Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 16ª Edição

Case: 50 ANOS DE JORNALISMO PUBLICITÁRIO
Candidato: Kissus - Studio de Produção & Promoção
Cliente: Editora Referência
Segmento: Eventos
Estado: SP
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
50 ANOS DE JORNALISMO PUBLICITÁRIO - A COLUNA QUE VIROU REFERÊNCIA

A KISSUS é um studio de produção e promoção que há 7 anos oferece ao mercado know-how e estrutura para realizar projetos e ações; com foco em eventos, comunicação, direção artística, conteúdo e desenvolvimento de projetos customizados, sempre valorizando a arte e cidadania (link de acesso ao nosso portfólio: http://issuu.com/kissus).

Foi com esse propósito que aceitamos com muita alegria o convite de Tiago Ferrentini (Diretor Executivo da Editora Referência) para nos envolver na estratégia da editora para a ativação dos 50 ANOS DO PROPMARK com um evento, uma merecida homenagem a Armando Ferrentini para e do mercado.

Um delicioso desafio - planejar e organizar um evento comemorativo convidando os principais líderes da Indústria da Comunicação e Marketing para homenagear o grande mentor do jornalismo publicitário, Armando Ferrentini, que inspirado na efervescência cultural, econômica e tecnológica dos anos 60, teve a brilhante iniciativa de em 21 de maio de 1965 lançar a Coluna Asteriscos, quando trabalhava no Diário Popular. Essa coluna cresceu, amadureceu e se tornou Referência, nos brindando até hoje com um conteúdo sério e inspirador conferido no jornal Propmark, o aniversariante. Essa foi a base do briefing rico, claro e inspirador. Vamos surpreender!

Como profissionais de comunicação; produtora executiva e de conteúdo comprometida com a missão proposta pela equipe gestora do projeto, resultou numa profunda e deliciosa pesquisa, que foi determinante para criarmos e definirmos o conceito “A COLUNA QUE VIROU REFERÊNCIA”, que retrata em uma frase o que ocorreu ao logo desses 50 anos; o tema para o evento: 1965 – quando tudo começou e a data 19 de maio de 2015, dois dias antes do dia oficial da publicação da coluna, inclusive foi distribuído a edição especial comemorativa do jornal com encarde de seu novo formato, em primeira mão para os convidados.

A partir destes pilares desenvolvemos o planejamento, a comunicação, a dinâmica, a direção artística, o vídeo, o Gift, a exposição, a abordagem, o buffet, a cenografia, com o objetivo de reproduzir fatos e emoções, envolvendo os convidados numa viagem no tempo, fortalecendo conceitos, posicionamento, inovações, informação e tendências para os próximos 50 anos, comprometidos com a verdade, tal qual o slogan da editora.

Vocês poderão conferir no vídeo (que passa dos 5 minutos pela riqueza e importância de conteúdo)

A KISSUS transforma ideias e sonhos em realidade. A gente faz acontecer.

Galeria de imagens
PORTFOLIO KISSUS
PORTFOLIO KISSUS
PORTFOLIO KISSUS
PORTFOLIO KISSUS
PORTFOLIO KISSUS
PORTFOLIO KISSUS
       

 

Vídeo


Tudo partiu de um excelente briefing que nos baseou para responder, com excelência, o firme propósito de realizar o evento dos 50 ANOS DE JORNALISMO PUBLICITÁRIO – uma homenagem ao jornalista, publicitário e empresário Armando Ferrentini, como parte integrante da estratégia de ativação da Editora Referência para com os 50 ANOS DO PROPMARK, estartado no início do ano com a edição comemorativa do jornal, que seria distribuída em primeira mão no evento, incluindo o encarte com o nº 1 do novo formato do jornal.
Frente ao desafio desenvolvemos e apresentamos um projeto conceitual, inovador e completo, resultante de um delicioso e brilhante trabalho em equipe. A KISSUS tem um casting de artistas, produtores e fornecedores/parceiros que dá a tranquilidade e certeza de que o evento vai ser entregue de acordo com o propósito do evento e para este não foi diferente, pelo contrário, abraçamos esta oportunidade de corpo e alma.
Mãos à obra – tínhamos menos de 5 meses para produzir tudo que compunha essa grande comemoração e homenagem! A partir daí a execução foi diária, reuniões, trocas de ideias e experiências, organização, conhecimento, foco, bons relacionamentos e casting diferenciado; conseguimos ótimas negociações com todos, que vestiram a camisa e curtiram realizar esse espetáculo!
O tema do evento também partiu da nossa sugestão – 1965 – ano efervescente que inspirou Armando Ferrentini, que sempre esteve à frente do seu tempo a lançar a COLUNA ASTERISCOS no Diário Popular, hoje o Jornal propmark.
Na pesquisa de conteúdo fomos surpreendidos com o nível e importância de 1965, como outros disserto - mas esse nos impactou e inspirou profundamente para definirmos o planejamento, roteiro, direção de arte, linguagem e parceiros.
Quanto ao local - como sabem, Armando Ferrentini, além de ser publicitário, jornalista e empresário, é participante do Conselho Deliberativo da ESPM por 40 anos, 20 desses como presidente. Isso nos motivou a sugerir a ESPM para ser o palco do evento, bem apropriado – afinal há 64 anos a ESPM reúne e forma a nata de profissionais de comunicação que fizeram e fazem a diferença no mercado, muitos deles abordados na Coluna Asteriscos e no propmark. Sugestão prontamente aceita dos dois lados, pela Editora Referência e pela ESPM, que nos apoiou. Como contrapartida, o presidente executivo da instituição José Roberto Whitaker Penteado no seu pronunciamento entregaria uma placa em homenagem especial da Instituição ao Armando Ferrentini; a logo da ESPM teria que estar presente no púlpito e na canopla do microfone utilizado nas entrevistas. Vale ressaltar que a escola estendeu o apoio nos permitindo que gravássemos os depoimentos dos familiares num dos estúdios do Núcleo de Imagem e Som da escola, outra atividade extra que emocionou os bastidores.
Para nós um grande desafio foi apresentar e executar a dinâmica de palco diferenciada e inovadora (frisada no briefing) que possibilitasse a interação e contextualização dos fatos que marcaram o lançamento da Coluna Asteriscos e sua trajetória.
Para garantir a entrega na qualidade esperada e planejada, chamamos o escritor e roteirista Caio Tozzi que assinou o roteiro do vídeo e do palco. Para produzir o vídeo documentário contratamos a Vila Filmes (www.vilafilmes.com.br), com a direção de Pedro Ferrarini, somos parceiros de longa data em outros cases de sucesso.
Para corroborar com a pesquisa realizada, foi fundamental a entrevista que realizamos com o homenageado - saber por parte dele qual o ambiente e inspiração que o levou a lançar a coluna ASTERISCOS e o que foi e está sendo essa trajetória desses 50 anos de sucesso do Jornal propmark - deu o martelo final para o afinamento da estratégia.
Com todo o conteúdo em mãos, definimos o roteiro dinâmico, contextualizando fatos e sons com o objetivo de propiciar ao convidado uma viagem na linha do tempo por 1 hora – absorvendo, interagindo e se emocionando com o rico conteúdo de 1965, ano de lançamento da COLUNA ASTERISCOS, por Armando Ferrentini, quando trabalhava no Diário Popular, inspirando na assinatura do evento - A COLUNA QUE VIROU REFERÊNCIA.
Uma parceira que precisamos destacar, foi a tecida com o Instituto Cultural da ESPM - uma fonte inesgotável de conteúdo, que resultou numa exposição “Propaganda em 1965”, com os principais fatos ocorridos no mercado, no iluminado e intenso ano - acessem o link para ver: http://www2.espm.br/espm/instituto-cultural/acervo/exposicao-virtual - aba publicidade em 1965 – agregando valor e dando quilometragem ao evento e ao homenageado.
Aliás, todos os parceiros escolhidos para participar desta produção foram impecáveis, pois com uma verba conservadora, conseguimos com riqueza e qualidade entregar como o planejado, foi fundamental para que nosso projeto fosse executado, vamos apresenta-los no próximo capítulo.

Roteiro resumido:

19h00 - recepção performática dos convidados – welcome drink tematizado – exposição
“Propaganda em 1965”
20h00 - início do espetáculo no Teatro ESPM (Auditório Philip Kotler)
21h00 – término do espetáculo – cumprimentos ao homenageado
21h10 – na saída do teatro a entrega do GIFT pelos nossos jornaleiros
- início do coquetel no Foyer com música ambiente
21h15 – pocket show com a banda Andrea Rodeguero & Power Trio no Palco Asteriscos
23h00 – encerramento – mesa de café na saída – entrega da edição especial do Jornal propmark
50 Anos

O evento foi o marco da merecida homenagem a um veículo e ao seu presidente que muito tem feito para a solidificação e projeção da nossa propaganda como uma das melhores do mundo. Durante 3 horas de evento, pudemos envolver todos os convidados nesta rica trajetória desses 50 ANOS DE JORNALISMO PUBLICITÁRIO e as inovações para os próximos 50 anos.
“Parabéns propmark, parabéns Armando – que venham os próximos 50 anos cobrindo o mercado com tanta excelência” (Bruna Calmon)

Missão dada, Missão cumprida!

Ficha técnica:

Título:50 ANOS DE JORNALISMO PUBLICITÁRIO – A COLUNA QUE VIROU REFERÊNCIA
Tema: ANO DE 1965
Número de Participantes: 370
Data: 19 DE MAIO DE 2015
Cliente: Editora Referência
Local: ESPM
Direção Geral e Artística: Suzy Scherb (sócia diretora da KISSUS)
Exposição e fonte de conteúdo: Instituto Cultural ESPM
Cenografia: Mancini Studio de Arte
Vídeo: Vila Filmes
Direção do Vídeo: Pedro Ferrarini (sócio diretor da Vila Filmes)
Roteiro: Caio Tozzi
Direção de Arte: Pedro Roberto de Oliveira
Apresentadora: Bruna Calmon
Entrevistadora: Adriane Amaral (modelo, atriz, jornalista e apresentadora)
Atração Musical: Andrea Rodeguero & Power Trio
Buffet: Coração de Pimenta
Som, Iluminação e Projeção:624 Produções
Fotografia e vídeo cobertura: João Lebrão
Gift – Instant Report: Personal Press



Galeria de imagens
COMUNICAÇÃO - SELO E CONVITES
COMUNICAÇÃO - SAVE THE DATE E CONVITE ELETRÔNICO
HOMENAGEM DA ESPM PARA ARMANDO FERRENTINI
EXPOSIÇÃO
BISTRÔS COM CONTEÚDO
GIFT - INSTANT REPORT PERSONALIZADO
GIFT - INSTANT REPORT PERSONALIZADO
EDNTREGA DA EDIÇÃO ESPECIAL - PROP50MARK
   

 

Como já relatamos, o desenvolvimento do projeto com suas características e detalhes, todo ele passou a ser um delicioso desafio.
Foram menos de 5 meses para produzir tudo - ano de crise, verba conservadora - por conta disso partimos para uma negociação corpo a corpo com todos os envolvidos, e conseguimos chegar no ponto de equilíbrio na relação custo x benefício, afinal participar de um evento com essa importância, foi um privilégio, um case que ficará registrado no histórico de todo mundo.
Cada ideia foi coerente ao propósito do evento e foram realizadas com galhardia.
Vale lembrar que o evento fez parte da estratégia da Editora Referência para ativar os 50 ANOS do Jornal propmark e divulgar as inovações para o mercado, que é extremamente exigente e crítico.

Vale apresentar os parceiros e as soluções frente aos desafios:

> Comunicação: mediante a aprovação do conceito e tema, convidamos o Diretor de Arte, Pedro Roberto de Oliveira, para criar a identidade visual do evento e suas aplicações: save the date, convite eletrônico e impresso; artes para a cenografia.
O conceito foi bem trabalhado resultando na criação de um selo comemorativo, no estilo vintage, colocando o ano de 1965 no centro, marcando o início com o lançamento da coluna Asteriscos e hoje com o Jornal propmark, respeitando as cores da identidade visual do veículo.
Os convidados começaram a receber 20 dias antes do evento o SAVE THE DATE para gerar a curiosidade e agendamento.
10 dias antes até o dia do evento – enviamos lembretes e o convite eletrônico e o físico.
Com o apoio da ESPM para ser nosso palco do espetáculo, usamos o RSVP eletrônico deles, tecnologia que nos foi de grande valia.
3 dias antes até o dia do evento, reforçamos com o RSVP ativo para que a festa ficasse completa, representativa e garantida. E foi.

> Cenografia – Mancini Studio de Arte – nosso desafio com a cenografia foi com relação aos espaços que são próprios para atender a demanda de uma Universidade e por conte disso tem suas limitações, somado a limitação de verba. Com criatividade as soluções foram apresentadas e executas. A partir de uma pesquisa dos móveis, flores, utensílios, cores e formas utilizadas em 1965, conseguimos propiciar um ambiente também vintage, também agregamos valor com a montagem da exposição, assinada pelo Instituto Cultural ESPM, incluindo objetos usados na época, como, máquinas fotográficas, miniaturas de veículos, máquina de escrever, dentre outros, fora o palco que conseguimos transformá-lo num cenário de TV.

> Gift – negociamos com a Personal Press, a produção do Instant Report personalizado para ser entregue na saída do teatro. O layout e texto foram previamente desenvolvidos sob o comando da Editora Referência para respeitar a identidade visual e posicionamento, bem como para deixar o mínimo possível para se produzir no dia, uma vez que tínhamos 1 hora para finalizar com textos, fotos, aprovação e colocar nas mãos dos nossos jornaleiros – e assim ficou tudo pronto em tempo para entregarmos o GIFT na saída do auditório –todos ficaram surpresos de receber notícias quentes do evento – fortalecendo mais uma vez o posicionamento do veículo.

> Atração musical – sugerimos a intérprete e compositora Andrea Rodeguero que com seu Power Trio corresponderam 100% ao briefing, em parceria elaboramos um set list sob medida, inclusive os jingles. Foram muitos ensaios - valeu a pena ficou ao contento.

> Recepção e assistência – negociamos com o ator e apresentador Paulo Cruz uma ação diferenciada para receber e interagir com os convidados, bem como fazer a pesquisa de figurino, dar assistência na produção (que foi de grande valia). Foram 7 atores que executaram de forma criativa e representativa esse papel.

> Buffet – Coração de Pimenta –estimulada pelo tema, nos apresentou um cardápio de dar água na boca, matar as saudades de um coquetel de camarão, strogonoff, espetinhos de queijo, hamburgues, maionese, cuscuz e outras delícias, regado de bebidas que se destacavam em 1965 (whisky, champanhe, drinks, refrigerantes) – e os garçons, vestiram os Domãs, próprios da época (hoje utilizados ainda em protocolos governamentais) e as copeiras com seus vestidos tradicionais. As louças e utensílios utilizados também honraram o tema.

> Luz, Som e Projeção – 624 Produções que com expertise conseguiu nos entregar a infraestrutura necessária para o sucesso do evento. Contamos com equipamentos e profissionais, fundamentais para qualidade do espetáculo promovido no palco - valorizando a cenografia e a dinâmica. O grau da parceria foi tamanha que conseguimos negociar - no mesmo pacote a inclusão da realização de dois ensaios gerais – 1º uma semana antes do grande dia e 2º geral no dia, que é de praxe – isso foi sensacional, pois garantiu o entendimento, entrosamento e afinamento para que na hora do play nada saísse errado e não saiu.

> Apresentadora – Bruna Calmon, nossa escolha não poderia ser mais feliz, com seu expertise adquirido quando apresentava o Programa Reclame do Multishow e hoje no programa do Justus +; já fez várias apresentações para os eventos da Editora Referência - aliados ao seu charme e carisma, foi o elo elegante e pontual para conseguirmos, com galhardia, costurar os tempos e movimentos, garantindo o sucesso da dinâmica desejada, claro em combinação perfeita com o vídeo e banda. A direção geral ficou tranquila e feliz.

Serviços prestados pela KISSUS distribuídos nas fases pré, durante e pós-evento:

> Criação
> Planejamento
> Definição do conceito “A COLUNA QUE VIROU REFERÊNCIA”
> Definição do tema 1965
> Pesquisa de conteúdo e de arte
> Sugestão e negociação com a Personal Press para viabilizar o projeto do Instant Report
> Negociação com os parceiros para viabilizar o projeto
> Execução/Produção
> Acompanhamento
> Roteiro do evento em parceira ao Caio Tozzi (escritor e roteirista)
> Direção artística e geral

Adoramos desafios, sempre aprendemos com eles. Um que também vale ser abordado neste capítulo foi quanto ao palco do Auditório que é próprio para as palestras e eventos promovidos pela ESPM, mas para o espetáculo que havíamos desenhado teria que ser tudo sob medida literalmente, desde a cenografia, tela de projeção, instalação dos equipamentos da banda, iluminação, telepompter, vestir o atual púlpito existente – tudo de forma que ficasse no plano favorável para que todos pudessem assistir, se envolver e se emocionar com o show - com expertise dos parceiros conseguimos soluções criativas e efetivas.

Ainda sobre cenografia - o painel do palco Asteriscos veio errado do fornecedor, tivemos que pedir sua reimpressão de forma que desse tempo de instalar e ficar pronto para o pocket show, marcado para ocorrer durante o coquetel.
Negociamos com o fornecedor que conseguiu com qualidade nos entregar, mas durante o welcome drink, não tinha como montar com os convidados presentes - revertemos a situação para o positivo - durante o espetáculo montamos, assim promovemos maior surpresa para o momento e deu valorizou dando mais destaque para o palco Astericos e para a produção. Problemas em eventos ocorrem, o que faz a diferença é a capacidade em resolve-los deixando-os nos bastidores.

Falando em show, demos um com a dinâmica “triunvirato” executada no palco - nosso maior desafio, amplamente abordado no capítulo anterior– no momento que demos play com a entrada da Bruna Calmon fomos até o final sem pausa, sem erro, sem gap - informando, relembrando, emocionando e surpreendendo até o homenageado Armando Ferrentini que não tinha a pálida ideia que seus familiares haviam gravado seus depoimentos.

A iluminação e som, acompanharam todos esses tempos e movimentos dando os devidos destaques na hora certa. A banda e vídeos entraram no timing - tudo isso é fundamental para o sucesso de qualquer evento.


Galeria de imagens
CENOGRAFIA - SINALIZAÇÃO
RECEPÇÃO PERFORMÁTICA E INTERATIVA
CENOGRAFIA FOYER - MÓVEIS 1965
AMBIENTAÇÃO FOYER - ARRANJOS
CENOGRAFIA PALCO
PALCO EM AÇÃO
PLATÉIA SELETA E EMOCIONADA
CUMPRIMENTOS DE AMIGOS E PARCEIROS AO GRANDE HOMENAGEADO
PRESENÇA DA NATA DO MERCADO - FORTES EMOÇÕES!
ENTREGA PERFORMÁTICA DO GIFT - INSTANT REPORT - PROPMARK
PALCO ASTERISCOS COM ANDREA RODEGUERO & POWER TRIO
BACKDROP PARA ENTREVISTAS
PRESENÇA DA NATA DO MERCADO - FORTES EMOÇÕES!
PRESENÇA DA NATA DO MERCADO - FORTES EMOÇÕES!
CAFÉ NA SAÍDA E ENTREGA DA EDIÇÃO ESPECIAL 50 ANOS
GRAVAÇÃO DOS DEPOIMENTOS DA FAMÍLIA FERRENTINI
BASTIDORES DA MONTAGEM DE PALCO
     

 

Num ano de comemorações dos 50 anos do Jornal propmark e do jornalismo publicitário, o evento teve um importante papel por reunir a nata do mercado da comunicação para celebrar e homenagear o grande mentor, o jornalista, publicitário e empresário Armando Ferrentini.
O evento, da maneira como foi construído e executado correspondeu a própria dinâmica exercida pelo mercado de comunicação, com ideias, informação, criatividade, credibilidade, interatividade, responsabilidade e competência - assim geramos bons negócios e oportunidades – valores esses estabelecidos no propósito do Jornal propmark – um veículo cuja trajetória ajudou a solidificar o mercado a projetar a propaganda brasileira como uma das melhores do mundo.
É difícil mensurar em números os resultados deste acontecimento, mas podemos pontuar alguns que merecem atenção, como o fato de no evento ter sido o palco também para lançar o Nº 1 do Jornal propmark em seu novo formato, encartado na edição especial (com 200 páginas), distribuída na saída; como retorno, a aceitação foi unânime - ele será lançado dentro de alguns dias no novo formato, provando mais uma vez ser um veículo de vanguarda, conquistando os atuais e futuros executivos do negócio da comunicação e do marketing (afirmação de Tiago Ferrentini – Diretor Executivo da Editora Referência).
No conjunto das inovações, temos o novo site do propmark, com nova identidade visual e percorrendo todos os canais – tendo uma aceitação representativa frente ao curto espaço de tempo do seu lançamento - em 1 mês o nº de acesso teve um incremento de 200 mil acessos para 300 mil acessos de visitantes únicos.
Outra conquista que merece destaque é a decorrente da parceria com o Instituto Cultural ESPM, tendo Geraldo Alonso Filho e Nelson Gomes no comando. Foi uma experiência a parte, desenvolver a exposição “Propaganda em 1965” (hoje no acervo digital) e todo o conteúdo pesquisado e reproduzido que ficará como fonte de informação e inspiração para as gerações atuais e futuras – educação e conhecimento são fundamentais para atingirmos o sucesso.
Para encerrar, reproduzo aqui o depoimento que recebemos do escritor e roteirista que arrasou no roteiro do vídeo e do evento.
"Foi uma honra participar do evento sobre os 50 ANOS DE JORNALISMO PUBLICITÁRIO – A COLUNA QUE VIROU REFERÊNCIA. Para quem gosta de história como eu, foi única a oportunidade de aprofundar nesse cinquentenário do jornalismo publicitário e na trajetória de sucesso do Armando Ferrentini para, então, criar a narrativa do evento, seja no palco, seja nos filmes apresentados. O resultado com sucesso é fruto de uma parceria sólida com a produtora, que também gosta de contar boas histórias, emocionar e celebrar o que tem que ser celebrado com muita competência.” (Caio Tozzi - www.caiotozzi.com)

Que venham os próximos 50 anos!

Um pouco do que saiu na mídia:
Editorial do Jornal propmark - http://propmark.com.br/mercado/editorial-50-anos-este-ano
Palavra de Marcello Queiroz - http://propmark.com.br/especial50/#history-0
Grandes Nomes da Propaganda - https://www.youtube.com/watch?v=fla5c6Wu6Rk
Saiu no propmark - http://propmark.com.br/midia/propmark-comemora-50-anos-em-festa-na-espm
Nosso selo comemorativo na página do FB do jornal Propmark - https://www.facebook.com/propmark-143421845730105/timeline/
Inspirad/Multishow-http://inspirad.com.br/espm-homenageia-os-50-anos-do-jornal-propmark/



Galeria de imagens
ARMANDO FERRENTINI EM 1965
ARMANDO FERRENTINI EM 2015
UM PRESENTE ESPECIAL PARA O HOMENAGEADO - OBRA DE CRISTINA ROQUETE
FRANCISCO GRACIOSO
LUIZ LARA
JOSÉ FRANCISCO QUEIRÓZ COM SUZY SCHERB
BRUNA CALMON E SUZY SCHERB
ELIANE BESEN, DUDA ROSA E SERGIO MANCINI
GERAL DO EVENTO
GERAL DO EVENTO
ROSE DE ALMEIDA E MARIA DO CARMO HARDT
EQUIPE EDITORA REFERÊNCIA
FAMÍLIA FERRENTINI
GERAL DO EVENTO
GERAL DO EVENTO
GERAL DO EVENTO
LUIZ LARA, ARMADO FERRENTINI E CONVIDADOS
GERAL DO EVENTO
UM BRINDE AOS PRÓXIMOS 50 ANOS
 

 

 

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