Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 16ª Edição

Case: DUPONT - LANÇAMENTO DERMACOR REGIONAL
Candidato: Agência Um Eventos
Cliente: Dupont do Brasil
Segmento: Serviços
Estado: SP
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
DUPONT - LANÇAMENTO DERMACOR NACIONAL

AGÊNCIA UM

Criar experiências únicas e transformadoras através do Live Marketing: essa é a nossa visão de negócio.
São cerca de 90 profissionais diretos e um grande time de valor, comprometido com a causa do cliente e pronto para entregar as soluções completas do Live Marketing.

São 20 anos de experiência, atuando no mercado nacional e internacional, realizando mais de 14 mil eventos estratégicos que transformaram para melhor os colaboradores e os resultados de grandes empresas como Ericsson, Santander, Dupont, John Deere, Tam, Mapfre, Nextel, KPMG, EMS, Pandora, Cielo e Citibank, entre outras grandes corporações.

DUPONT

A segunda maior empresa química do mundo. Tem sede em Wilmington, no estado do Delaware, EUA. É amplamente conhecida por sua grande variedade de produtos, assim como pela sua liderança no campo da pesquisa em ciência e tecnologia. Sua linha de atuação abrange produtos químicos, fibras, polímeros, produtos agrícolas, entre outros. DuPont desenvolveu e patentetou diversos produtos importantes, como o nylon, o Teflon e o Kevlar.

CENOGRAFIA

A DuPont desenvolveu um produto inovador na área agrícola, o Dermacor, um produto para tratamento e proteção das sementes. Para comunicar esse novo produto e se relacionar com seus stakeholders a empresa necessitava de uma convenção que de forma lúdica e que transmitisse as características específica de seu produto.

Em parceria com o Universo Casuo, um espetáculo circense, criamos um evento de relacionamento com seus stakeholders em um espetáculo de 5 atos: confiança, inovação, proteção, segurança e produtividade. Em cada ato, os artistas do Universo Casuo representavam esses atos em um espetáculo de deixar qualquer convidado surpreendido. A mestre de cerimônias Karina Bacchi fez sua parte apresentando e conceituando esses espetáculos com as 5 premissas do produto lançado.

Além desses atos encantadores, os convidados se surpreenderam com shows de mágica durante o jantar e ainda puderam tirar foto com a mestre de cerimônias no set fotográfico montado no evento.

Após esse evento de relacionamento, a DuPont multiplicou esse projeto a mais 11 cidades.

Ficha Técnica do Evento:
Título: Lançamento Universo Dermacor
Tema: Circo
Número de participantes: 280
Local: Royal Palm Plaza, Campinas, SP
Data: 17 de julho de 2014

Galeria de imagens
 

 

Vídeo


O objetivo do evento era lançar o Dermacor, produto criado e desenvolvido pela DuPont e o único que protege a planta da fase folear à fase final da planta. Precisávamos mostrar de forma lúdica e sem explicitar as vantagens que os produtores agrícolas terão com esse produto.

Para alcançar esse objetivo, decidimos produzir um evento temático, e o circo seria a nossa inspiração. Fizemos parceria com o Universo Casuo e adaptamos os 5 atos que eles apresentam no espetáculo ao produto da DuPont. Assim, para cada ato, demos uma característica do Dermacor: confiança, inovação, proteção, segurança e produtividade.

O ato da Confiança foi mostrada com um número de acrobacias na bicicleta, em que o artista saltou com a bicicleta a centímetros de um convidado da plateia, sem que ele fosse atingido. O ato da Inovação foi representado por uma mandala, na qual o artista mostrava controle da situação ao se pendurar na mandala e rodar sem cair ou colocar o pé no chão. Assim como ele, o produto inovou e dá ao produtor agrícola controle total na lavoura.

Depois, um casal de acrobatas, em sintonia total de gestos e movimentos, parecia que eles formavam apenas um corpo. Nesse ato, um precisava ajudar e proteger o outro para que tudo ocorresse perfeitamente. O ato da Segurança ficou por conta do Casuo que entrou em cena em seguida para riscar uma lousa, provocando aquele barulho agonizante e aludindo à agonia que o produtor sente ao ver toda a sua plantação prejudicada por problemas climáticos ou pragas. E o último ato foi uma apresentação de pai e filho que trabalharam juntos para se superarem. Isso é produtividade em equipe.

Fazer tal adaptação e criar uma atmosfera circense foram nossos desafios nesse evento. E para superá-los, resolvemos trazer o circo para a sala de convenções do hotel.

Ao chegarem ao local, os convidados tinham lugares reservados. A cenografia estava toda montada para criar o ambiente do circo: os efeitos de luzes, o palco e na tela de 180o que montamos no palco, estava uma imagem de circo com uma mensagem de bem-vindos.

Quando estava perto do show começar, tocamos campainhas para que eles já se acomodassem. No primeiro toque, foi uma campainha; no segundo, duas; e no terceiro, três. Depois da terceira campainha do último toque, as luzes diminuíram no ambiente e um canhão de luz direcionado ao palco mostrou e destacou a presença da mestre de cerimônias Karina Bacchi, totalmente vestida a caráter. Sua primeira frase foi o famoso "respeitável público" para todos entrarem no clima de um espetáculo.

Depois da fala da Karina Bacchi, as luzes do palco foram diminuindo aos poucos. Quando a sala ficou completamente no escuro, foram projetados os 5 conceitos relacionados ao produto: tranquilidade, inovação, proteção, segurança e produtividade.

Terminado os 5 conceitos, um canhão de luz volta a ser direcionado ao palco para a entrada do Casuo, que faz uma pequena apresentação e depois deixa a banda White Clowns tocar a música de abertura do evento. E foi aí que o show teve início.

Um canhão de luz foi para plateia, de onde vinha o primeiro artista a se apresentar, e o seguiu até o palco. Luzes iluminaram o palco durante a apresentação, e os efeitos de iluminação continuaram a criar a atmosfera circense até o fim da convenção.

Importante dizer que aqui que entre um ato e outro, Karina Bacchi entrava em cena para amarrar os atos ao produto de maneira divertida. Enquanto ela comentava sobre as apresentações, a nossa tela de 180º mostrava as imagens relacionadas às falas da mestre de cerimônia. Durante o jantar, usamos a imagem do circo interno em movimento, aumentando a sensação dos convidados de estarem realmente em um circo.
Por ter amarrado tão bem a cenografia ao tema circense, merecemos o ouro do Prêmio Caio nesta categoria.

Galeria de imagens

 

Nossas inovações no evento foram a adaptação das apresentações do Universo Casuo ao produto e a cenografia, que deixou todos boquiabertos.

A atmosfera circense foi levada à sala de convenções do hotel com equipamentos de luz LED e som para os efeitos especiais que criaram essa atmosfera, tótens de bem-vindos e de sinalização, os painéis, o palco foi montado com acabamento direcionado ao tema, as duas telas curvas e a projeção Spyder de 180º.

As telas tinham a comunicação do evento ou imagens de acordo com o que a mestre de cerimônia comentava e, em muitos momentos, colocamos imagens do espaço interno e externo de um circo.

A meta era fazer com que os convidados saíssem da realidade e entrassem no clima circense por algumas horas até que a convenção acabasse. Conseguimos não só atingir essa meta, como também inseri-los aos poucos a esse universo tão mágico. Isso porque o save the date enviado aos participantes foi em formato de ingresso de teatro antigo, e o texto já comunicava a magia eles estavam prestes a presenciar ao usar termos e uma linguagem de circo. Durante o evento, criamos uma atmosfera circense em algumas horas com todo o equipamento utilizado e staffs para ajudar na montagem. Além disso, estavam todos os artistas vestidos a caráter.

O grande diferencial foi usar a projeção Spyder de 180º no fundo do palco que passavam não só a comunicação do evento, como também imagens que se relacionavam com o que a mestre de cerimônias dizia e imagens de circo interno e externo, dependendo do momento. Essa projeção ajudou na criação desse ambiente artístico, além de facilitar os convidados a ter uma visão ampla de tudo que passávamos.

O evento fez tanto sucesso que saímos na capa da Promoview. E a cenografia ajudou e muito para isso, pois fizemos de uma sala de convenções um circo de verdade. Com a matéria, aumentamos a visibilidade não só da agência, como também do produto da DuPont, pois foi uma propaganda dele. Como resultado, as vendas aumentaram absurdamente e a pesquisa de satisfação do cliente ficou na média de 9,6.

Nós também movimentamos a rede hoteleira para acomodar e servir os 280 convidados e os 16 staffs em mais de 220 apartamentos, contratamos transfers e trabalhadores para limpeza de todo o evento depois do seu término. Isso gerou empregos e ajudou a subir os indicadores de turismo da cidade de Campinas.

Outro ponto importante a ressaltar foi o fato de o evento ter sido sustentável, já que sustentabilidade é um dos pilares que rege os eventos da Agência Um. Todo o nosso material de divulgação foi eletrônico, evitando a emissão de papel, e usamos luzes LED no evento, o que consumiu menos energia.

 

Compartilhe: Twitter Facebook Linkedin Plaxo Youtube