Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 16ª Edição

Case: DUPONT - LANÇAMENTO DERMACOR REGIONAL
Candidato: Agência Um Eventos
Cliente: Dupont do Brasil
Segmento: Eventos
Estado: SP
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
DUPONT - LANÇAMENTO DERMACOR REGIONAL

AGÊNCIA UM
Criar experiências únicas e transformadoras através do Live Marketing: essa é a nossa visão de negócio.

São cerca de 90 profissionais diretos e um grande time de valor, comprometido com a causa do cliente e pronto para entregar as soluções completas do Live Marketing.

São 20 anos de experiência,atuando no mercado nacional e internacional, realizando mais de 14 mil eventos estratégicos que transformaram para melhor os colaboradores e os resultados de grandes empresas como Ericsson, Santander, Dupont, John Deere, Tam, Mapfre, Nextel, KPMG, EMS, Pandora, Cielo e Citibank, entre outras grandes corporações.

DUPONT
A segunda maior empresa química do mundo em termos de volume de capital, e a quarta em termos de receita. Tem sede em Wilmington, no estado do Delaware, EUA. É amplamente conhecida por sua grande variedade de produtos, assim como pela sua liderança no campo da pesquisa em ciência e tecnologia. Sua linha de atuação abrange produtos químicos, fibras, polímeros, produtos agrícolas, entre outros. DuPont desenvolveu e patentetou diversos produtos importantes, como o nylon, o Teflon e o Kevlar.

CONVENÇÃO REGIONAL

A DuPont desenvolveu um produto inovador na área agrícola, o Dermacor, um produto para tratamento e proteção das sementes. Para comunicar esse novo produto aos seus stakeholders a empresa necessitava de uma convenção que transmitisse de forma lúdica as características específica de seu produto.
Em parceria com o Universo Casuo, um espetáculo circense, levamos à convenção um espetáculo de 5 atos: confiança, inovação, proteção, segurança e produtividade. Em cada ato, os artistas do Universo Casuo representavam esses atos em um espetáculo de deixar qualquer convidado surpreendido. A mestre de cerimônias Karina Bacchifez sua parte apresentando e conceituando esses espetáculos com as 5 premissas do produto lançado.
Após a convenção nacional, a DuPont multiplicou esse projeto a mais 10 cidades criando assim a convenção regional.

Ficha Técnica da Convenção:
Título: Lançamento Universo Dermacor Regionais
Tema: Circo
Número de participantes: 1398 ao todo nas 10 cidades
Local: Campo Grande, Ponta Grossa (PR), Luiz Eduardo Magalhães (BA), Cuiabá (MT), Londrina (PR), Goiânia (GO), Cascavel (PR), Passo Fundo (RS), Balsas (MA) e Uberlândia (MG)
Data: De 23 de julho a 22 de agosto de 2014
Abrangência: regional

Galeria de imagens
 

 

Vídeo


Após o sucesso da Convenção Nacional da DuPont, criada pela Agência Um, a empresa desejou reproduzir o conteúdo por meio de 10 convenções regionais espalhadas em cidades menores. O produtor agrícola convidado tinha que sair do evento com todas essas características compreendidas sem que nós as explicitássemos formalmente. Outra necessidade do cliente era promover o relacionamento entre os clientes e a empresa.

Assim além de desenvolver toda a logística para as 10 cidades e a comunicação para a realização da convenção, criamos o conceito que diz que Dermacor é o único que vai além da semente. Em parceria com o Universo Casuo, um espetáculo circense formado por diferentes talentos brasileiros,inovamos em proporcionar de forma alegre e lúdica o novo Demarcor. Assim montamos um espetáculo de circo com 5 atos, sendo uma característica para cada ato. Elas são: confiança, inovação, proteção, segurança e produtividade.

A primeira apresentação foi para mostrar a confiança. Nesse espetáculo o artista entrou pedalando pela plateia e fez uma série de acrobacias transmitindo o conceito. No meio do espetáculo convidou uma pessoa da plateia e saltou com a bicicleta a centímetros do corpo dela, sem que ela fosse atingida. Isso é confiança.

No segundo ato, entrou outro artista para se apresentar com mandala. Esse show mostrou o controle da situação, pois o artista se pendurava na mandala e rodava sem cair ou colocar o pé no chão. Assim como ele tinha controle da situação, o produto inovou e deu ao produtor controle total na lavoura.

O terceiro ato foi com um casal de acrobatas. Em sintonia total de gestos e movimentos, o casal faz acrobacias e em muitos momentos pareciam formar um só corpo. Nesse momento, mostramos que a DuPont também está em sintonia total com o futuro e com as possibilidades agrícolas do mundo. Por isso, lançou o Dermacor. Mas não é só isso. Para fazer essa apresentação, além de sintonia, um precisava ajudar e proteger o outro para que tudo ocorresse com perfeição. Assim como o casal, Dermacor também protege a lavoura. E foi assim que mostramos a terceira premissa:proteção.

O quarto número foi com o Casuo, que entrou no palco para riscar uma lousa e provocar aquele barulho agonizante. Essa apresentação fez alusão à agonia que o produtor sente ao ver toda a sua plantação prejudicada pela tempestade, seca, praga e outros fatores. E foi assim que mostramos a quarta premissa: segurança. O produtor ficará tranquilo, já que estará ileso de todas essas agonias e medos com o Dermacor.

Por fim, o espetáculo terminou com uma apresentação de pai e filho que trabalham juntos para se superarem. Isso é a produtividade e mostra que o produto foi pensado e desenvolvido em equipe para superar os produtos já existentes no mercado.

O maior desafio dos eventos regionais foi à logística, já que as cidades visitadas não possuíam infraestrutura para um evento deste tamanho. Realizamos 2 cidades por semana, e tivemos que deslocar todos os equipamentos do Casuo para as cidades dos eventos, além de ficar responsável pela contratação e transporte da equipe de produção como o fotógrafo, o DJ, o técnico de som e de luz e o diretor de montagem.

Essa logística foi o grande diferencial das convenções, pois começamos do zero em cada cidade, levando toda a infraestrutra para os lugares.

O evento fez tanto sucesso que quando chegávamos à cidade, os convidados já tinha ouvido falar sobre a convenção e acabavam levando a família inteira. Em Passo Fundo, por exemplo, esperávamos 150 pessoas e apareceram 300. Para comportar todo esse número, que também foi um desafio, fizemos uma adaptação e colocamos todos acomodados para assistirem ao espetáculo.

Os produtores elogiaram e se emocionaram com o espetáculo. Por usar a criatividade e atender o briefing, merecemos ganhar um premio com esse case de sucesso.

Galeria de imagens

 

O conceito de que Dermacor é o único que vai além da semente, aludindo à característica exclusiva do produto de proteger a planta da fase folear à fase final, foi criado pela Agência. Toda a comunicação foi voltada para o conceito e o tema circense.

No crachá, o nome do convidado ficava dentro do painel criado no Key Visual da convenção. A ficha do mestre de cerimônias, os tótens de bem-vindos e de sinalização, o backdrop do palco, as tags de brinde e do aeroporto e o cardápio foram todos inspirados no logo do evento, criado como se fosse o letreiro de um show. Em algumas dessas comunicações, como os tótens de sinalização, colocamos o Casuo também.

As demais peças, como as cartas de check-in e check-out, a ficha de avaliação, o painel para o set fotográfico e os cartões de interatividade que entregamos no foyer tiveram o circo como inspiração. Estes foram criados para cumprir com outro pedido da cliente: promover a interação entre os clientes. Em cada um deles, havia um teaser do que eles estavam prestes a presenciar.

Além dos cartões de interatividade, entregamos uma caneca mágica como brinde. Quando vazia, ela é apenas uma caneca preta. Ao colocar água quente, ela fica mais clara e aparece o logo da DuPont.

A comunicação visual e o evento fizeram tanto sucesso que em algumas cidades recebemos o dobro de participantes esperados. Foi o que aconteceu em Passo Fundo, que recepcionamos cerca de 300 pessoas.

Por termos inovado no tema, amarrado o produto Dermacor a ele e criado uma comunicação linda inspirada no circo, ajudando, assim, a inserir os convidados no clima, merecemos ganhar nesta categoria.

O nosso projeto era levar o espetáculo da convenção nacional de Campinas para cidades sem a menor infraestrutura para receber um evento do tamanho do Universo Dermacor. Nós levamos a todas as cidades a infraestrutura de que precisávamos, além de todo o staff que nos ajudaram na montagem. Assim, foi possível reproduzir o evento nacional em cada uma das cidades. Deu tão certo que os produtores saíram do evento sabendo exatamente todas as características do produto, sem que fosse necessário explicitarmos cada aspecto. Com um lançamento do produto tão inovador, os clientes se encantaram ainda mais e nós conseguimos despertar neles o interesse pelo produto. Isso aumentou a venda do Dermacor.

Os stakeholders elogiaram muito a criatividade do evento e o know how da agência que agregou na hora de organizarmos a logística nas cidades sem infraestrutura.

Para esses eventos, apesar de pequenos, movimentamos a rede hoteleira praticamente inteira dos locais, já que lotamos cerca de 3 hoteis para acomodar todos os envolvidos.

 

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