários e os gerentes das lojas C&A de todo o Brasil. No terceiro e último dia do evento, no caminho até a plenária, todos passaram por um pórtico de entrada com mensagens de boas-vindas, túnel de barangandões e ganzás. Na sequência, havia vários painéis com fotos de crianças montando ou tocando instrumentos musicais, instruções de como montá-los e os próprios instrumentos para os convidados tocarem. Painéis: Violinha de Elástico, Marimbau, Cuíca e Tambores. No foyer, havia também dois totens com TV veiculando os vídeos das equipes finalistas para o Prêmio Voluntariado 2014. Trata-se de uma ação anual do programa de Voluntariado, que busca reconhecer e compartilhar as práticas mais inspiradoras desenvolvidas pelos voluntários do Instituto C&A. Já na plenária, todos foram recepcionados pelo presidente do Instituto C&A Paulo Castro. Após uma breve recepção, os participantes se dividiram em grupos: os gerentes se reuniram numa sala para treinamento técnico, e os voluntários, em outras 10 salas de oficinas: Sala 1 – Apito de Canudinho e Corneta de Tubo, Sala 2 – Pião de Cabaça e Ganzá, Sala 3 – Pata-Pata e Cuíca, Sala 4 – Marimbau e Baragandão, Sala 5 – Tambor de Balde, Sala 6 – O Lê, O Lê, Calanguiê, sala 7 – Seu Tenente, Sala 8 – Sapo, Sapinho, Sala 9 – Moranguinho e Sala 10 – Céu, Terra. No período da tarde, todos se reuniram novamente na plenária para a cerimônia de entrega do Prêmio Voluntariado 2014, onde se deu, também, uma homenagem a Paulo Castro, por ocasião de sua aposentadoria do cargo de presidente. Para encerramento do evento, tivemos várias apresentações de dança da ONG OCA.

Galeria de imagens
Painel Cuíca
Túnel
Painéis
Painel
Voluntários na plenária
Oficinas
       

 

Num ambiente que fugiu ao convencional, podemos destacar como diferencial toda a ambientação do foyer. Já na entrada, os participantes tinham contato com instrumentos musicais, tema do Encontro, através do túnel de barangandões confeccionados com fitas de papel crepom colorido. Na sequência, no corredor de ganzás (um tipo de chocalho), o simples fato dos participantes passarem pelo corredor e esbarrarem o ombro ou a cabeça nos elementos pendurados já produzia, intencionalmente, um som. Nos outros 4 painéis, havia fotos de crianças utilizando instrumentos e instruções de como construí-los, e o mais interessante, os participantes poderiam tocar os instrumentos: violinha de elásticos, marimbau, cuícas e tambores de caixas e latas. Vale lembrar que todos os instrumentos eram confeccionados com materiais reciclados e alternativos. No final do foyer, um enorme painel de triga (tecido e estrutura metálica) de 11 metros de comprimento por 2,50 metros de altura apresentava fotos de crianças brincando de roda, cantando e batendo palmas, demonstrando que a musicalidade também está presente nas brincadeiras infantis.

Galeria de imagens
Apresentação
Backdrop
Painel Triga
Interação
 

 

O Encontro de Voluntários do Instituto C&A foi realmente inspirador. E inovador, quando comparado a eventos relacionados. Afinal, quando o caminho esperado era abusar da aplicação de novas e imponentes tecnologias, o caminho contrário foi proposto: um retorno a uma época mais autêntica, artesanal e livre. Assim, com uma grande riqueza de materiais, demos vida aos cantares do Brasil.
Todos os desafios previstos no briefing (integração, informação, conscientização e preparação) foram plenamente alcançados. E ultrapassados. Mesmo as expectativas mais otimistas não previram tamanho sucesso.
O resultado do Encontro de Voluntários também foi percebido na qualidade dos serviços prestados às comunidades e projetos. Com o Encontro, há um estreitamento no relacionamento dos voluntários com os temas abordados pelo Instituto C&A, garantindo o maior comprometimento em atender às necessidades de cada beneficiado. Ao apresentar os resultados obtidos pelos projetos, o voluntariado percebeu o real valor e o quão importante ele é para o Instituto C&A, para o avanço educacional e para o Brasil.
Além disso, todo o evento foi desenvolvido sob os mais rigorosos critérios de sustentabilidade, desde a ideologia implantada, com a produção e compartilhamento contínuos de conhecimento, até a seleção de fornecedores 100% alinhados a essas premissas, envolvendo, inclusive, o planejamento socioambiental da procedência e do descarte dos materiais, assegurando que praticamente tudo fosse reaproveitado.

Galeria de imagens
Agradecimento
Interação
Apresentação
Debate
Troca de Informação
         

 

 

Compartilhe: Twitter Facebook Linkedin Plaxo Youtube