Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 16ª Edição

Case: ATENTO - LEAD THE TRANSFORMATION
Candidato: Agência Um Eventos
Cliente: Atento
Segmento: Eventos
Estado: SP
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
LEAD THE TRANSFORMATION

AGÊNCIA UM
Criar experiências únicas e transformadoras através do Live Marketing: essa é a nossa visão de negócio.

São cerca de 90 profissionais diretos e um grande time de valor, comprometido com a causa do cliente e pronto para entregar as soluções completas do Live Marketing.

São 20 anos de experiência, atuando no mercado nacional e internacional, realizando mais de 14 mil eventos estratégicos que transformaram para melhor os colaboradores e os resultados de grandes empresas como Ericsson, Santander, Dupont, John Deere, Tam, Mapfre, Nextel, KPMG, EMS, Pandora, Cielo e Citibank, entre outras grandes corporações.

Eleita como uma das melhores agências para se trabalhar pelo GPTW em 2014, a Agência Um se orgulha de construir todos os dias um relacionamento sustentável com seus colaboradores, clientes, fornecedores e parceiros.

Na Agência Um, os clientes são provocados com inovação, fidelizados com a eficiência e transparência dos processos e encantados com os resultados e o atendimento de nossos colaboradores.


ATENTO
Atento é uma das principais companhias especializadas na gestão de clientes, dentro do setor de “Business Process Outsourcing” (“BPO”). Presente em 16 países, a multinacional é atualmente a maior prestadora de serviços integrados de atendimento ao cliente na América Latina e uma das mais importantes do mundo. Reconhecida pelo seu destacado papel como fonte de geração de empregos nos países onde está presente, a Atento conta com um quadro de 150.000 funcionários e possui uma carteira de mais de 500 clientes líderes nos setores de telecomunicações, finanças, consumo, e outros.


EVENTO DE ENDOMARKETING
O evento Lead the Transformation foi um surpreendente Rally pela serra da Mantiqueira, no interior de SP, para os 12 membros da Diretoria da Atento no Brasil responsáveis pela gestão de mais de 90 mil colaboradores.

O objetivo desse evento era reunir as diretorias executivas para discutir e processar as novas diretrizes, perceber os pontos fortes e frágeis do time e trabalhar pontos de melhoria.

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Vídeo


A Atento mudou de comando. Era uma empresa espanhola e passou a ser americana a partir de 2014. Era preciso reunir as diretorias executivas para discutir e processar as novas diretrizes. Mais que entender a nova cultura, era preciso mudar a atitude de todos os colaboradores da organização a começar pelo diretores executivos. Os acionistas americanos da "nova" Atento, acreditavam que o alinhamento de cultura e objetivos deveria vir do exemplo do primeiro time da organização. E a partir daí, descer para todos os funcionários.

Nesta fase de adaptação às novas políticas de gestão, a empresa sofre a influência de dois grandes poderes: a cultura espanhola ainda vigente no clima organizacional e a cultura americana, com suas novas diretrizes para o dia a dia da companhia, ambas buscando as melhores soluções para a Atento, apesar de muitas vezes, em diferentes caminhos e tempos.

Para criar uma dinâmica positiva e interativa para expor e provocar as ansiedades, medos e receios da Diretoria Executiva para que, de forma transparente, pudéssemos falar sobre os desafios e as oportunidades do futuro a partir do novo comando americano. Criamos um Rally dividido em 3 dias, tendo cada dia um diferente roteiro e um diferente hotel para pernoite. Em cada dia, eles tinham um nível de dificuldade diferente e, com isso, fomos preparando a diretoria para trabalhar em conjunto e enfrentar os desafios que viriam pela frente.

Foi muito interessante notar que a cada dia tínhamos um time mais forte para enfrentar os desafios mais complicados. O Rally foi um sucesso, pois mostrou que o alinhamento e a força do time seria sempre maior que qualquer comando ou desafio que fosse apresentado à organização.

Outro desafio atingido foi a realização de um evento que precisaria ter ações competitivas para despertar o interesse e ressaltar uma característica dos profissionais e da empresa, mas sem dividir o grupo, pois a diretoria precisa entender cada vez mais que o único caminho possível para superar os novos desafios é agir em equipe.

Para resolver essa questão, criamos um rally com 3 diferentes etapas. Na primeira, fizemos 5 equipes com 5 carros. No segundo dia, 02 grandes equipes com 04 carros e no último dia, uma grande equipe com todos os carros. Para cada etapa, demos desafios e comandos diferentes.

Trouxemos a essência do live marketing para a solução do desafio apresentado. De forma prática e lúdica, o time se reorganizou rapidamente para solucionar cenários e problemas desconhecidos por todos. Juntos, perceberam que a experiência individual de cada um, quando somada ao grupo, confere um grande poder na resolução dos problemas. Mais que isso: mostrou que quanto maior o poder de transformação do time, mais poderosos são os seus membros. E essa era a grande tarefa a ser realizada, pois cada diretor, a partir do evento, teria o papel de iniciar a transformação de seus times. Juntos, eles transformaram um exército de mais de 90 mil profissionais.

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Montagem
Bussolas eletrônicas, mapas de navegação e modernos carros 4x4 foram colocados à disposição dos participantes, assim como ferramentas e equipamentos de primeiro nível, com os quais a diretoria pode contar no dia a dia da companhia. Para se manter na liderança do mercado, a Atento tem consciência de que é preciso oferecer as melhores e mais modernas ferramentas para seus profissionais.

Elementos cenográficos
Os participantes foram recebidos no pátio de um charmoso restaurante no município de Taubaté. O pátio foi decorado com grandes bandeirolas e um gigante portal inflável personalizado. Todos os carros foram personalizados com o logo da Atento e o logo do evento, além de identificar as equipes concorrentes em cada etapa.

Para apoiar e motivar a integração, transparência e objetividade da comunicação entre os membros do grupo, lounges internos e espaços cênicos externos foram criados. Um exemplo foi a roda de cadeiras, fogueira e o cajado para a dinâmica de Rito de Passagem, do modus antigo para o novo modus de gestão da organização.

Atendimento médico aos participantes
Todo o evento foi acompanhado por um grupo de paramédicos e uma ambulância UTI, devidamente preparados para eventuais acidentes. Toda a rede médica da região foi mapeada para facilitar eventual deslocamento.

1º Dia - Uso exclusivo do espaço de eventos e restaurante Le Bistro em Quiririm, Taubaté - SP e da Pousada Recanto dos Pinhais, Roteiro de Charme,em Santo Antônio do Pinhal.

2º Dia - Uso exclusivo da pousada Recanto dos Pinhais, Roteiro de Charme, em Santo Antônio dos Pinhais

3º Dia - Uso exclusivo da pousada La Villete - Roteiro de Charme em Santo Antônio do Pinhal.

Embora de pequena dimensão, o evento movimentou toda a cadeia produtiva do Live Marketing. Os profissionais de nossa Agência, o consultor master do evento, fornecedores de comunicação visual, equipamentos, fotografia e filmagem. Tivemos também os trabalhadoresdas empresas fornecedoras de brindes e personalização deles, como camisetas, camisas, cantil, mochilas, sinos dos ventos, etc., a consultoria da dinâmica do Rally com coordenadores, motoristas, mecânicos e pessoal de manutenção, além de todo o staff dos hotéis, pousadas e restaurantes utilizados.

O Evento provocou a vontade de agir e uma atitude transformadora da diretoria. Conseguimos despertar a consciência da integração e da união das diretorias para atingir os novos desafios propostos pelos acionistas americanos. O trabalho em equipe aproximou as diretoria comerciais e de apoio aos negócios, áreas mais administrativas, que se sentiam menosprezadas e impotentes. Os acionistas americanos, satisfeitos com o resultando atingido, contrataram novamente as soluções da Agência Um Eventos. Agora, seremos responsáveis por garantir o bom ritmo das transformações e também para multiplicar os resultados conseguidos para todo o nível gerencial da organização. Para isso, estamos criando neste ano um evento piloto para a diretoria e um evento extra para multiplicar os resultados e motivar o 2º nível de gestão da Atento.

Embora de pequeno porte, por necessitar de espaços exclusivos, o evento causou grande impacto nas comunidades onde esteve sediado, pois causou a ocupação de 100% e garantiu faturamento acima da média para os fornecedores envolvidos.

Conscientização de separação e reciclagem de lixo em todos os espaços utilizados e observações padrões de sustentabilidade em relação à contratação de todos os fornecedores envolvidos no evento foram feitas.

 

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