Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 16ª Edição

Case: 4º CONVENÇÃO NACIONAL DE VENDAS LIBBS FARMACÊUTICA
Candidato: Zum Brazil
Cliente: Libbs Farmacêutica
Segmento: Eventos
Estado: BA
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos

A Zum Brazil atua no setor de eventos corporativos há mais de 15 anos.
Toda a experiência e know how adquiridos, contribuíram para a empresa se tornar reconhecida no mercado de eventos, conquistando um extenso portfólio de clientes fiéis por todo o país.
Especializada em momentos inesquecíveis, a Zum Brazil transforma o evento em uma experiência agradável, eficiente e eterna na lembrança de todos que participaram.
O diferencial é representado pelos projetos personalizados, desenvolvidos de acordo com o perfil e interesses específicos de cada organização.
A empresa conta com uma equipe de profissionais das áreas de marketing, design, arquitetura, decoração, publicidade e cenografia, apaixonada pelo o que faz com muita energia e iniciativa, pronta atender e surpreender.

A Zum atua no setor de eventos corporativos de todos os portes e formatos. Desde stands em feiras, ativações de marca, até meetings e eventos de grande porte, como este case da Libbs. Além da sede em Salvador, conta com filiais em São Paulo e a mais nova nos Estados Unidos. De olho na crescente demanda de empresas brasileiras por eventos internacionais, a Zum Brazil implementou seu novo escritório em Miami - FL. A cidade foi escolhida pois além de ser a mais brasileira das cidades americanas, pela proximidade do México e Caribe, destinos também muito procurados por grandes empresas, graças às belas praias e seus grandes Resorts.
Operar nesse ponto estratégico dos EUA permite atender essa demanda com profissionais in loco integralmente, que conhecem o lugar e fornecedores, o que, além de facilitar a produção, diminui as burocracias e encurta a logística do evento, tudo isso finalizado por um toque brasileiro de fazer memoráveis eventos, como só a gente sabe.

Diante da deflagração de escândalos políticos e financeiros que assolam o país, o mercado em geral se retraiu. Essa recessão chegou ao mercado de eventos, com muitas empresas diminuindo investimentos ou até mesmo suspendendo festas de final de ano e outras celebrações, já que o foco foi a redução de gastos considerados supérfluos.
Mas a percepção é que, mesmo em momentos de desconfiança do mercado, não investir em eventos, mais especificamente em convenções de vendas é um equivoco. Afinal, motivar e dar subterfúgios à equipe de vendas é a melhor saída para que ela renda mais e desempenhe melhor, sendo uma forma de driblar a crise. Portanto, um evento deste porte é vital e, com certeza, o retorno sobre o investimento é garantido.

Vídeo


Título: 4º Convenção Nacional de Vendas Libbs
Tema: Convenção de vendas (endomarketing)
Nº pax: 1.200
Local: Hotel Barceló - Riviera Maya – México
Data: 19 de janeiro a 01 de fevereiro de 2015
Periodicidade: Anual
Abrangência: Nacional
Atividades paralelas: Futebol, Tênis, Vôlei e Paddle.
Entidade Promotora: Libbs Farmacêutica

Conceito do evento/Projeto/Descritivo:

O Conceito do evento em sua comunicação visual foi: “O foco é o cliente”. Diante disso, trabalhamos com um símbolo como elemento principal: duas mãos em forma de proteção e cuidado. O significado que esse símbolo representa é muito forte: proteção, cuidado e atenção - palavras que evidenciam o foco da Libbs – o interesse no paciente. As cores e o grafismo (linhas e aquarela) transmitem leveza e bem-estar.

“A Libbs é uma empresa 100% nacional e de capital fechado, que tem como missão produzir soluções farmacêuticas, inspirando uma comunidade comprometida com a saúde. Fundada em 1958, a empresa emprega mais de dois mil colaboradores que atuam em São Paulo, Embu das Artes e em 1.100 municípios de todo o Brasil.
A empresa busca constantemente oferecer o melhor a seus pacientes e busca o melhor dentro de sua própria estrutura. A Libbs investe continuamente no aperfeiçoamento dos seus processos, no crescimento de seus colaboradores, no aprimoramento de suas instalações, na inovação tecnológica e no desenvolvimento de seus produtos.

Por isso, é uma empresa reconhecida por seu empreendedorismo e por sua confiabilidade, ética nos relacionamentos, qualidade dos produtos, responsabilidade socioambiental, solidez e vocação para o negócio. Esses são apenas alguns dos atributos que asseguraram nossa expansão até aqui e que continuarão fazendo parte dessa história, garantindo nosso crescimento sustentável.
Produzem soluções farmacêuticas, inspirando uma comunidade comprometida com a saúde.
Imagem Pretendida Libbs:

• Original e criativa
• Focada em Medicina e Saúde
• Desenvolvimento de Medicamentos seguros e eficazes
• Voltada para Ciência e Inovação
• Empresa competente e séria

Anualmente realizam a convenção de vendas que levam diferentes conteúdos a cada edição. Há também apresentação dos resultados do ano que se encerrou e proposta dos novos desafios para o ano que se inicia. Cerca de 1.200 colaboradores participam dessas reuniões (vendas + executivos da matriz):

19/01 a 23/01 – Reunião Preparatória
Reunião realizada antes do “dia corporativo” que tem por objetivo preparar os Gestores para atuarem como multiplicadores no treinamento realizado durante a convenção.
24/01 e 25/01 –
Deslocamento dos demais colaboradores que participarão da convenção.
26/01- Dia corporativo.
Dia inteiro de reunião com abertura da grande plenária para todos os participantes.
Noite – Jantar de abertura com cerimonial de homenagem aos funcionários que completam 5, 10, 15 .... anos de empresa). Todos participam do jantar.
27/01 à 31/01 – Treinamentos em Circuitos
Reuniões de equipe do time de vendas

Lançamentos de produtos:

- SUMAXPRO: Luau na praia/ 03 stands/ 1 plenária
- UMIDITÁ: Luau na praia/ 03 stands/ 1 plenária
- TARFIC: Caça ao tesouro no parque aquático
- ZIDER: Noite de autógrafos com o autor Fernando Aguzzoli do livro “Quem, eu?”

Outras ações diversas:

ÉGIDE – Abertura de portas (Fronha personalizada no quarto)
PLENANCE – CUP (Tênis, Vôlei, Paddle e Futebol)
NACTALI – Decoração de mobiliários pink
STANGLIT – Aroma na plenária
JEITO LIBBS – Treinamento de RH
SPA - Marketing

BRIEFING:

Para 2015, as agências devem apresentar propostas de destinos, inovadores, que suportem o modelo estrutural da programação do evento e que transmitam a imagem pretendida pela Libbs, acima descrita.
Além dos destinos, as propostas devem contemplar logística de transporte, alimentação e acomodação dos participantes, bem como toda a infraestrutura de salas, equipamentos, sinalização e alimentação para as atividades propostas”.

DESAFIOS

Há três anos atrás estes particulares eventos foram unificados em uma única grande convenção, sediada sempre em destinos internacionais. Estas três edições, através de processo de concorrência, contaram com a organização e produção da Zum Brazil, sendo os dois primeiros anos realizados na paradisíaca Punta Cana - República Dominicana e este ano na charmosa Riviera Maya – México.
O grande desafio é realizar um encontro para 1.200 colaboradores (equipe de vendas) do grupo farmacêutico em outro país, sendo responsável por todos os itens do evento como a logística destes participantes em apenas dois dias, a busca por um resort no mundo que contenha mega infraestrutura para comportar o grupo e seu formato de evento complexo, que necessita de 600 quartos double, 108 breakouts simultâneos (quartos transformados em salas de reuniões), centro de convenções com capacidade para atender uma plenária de 1.200 pax e outro grande local para comportar o jantar de abertura no mesmo dia, além de todos os outros itens, como o transfer, receptivo, cenografia com plenária surpreendente que contou com mega tela de 270° de projeção watchout, o jantar em tenda construída de 3.000m², 04 esportes, show, ações, decoração, lançamento de produtos, gamification e etc, durante longos doze dias.

Nossa Defesa

“Humilde e poderosa no trabalho, cria a riqueza;
doce e piedosa nos afetos medica as chagas, conforta os aflitos e protege”
Monologo das Mãos – Bibi Ferreira.

Com base no elemento das mãos e das palavras chaves: proteção, cuidado e atenção, escolhidos para logomarca da 4º Convenção Nacional de Vendas 2015, criamos um ambiente Hight Tech – Hight Touch para receber o conteúdo principal das mensagens e do treinamento que a Libbs passará para a sua força de vendas.
Hight Tech por toda a tecnologia proposta de última geração e o Hight Touch por conta do “background”, conteúdo secundário que vestirá toda a comunicação do evento, utilizando-se das premissas escolhidas.
Essa atmosfera permeará todo o evento através dos conteúdos passados e também da estética, desde o kit que os colaboradores receberão em suas residências, até os painéis de comunicação visual, as ações, e em todos os elementos que farão parte da convenção de vendas.


Nossa Proposta

A nossa proposta de cenário abraçou e envolveu os participantes com o conteúdo secundário, criando uma atmosfera humanizada (High Touch), fazendo o contraponto das mega telas de 270 graus, sistema Sound Road, tecnologia de projeção em Wachout e o Gamification (High Tech), proporcionando um cenário imersivo e lúdico para a convenção.
Imagens abstratas de cores, aquarelas, pessoas que protegem, mãos que abraçam, cuidam, apoia e encorajam, mãos que fazem todas as coisas que possam criar uma atmosfera mais humana, revelando a cultura da Libbs de valorização do ser humano, bem como, o interesse e o foco no paciente, através de seus medicamentos.
Os colaboradores da Zum que serão aproximadamente 70 pessoas, também serão um elemento Hight Touch dentro do evento, incentivado pela nossa cultura que contamina a nossa equipe com o valor da humanização como prioridade em nossas ações, uma empresa que embora não seja da área de saúde tem como DNA o foco na humanização.

PORQUE A EMPRESA CRÊ QUE ESTA AÇÃO DEVE VENCER A CATEGORIA:

Poucas convenções no mundo, promovidas por apenas uma única empresa, movimentam esse contingente de pessoas oriundas de um país. Esse é apenas o desafio inicial de um evento deste porte. Por ser a terceira edição realizada pela Zum, o desafio também é surpreender o cliente em todos os aspectos a cada ano, superando sempre as expectativas e foi isso que ocorreu.
Desde o A, até o Z do evento, a Zum esteve envolvida e o resultado não poderia ser mais positivo: já estamos organizando a 5ª Convenção Nacional de Vendas, que acontecerá em 2016 na Espanha.
O grande diferencial desta edição foi o desenvolvimento de uma plataforma digital especifica para a Convenção da Libbs, um serviço exclusivo da ZUM BRAZIL DIGITAL.
O mundo dos negócios exige números, por isso os profissionais de marketing sentem-se na obrigação de mensurar suas ações. Mas em eventos é possível mensurar resultados? Para a Zum Brazil sim! E, por isso, saímos na frente mais uma vez e oferecemos soluções digitais inovadoras para serem aplicadas em eventos de forma não invasiva, colaborativa e que proporcione engajamento e, claro, mensuração:

Comunidades Digitais – Desenvolvemos uma completa rede social privada para a empresa ou evento. Com essa rede é possível estimular discussões prévias sobres os temas definidos, distribuir notícias, vídeos, enquetes, pesquisas, documentos, entre outras funcionalidades. Sempre com relatórios de uso e métricas de engajamento para equipes.

Galeria de imagens
Centro de Convenções Hotel Barceló
Comunicação Visual
1.200 participantes
Plenária com projeção em tela de 270°
Plenária com projeção em tela de 270°
Plenária com projeção em tela de 270°
Riviera Maya
Caribe
Cenografia de palco
Plenária com projeção em tela de 270°
Premiação dos Quinquênios
Prêmiação dos Quinquênios
Jantar em tenda construida de 3.000m²
Jantar e Show
 

 

CONECTA LIBBS.
Diante de um universo de 1200 participantes – todos saindo do Brasil para um evento no exterior o grande desafio foi a logística dessas pessoas em dois dias. Não apenas para faze-los chegar de suas cidades de origem aos aeroportos internacionais do Brasil, e, posteriormente, ao local do evento. Mas também prestar apoio em todos os momentos, desde o pré-evento, durante e no retorno ao Brasil.
O briefing do cliente buscava uma forma de otimizar e facilitar essa complexa logística. A solução idealizada pela Zum Brazil foi a criação de uma comunidade virtual (APP) para a Convenção: o Conecta Libbs.

Essa exclusiva plataforma, com funcionalidade através de aplicativo no celular, é uma verdadeira rede social privativa para os colaboradores da empresa. Reunia desde dicas sobre documentação necessária, o que levar na viagem, passando pelos os bilhetes aéreos (com lembretes de horário), e campos obrigatórios como o check-in no aeroporto e no hotel, para um maior controle nosso sobre cada passageiro que vinha de uma região diferente.

No evento, o Conecta se revelou uma poderosa ferramenta. As reuniões eram ofertadas e agendadas diretamente no aplicativo, que, por sua vez, emitia relatórios de cada participante: Quais e quantas reuniões assistiu, quanto tempo ficou em cada reunião, de que sala aquele participante saiu mais cedo e para qual ele migrou, assim possibilitando uma análise profunda sobre o perfil de cada propagandista, quais temas mais interessaram e qual é o nível de comprometimento dele dentro das agendas da convenção. Enfim, um universo de dados ao dispor da empresa sobre a frequência e aderência de seus colaboradores no evento – em tempo real e com dados 100% precisos.

E para o perfeito uso dessa plataforma digital foi necessário implantar uma rede sem fio no Resort através do nosso parceiro de TI (AGORA TELECOM) para dar todo o suporte de internet que o APP precisa para que funcionasse perfeitamente ao acesso dos participantes simultaneamente, a qualquer hora, em qualquer local.

O desafio era iluminar cerca de 40% do resort Barceló Maya Caribe com uma WLAN (Wireless Local Area Network) robusta, com QoS (Quality of Service) para atender até 1,2 mil pessoas simultaneamente em alguns momentos, sem áreas de sombra ou falhas. A infraestrutura foi necessária apenas enquanto a Convenção Anual de Vendas d Libbs durou – por cerca de duas semanas –, e depois foi desmontada. Desta forma, o melhor modelo para realizar o projeto foi o de locação dos equipamentos com uma oferta de hardware como serviço e consultoria completa por parte da AGORA Telecom.
Além dos quartos, a área de conferências e comuns, a piscina, o bar e uma área externa precisaram estar totalmente cobertas pela nova rede, que funcionou em paralelo à do resort.

Com tecnologia da Zebra Technologies Corporation (Nasdaq: ZBRA), líder mundial em produtos e soluções que oferecem visibilidade em tempo real aos ativos, a AGORA Telecom instalou uma solução com 150 APs (Access Points) e controladoras da mesma marca, switches da Extreme Networks, além de firewall e balanceadores de carga da Fortinet para este projeto.
Toda essa estrutura foi criada para atender as demandas do aplicativo desenvolvido especialmente para o evento (CONECTA), em que os organizadores do evento tinham o total controle logístico dos participantes que poderiam fazer o check-in e check-out de onde estavam, transfer do aeroporto e status de voo, além da agenda de reuniões e atividades do evento em si – 1.222 reuniões de conteúdo foram marcadas com o aplicativo. Ele também permitia acesso à rede social do evento, compartilhar fotos com todos, ler textos como as principais notícias do evento, assim como permitia emitir opiniões e interações públicas, sem utilizar papel, de modo totalmente dinâmico e em tempo real com tablets e smartphones conectados.

Em poucos dias – e mesmo na época de festas de final de ano –, fomos capazes de cuidar dos trâmites de logística e desembaraço aduaneiro, implantando a rede sem fio em quase metade do imenso hotel de luxo no Caribe. Sob a nossa responsabilidade ficou o projeto executivo, o planejamento, a instalação e o suporte de uma rede extremamente eficiente, rápida e que não falhasse em momentos críticos. Tudo fluiu com tranquilidade e o cronograma foi entregue conforme previsto – sem atrasos e totalmente pronto para o início do evento no dia 15 de janeiro. A estrutura permaneceu montada por 15 dias e em 5 de fevereiro ela já estava desmontada e pronta para o embarque de volta ao warehouse em Miami (EUA) e também em São Paulo da distribuidora.

A convenção foi um sucesso, tanto do ponto de vista de organização/produção como de tecnologia. O resultado do Conecta Libbs foi tão positivo, que a empresa deu continuidade à comunidade não só no período do evento, mas nos próximos dias e meses dentro da empresa, funcionando como uma Intranet dos colaboradores da equipe de vendas para mantê-los motivas e engajados em assuntos do dia a dia corporativo.

Galeria de imagens
CONECTA
Relatório Conecta
Relatório Conecta
Relatório Conecta
Relatório Conecta
Relatório Conecta
Relatório Conecta
Relatório Conecta
Relatório Conecta
DATA
Relatório Conecta
       

 

Na Convenção de Vendas Libbs, o retorno aguardado sobre investimento não se dá apenas no quesito financeiro. Muitos aspectos “humanos” também são instigados e o retorno sobre isso é extremamente aguardado. Pois, consequentemente, ele se converterá em motivação e comprometimento – o que, por sua vez, retorna em números de vendas. E, antes mesmo do fim do terceiro trimestre de 2015, os números são muito positivos – as metas não serão apenas batidas, mas também, superadas com louvor - constatando a qualidade e eficácia da Convenção.

- Aumento do engajamento e comprometimento dos participantes em relação às metas da empresa.
- Retorno financeiro: até o dia de fechamento deste case, (10/09), 65% da meta anual de vendas da Libbs já havia sido atingida e o percentual da meta acumulada (janeiro a setembro) estava em 101%, indicador esse que remete à uma superação das vendas previstas para 2015.
- Devido à dimensão, localização e qualidade do evento repercutido no mercado farmacêutico, a Libbs aumentou o seu potencial de atração de recursos humanos / interesse por trabalhar na Libbs
- Retenção de pessoas e orgulho de pertencimento
- Comunicação efetiva, levando informações que dão suporte ao dia a dia de trabalho dos participantes, como estratégia e objetivos de negócios, contribuindo para que todos atuem de forma integrada em busca dos mesmos resultados.

*Informações fornecidas pelo cliente.

Galeria de imagens
   

 

 

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