Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 16ª Edição

Case: TETRA PAK NA FISPAL 2015
Candidato: GTM Cenografia
Cliente: Tetra Pak
Segmento: Serviços
Estado: SP
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
Vista Geral

SOBRE A GTM
Pioneira no mercado brasileiro, a GTM Cenografia nasceu há mais de 20 anos diante de uma crescente necessidade de construção cenográfica sob medida para eventos corporativos.

Com uma fábrica sustentável com quase 10 mil metros quadrados, instalada na Grande São Paulo e localizada estrategicamente entre as principais rodovias do país, a GTM conta com uma estrutura moderna, completa, sustentável e com ampla área de pré-montagem, disponível para testes, ensaios e aprovações antes dos eventos.

O grupo de trabalho da GTM é composto por profissionais experientes das mais diversas áreas: cenógrafos, arquitetos, diretores de arte, produtores, serralheiros, marceneiros, pintores, eletricistas, tapeceiros, aderecistas e equipe de apoio em geral.

Hoje a GTM está focada na criação e execução de projetos de cenografia para eventos culturais, corporativos e esportivos de médio e grande porte para clientes nacionais e internacionais. Com produções executadas em todo o Brasil, a GTM também ultrapassou fronteiras com montagens na América Latina, Caribe, EUA e Europa.

SOBRE O EVENTO E O CLIENTE
A Tetra Pak®, líder mundial em soluções para processamento e envase de alimentos, renovou sua participação como expositor e maior patrocinador da Fispal 2015, Feira Internacional de Embalagens, Processos e Logística para as Indústrias de Alimentos e Bebidas, que aconteceu de 14 a 17 de junho de 2015, no pavilhão de exposições do Anhembi, em São Paulo.

O estande 1.676m2, pautado pelo design inovador que incorpora o conceito “O Amanhã Começa Hoje. Tetra Pak®.” foi criado e construído pela GTM Cenografia. É o quinto ano que a empresa de cenografia é contratada pela Tetra Pak para relização deste projeto que é a mais importante ação da marca nas Américas.

Galeria de imagens
Área Central do Estande
Vista Externa do Estande
Lounge Interno
3D - vista geral
3d - vista geral
3d - vista geral
3d - área central
3d - áreas especiais
3D - área meio ambiente
 

 

Vídeo


O objetivo na feira é estreitar relacionamento com todos os seus stakeholders da empresa de origem sueca além de apresentar novas tecnologias e serviços.

A Tetra Pak lança nesta feira uma máquina que utiliza a tecnologia eBeam de esterilização por feixe de elétrons, em substituição ao peróxido de hidrogênio. A Tetra Pak® E3, em exposição na 31ª Fispal Tecnologia em São Paulo, promete uma série de benefícios para a indústria, tendo o potencial para produzir até 40 mil embalagens por hora. Além disso, a nova plataforma oferece três benefícios principais para os fabricantes de bebidas: redução de custos operacionais, melhoria de desempenho ambiental e maior flexibilidade de produção.

A substituição do peróxido de hidrogênio na esterilização do material de embalagem também melhora significativamente o desempenho ambiental, tornando mais fácil a reciclagem de água, reduzindo o consumo de energia e reduzindo o desperdício.

Para a FISPAL 2015, a GTM buscou a inovação destacando02 pontos principais:
• Uma grande Projeção Mapeada em todas a extensão da máquina (Tetra®Pak E3 / Speed)- nesta projeção era contada de forma lúdica toda história da empresa desde sua criação até os dias de hoje;
• Outro destaque eram as áreas de ”Economia de Água”, onde cada departamento demonstrava equipamentos Tetra Pak, com tecnologias aplicadas a economia deste recuso natural – tema importante neste momento de crise hídrica no país;

Pelo fato de já ter participado de muitas outras edições desta feira, o estande tem como desafio se reinventar e se superar a cada ano - por isto, além das questões estéticas, a GTM procurou oferecer soluções tecnológicas em todas as áreas deste estande. O ponto de partida era ir além da forma e também focar o conteúdo.

A operação na Fispal exige um programa de necessidades complexo e extenso já que área de 1.676m2 deve absorver, além das necessidades básicas do estande:

- Exposição da máquina Tetra®Pak E3 / Speed;
- 15 "áreas" destinadas a serviços e produtos específicos da empresa;
- 10 salas de reunião;
- Lounge/Bar para 280pax;
- Área de apoio – para abrigar suprimentos e equipe técnica de suporte;

Galeria de imagens
Sala de Reunião
Sala de Reunião
Corredor de Acesso
Receptivo
Lounge
Lounge
Lounge
Lounge
Vista Geral
Área Diferenciada
Food Truck
Vista Geral
Sala de Interação
Área Externa
Árvore Interativa
         

 

Além de buscar a superação de si mesmo a cada edição, o grande desafio do projeto é aliar inovações construtivas com viabilidade de execução em vista do prazo extremamente curto.

O mega estande de Tetra Pak está inserida dentro de um feira de perfil "simples", ou seja, nenhum outro expositor investe e exige tanto de seu projeto quanto a Tetra Pak que tem um estande 100% construído e sob medida. Por isso, pelo quinto ano consecutivo, o grande diferencial entregue pela GTM ao cliente foi o planejamento operacional de montagem.

Em relação às inovações trazidas ao projeto no que tange ao conteúdo versus forma, destacam-se:

Vitrine Virtual:
A GTM tinha como meta expor mais de 1500 embalagens no estande: o desafio era evitar o desperdício de uma ação não sustentável envolvendo tantas embalagens somente para amostra. Para tanto, a equipe de arquitetos da GTM desenvolveu uma vitrine virtual 3D, formada por 11 monitores de 75polegadas.
Para seu pleno funcionamento, era preciso desenvolver um processo instantâneo de reconhecimento e atualização de embalagens. Todas as credenciais foram manuseadas com RFID de distância - quando um participante se aproximava da vitrine, seus produtos apareciam na sua frente. No final, além de suprir todas as questões levantadas pela Tetra Pak, a ação surpreendeu todos os participantes.

Projeção Mapeada:
Projeção realizada com 07 projetores e gerenciamento watchout, fazem a projeção alternando imagens na máquina e também no painel cenográfico de fundo. Nesta projeção era contada de forma lúdica toda história da empresa desde sua criação até os dias de hoje;
Esta exibição acontecia de hora em hora;

“Drink Food”:
A idéia aqui era fazer uma área de degustação de produtos de forma inovadora. Inspirado no design dos Food Trucks, unimos as formas de uma embalagem acartonada estilizada, e assim de forma lúdica criamos o “Drink Food”
Nesta área tinha uma TV touch screen, onde o publico respondia a um questionário (digital), como resultado final tinha-se indicado o produto mais adequado a aquela pessoa – que na sequencia recebia o respectivo produto;

Painéis de LED:
Haviam dois grandes painéis de LED localizados em evidência na fachada estande da Tetra Pak na Fispal 2015, -além de um terceiro painel na rua secundária - desenvolvemos um sistema que exibia imagens de produtos vinculadas a empresa, intercalando com vinhetas institucionais da empresa Tetra Pak. Com todo este conteúdo digital - a idéia era reforçar e incorporar o conceito “O Amanhã Começa Hoje. Tetra Pak®.”


PROCESSO CONSTRUTIVO SUSTENTÁVEL
Para GTM, o processo construtivo sustentável não é um diferencial para os nossos clientes, é uma obrigação nossa com a comunidade em que estamos integrados.

Nossa meta verde inicia-se no processo de concepção e só termina na triagem ao final da desmontagem de cada um de nossos eventos.
Parcerias com cooperativas e organizações não-governamentais nos ajudam a dar um destino mais sustentável ao pouco que não conseguimos reutilizar em outras montagens.

Vidros, paredes, pisos são tradicionalmente reutilizados enquanto que lonas, revestimentos e certos tipos de madeiras, por exemplo passam por um processo de triagem e encaminhamento para reprocessamento.

Galeria de imagens
Vitrine Interativa Digital
Simulador
Painéis de Led
Mesas Interativas
Embalagens flutuantes
Embalagens Flutuantes
Praça de Interações
Projeção Mapeada
   

 

Sendo a líder do seu concorrido segmento, toda e qualquer informação relativa aos resultados obtidos na operação de Fispal são extremamente estratégicos e exigem total sigilo para Tetra Pak.

No entanto, uma visita ao estande permite identificar o sucesso de cada ação e iniciativa proposta dentro do projeto.

Todas as áreas mantiveram-se repletas de público, haviam filas em todas as ações interativas e os clientes convidados fizeram questão de participar de todas atividades que eram propostas como nas áreas de “Economia de Água”, a “Excelência Tecnológica”, a “Performance Produtiva” e tantas outras intervenções.

As 10 salas de reuniões tiveram agenda cheia e negócios importantes foram fechados: a grande novidade do estande, a máquina Tetra®Pak E3 / Speed foi comercializada.
O lounge/bar, manteve-se cheio durante todo o período da feira -
os happy hours que fecham cada dia de operação foram concorridos entre clientes e convidados.

A Fispal 2015 marcou o quinto estande projetado e construído pela GTM, na sequencia. Desde o primeiro projeto entregue em 2011, o desafio foi sempre superar-se em criatividade, inovação e público satisfeito. Foi assim em 2015 e será assim em 2016.

Galeria de imagens
Público interagindo
Público interagindo
     

 

 

Compartilhe: Twitter Facebook Linkedin Plaxo Youtube