Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 16ª Edição

Case: FESTA DE 40 ANOS DO SEGURO DPVAT
Candidato: Alternativa F Eventos
Cliente: Seguradora Líder dos Consórcios do Seguro DPVAT
Segmento: Eventos
Estado: RJ
TROFÉU EXPO CENTER NORTE
Categoria: Evento Social
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos

Com mais de 4 anos de atuação em São Paulo e Rio de Janeiro, a Alternativa F Eventos é o remédio anti-insônia e stress em eventos.
A Alternativa F oferece uma equipe de profissionais completa nas mais diversas áreas: planejamento, criação, produção, atendimento, logística e tecnologia.
Desenvolvemos eventos, desde a sua concepção original, até o seu fechamento, com toda a parte orçamentária e de levantamento de custos, comunicação visual, com desenvolvimentos de temas e materiais gráficos, cenografia, roteirização, coordenação e contratação de equipe técnica, atrações, iluminação, decoração, Áudio & Vídeo, mestres de cerimônia e A&B, logística e distribuição de brindes, implementação das mais novas tecnologias do mercado de eventos e transporte.

Entregamos projetos de pequeno, médio e grande porte para empresas de todos os segmentos. Somos indicados para:
- Congressos e Convenções;
- Lançamentos de Produtos;
- Festas de Final de Ano;
- Stands e Feiras;
- Viagens de Incentivo Nacionais;
- Viagens de Incentivos Internacionais;
- Campanhas de Incentivo;
- Ações de Relacionamento;
- Eventos Culturais e Esportivos.

Nossos Clientes: Embratel, Claro, NET, Mills, Globo.com, NBS, CAPEMISA, Tokio Marine, Líder Seguradora DPVAT, Sony, Adidas, Nextel, Santander, Fundação Homem do Mar, Conapra, entre outros.

O Evento:
Todos os anos a Seguradora Líder comemora com os seus colaboradores as conquistas e resultados ao longo do ano. Um momento de confraternização e integração de equipes.

As festas geralmente são temáticas e, no ano de 2014, o Seguro DPVAT completou 40 anos de atuação e a Alternativa F foi convidada para criar e produzir uma festa de comemoração na cidade do Rio de Janeiro.

A festa aconteceu no dia 19 de dezembro no Sofitel Copacabana para 400 colaboradores e tinha como principal objetivo contar a história da evolução do Seguro e do Trânsito com registros fotográficos desde a sua criação até os dias atuais (1974 - 2014), utilizando, também, os marcos históricos do País.

Galeria de imagens
 

 

O Evento:
Todos os anos a Seguradora Líder comemora com os seus colaboradores as conquistas e resultados ao longo do ano. Um momento de confraternização e integração de equipes.

As festas geralmente são temáticas e, no ano de 2014, o Seguro DPVAT completou 40 anos de atuação e a Alternativa F foi convidada para criar e produzir uma festa de comemoração na cidade do Rio de Janeiro.

A festa aconteceu no dia 19 de dezembro no Sofitel Copacabana para 400 colaboradores e tinha como principal objetivo contar a história da evolução do Seguro e do Trânsito com registros fotográficos desde a sua criação até os dias atuais (1974 - 2014), utilizando, também, os marcos históricos do País.

O Produto:

Criado em 1974, o Seguro DPVAT, administrado pela Seguradora Líder-DPVAT, indeniza todas as vítimas de acidentes de trânsito no Brasil, sem necessidade de apuração da culpa, seja motorista, passageiro ou pedestre.


O Briefing do Cliente:

O principal objetivo/briefing do cliente era contar a história da evolução do Seguro e do Trânsito com registros fotográficos desde a sua criação até os dias atuais (1974 - 2014), utilizando, também, os marcos históricos do País.

Partindo deste briefing, criamos o conceito que permearia toda a noite.
Abaixo, você poderá conferir a nossa inspiração para o tema:

Há 40 anos começava uma história.
Uma verdadeira revolução nas estradas e no trânsito brasileiro que marcou um novo TEMPO.
TEMPO de um seguro criado com a finalidade de amparar as vítimas de acidentes de trânsito.
TEMPO de mais segurança.
TEMPO de mais proteção.
TEMPO de mais direitos.
TEMPO de mais representação e mais unidade com a Seguradora Líder DPVAT.
TEMPO de mais garantias.
É por isso que depois de 4 décadas, devemos e podemos, comemorar e aproveitar uma noite inesquecível que vai dizer que chegou o nosso: TEMPO DE CELEBRAR

Característica da Identidade Visual:
Utilizamos como inspiração a campanha publicitária da Seguradora Líder. Porém atualizamos a linha visual para um ambiente de festa onde o boneco da placa de sinalização de trânsito deixa o seu ambiente e entra no nosso para celebrar e comemorar esta data tão importante.
O boneco estava vestido de smoking e fez parte de um tapete vermelho, como representação do ano de comemoração.

O Pré-Evento:
Para marcamos o tema do evento, criamos um cronograma que continha o envio das seguintes peças criativas:
30 dias antes do evento: Envio de teaser de reserva de data.
25 dias antes do evento: Envio de convite com mais informações sobre a festa.
5 dias antes do evento: Envio de reminder com as últimas informações atualizadas.

O Evento:

A ambientação seguiu 3 conceitos principais: sofisticação, modernidade e criatividade. Onde utilizamos as cores institucionais da Seguradora Líder em conjunto com a comunicação desenvolvida para a festa. Com formas que remetem às placas de trânsito tivemos uma comunicação que trouxe elementos fotográficos e lúdicos para que todos os convidados pudessem interagir e entrar no conceito.

A nossa principal ideia foi fazer com que o convidado viajasse pelas 4 décadas em que o seguro esteve presente, e para isso criamos alguns diferenciais que fizeram da festa um grande sucesso.

O primeiro diferencial foram os sets fotográficos de carros das décadas de 70, 80, 90 e 2000.
A principal ideia para esses sets era que um ou mais convidados pudessem participar de forma integral entrando na paisagem, de forma criativa e descontraída.
O set dos anos 70 era uma Kombi hippie.
O set dos anos 80 era um Scort vermelho.
O set dos anos 90 era um Fiat Uno prata.
E o set dos anos 00 era um Camaro Amarelo.
Junto com os sets, haviam placas com os principais fatos da época, como: música, cidade, artistas, etc.

Os sets foram posicionados dentro e fora do salão.

O segundo diferencial foi utilizarmos uma cabine de fotos instantâneas em formato de tirinha em que o participante pudesse registrar 3 pequenas fotos, uma com cada efeito de uma década: preta e branca, sépia e colorida. Para deixar a cabine ainda mais divertida, distribuímos adereços e fantasias. A cabine também foi personalizada com o boneco de trânsito com uma máquina fotográfica na mão.

O terceiro diferencial foi a contratação de uma banda que fez uma viagem por cada década ali representada em forma de música. O repertório tocou os maiores sucessos do cinema das décadas de 70, 80, 90 e 00. A banda chamava-se The Soundtrackers e continha alguns integrantes oriundos do programa “The Voice” em sua formação.

Além desses diferenciais acima, tivemos uma ambientação de palco inspirada no formato de placa de trânsito, onde usamos diversos painéis recortados com retro iluminação em fita de LED para compormos o efeito moderno. Foram mais de 15m de painel.

Na decoração, dispusemos algumas mesas com arranjos de bolas de natal nas cores do cliente, já que este era o último dia útil do ano e queríamos combinar a decoração com o menu natalino que foi servido.

Para a área da pista, compusemos a decoração com brancos, amarelos e azuis, pequenas mesas e alguns pufes iluminados. Para trazer mais personalidade ao boneco de trânsito, imprimimos a pista de dança com a imagem dele dançando.

Após a banda, um famoso DJ carioca comandou a noite.

Algumas outras preocupações que tivemos foram:
1) Criar uma chapelaria para que o participante pudesse curtir a noite de forma confortável.
2) Criar uma área de comemoração composta por um bolo de três andares e um banner. O bolo ficou em exposição e no momento da sobremesa foi servido juntamente com sorvete.
3) Ter uma estrutura de ônibus e vans para os metrôs, para que pudéssemos frisar a segurança no trânsito.
4) Ter uma estrutura médica para possíveis atendimentos.

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Grandes desafios foram impostos desde o início, pois havia a necessidade de transformar a festa em um evento único, exclusivo e diferenciada aos convidados. Algo que ele não tivesse visto nos eventos anteriores.

1 – Como ter uma melhor avaliação referente ao ano anterior?
Foram feitas algumas reuniões de alinhamento com o cliente para melhorar os pontos dos anos anteriores que foram: falta de bebida ou bebida quente, circulação ruim do buffet, limpeza do salão e sistema de credenciamento lento. Solucionamos os problemas do ano anterior da seguinte forma:
Falta de bebida ou bebida quente: Aumentamos o número de garçons e colocamos um bar fixo no meio do salão para que o participante pudesse ter acesso as bebidas de forma mais livre.
Circulação do buffet: Montamos os buffets próximos as saídas de serviço do hotel e duplicamos a quantidade de estacoes do ano anterior.
Limpeza do salão: Contratamos um profissional de limpeza externo e exclusivo para o evento.
Credenciamento Lento: Aumentamos o balcão para termos mais agilidade nas listas.

2 – Como fazer uma data comemorativa virar um tema para festa de final de ano?
Utilizamos como inspiração a campanha publicitária da Seguradora Líder. Porém atualizamos a linha visual para um ambiente de festa onde o boneco da placa de sinalização de trânsito deixa o seu ambiente e entra no nosso para celebrar e comemorar esta data tão importante.
O boneco estava vestido de smoking e fez parte de um tapete vermelho, como representação do ano de comemoração.

3 – Como transformar a sala de um hotel em um espaço para a festa?
Tentamos cobrir as paredes do hotel ao máximo e usar muitos movings lights para que pudéssemos transformar o salão. Além disso criamos um palco bem grandioso e distribuímos sets fotográficos pelas paredes. Nenhum mobiliário do hotel foi utilizado, tudo foi locado com empresa externa.


4 – Como fazer todos se divertirem sabendo que teríamos perfis muito diferentes: áreas de backoffice e presidência?
Trouxemos uma banda que tocava os maiores sucessos de cinema dentro das décadas e escolhemos muito bem o repertório para que ele tivesse músicas muito conhecidas para todas as idades, na seleção estavam: Madonna, Michael Jackson, Guns and Roses, etc.
Além disso contratamos o DJ João Rodrigo, famoso por tocar nas mais badaladas festas do Rio de Janeiro, como: Modinha, a Favorita, prêmio Multishow, etc.

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A receita da parte de produção do evento ficou em R$ 180.000,00 para o total de 400 participantes, sendo que nestes valores não estavam incluídas despesas com hotel e alimentação.

Abaixo, estão os números gerais de equipes envolvidas no evento:

- Staff
Pré-evento: 03 profissionais Alternativa F Eventos – Atendimento, Produção e Criação

Durante: Aproximadamente 40 profissionais | diretos e indiretos, entre coordenação, organização e empresas terceirizadas.

Pós-evento: 01 profissional Alternativa F Eventos

- Refeições
Foram servidas 800 refeições entre coquetéis e jantares.

- Transportes
Nº ônibus, micro-ônibus: 3 veículos

Vale ressaltar os empregos criados, diretos e indiretos, uma vez que todas as empresas envolvidas tiveram que se preparar e reforçar a equipe para atender as necessidades do evento, mas também não é possível mensurar.

Na pesquisa realizada pós-evento com os participantes, tivemos um resultado extremamente positivo com 100% do público avaliando como satisfeito.

 

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