Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 16ª Edição

Case: CONVENÇÃO NACIONAL - BIOLAB
Candidato: D.Mattos Live Marketing
Cliente: Biolab Farmacêutica
Segmento: Eventos
Estado: BA
TROFÉU EXPO CENTER NORTE
Categoria: Convenção Nacional
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos

Portfólio da empresa e do evento.
BIOLAB: uma indústria farmacêutica, com o orgulho de ser 100% brasileira, que pesquisa, desenvolve, produz e comercializa medicamentos. Líder em prescrição de produtos cardiovasculares (ocupa a 9ª posição geral), é uma das principais indústrias de um mercado disputado por mais de 300 farmacêuticas nacionais e multinacionais.
Com crescimento acentuado, a empresa vive um momento de transformação. Após investir pesadamente em estrutura, mantendo um crescimento estável e saudável, é hora de direcionar ainda mais esforços para seu time de vendas. Mesmo sendo uma empresa reconhecida pela valorização e investimentos constantes em sua equipe, por meio de treinamentos e tecnologias que permitem melhor qualidade de atendimento e agilidade nas vendas, o segmento exige que a força comercial se mostre agressiva e determinada a vencer a acirrada concorrência. A companhia precisa reunir, instruir, treinar, lançar novos produtos e divulgar os resultados do ano anterior, além de reconhecer e motivar o esforço do time de vendas, reconhecendo seus destaques. Para isso, a Convenção Anual de Vendas oferece o cenário ideal, reunindo o time num mesmo local durante alguns dias de trabalho produtivo, mas também, de ricas oportunidades de convivência e entretenimento.

Ficha Técnica do Evento:
CONVENÇÃO DE VENDAS BIOLAB E AVERT 2015 – DETERMINADOS A VENCER
1.350 PROFISSIONAIS PARTICIPANTES
Hotel Iberostar – Salvador, BA
02 A 06 DE FEVEREIRO DE 2015
Abrangência Nacional

Galeria de imagens
Fábrica Biolab
Fábrica Biolab
Fábrica Biolab
cardiologia
 

 

Vídeo


Sob o tema Determinados a Vencer, inspirado no universo competitivo do UFC, a Convenção foi realizada no Iberostar, na Bahia, um dos poucos hotéis do país com estrutura para o pax estabelecido (ainda assim, diversas salas extras tiveram de ser levantadas para abrigar os treinamentos).
Pela primeira vez, a Convenção uniu Biolab e Avert. Isso representou 150 convidados a mais, em comparação ao ano anterior, porém, sem acréscimo no investimento. Assim, 1.350 propagandistas se reuniram para um evento com um grande desafio: motivar os participantes, preparando-os para conquistar o mercado farmacêutico (um verdadeiro octógono).
Com 5 meses de planejamento, desenvolvimento e ensaios (30 dias dedicados à abertura), o evento durou 10 dias, sendo 5 para montagem. Durante os 5 dias de convenção, os convidados viveram uma agenda intensa, com trabalho e informação, mas também interatividade, ativações e entretenimento.
Desde o credenciamento, num pórtico feito com estruturas metálicas (retratando a natureza robusta do UFC), cada ambiente foi desenhado para inserir os convidados no storytelling. Na entrada da plenária, um gigantesco foyer (especialmente construído para o evento) introduziu a temática do UFC, com estruturas rústicas, mas com grande impacto visual (sem onerar o projeto).
A abertura do evento, na plenária, foi um show digno dos grandes palcos. Após exibição do vídeo de segurança e execução do hino nacional (momento importante, reforçando as raízes Biolab e o orgulho dos convidados) pelo violinista Roney Marczak, ocorreu um blackout. Em seguida, num movimento sincronizado com uma projeção em tela, duas percussionistas tocando bumbos e trajadas como lutadoras percorreram os corredores laterais até se encontrarem no centro. As batidas fortes e ritmadas logo preencheram o ambiente e conduziram a atenção da plateia, que foi surpreendida por uma projeção mapeada de 50 metros, de onde surgiram quatro acrobatas, numa performance interagindo com sombras projetadas na gigantesca plataforma. Para o grand finale, os próprios artistas, com peças móveis, montaram o octógono no palco, orbitado por um ginásio tridimensional, 100% projetado. Tudo, para retratar a mensagem principal: determinação para superar os desafios do mercado e vencer.
Destacaram-se as apresentações de Carlos Sardenberg, do humorista Marcelo Marrom e do Unidos da Catarina, grupo de samba formado por funcionários da Biolab. O evento contou, ainda, com um sexteto musical (ao estilo talk show), embalando os momentos na plenária.
Além disso, sob a condução de Renata Fan, o SuperBioStar, momento máximo de reconhecimento, distribuiu 15 carros HB20. Encerrando, um grande show de Arlindo Cruz, entre cenários virtuais do Rio, SP e Recife, homenageando o samba.
Dessa maneira, mesmo sem abrir mão de tecnologia e inovação, o evento foi totalmente centrado na capacidade de superação humana. Os propagandistas, protagonistas do encontro, foram apresentados não como vendedores, mas guerreiros, em sua missão de fornecer medicamentos e promover qualidade de vida, deixando os números em segundo plano.
No geral, foram envolvidos 160 profissionais (montagem, audiovisual, tecnologia, infra-estrutura, pessoal e gestão).

AGENDA
02/02
Credenciamento
Hino nacional (Roney Marcsak)
Performance de abertura
Diretoria
Carlos Sardenberg

03/02
Resultados e objetivos
Treinamento (11 salas)
Stand Up (Marcelo Marrom)

04/02
Treinamento (11 salas)
Foto do grupo
Butikim Biolab (Unidos da Catarina)

05/02
SuperBioStar (Renata Fan)
Entrega de brindes
Show (Arlindo Cruz)

06/02
Check-out

Galeria de imagens
Reunião Lideranças
Foyer
Hino Nacional
Abertura
Abertura
Abertura
Abertura
Abertura
Hino Nacional
Plenária
Mapping
Ativação
Stand up
Sala Treinamento
A&B
Foyer
Ativação
Mapping
Grupo de Samba Funcionários
Conteúdo
Premiação
TOP AVERT
EQUIPE
Brinde Metas
Quinteta Plenária
Plenária
Festa
Arlindo Cruz
Festa
 

 

A Biolab é uma das maiores e mais importantes farmacêuticas do Brasil. Muito desse sucesso, resultado da atuação de seu time de vendas. São 1.350 profissionais que vão às ruas todos os dias, faça chuva ou faça sol, para encarar um dos mais agressivos mercados do país, disputado com unhas e dentes por muitos players. Pensando nisso, a Convenção de Vendas buscou um tema com muito espírito de luta: o UFC. Mas como explorar um conceito tão intenso e dinâmico num evento corporativo? Com muita tecnologia, é claro.
Para contar essa história, uma grande e moderna estrutura foi desenvolvida. Muito além de madeira e pregos, a plenária se tornou um grande e vivo octógono. Isso, graças a 21 projetores de 8.500 ansilumens preenchendo uma área de 250 m2 com tecnologia de projeção mapeada. Qualidade visual equivalente a sete vezes a resolução Full HD.
Com tanta tecnologia, as possibilidades se tornaram praticamente infinitas, oferecendo ambientes totalmente mutáveis. Foram mais de 10 diferentes cenários e 60 vinhetas animadas, totalizando 50 horas de conteúdo desenvolvido e exibido.
Um espetáculo ainda maior quando combinado à habilidade humana, com tela e artistas acrobatas oferecendo uma incrível performance de abertura. Real e digital em perfeita harmonia para levar a plateia ao delírio. Tudo registrado por seis câmeras full HD e drone.
Assim, fruto de um total entendimento do cliente e seu público, somado a um planejamento estratégico profundo e sensível, o evento fugiu do convencional e escolheu as ferramentas certas para oferecer uma experiência inesquecível aos convidados.

Galeria de imagens
Mapping
Stand UP
Conteúdo
Conteúdo
Conteúdo
Conteúdo
Conteúdo
Conteúdo
Conteúdo
Conteúdo
Abertura
Abertura
Abertura
Abertura
 

 

Qualidade da Convenção
Num projeto que foge ao convencional (normalmente, eventos do gênero são focados em números e resultados brutos, deixando o fator humano em segundo plano), priorizando resultados qualitativos e não apenas os quantitativos, a Convenção de Vendas Biolab e Avert 2015 foi um sucesso sem precedentes, atingindo um novo patamar de qualidade.
Mesmo com um público maior e o mesmo investimento do ano anterior (o que resulta num menor valor por impacto único), o evento cativou e preparou o time de vendas para os novos desafios, influenciando diretamente a rentabilidade das operações de campo da empresa. Esses profissionais, mais capacitados e motivados, saíram da convenção com a bagagem necessária para encarar lutas ainda mais árduas.
Além disso, a integração do time, um dos resultados almejados, aconteceu de forma plena, edificando a sensação de pertencimento e a preservação do trabalho em equipe, numa atuação em que os talentos individuais Biolab/Avert são respeitados, mas trabalham unidos pelo desenvolvimento coletivo.

Desempenho Econômico
Partindo do motivacional/conceitual, com a implementação de dinâmicas diferenciadas e treinamentos voltados a qualificações específicas dos profissionais (negociação, cronograma, relacionamento etc.), a força de vendas Biolab apresentou propriedade e segurança para a atuação no dia a dia de trabalho, acarretando diretamente na geração de novos negócios. Uma força de vendas considerada entre as melhores do mercado farmacêutico.
Com a aplicação de tecnologias de ponta e grande investimento no storytelling do evento, houve grande evolução na curva de aprendizado, com absorção mais pertinente e otimizada dos conteúdos apresentados, beneficiando uma maior retenção de dados.
Com a política de premiação aflorada e bastante explorada, os momentos de integração e alegria constante, os profissionais receberam ainda, uma nova injeção de ânimo, revigorando a equipe que entra num novo ano comercial com ainda mais gás e vontade de fazer acontecer.
Outro resultado importante para a Biolab: todo o material produzido teve origem e destino social e ecologicamente corretos, analisando e garantindo a procedência da matéria-prima empregada, assim como a sua estratégia de descarte. Além de tudo isso, as novas propostas e premissas alinhadas na execução do evento, com foco em alta tecnologia, minimizaram a produção de resíduos e potencializaram o caráter sustentável.

Indicadores de sustentabilidade
Pensando em sustentabilidade, optamos por otimizar os recursos utilizados em forma de locação e reaproveitamento de materiais, como lonas e carpetes, mediante a doação para instituições indicadas pelo cliente.

Galeria de imagens
Time Motivado
Time Premiado
Celebração
   

 

 

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