Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 16ª Edição

Case: DUPONT - LANÇAMENTO DERMACOR NACIONAL
Candidato: Agência Um Eventos
Cliente: Dupont do Brasil
Segmento: Eventos
Estado: SP
TROFÉU EXPO CENTER NORTE
Categoria: Lançamento de Produtos
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
DUPONT - LANÇAMENTO DERMACOR NACIONAL

AGÊNCIA UM

Criar experiências únicas e transformadoras através do Live Marketing: essa é a nossa visão de negócio.
São cerca de 90 profissionais diretos e um grande time de valor, comprometido com a causa do cliente e pronto para entregar as soluções completas do Live Marketing.

São 20 anos de experiência, atuando no mercado nacional e internacional, realizando mais de 14 mil eventos estratégicos que transformaram para melhor os colaboradores e os resultados de grandes empresas como Ericsson, Santander, Dupont, John Deere, Tam, Mapfre, Nextel, KPMG, EMS, Pandora, Cielo e Citibank, entre outras grandes corporações.

DUPONT

A segunda maior empresa química do mundo. Tem sede em Wilmington, no estado do Delaware, EUA. É amplamente conhecida por sua grande variedade de produtos, assim como pela sua liderança no campo da pesquisa em ciência e tecnologia. Sua linha de atuação abrange produtos químicos, fibras, polímeros, produtos agrícolas, entre outros. DuPont desenvolveu e patentetou diversos produtos importantes, como o nylon, o Teflon e o Kevlar.

LANÇAMENTO DE PRODUTO

A DuPont desenvolveu um produto inovador na área agrícola, o Dermacor, um produto para tratamento e proteção das sementes. Para comunicar esse novo produto e se relacionar com seus stakeholders a empresa necessitava de uma convenção que de forma lúdica e que transmitisse as características específica de seu produto.

Em parceria com o Universo Casuo, um espetáculo circense, criamos um evento de relacionamento com seus stakeholders em um espetáculo de 5 atos: confiança, inovação, proteção, segurança e produtividade. Em cada ato, os artistas do Universo Casuo representavam esses atos em um espetáculo de deixar qualquer convidado surpreendido. A mestre de cerimônias Karina Bacchi fez sua parte apresentando e conceituando esses espetáculos com as 5 premissas do produto lançado.

Além desses atos encantadores, os convidados se surpreenderam com shows de mágica durante o jantar e ainda puderam tirar foto com a mestre de cerimônias no set fotográfico montado no evento.

Após esse evento de relacionamento, a DuPont multiplicou esse projeto a mais 11 cidades.

Ficha Técnica do Evento:
Título: Lançamento Universo Dermacor
Tema: Circo
Número de participantes: 280
Local: Royal Palm Plaza, Campinas, SP
Data: 17 de julho de 2014

Galeria de imagens
       

 

Vídeo


A convenção deveria mostrar de forma lúdica e do início ao fim as características específicas e exclusivas do produto a ser lançado. O produtor agrícola convidado tinha que sair do evento com todas essas características entendidas sem que nós as explicitássemos formalmente. Além disso, deveríamos promover o relacionamento entre os clientes e a empresa.

Assim além de desenvolver toda a logística e a comunicação para a realização da convenção, criamos o conceito que diz que Dermacor é o único que vai além da semente. Em parceria com o Universo Casuo, um espetáculo circense formado por diferentes talentos brasileiros, inovamos em proporcionar de forma alegre e lúdica o novo Demarcor. Assim montamos um espetáculo de circo com 5 atos, sendo uma característica para cada ato. Elas são: confiança, inovação, proteção, segurança e produtividade.

A primeira apresentação foi para mostrar a confiança. Nesse espetáculo o artista entrou pedalando pela plateia e fez uma série de acrobacias transmitindo o conceito. No meio do espetáculo convidou uma pessoa da plateia e saltou com a bicicleta a centímetros do corpo dela, sem que ela fosse atingida. Isso é confiança.

No segundo ato, entrou outro artista para se apresentar com mandala. Esse show mostrou o controle da situação, pois o artista se pendurava na mandala e rodava sem cair ou colocar o pé no chão. Assim como ele tinha controle da situação, o produto inovou e deu ao produtor controle total na lavoura.

O terceiro ato foi com um casal de acrobatas. Em sintonia total de gestos e movimentos, o casal faz acrobacias e em muitos momentos pareciam formar um só corpo. Nesse momento, mostramos que a DuPont também está em sintonia total com o futuro e com as possibilidades agrícolas do mundo. Por isso, lançou o Dermacor. Mas não é só isso. Para fazer essa apresentação, além de sintonia, um precisava ajudar e proteger o outro para que tudo ocorresse com perfeição. Assim como o casal, Dermacor também protege a lavoura. E foi assim que mostramos a terceira premissa: proteção.

O quarto número foi com o Casuo, que entrou no palco para riscar uma lousa e provocar aquele barulho agonizante. Essa apresentação fez alusão à agonia que o produtor sente ao ver toda a sua plantação prejudicada pela tempestade, seca, praga e outros fatores. E foi assim que mostramos a quarta premissa: segurança. O produtor ficará tranquilo, já que estará ileso de todas essas agonias e medos com o Dermacor.

Por fim, o espetáculo terminou com uma apresentação de pai e filho que trabalham juntos para se superarem. Isso é a produtividade e mostra que o produto foi pensado e desenvolvido em equipe para superar os produtos já existentes no mercado.

Nosso grande desafio foi adaptar o espetáculo do Universo Casuo, que já é um espetáculo pronto, ao produto que lançaríamos e pensar em como multiplicaríamos esse show, já que deveríamos apresentar em mais 11 cidades.

A solução encontrada foi pegar em cada um dos atos as características em comum do produto. Assim, cada ato aludia a uma vantagem ou característica do Dermacor: confiança, inovação, proteção, segurança e produtividade. Criar um espetáculo com o tema de circo para adaptar todo o show ao produto de maneira tão perfeita foi nosso grande diferencial, além da cenografia.

Além do espetáculo, houve outras atividades como um coquetel, um bate papo entre Karina Bacchi e DuPont com perguntas e respostas sobre o produto lançado e o posicionamento da DuPont e um jantar com um show de mágica no final do dia.

Como brinde para mostrar a magia do produto, presentamos os convidados com uma xícara mágica. Sem água, ela é apenas uma xícara comum. Ao colocar água quente, o desenho que está nela aparece.
Para divulgar o evento, enviamos um save the date em formato de ingresso de teatro antigo, um convite e um reminder. Todos eles apresentavam textos que amarravam o Universo Casuo ao produto.

Como sempre fazemos no fim de cada evento, pedimos aos participantes que dessem uma nota de 0 a 10 às atividades ali realizadas. Eles elogiaram bastante a criatividade do evento, que combinou muito bem com o lançamento do produto. A avaliação ficou em torno do 9,6 e considerou atendimento pré e durante o evento, o espetáculo em si e apresentação do produto, o show de mágica, a hospedagem, alimentação, local do evento e o evento.

Nós amarramos muito bem o briefing da cliente com o espetáculo que adaptamos e encantou os olhares da plateia. Por isso, o ouro desta categoria merece ser nosso.

Galeria de imagens

 

Além de inovar na apresentação de um produto a ser lançado, nós inovamos na cenografia e na comunicação visual. Desde o pré-evento, os convidados foram inseridos no tema circense. Isso porque o save the date foi em formato de ingresso de teatro antigo. A cenografia do lugar, os toques de campainha iguais ao do Unierso Casuo, os lugares reservados, como se eles estivessem no circo, a iluminaçãoe os efeitos de luz e som no palco foram totalmente propositais e essenciais para construir a atmosfera circense que tanto queríamos.

Depois que a terceira campainha tocou, as luzes diminuíram no ambiente e um canhão de luz destacou a presença da Karina Bacchi, mestre de cerimônias, que iniciou o espetáculo com o famoso "Respeitável público". Após a sua primeira fala, as luzes diminuíram novamente e o foco foi para a tela de 180o que montamos no local, em que passamos os 5 conceitos que marcam o produto Dermacor.

Depois, efeitos de luz destacaram a presença do Casuo no palco e, após a sua fala, a banda White Clowns começou o show com uma música de abertura. A partir daí, colocamos efeitos de luz para destacar o ato e quem o apresenta. Além disso, quando a Karina Bacchi entrava para amarrar os conceitos aos atos, apareciam imagens referentes ao assunto nas telas laterais.

Um ponto interessante a destacar foi o fato de que os artistas do Universo Casuo e até a Karina Bacchi estavam vestidos a caráter.

Nós também montamos um set fotográfico para os clientes tirarem com a mestre de cerimônia.

O sucesso do evento foi tamanho que saímos na capa da Promoview do dia 28/08/2014, cuja matéria conta um pouco como foi o evento, o que gerou visibilidade não só para a agência, como também para o produto da DuPont, pois acabou sendo uma propaganda do produto e, consequentemente, fez as vendas aumentarem absurdamente. Como resultado, a pesquisa de satisfação do cliente ficou na média de 9,6.

Nós também movimentamos a rede hoteleira para acomodar e servir os 280 convidados e os 16 staffs em mais de 220 apartamentos, contratamos transfers e trabalhadores para limpeza de todo o lugar depois do término do evento. Isso gerou empregos e ajudou a subir os indicadores de turismo da cidade de Campinas.

Por fim, como sustentabilidade é um dos pilares que rege os eventos da Agência Um, todo o nosso material de divulgação foi eletrônico, evitando a emissão de papel.

A matéria inteira da promoview pode ser acessada em http://promoview.com.br/lancamento/416239-agencia-um-leva-o-universo-circo-evento-da-dupont

E a matéria do blog está em http://universocasuo.blogspot.com.br/2014/09/agencia-um-leva-o-universo-do-circo.html.

 

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