Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 16ª Edição

Case: ALVINNN!!! E OS ESQUILOS
Candidato: H2Otierra
Cliente: Cala Gloob - Globosat
Segmento: Serviços
Estado: SP
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
KV ALVINNN!!!

H2Otierra

#levamosparaopessoal

E nos dedicamos de corpo e alma. Fazemos em conjunto e acreditamos que toda ideia é uma boa ideia, mas apenas uma é a grande ideia. Aquela que não apenas resolve um job, mas que surpreenda. Ela pode vir de qualquer um, dentro ou fora da criação. Deixamos de lado a divisão de áreas e assumimos que todos podem colaborar.
Com o tempo a gente descobre que somos mais que colegas de trabalho, clientes ou fornecedores, somos parte de um todo com um único objetivo em comum.
Fazemos do trabalho uma realização pessoal e sabemos que ele não termina no final do expediente. E para entregar sempre algo único levamos mais que a sério, levamos para o pessoal.

GLOOB
Divertido, estimulante e curioso: este é o Gloob, um mundo de inspiração e diversão para as crianças. Lançado em 15 de junho de 2012, o canal 100% brasileiro – é o primeiro infantil do portfólio da Globosat – tem em seu DNA a valorização da nossa cultura e de temas como amizade, companheirismo, coragem e respeito às diferenças. O Gloob está no ar 24h por dia, nas versões HD e SD, das principais operadoras de TV paga do Brasil. Mas o Gloob vai além da TV, é uma marca multiplataforma que busca se conectar com crianças e pais através de seu site www.mundogloob.com.br, games, ações e aplicativos que oferecem experiências lúdicas.

ALVINN!!! E OS ESQUILOS
A série conta a história de David, um pai que tenta educar os seis Esquilos muito animados. Eles e seus “filhos” vivem as situações mais atrapalhadas e divertidas nessa animação que já alegra quatro gerações de fãs. Como não poderia ser diferente, a paciência de David é muitas vezes testada e algumas frases podem terminar com “ALVINNN!!!”.

FICHA TÈCNICA
As ações de divulgação da série aconteceram no Rio de Janeiro e em São Paulo e contemplaram ativações em agências de publicidade, parques, escolas, na operadora NET e na Globosat SP e RJ, além das inserções de mídia, mídia exterior especial, projetos especiais de mídia impressa.


Galeria de imagens
       

 

Vídeo


BRIEFING:

O lançamento de ALVINNN!!! E OS ESQUILOS será no canal Gloob, que é direcionado ao público infantil e tem como concorrentes o Discorvery Kids e Cartoon Network.
Comunicação adequada ao canal e sua faixa etária, podendo ser desdobrada para os diferentes públicos aos quais iremos atender.
Ativações para o público alvo do canal, 4 a 9 anos, onde as crianças consigam interagir com o personagem, com a animação ou mesmo vivenciem Alvinnn!!! e os esquilos.

Alvinnn!!! e os esquilos estréia em junho/2015 e o canal gostaria de idéias de ativação, intervenções, sampling, relacionamento (GSAT-AGÊNCIAS), endomarketing e mídia integrada, neste último podemos sugerir projetos especiais e mobiliários urbanos.

DESDOBRAMENTO AGÊNCIA:

Campanha de Comunicação :
Com o tema “UMA BAGUNÇA ATRÁS DA OUTRA” e utilizando a bagunça com as tintas, a agência desenvolveu uma estratégia de mídia e ativações para apresentar o novo lançamento do canal Gloob, ALVINNN!!! E OS ESQUILOS.

Ativação / Evento de Lançamento Público Final;
13 e 14/06 Rio de Janeiro - Parque Quinta da Boa Vista
20 e 21/06 São Paulo - Parque Villa Lobos
Para esta ativação, criamos um parque com o tema central em bagunça e tinta, claro que toda esta bagunça organizada. O evento, que contou com 6 diferentes estações em um circuito muito divertido.
Idade Permitida:
De 04 a 12 anos. As crianças poderão participar do evento somente acompanhadas dos pais ou responsáveis.
Para participar:
Não é necessário realizar inscrição. A participação no evento ocorrerá por ordem de chegada. Sujeito a lotação. Entrada gratuita.

Galeria de imagens
3D Stand
3D Stand
3D Stand
3D Stand
3D Stand
3D Stand
3D Stand
3D Stand
3D Stand
3D Stand
3D Stand
3D Stand
3D Stand
3D Stand
3D Stand
3D Stand
3D Stand
     

 

O PARQUE

45 dias que antecedem o evento, demos entrada em toda documentação junto aos parques, subprefeituras e Secretarias do verde e meio ambiente para conseguir a liberação e instalar nosso parque.
A cenografia que encantava as crianças e fazia adulto voltarem a ser criança, foi o resultado de um estudo detalhado do comportamento do target. 48 Profissionais envolvidos em sua montagem e mais 35 pessoas para o funcionamento correto de todas as áreas do evento.

PLANEJAMENTO
Ativação / Evento de Lançamento Público Final;

O espaço contava com 150m2 de muita diversão dentro dos parques:

13 e 14/06 Rio de Janeiro - Parque Quinta da Boa Vista
20 e 21/06 São Paulo - Parque Villa Lobos

Para esta ativação, criamos um stand com um parque dentro e com o tema central a bagunça e a tinta, claro que toda esta bagunça organizada. O evento, que contou com 6 diferentes estações em um circuito muito divertido.

Idade Permitida:

De 04 a 12 anos. As crianças poderão participar do evento somente acompanhadas dos pais ou responsáveis.

ESTRATÉGIA:
Utilizando todas as informações do briefing e as características da animação, dentro do tema que desenvolvemos para o Gloob, planejamos um espaço onde as crianças pudessem ser toda a diversão e vivenciassem tudo Alvinnn!!!, apronta em suas aventuras. Sendo assim, resolvemos desenvolver um circuito com as características do personagem, uma gincana que mostra a competitividade do personagem, terminando com a criança marcando o logo Gloob em letra caixa, pintado de branco, com a mão embebida em tinta, um skate mecânico que desenvolvemos especialmente para o Gloob e funcionava através de um controle pré-programado e o skate é o grande parceiro do Alvinnn!!! em suas travessuras, uma área para personalizar objetos como roupas, skate, com um stencil e tinta, assim como a blusa personalizada do Alvinnn!!! e também o giromania, um totem com um motor que girava a folha presa em seu interior para que a criança deramasse tinta e a partir dali tivesse uma arte sua original e única, assim como Alvinnn!!! em suas aulas de arte na escola.

Descrevendo um pouco melhor cada estação.


AS ESTAÇÕES

1 – GINCANA : As crianças deverão passar pelos obstáculos para entrar no túnel , depois de passar pelo túnel e ao sair ela deve pegar uma letra “A” de espuma para carimbar no logo Gloob (letra caixa)
2 – PULA-PULA : Em uma cama elástica de 3m, construímos uma cenografia que reveste esta cama elástica deixando ela similar a uma grande lata de tinta, mas tudo em puma, para não machucar as crianças.
3 – SKATE MECÂNICO : Equipamento desenvolvido exclusivamente para o Gloob, onde o skate foi todo idealizado para diversão em todos os sentidos, procurando deixar mais próximo ao real. Com sistema de gerenciamento próprio, o equipamento possui : Giro 360º Horizontal, 90º no eixo e 180º graus na vertical, com um sistema de pistões alemães independentes. Após a brincadeira, a criança caia em um inflável, construído como uma piscina, onde a criança mergulhava nas letras do logo de Gloob.
4 – GIROMANIA – Equipamento desenvolvido por sistema de rotor, com acionamento por botão, onde a criança prendia uma folha de papel e ativava o rotor em uma das 5 velocidades. Assim que o papel começa a girar, uma composição de tinta desenvolvida pela agência era derramada no papel a partir de uma bisnaga, que tornava o desenho de cada criança, único.
5 – STENCIL – Para que as crianças personalizassem objetos e roupas, criamos 8 diferentes artes para stencil, assim, a criança como queria estilizar e customizar seus objetos.
6 – FOTO – Na saída do circuito, voltado para área externa, tínhamos um mock-up de lata gigante, com um skate cenográfico, onde a foto ficava com a sensação da criança estar saindo da lata.

PROJETO CENOGRÁFICO:

• Onda construída em madeira revestida em adesivo impresso, medindo 2,00 x 0,30 x 1,60h
• Backdrop dupla face construído em madeira revestido em lona impressa, medindo 6,00 x 1,50h;
• 01 Skates cenográficos;
• 03 Bonecos 2D construídos em madeira revestidos em adesivo, medindo 1,60h;
• 02 Pórticos para entrada e saída, construido em madeira revestido em lona impressa com letras em PS adesivadas, medindo 3,00 x 0,50 x 3,00h
• Relógio cenográfico construído em madeira revestido em adesivo;
• Balcão receptivo, medindo 1,50 x 0,50 x 1,00h;
• 06 Unifilas;
• 12 Pneus pintados;
• 12 Colchonetes para os pneus ;
• 02 Túnel constrido em madeira revestido lycra, medindo 4,00 x 1,30 x 1,30h;
• 2000 peças Alvin em espuma na cor branca, medindo 5cm – para cada praça 1000 peças
• Letra caixa Gloob com 3,00 metros – pintamos de branco novamente para o Rio
• 03 Latas de tinta;
• Tinta a base de agua para a espuma- cores disponíveis no mercado;
• 300 Letras de espuma cores disponíveis no mercado;
• 01 Cama elástica medindo 0,80 de diâmetro;
• 01 Lata de tinta para revestimento da cama elástica, construída em madeira com acabamento em pintura, medindo 0,90 de diâmetro;
• 02 Mesas construídos em madeira com tampo redondo , medindo 0,80x 0,60 x 0,70h;
• 12 cadeiras infantis;
• 03 Latas de tinta com manivela para Giromania;
• 03 Fechamentos guarda corpo, construído em madeira revestido em lona com tela no centro, medindo 35,00 x 0,30 x 0,70h
• Pintura da letra para SP .
• 02 tendas

Montagem

Toda pré produção levou 35 dias de muito trabalho de todas as equipes. Uma equipe H2O montou um cronograma de trabalho que foi seguido a risca em todos os seus momentos.

Primeiro foram construídas as peças com maior tecnologia ou que ressequissem um cuidado maior, como foi o caso do Skate mecânico e do Giromania.

Em seguida construidas as peças mais sensíveis e com maiores detalhes, como latas de tintas, cercadinho de tinta, tenda, inflável, letras em espuma e todo o restante.

O Stand foi pré montado dentro do galpão da Neo Publi e testado por adultos primeiramente e em seguida por crianças para que pudesse enfim ser levado para os parques.

Durante a montagem que levava apenas uma madrugada foram destacados mais de 45 pessoas para sua montagem, as equipes eram divididas por espaços e por tipo de trabalho, explicando um pouco melhor, tínhamos a equipe de mercenária, elétrica, montagem, etc. Estas equipes eram divididas em células que trabalhavam em partes do stand supervisionadas por 3 produtores da montadora e 4 produtores da H2O.

Todo o processo levou levou por volta de 10 horas para ficar acabado e com retoques prontos.

Na manhã, com o stand funcionando, a equipe de produção que cuidou de toda montagem foi rendida e substituída pela equipe que cuidaria de toda operação do evento, mais 5 outros produtores que cuidaram de todos os detalhes e funcionamento do stand.

Por parte da cenografia, tínhamos uma equipe de 4 homens, cada um especializado em uma das áreas as quais utilizamos para montagem do evento para qualquer emergência no espaço.

Para completar o funcionamento do stand, uma equipe de 15 recreadores coordenava as brincadeiras e a bagunça dentro do espaço.

Galeria de imagens
Funcionamento
Funcionamento
Funcionamento
Funcionamento
Funcionamento
Funcionamento
Funcionamento
Funcionamento
Funcionamento
Funcionamento
Funcionamento
       

 

Os resultados não poderiam ser melhores.
Pela primeira vez o Canal Gloob conseguiu números tão expressivos com um lançamento de produto.
Os números de audiência e participação nas ativações superaram as expectativas do cliente e geraram números que, após o lançamento, se tornaram parte da estratégia comercial, uma vez que ALVINNN!!! E OS ESQUILOS mantiveram o alto nível audiência.
Para a produtora da animação, a Bagdasarian, os resultados e o esforço de lançamentos foram considerados entre os 3 melhores do mundo.
É assim que H2Otierra trabalha, pois para nós, não adianta termos um case grande se ele não for um grande case.
Abaixo podemos conferir alguns destes números:

PARQUE

PARQUE VILLA LOBOS
Público do Parque por Final de Semana - 85.000
Público impactado em SP - 30.000
Público recebido SP: 768 pessoas (24 pax a cada 30 minutos)

PARQUE QUINTA DA BOA VISTA
Público do Parque por Final de Semana - 69.000
Público impactado RJ - 25.000
Público recebido RJ: 711 pessoas (22 pax a cada 30 minutos)
Fotos Lata Tinta SP: 940 fotos
Fotos Lata Tinta RJ: 1.022 fotos
Tatuagens distribuídas SP: 1.864 unidades
Tatuagens distribuídas RJ: 1.523 unidades

É assim que H2Otierra trabalha, pois para nós, não adianta termos um case grande se ele não for um grande case.

Galeria de imagens
Parque
Parque
Parque
Parque
Parque
Parque
Parque
Parque
Parque
 

 

 

Compartilhe: Twitter Facebook Linkedin Plaxo Youtube