Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 16ª Edição

Case: ALVINNN!!! E OS ESQUILOS
Candidato: H2Otierra
Cliente: Canal Gloob - GloboSat
Segmento: Eventos
Estado: SP
TROFÉU EXPO CENTER NORTE
Categoria: Lançamento de Produtos
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
ALVINNN!!! E OS ESQUILOS NO GLOOB

H2Otierra

#levamosparaopessoal

E nos dedicamos de corpo e alma. Fazemos em conjunto e acreditamos que toda ideia é uma boa ideia, mas apenas uma é a grande ideia. Aquela que não apenas resolve um job, mas que surpreenda. Ela pode vir de qualquer um, dentro ou fora da criação. Deixamos de lado a divisão de áreas e assumimos que todos podem colaborar.
Com o tempo a gente descobre que somos mais que colegas de trabalho, clientes ou fornecedores, somos parte de um todo com um único objetivo em comum.
Fazemos do trabalho uma realização pessoal e sabemos que ele não termina no final do expediente. E para entregar sempre algo único levamos mais que a sério, levamos para o pessoal.

GLOOB
Divertido, estimulante e curioso: este é o Gloob, um mundo de inspiração e diversão para as crianças. Lançado em 15 de junho de 2012, o canal 100% brasileiro – é o primeiro infantil do portfólio da Globosat – tem em seu DNA a valorização da nossa cultura e de temas como amizade, companheirismo, coragem e respeito às diferenças. O Gloob está no ar 24h por dia, nas versões HD e SD, das principais operadoras de TV paga do Brasil. Mas o Gloob vai além da TV, é uma marca multiplataforma que busca se conectar com crianças e pais através de seu site www.mundogloob.com.br, games, ações e aplicativos que oferecem experiências lúdicas.

ALVINN!!! E OS ESQUILOS
A série conta a história de David, um pai que tenta educar os seis Esquilos muito animados. Eles e seus “filhos” vivem as situações mais atrapalhadas e divertidas nessa animação que já alegra quatro gerações de fãs. Como não poderia ser diferente, a paciência de David é muitas vezes testada e algumas frases podem terminar com “ALVINNN!!!”.

FICHA TÈCNICA
As ações de divulgação da série aconteceram no Rio de Janeiro e em São Paulo e contemplaram ativações em agências de publicidade, parques, escolas, na operadora NET e na Globosat SP e RJ, além das inserções de mídia, mídia exterior especial, projetos especiais de mídia impressa.

Galeria de imagens
Ativação Agências
Ativação Agências
Ativação Agências
Ativação Agências
Ativação Agências
Endomarketing GSAT
Endomarketing GSAT
Ativação Escolas
Ativação Escolas
 

 

Vídeo


BRIEFING:

O lançamento de ALVINNN!!! E OS ESQUILOS será no canal Gloob, que é direcionado ao público infantil e tem como concorrentes o Discorvery Kids e Cartoon Network.
Comunicação adequada ao canal e sua faixa etária, podendo ser desdobrada para os diferentes públicos aos quais iremos atender.
Ativações para o público alvo do canal, 4 a 9 anos, onde as crianças consigam interagir com o personagem, com a animação ou mesmo vivenciem Alvinnn!!! e os esquilos.

Alvinnn!!! e os esquilos estréia em junho/2015 e o canal gostaria de idéias de ativação, intervenções, sampling, relacionamento (GSAT-AGÊNCIAS), endomarketing e mídia integrada, neste último podemos sugerir projetos especiais e mobiliários urbanos.

DESDOBRAMENTO AGÊNCIA:

Campanha de Comunicação :
Com o tema “UMA BAGUNÇA ATRÁS DA OUTRA” e utilizando a bagunça com as tintas, a agência desenvolveu uma estratégia de mídia e ativações para apresentar o novo lançamento do canal Gloob, ALVINNN!!! E OS ESQUILOS.

ATIVAÇÕES

Ativação Trade (11 agências Sp)/

Selecionamos 11 agências com potenciais clientes para comprar espaço de mídia no canal.
Para estas 11 agências, levamos um cenografia toda construída de Alvinnn!!! e os esquilos e também um game interativo, no qual as pessoas utilizavam um estilingue cenográfico, e atiravam tinta nos alvos. Todos os participantes recebiam um paper toy de Alvinnn!!!.
Para convidar a todos participarem, levamos o personagem Alvin, uma fantasia construída no Brasil e aprovada em Los Angeles com os criadores da animação.
Atrelado a este game, tinhamos a parte digital, onde as pessoas compartilhavam suas fotos com o personagem Alvin. A melhor pontuação somada ao número de curtidas na foto geravam o resultado final, e os 5 vencedores recebiam um SKATE MINI CRUISER personalizado do Alvinnn!!! e os esquilos.

Operadoras (2 Sp) / Endo (Gsat Rj e Sp);
Para a ativação de Operadoras e Endomarketing, levamos um cenografia toda construída de Alvinnn!!! e os esquilos e também um game interativo, no qual as pessoas utilizavam um estilingue cenográfico, e atiravam tinta nos alvos e 2 latas de tinta gigante com Amendoins e embalagem personalizada para servirem os participantes. Todos os participantes recebiam um paper toy de Alvin após brincarem no game.
Para convidar a todos participarem, levamos o personagem Alvin, uma fantasia construída no Brasil e aprovada em Los Angeles com os criadores da animação.
Atrelado a este game, tinhamos a parte digital, onde as pessoas compartilhavam suas fotos com o personagem Alvin. A melhor pontuação somada ao número de curtidas na foto geravam o resultado final, e os 5 vencedores recebiam um SKATE MINI CRUISER personalizado do Alvinnn!!! e os esquilos.
Na Ativação de endomarketing no Rio de Janeiro, ocorreu uma premiere dentro da sala do canal Gloob.

Ativação e/ou Evento de Lançamento Público Final;
13 e 14/06 Rio de Janeiro - Parque Quinta da Boa Vista
20 e 21/06 São Paulo - Parque Villa Lobos
Para esta ativação, criamos um parque com o tema central em bagunça e tinta, claro que toda esta bagunça organizada. O evento, que contou com 6 diferentes estações em um circuito muito divertido.
Idade Permitida:
De 04 a 12 anos. As crianças poderão participar do evento somente acompanhadas dos pais ou responsáveis.
Para participar:
Não é necessário realizar inscrição. A participação no evento ocorrerá por ordem de chegada. Sujeito a lotação. Entrada gratuita.
As crianças e seus pais eram cadastrados na entrada do evento, gerando assim um mailing ativo para o canal.
Muita diversão em mais de 150m².
AS ESTAÇÕES

1 – GINCANA : As crianças deverão passar pelos obstáculos para entrar no túnel , depois de passar pelo túnel e ao sair ela deve pegar uma letra “A” de espuma para carimbar no logo Gloob (letra caixa)
2 – PULA-PULA : Em uma cama elástica de 3m, construímos uma cenografia que reveste esta cama elástica deixando ela similar a uma grande lata de tinta, mas tudo em puma, para não machucar as crianças.
3 – SKATE MECÂNICO : Equipamento desenvolvido exclusivamente para o Gloob, onde o skate foi todo idealizado para diversão em todos os sentidos, procurando deixar mais próximo ao real. Com sistema de gerenciamento próprio, o equipamento possui : Giro 360º Horizontal, 90º no eixo e 180º graus na vertical, com um sistema de pistões alemães independentes. Após a brincadeira, a criança caia em um inflável, construído como uma piscina, onde a criança mergulhava nas letras do logo de Gloob.
4 – GIROMANIA – Equipamento desenvolvido por sistema de rotor, com acionamento por botão, onde a criança prendia uma folha de papel e ativava o rotor em uma das 5 velocidades. Assim que o papel começa a girar, uma composição de tinta desenvolvida pela agência era derramada no papel a partir de uma bisnaga, que tornava o desenho de cada criança, único.
5 – STENCIL – Para que as crianças personalizassem objetos e roupas, criamos 8 diferentes artes para stencil, assim, a criança como queria estilizar e customizar seus objetos.
6 – FOTO – Na saída do circuito, voltado para área externa, tínhamos um mock-up de lata gigante, com um skate cenográfico, onde a foto ficava com a sensação da criança estar saindo da lata.

Brinde para o Mercado (550 unidades);
Desenvolvemos um fornecedor que construiu 550 unidades de skate mini cruiser para adultos, personalizado alvinnn!!! e Gloob, nas cores do skate do personagem no desenho, todos embalados com uma sacochila de Nylon personalizada.

Brinde Público Final – 1.000.000 Tatuagens e 20.000 Paper toys
Para as crianças nas escolas e nos parques, eles receberam tatuagens personalizadas do Alvinnn!!! e o paper toy para se divertir. Além do mais, as crianças nos parques levavam seus desenhos feitos no giromania e também na personalização de camisetas.
Em revistas e jornais, foram encartada mais de 800.000 unidades de tatuagens.

Mídias Integradas

Mídia Exterior (cooperada Net): abrigos de ônibus, relógios impressos e digitais, bancas de jornal, envelopamento ônibus e eletromídia.

Tv: chamadas cruzadas nos canais Gsat, pool, bugs e squeezes;

Impressa: anúncios M&M; Metro, Recreio, Mônica, Cebolinha, Monet (cartela de tatuagem encartada).

Endomkt: painel ion, cancela estacionamento, painel estacionamento, avisalá, avisanet, descanso de tela.

MÍDIAS ESPECIAS

ABRIGO DE ÔNIBUS – Em 10 abrigos da cidade de São paulo e 10 Abrigos da Cidade do Rio de Janeiro, onde as pessoas podiam interagir com o painel. As pessoas colocavam o olho em buraco que simulava um olho mágico e apertavam um botão. Instantaneamente recebiam uma bexiga de tinta atirada pelo Alvin.

MOBILIÁRIO URBANO - Para divulgação da campanha, foram contratadas mais de 300 faces em cada cidade, sendo elas variadas em estáticas, digitais e especiais.

RELÓGIOS – 10 Relógios do Rio de Janeiro receberam uma intervenção diferente. Uma lata de tinta caída 3D, com tinta escorrendo pelo poste que segura o relógio e um boné do Alvin pendurado na lateral do relógio.

ANÚNCIO M&M – Um anúncio diferente dentro do M&M, uma página de notícias toda cheia de marcas de tintas e ao lado anúncio do Alvinn. O desdobramento utilizado para comunciar a mídia foi : “Ele vai bagunçar a audiência.”

METRO – Jornal sendo distribuído no dia 15/07, com os promotores vestidos de com a camiseta do Alvin, onde o metro possuía uma contracapa de alvinnn e também um encarte das tatuagens. Em um dos pontos do Rio de Janeiro, o personagem Alvinnn compareceu em pessoa para ajudar nesta distribuição.


Galeria de imagens
Ativação Parques
Ativação Parques
Ativação Parques
Ativação Parques
Ativação Parques
Ativação Parques
Ativação Parques
Ativação Parques
Busdoor
Equipe Parque
Jornal Metro
Jornal Metro
Alvin Metro
M&M Especial
M&M Especial
Abrigo Especial
Abrigo especial
Abrigo
Abrigo Especial
Banca Especial
Banca Especial
Relógio Especial
Relógio Especial
Agências
Ativação Agências
Tattoo
ENDOMARKETING
     

 

Agências / Endomarketing / Operadoras
Para cenografar as agências, trabalhamos com itens modulares e que pudessem ser aplicados facilmente. Para isto, tínhamos uma equipe de 15 pessoas que durante a madrugada, decorava a agência para o dia seguinte.
Projeto Cenográfico:
• Backdrop pantográfico revestido em tecido impresso, medindo 3,00 x 2,30;
• 03 Latas de tinta,
• 01 Pinceis cenográficos;
• 02 Bonecos 2D em madeira revestidos em adesivo impresso, medindo 1,60 de altura;
• 05 Bonecos 2D em madeira revestidos em adesivo impresso, medindo 1,20 de altura;
• 04 Splash de chão, medindo 0,60;
• 04 Splash de chão, medindo 0,80;
• 04 Splash de chão, medindo 1,00;
• 03 Splash em PS revestido em adesivo, medindo 0,30;
• 03 Splash em PS revestido em adesivo, medindo 0,40;
• 03 Splash em PS revestido em adesivo, medindo 0,60;
• Letra caixa construída em madeira com acabamento em pintura, medindo 1,80;
• Backdrop para o jogo construído em madeira revestido em lona impressa, tela impressa na própria tela, medindo 2,50 x 0,30 x 2,50;
• 02 Laterais + semi teto construído em madeira revestido em napa vermelha , medindo 0,30 x 2,50;
• Carpete forração na cor vermelha, medindo 2,50 x 2,00;

GAME:
Desenvolvido a partir de 2 processodores e um Xbox com sistema knectic, desenvolvemos um game sensível, onde a pessoa atirava com um estilingue e o programa calculava os índices de desvio, a intensidade e local correto do acerto, marcando assim o local e gerando a pontuação. O estilingue, construído com tecnologia mista, continha em sua parte interna, um processador que enviava sinal para o cálculo e bateria de íon interna. Todo o processo levou 45 dias para ficar pronto e o resultado ficou acima do esperado. Grande sucesso dentro das agências, operadora e endomarketing.

O PARQUE

45 dias que antecedem o evento, demos entrada em toda documentação junto aos parques, subprefeituras e Secretarias do verde e meio ambiente para conseguir a liberação e instalar nosso parque.
A cenografia que encantava as crianças e fazia adulto voltarem a ser criança, foi o resultado de um estudo detalhado do comportamento do target. 48 Profissionais envolvidos em sua montagem e mais 35 pessoas para o funcionamento correto de todas as áreas do evento.

PROJETO CENOGRÁFICO:
• Onda construída em madeira revestida em adesivo impresso, medindo 2,00 x 0,30 x 1,60h
• Backdrop dupla face construído em madeira revestido em lona impressa, medindo 6,00 x 1,50h;
• 01 Skates cenográficos;
• 03 Bonecos 2D construídos em madeira revestidos em adesivo, medindo 1,60h;
• 02 Pórticos para entrada e saída, construido em madeira revestido em lona impressa com letras em PS adesivadas, medindo 3,00 x 0,50 x 3,00h
• Relógio cenográfico construído em madeira revestido em adesivo;
• Balcão receptivo, medindo 1,50 x 0,50 x 1,00h;
• 06 Unifilas;
• 12 Pneus pintados;
• 12 Colchonetes para os pneus ;
• 02 Túnel constrido em madeira revestido lycra, medindo 4,00 x 1,30 x 1,30h;
• 2000 peças Alvin em espuma na cor branca, medindo 5cm – para cada praça 1000 peças
• Letra caixa Gloob com 3,00 metros – pintamos de branco novamente para o Rio
• 03 Latas de tinta;
• Tinta a base de agua para a espuma- cores disponíveis no mercado;
• 300 Letras de espuma cores disponíveis no mercado;
• 01 Cama elástica medindo 0,80 de diâmetro;
• 01 Lata de tinta para revestimento da cama elástica, construída em madeira com acabamento em pintura, medindo 0,90 de diâmetro;
• 02 Mesas construídos em madeira com tampo redondo , medindo 0,80x 0,60 x 0,70h;
• 12 cadeiras infantis;
• 03 Latas de tinta com manivela para Giromania;
• 03 Fechamentos guarda corpo, construído em madeira revestido em lona com tela no centro, medindo 35,00 x 0,30 x 0,70h
• Pintura da letra para SP .
• 02 tendas
• SKATE MECÂNICO : Equipamento desenvolvido exclusivamente para o Gloob, onde o skate foi todo idealizado para diversão em todos os sentidos, procurando deixar mais próximo ao real. Com sistema de gerenciamento próprio, o equipamento possui : Giro 360º Horizontal, 90º no eixo e 180º graus na vertical, com um sistema de pistões alemães independentes. Após a brincadeira, a criança caia em um inflável, construído como uma piscina, onde a criança mergulhava nas letras do logo de Gloob.

ESCOLAS
2 Doblós adesivada, que andava pela cidade, estacionando em frente a escolas previamente aprovadas por nossa equipe. Desciam deste veículo, 2 promotores vestidos como Alvin para a distribuição de tatuagens na saída das escolas ou no horário do intervalo. Foram atendidas 40 escolas em SP E RJ
Todos os materiais que foram apresentados e executados, tiveram aprovação no Brasil pelo Gloob e nos EUA pela BAGDASARIAN, produtora da animação.
PROJETOS ESPECIAIS

ABRIGO DE ÔNIBUS – Em 10 abrigos da cidade de São paulo e 10 Abrigos da Cidade do Rio de Janeiro, onde as pessoas podiam interagir com o painel. As pessoas colocavam o olho em buraco que simulava um olho mágico e apertavam um botão. Instantaneamente recebiam uma bexiga de tinta atirada pelo Alvin. Os abrigos também recebiam splashs de tintas para ambientação.

RELÓGIOS – 10 Relógios do Rio de Janeiro receberam uma intervenção diferente. Uma lata de tinta caída 3D, com tinta escorrendo pelo poste que segura o relógio e um boné do Alvin pendurado na lateral do relógio.

ANÚNCIO M&M – Um anúncio diferente dentro do M&M, uma página de notícias toda cheia de marcas de tintas e ao lado anúncio do Alvinn. O desdobramento utilizado para comunciar a mídia foi : “Ele vai bagunçar a audiência.”

METRO – Jornal sendo distribuído no dia 15/07, com os promotores vestidos de com a camiseta do Alvin, onde o metro possuía uma contracapa de alvinnn e também um encarte das tatuagens. Em um dos pontos do Rio de Janeiro, o personagem Alvinnn compareceu em pessoa para ajudar nesta distribuição.

BANCAS - Foram personalizadas 20 Bancas de jornais no Rio de Janiero com splashs de tinta.

Galeria de imagens
3D Parque
3D Parque
3D Parque
3D Parque
3D Agencia
3D Agencia
Paper Toy
Brinde Skate
Case com skate
Clipping
Painel ION
Revista Recreio
3D ABRIGO
   

 

Os resultados não poderiam ser melhores.
Pela primeira vez o Canal Gloob conseguiu números tão expressivos com um lançamento de produto.
Os números de audiência e participação nas ativações superaram as expectativas do cliente e geraram números que, após o lançamento, se tornaram parte da estratégia comercial, uma vez que ALVINNN!!! E OS ESQUILOS mantiveram o alto nível audiência.
Para a produtora da animação, a Bagdasarian, os resultados e o esforço de lançamentos foram considerados entre os 3 melhores do mundo.

Abaixo podemos conferir alguns destes números:

AGÊNCIAS

Agências participantes: 11
Participação total game: 1050 Jogadores
Postagens Instagram: 153 Postagens
Likes Instagram: 10.237 Likes
Paper Toys distribuídos: 1.171 Unidades
Tatuagens distribuídas: 2.051 Unidades

ESCOLAS

Alunos impactados SP: 4.320 Alunos
Alunos impactados RJ: 3.230 Alunos
Tatuagens distribuídas SP: 4.266 Unidades
Tatuagens distribuídas RJ: 2.051 Unidades

PARQUE

PARQUE VILLA LOBOS
Público do Parque por Final de Semana - 85.000
Público impactado em SP - 30.000
Público recebido SP: 768 pessoas (24 pax a cada 30 minutos)

PARQUE QUINTA DA BOA VISTA
Público do Parque por Final de Semana - 69.000
Público impactado RJ - 25.000
Público recebido RJ: 711 pessoas (22 pax a cada 30 minutos)
Fotos Lata Tinta SP: 940 fotos
Fotos Lata Tinta RJ: 1.022 fotos
Tatuagens distribuídas SP: 1.864 unidades
Tatuagens distribuídas RJ: 1.523 unidades

OPERADORAS

Participação total game: 332
Postagens Instagram: 13 (perfil público)
Likes Instagram: 65
Paper Toys distribuídos: 388 unidades
Tatuagens distribuídas: 548 unidades
Cupons preenchidos: 331
Skates sorteados: 5 unidades

ENDOMARKETING

Participação game SP: 136
Participação game RJ: 377
Paper Toys distribuídos SP: 187
Paper Toys distribuídos RJ: 327
Tatuagens distribuídas SP: 358
Tatuagens distribuídas RJ: 627

É assim que H2Otierra trabalha, pois para nós, não adianta termos um case grande se ele não for um grande case.

Galeria de imagens
RESULTADOS DE AUDIÊNCIA
       

 

 

Compartilhe: Twitter Facebook Linkedin Plaxo Youtube