Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 16ª Edição

Case: DECA E HYDRA NA EXPOREVESTIR 2015
Candidato: GTM Cenografia
Cliente: Duratex S/A
Segmento: Serviços
Estado: SP
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
Fachada

SOBRE A GTM
Pioneira no mercado brasileiro, a GTM Cenografia nasceu há mais de 20 anos diante de uma crescente necessidade de construção cenográfica sob medida para eventos corporativos.

Com uma fábrica sustentável com cerca de 10 mil metros quadrados, instalada na Grande São Paulo e localizada estrategicamente entre as principais rodovias do país, a GTM conta com uma estrutura moderna, completa, sustentável e com ampla área de pré-montagem, disponível para testes, ensaios e aprovações antes dos eventos.

O grupo de trabalho da GTM é composto por profissionais experientes das mais diversas áreas: cenógrafos, arquitetos, diretores de arte, produtores, serralheiros, marceneiros, pintores, eletricistas, tapeceiros, aderecistas e equipe de apoio em geral.

Hoje a GTM está focada na criação e execução de projetos de cenografia para eventos culturais, corporativos e esportivos de médio e grande porte para clientes nacionais e internacionais. Com produções executadas em todo o Brasil, a GTM também ultrapassou fronteiras com montagens na América Latina, Caribe, EUA e Europa.

SOBRE O EVENTO E O CLIENTE
A DECA e HYDRA maiores empresas brasileiras de louças cerâmicas e metais sanitários e de cozinha, marcou presença na EXPOREVESTIR 2015, no pavilhão EXPOTRANSAMÉRICA, em São Paulo.

A área total de 875m², em formato ilha, foi dividida entre DECA com 460m² e HYDRA com 280m² + mezanino de 135m²

Galeria de imagens
Escada-Design
Showroom
Showroom
Fachada
Acesso
Detalhe da parede cenográfica
Vista superior
Vista Superior
Showroom
Interatividade
Display diferenciado
Projeção Mapeada
Acesso
Display diferenciado
 

 

Com uma feira voltada para designer e arquitetos, o objetivo é apresentar novidades, tanto de design de seus produtos como de tecnologias de economia de água.

O mote criativo é desenvolver um projeto de estande inspirado em soluções de cenografia.

Nesta feira, diferente das outras edições, a empresa optou por não fazer demonstração de seus produtos com água, se valendo de tecnologia e design, para expor os lançamentos e destaques de seu catálogo.

Foi o primeiro trabalho da GTM para a DECA, no qual, além das questões estéticas, a GTM procurou oferecer soluções tecnológicas em todas as áreas deste estande. O ponto de partida era ir além da forma e também focar o conteúdo.

A operação na EXPOREVESTIR exige um cuidado na maneira de expor, pois trata-se de um público alvo especializado e criterioso, de modo que a exposição dos produtos é feita através de ambientações, para simular o uso de cada produto.

Foram criados 15 ambientes, sendo 2 tecnológicos, além do tunel sensorial da entrada e do túnel expositivo interno.

A necessidade de expor cerca de mais de 100 produtos, entre louças e metais sanitários , exigiu um espaço versátil, que conduzisse o visitante à uma imersão no universo dos produtos.

Quatro paredes brancas brilhantes, levemente alguladas definiram o espaço interno de exposição, onde aberturas com uma releitura de cobogó garantiam a ventilação cruzada do espaço.

Um grafismo foi desenvolvido inspirado nos antigos gabaritos de desenho , usados para representar tecnicamente diversos produtos nos desenhos técnicos de arquitetos, designers e engenheiros.

Esse cobogó com pintura dourada, trouxe a sofisticação pro espaço, e também um toque de humor, ao ser visto de perto, onde descobre-se o desenho de pias, chuveiros, torneiras recortados em cada placa.

Para que o visitante tivesse uma imersão no espaço com contraste em relação ao exterior, o acesso se deu por um túnel escuro, com intalações audiovisuais, com uma instalação tecnológica de várias torneiras, na frente e um video wall, que simulava imagens de água em movimento. Na lateral do estande , uma projeção de grafismos nos cobogós, completava o espaço, que era refletido na parede preta brilhante.

Após passar por esse espaço, o visitante entrava no salão interno do estande, com todos os produtos expostos em ambientes distintos, para destacar certas famílias de produtos.
Um ponto focal foi o tunel de metais, com seus anéis que envolviam o visitante e servia de exposição para torneiras em suas extremidades.
Os ambientes foram personalizados de acordo com os produtos escolhidos para a exposição, inclusive com o desenho e fabricação de pequenos objetos para compor o espaço.

Um dos espaços foi destacado através de video mapping, onde um grafismo era projetado em um ambiente cenografado e interagia
com o visitante.

Outro ambiente demonstrava a economia de água dos produtos hydra, através de um video wall touch screen, com conteudo interativo.

Ao fundo, um mezanino, de onde era possível ter a visão de todo o espaço.

Como se tratava de um estande cortado por uma rua da feira, a continuidade do traço no desenho da fachada unificou visualmente os dois blocos, de modo que o entendimento do visitante era de um estande único.

Galeria de imagens
3d da Fachada
3d da Fachada
3D de ambiente interno
Projeto Display Diferenciado
3D Display Diferenciado
Gabarito para corte a laser das peças de cobogó
Detalhe Cobogó cortado a laser
     

 

Sendo a líder do seu concorrido segmento, toda e qualquer informação relativa aos resultados obtidos na operação de EXPOREVESTIR são extremamente estratégicos e exigem total sigilo do cliente.

No entanto, houve um retorno constante dos visitantes, em relação ao design, exposição dos produtos e também da iniciativa de expor produtos sem usar água, diferente dos concorrentes e de edições passadas.

Como nunca antes havia acontecido, o estande foi avaliado positivamente em sua totalidade.

Entre os pontos levantados pelos envolvidos no projeto estão:
- Projeto / design inovador;
- Nichos para ambientes – ajuda iluminação e delimitação do espaço;
- Áreas impactantes com tecnologia;
- Abertura total entre Deca e Hydra, integração arquitetônica;
- Vista do mezanino para o estande Deca;
- Delimitação do teto;
- Ambientação com cores neutras, elegante, moderno.

Para GTM, o resultado foi a conquista de um cliente novo que com amplo potencial de negócios futuros, envolvendo outros estandes e eventos.

Galeria de imagens
Público no Estande
       

 

 

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