Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 16ª Edição

Case: JUNTOS & CONECTADOS - FESTA DE FINAL DE ANO DA CAPEMISA SEGURADORA
Candidato: Alternativa F Eventos
Cliente: Capemisa Seguradora
Segmento: Serviços
Estado: RJ
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos

Com mais de 4 anos de atuação em São Paulo e Rio de Janeiro, a Agência Alternativa F é o remédio anti-insônia e stress em eventos.

A Alternativa F oferece uma equipe de profissionais completa nas mais diversas áreas: planejamento, criação, produção, atendimento, logística e tecnologia.

Desenvolvemos eventos, desde a sua concepção original, até o seu fechamento, com toda a parte orçamentária e de levantamento de custos, comunicação visual, com desenvolvimentos de temas e materiais gráficos, cenografia, roteirização, coordenação e contratação de equipe técnica, atrações, iluminação, decoração, Áudio & Vídeo, mestres de cerimônia e A&B, logística e distribuição de brindes, implementação das mais novas tecnologias do mercado de eventos e transporte.

Entregamos projetos de pequeno, médio e grande porte para empresas de todos os segmentos. Somos indicados para:

- Congressos e Convenções;
- Lançamentos de Produtos;
- Festas de Final de Ano;
- Stands e Feiras;
- Viagens de Incentivo Nacionais;
- Viagens de Incentivos Internacionais;
- Campanhas de Incentivo;
- Ações de Relacionamento;
- Eventos Culturais e Esportivos.

Nossos Clientes: Embratel, Claro, NET, Mills, Globo.com, NBS, BP, CAPEMISA, Tokio Marine, Líder Seguradora DPVAT, Sony, Adidas, Nextel, Santander, Fundação Homem do Mar, Conapra, entre outros.

O Evento:

Todos os anos a Capemisa comemora com os seus colaboradores as conquistas e resultados ao longo do ano. Um momento de confraternização e integração de equipes.

As festas geralmente são temáticas e, em 2014, o tema foi CONECTIVIDADE. 2014 foi um ano de evolução tecnológica e de preparação para a nova “Era Digital” da Capemisa que está conectando pessoas, ultrapassando fronteiras e ampliando a rede de relacionamento, através da cooperação.

A festa aconteceu no dia 18 de dezembro no Vivo Rio para 450 colaboradores da Capemisa e tinha como principais objetivos a integração dos funcionários, comemoração dos resultados da empresa, homenagem aos colaboradores por tempo de casa e compartilhar as conquistas.

A Alternativa F Eventos foi contratada para fazer além da produção da festa, sugerir ações participativas dos funcionários pré-evento, ações de entretenimento, banda, sorteio de prêmios, vídeo de abertura e um hotsite com as principais informações da festa e espaços de interatividade para os colaboradores.

Galeria de imagens
 

 

Vídeo


Aqui, explicaremos toda a criação e comunicação visual da Festa “Juntos & Conectados” da CAPEMISA, porém, antes, explicaremos rapidamente o evento:

O EVENTO

Todos os anos a Capemisa comemora com os seus colaboradores as conquistas e resultados ao longo do ano. Um momento de confraternização e integração de equipes.

As festas geralmente são temáticas e, em 2014, o tema foi CONECTIVIDADE. 2014 foi um ano de evolução tecnológica e de preparação para a nova “Era Digital” da Capemisa que está conectando pessoas, ultrapassando fronteiras e ampliando a rede de relacionamento, através da cooperação.

A festa aconteceu no dia 18 de dezembro no Vivo Rio para 450 colaboradores da Capemisa e tinha como principais objetivos a integração dos funcionários, comemoração dos resultados da empresa, homenagem aos colaboradores por tempo de casa e compartilhar as conquistas.

A Alternativa F Eventos foi contratada para fazer além da produção da festa, sugerir ações participativas dos funcionários pré-evento, ações de entretenimento, banda, sorteio de prêmios, vídeo de abertura e um hotsite com as principais informações da festa e espaços de interatividade para os colaboradores.

INSPIRAÇÃO PARA A CRIAÇÃO DO TEMA DA FESTA:

Para a inspiração partimos daqueles que eram os dois maiores objetivos de comunicação da CAPEMISA para os seus funcionários durante o final de ano. Falar de uma nova era digital em que a empresa estava entrando com seus produtos online e com vendas por novas ferramentas e da necessidade da união de todos para transformar essa nova era em um verdadeiro sucesso.

Então, para a inspiração do tema unimos elementos importantes: O Humano na forma de demonstrar que precisamos estar sempre juntos, afinal, juntos significa trabalho em equipe, significa interação. Quando estamos realmente juntos, principalmente aproveitando o elemento tecnológico representado pelas redes sociais e novas ferramentas, criamos uma conexão. Conexão que possibilita novos produtos, mais competitividade e crescimento. E dessa forma, criamos um tema para comemorar esta união e estar sempre: JUNTOS E CONECTADOS.

Esta linha de criação utilizou uma frase muito repetida hoje em dia e que remete a ideia de integração, cooperação e união: “Juntos & Misturados”. Porém a evoluímos para passar a ideia de tecnologia e a entrada da CAPEMISA na era digital. “Juntos & Conectados”.

Como elementos visuais e de comunicação, desenvolvemos os conectores que possuem dentro deles ícones, de pessoas, nas mais diversas cores. Estas cores são as diferentes pessoas que fazem parte da empresa e que são peças fundamentais. Estes conectores estão acoplados no logo demonstrando que todos estão trabalhando em prol de um mesmo objetivo: o sucesso e o crescimento, que devem ser comemorados.

Na identidade também temos a imagem do globo. Este representa o universo CAPEMISA. O local onde todos se conectam e evoluem juntos. A ideia da comunicação foi seguir uma linha clean e ao mesmo tempo divertida. Afinal, era uma festa de final de ano e quisemos fazer uma criação visual que possuísse uma bonita aplicação e de fácil replicação nos mais diversos tipos de peças.

APLICAÇÃO DA IDENTIDADE VISUAL DESENVOLVIDA:

Durante o pré-evento e o evento desenvolvemos uma série de ações e peças em que a comunicação esteve presente vendendo o nosso tema e conceito;

PRÉ-EVENTO:
Prancha
Conceito
Logo
Identidade Visual
Hotsite
Logo e Identidade Show de Talentos
Adesivo de Elevador
Testeira de Computador com Contagem Regressiva
Teaser Online
Convite Oline
Reminder Online
Móbiles de Escritório Informativo

O EVENTO
Todo a criação, conceito e artes da Cenografia
(Pórtico, totens, painéis, banners, fundo de palco, sets fotográficos, entre outros)
Camisetas
Mock-up cheques
Artes Troféus e Placas
Vídeos
Ficha de MC

CONFIRA AGORA EM DETALHES O EVENTO E AS PEÇAS DE COMUNICAÇÃO VISUAL

Pré Evento:
30 dias antes do evento: Ativação no Escritório com adesivo no elevador, testeira computador com contagem regressiva, móbiles informativos e teaser online
30 dias antes do evento: Hotsite da Festa
25 dias antes do evento: Envio de convite online
05 dias antes

Conforme solicitado em briefing pelo cliente, criamos um hotsite para a festa onde cada colaborador tinha um login e senha para poder acessar todas as informações.
Esse hotsite era composto por 8 abas:
Home: Página para login e senha
O Evento: Página com todas as informações sobre a festa, localização, horário, mapa e informações úteis;
Atrações: Página com um release da banda Carrossel de Emoções que se apresentou na festa e um vídeo deles chamando as pessoas para irem na festa e se divertirem no show deles e um release do DJ com um e-mail criado para as pessoas enviarem sugestões de músicas que gostariam de ouvir na festa;
Show de Talentos: Página criada para os colaboradores enviarem os vídeos com seus talentos, aba com regulamento e todas as informações sobre o concurso.
Confirme sua Presença: Página onde as pessoas podiam a confirmar a presença na festa.
Ônibus: Página para os colaboradores escolherem em qual horário do ônibus, que foi disponibilizado pela empresa, eles gostariam de ir.
Fotos: Uma página que era atualizada diariamente com as fotos tiradas pelos colaboradores na ativação do elevador durante o pré evento e que depois da festa foi utilizado para as pessoas verem todas as fotos tiradas na festa.

Para o pré Evento também criamos uma ativação no elevador da Capemisa 30 dias antes do evento para chamar a atenção de todos onde colocamos adesivos no espelho de todos os elevadores para as pessoas brincarem e irem entrando no clima da festa. Esse adesivo tinha 2 conectores para as pessoas colocarem seus rostos e já se identificarem com o tema proposto da festa: Juntos & Conectados.
Essas fotos eram enviadas pelas pessoas para um e-mail criado especialmente para esta ação e atualizadas diariamente no hotsite da festa.

Também foi criado um Show de Talentos da Capemisa, onde todos os colaboradores podiam enviar vídeos com algum talento para participarem de um concurso promovido pela empresa, e, para esse concurso demos o nome de Conexão de Sucesso.
As pessoas podiam enviar seus vídeos através do hotsite e esses vídeos eram pré-selecionados pelo departamento de RH da empresa. Os 5 melhores vídeos foram para o hotsite e os colaboradores podiam votar nos vídeos que mais gostaram. No dia da festa, após a premiação, os 5 vídeos passaram no telão e os 3 primeiros colocados foram anunciados, cada lugar ganhando um troféu e um prêmio especial.

A empresa também, todo ano, sorteia durante a festa vários brindes para os colaboradores.
Neste ano, aproveitando o tema Juntos & Conectados, todos os colaboradores receberam um e-mail avisando que para participar do sorteio ele estava conectado a outro colaborador, que podia ser de qualquer área da Capemisa, fazendo com que as pessoas se conectassem antes da festa e aumentando as chances dessa “dupla” de ganhar o prêmio, pois se um deles ganhasse, o outro ganhava também.
Como eram muitos prêmios e premiados, para fazermos essa dinâmica, fizemos pulseiras de identificação de várias cores que foram relacionadas aos nomes das pessoas sorteadas. No dia da festa as pessoas recebiam as pulseiras já com a cor relacionada ao presente que iria ganhar, havia 1 cor de pulseira também para as pessoas que não foram sorteadas e, durante o sorteio, era anunciado as cores das pulseiras premiadas.

O convite da festa além das pulseiras de identificação coloridas, era uma camiseta personalizada que criamos especialmente para a festa.
As camisetas foram criadas para passar o conceito de conexão e demonstrar que cada um dos convidados é peça fundamental para o crescimento da empresa. Cada uma das camisetas tinha uma letra da palavra Juntos & Conectados. E quando colocadas lado a lado formavam um set fotográfico vivo com várias opções de palavras diferentes.

Desenvolvemos um vídeo institucional para abertura da festa conforme solicitado no briefing seguindo uma linha emocional e ao mesmo tempo motivacional.

A Festa
Foram disponibilizados 6 ônibus que saíam da Capemisa de meia em meia hora levando os convidados para a festa.
Para deixar todos no clima, na entrada da festa tínhamos um painel bem grande de 11,5m de largura por 2,45 de altura com a comunicação e o tema da festa, onde era feito o credenciamento dos participantes, 3 tecidos impressos para as colunas com palavras de ordem da festa e um set fotográfico com conectores “vazados”, onde as pessoas podiam colocar seus rostos e brincarem mais uma vez com o tema da festa.
Colocamos placas de sinalização nas escadas e na entrada do salão convidando as pessoas para fazer parte do novo momento Capemisa.
Dentro do salão, tínhamos uma decoração com vasos transparentes com bolas de neon coloridas e guardanapos com detalhes de neon. Na pista tínhamos um adesivo com várias pegadas e lounges com pufs de Led.
No palco tínhamos um painel de Led de 6mx4m, além de um mosaico com faixas impressas formando na comunicação da festa.
Levamos uma cabine de fotos que foi toda personalizada onde os convidados que tiravam fotos, ganhavam de presente uma foto com a borda personalizada.
Agenda da Festa:
17h – Início do embarque do Transfer
17h30 – Abertura do Vivo Rio e do salão com DJ, funcionamento do A&B e da cabine de fotos
18h30 – VT de Abertura. Após VT, MC entra e dá início oficial, chamando o Presidente
ao Palco para discurso
18h45 - Após discurso, iniciamos a fase de premiações. A primeira premiação foi a de Tempo de Casa (30min), a segunda premiação foi a do Show de Talentos (10min) e a terceira foi o sorteio (20min)
19h45 - Depois de todos serem premiados, o MC anunciou o show
20h55 - Após o show, o DJ iniciou a festa e foi até o final da noite

Durante o show, distribuímos óculos, bastões e pulseiras de neon para todos os convidados e, durante o set do DJ, tivemos a presença de um roboled para interagir com os convidados armado com diversos efeitos especiais! Colete RGB LED com um mix infinito de cores, LASER 500mw, disparos de GÁS CRIOGÊNICO super gelados (27kg CO²).

Galeria de imagens
Prancha
Convite 1
Convite 2
Adesivo Elevador
Camisetas
Testeira Computador
Móbile
Móbile
Móbile
Móbile
Bottons
Hotsite Show de Talentos
Placa
Troféu
3D Entrada
Pórtico Sala
3D palco
Set Fotográfico
     

 

Como atingir o objetivo do cliente de falar de conectividade e união?

A solução foi desenvolvida logo no momento da criação da identidade visual. Com a ideia dos conectores, levamos para a nossa comunicação, a todo o momento, esse conceito. Principalmente quando colocamos na prática esta ideia. No adesivo de elevador em que o participante se conectava com outra pessoa por meio do reflexo delas no espelho e no set fotográfico da entrada da festa, onde os convidados colocavam o rosto dentro de conectores e ajudavam a formar o logo da festa.

Como demonstrar a cada momento o conceito?

Foi solicitado pelo cliente, ações participativas dos funcionários pré-evento, ações de entretenimento, banda, sorteio de prêmios, vídeo de abertura e um hotsite com as principais informações da festa e espaços de interatividade para os colaboradores.

Para as ações participativas pré-evento, o cliente tinha uma grande preocupação de envolver os colaboradores com ações programadas antes da festa para ter uma maior participação deles na festa por conta desse envolvimento.

Sendo assim, criamos algumas ações para o pré-evento:
Ativação no elevador da Capemisa 30 dias antes do evento para chamar a atenção de todos os colaboradores. Colocamos adesivos no espelho de todos os elevadores para as pessoas brincarem de tirar fotos conectadas e irem entrando no clima da festa. Esse adesivo tinha 2 conectores para as pessoas colocarem seus rostos e já se identificarem com o tema proposto da festa: Juntos & Conectados.
Essas fotos eram enviadas pelas pessoas para um e-mail criado especialmente para esta ação e atualizadas diariamente no hotsite da festa.

Hotsite da festa onde criamos uma ferramenta para todos os colaboradores poderem acessar todas as informações da festa, escolherem os horários de transfer, confirmarem presença, participarem do Show de Talentos enviando vídeos e votando nos melhores vídeos do concurso, escolherem músicas para serem tocadas na festa, verem as fotos tiradas no elevador, e enviarem suas dúvidas e sugestões.

Show de Talentos onde todos os colaboradores podiam enviar vídeos com algum talento para participarem de um concurso promovido pela empresa, e, para esse concurso demos o nome de Conexão de Sucesso.
As pessoas podiam enviar seus vídeos através do hotsite e esses vídeos eram pré-selecionados pelo departamento de RH da empresa. Os 5 melhores vídeos foram para o hotsite e os colaboradores podiam votar nos vídeos que mais gostaram. No dia da festa, após a premiação, os 5 vídeos passaram no telão e os 3 primeiros colocados foram anunciados, cada lugar ganhando um troféu e um prêmio especial.

Para a ação de sorteio, nosso desafio era fazer uma dinâmica para sortear 06 prêmios diferentes para 100 pessoas durante a festa de forma que não fosse muito demorada para não atrapalhar a dinâmica da festa.

Com esse briefing, aproveitamos o tema Juntos & Conectados e todos os colaboradores receberam um e-mail pré festa, avisando que para participar do sorteio ele estava conectado a outro colaborador (que podia ser de qualquer área da Capemisa), fazendo com que as pessoas se conectassem antes da festa e aumentando as chances dessa “dupla” de ganhar o prêmio, pois um deles ganhando, o outro ganhava também.
Como eram muitos prêmios e premiados, para fazermos essa dinâmica, fizemos pulseiras de identificação de várias cores que foram relacionadas aos nomes das pessoas sorteadas. No dia da festa as pessoas recebiam as pulseiras já com a cor relacionada ao presente que iriam ganhar, havia 1 cor de pulseira também para as pessoas que não foram sorteadas e, durante o sorteio, era anunciado as cores das pulseiras premiadas e, todas as pessoas com as pulseiras da mesma cor, subiam ao palco de uma vez para receber o presente.
Foram sorteadas bicicletas, notebooks, TVs e smartphones.

Para a interatividade dos convidados durante a festa, que foi outra solicitação do cliente, tivemos a ideia de criar as camisetas que seriam um dos convites da festa de forma que ela servisse não só para as pessoas entrarem na festa, mas também que pudessem interagir de forma criativa e diferente.
Para isso criamos as camisas com 11 tipos de letras diferentes que juntas formavam a frase Juntos & Conectados. Quando colocadas lado a lado formavam um set fotográfico vivo com outras opções de palavras também.

Além disso, criamos um set fotográfico na entrada da festa com conectores “vazados”, onde as pessoas podiam colocar seus rostos e brincarem mais uma vez com o tema da festa.

Para o entretenimento da festa, o cliente solicitou um show que fosse bastante animado.
Levamos o Carrossel de Emoções que é um bloco de funk do carnaval carioca bastante famoso e fez muito sucesso na festa. Tivemos também um DJ Thiago Cezar que toca nas principais festas cariocas e que colocou todo mundo para dançar.
A entrada do RoboLed durante a pista causou bastante impacto e deixou todas as pessoas surpresas e empolgadas.

Outro desafio bem grande para essa festa foi a montagem, tínhamos disponível um período de 7h para montar toda a festa e fazer o ensaio técnico das premiações com o MC.

A receita da parte de produção do evento (não incluindo despesa com show, espaço e A&B) ficou em R$ 150.000,00

Abaixo, estão os números gerais de equipes envolvidas no evento:
- Staff
Pré-evento: 3 profissionais Alternativa F – Atendimento, Produção e Criação

Durante: Aproximadamente 30 profissionais | diretos e indiretos, entre coordenação, organização e empresas terceirizadas.

Pós-evento: 01 profissional Alternativa F Eventos







 

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