Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 16ª Edição

Case: ESTANDE MILLS NA CONCRETE SHOW
Candidato: Alternativa F Eventos
Cliente: Mills Estruturas e Serviços de Engenharia
Segmento: Serviços
Estado: SP
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos

Com mais de 4 anos de atuação em São Paulo e Rio de Janeiro, a Alternativa F Eventos é o remédio anti-insônia e stress em eventos.
A Alternativa F oferece uma equipe de profissionais completa nas mais diversas áreas: planejamento, criação, produção, atendimento, logística e tecnologia.
Desenvolvemos eventos, desde a sua concepção original, até o seu fechamento, com toda a parte orçamentária e de levantamento de custos, comunicação visual, com desenvolvimentos de temas e materiais gráficos, cenografia, roteirização, coordenação e contratação de equipe técnica, atrações, iluminação, decoração, Áudio & Vídeo, mestres de cerimônia e A&B, logística e distribuição de brindes, implementação das mais novas tecnologias do mercado de eventos e transporte.

Entregamos projetos de pequeno, médio e grande porte para empresas de todos os segmentos. Somos indicados para:
- Congressos e Convenções;
- Lançamentos de Produtos;
- Festas de Final de Ano;
- Stands e Feiras;
- Viagens de Incentivo Nacionais;
- Viagens de Incentivos Internacionais;
- Campanhas de Incentivo;
- Ações de Relacionamento;
- Eventos Culturais e Esportivos.

Nossos Clientes: Embratel, Claro, NET, Mills, Globo.com, NBS, CAPEMISA, Tokio Marine, Líder Seguradora DPVAT, Sony, Adidas, Nextel, Santander, Fundação Homem do Mar, Conapra, entre outros.

Antes de contar o evento em detalhes, precisamos explicar um pouco sobre quem é a Mills:
A Mills é uma empresa completa em produtos e serviços de engenharia com capacidade de planejar, integrar serviços e produtos e fornecer suporte para os mais variados tipos de projetos dos setores de construção civil e industrial.
Está presente em todo o Brasil, garantindo uma relação próxima do cliente e rapidez no atendimento. O conhecimento da equipe de profissionais, aliado à experiência diversificada e parcerias internacionais com empresas líderes de mercado, nos permite entregar soluções customizadas e com a mais avançada tecnologia adaptada a cada necessidade.

O Evento:
A Concrete Show ocorre anualmente em São Paulo e em 2014 a Alternativa F foi contratada para criar e coordenar todo o estande da Mills na sétima edição do evento.

Galeria de imagens
 

 

O Evento:
A Concrete Show ocorre anualmente em São Paulo e em 2014 a Alternativa F foi contratada para criar e coordenar todo o estande da Mills na sétima edição do evento. Foi um evento que trouxe inovações e tendências mundiais em sistemas e métodos construtivos relacionados a concreto e soluções que aumentaram a produtividade, a qualidade e a velocidade nas execuções da obra. Em três dias, a Concrete Show South América reuniu os principais players do universo da cadeia do concreto na construção civil mundial para a pavimentação, edificação e infraestrutura tais como Gerdau, Votorantim, Convicta etc.

A Concrete Show South América contou com expositores nacionais e internacionais vindos da América Latina, América do Norte, Europa e Ásia.

A Mills era Patrocinador Máster do Evento, por isso a Alternativa F foi chamada para criar e coordenar 100% do projeto das ações de patrocínio, estande e suas ativações.

Ficha Técnica:
Data do evento: 27 a 29 de agosto de 2014
Local do evento: Centro de Exposições Imigrantes
Metragem do estande: 400m²

As ações de patrocínio:

Para o evento fechamos um plano de patrocínio máster para expor a marca da Mills por todo o evento e executamos todas as demandas, conforme detalhamento abaixo:

Criamos a arte de 10 banners de sinalização de 12m², utilizados para identificar as ruas da feira
Criamos a arte de 32 banners de sinalização de 6m², utilizados para identificar os corredores da feira
Criamos a arte de um banner para a entrada da feira com 30m²
Cenografamos uma área de 12m² para exposição da maior plataforma elevatória da América Latina
Cenografamos uma área de 10m² para exposição de um equipamento chamado cremalheira. Atrás dessa plataforma, imprimimos um banner de 8m de altura e colocamos um totem explicativo ao lado.

O Estande:

No briefing enviado pelo cliente, o principal desafio era integrar as soluções da empresa ao estande, de forma que os equipamentos fossem “experimentados” pelos presentes na feira. A Mills contaria com equipe de engenheiro que daria todo o auxilio da montagem dos equipamentos que iriam compor a arquitetura do estande. A ideia era expor, aproximadamente, 10 equipamentos.

Levando esse desafio em consideração, fizemos uma pesquisa dos principais equipamentos da Mills para entender o que poderia ser integrado ao projeto cenográfico, sempre lembrando que nosso público era de engenheiros e que não poderíamos seguir uma linha muito lúdica, que teríamos que ser sutis na criação do projeto para que ele fosse aprovado.

O maior desafio da Alternativa F para este estande era construir um projeto fora do comum, pois teríamos que integrar os grandes equipamentos do cliente, como equipamentos para edificação de tuneis, como parte integrante do estande. Esse desafio duplicou o trabalho de torna-lo realidade, porque além de toda a montagem básica do estande, tínhamos equipamentos que pesavam toneladas e que tinham que ser montados dentro do tempo especificado pela feira. Ou seja, o estande teve que ser construído em volta das estruturas do cliente, o que demandou um planejamento enorme da Alternativa F para coordenar todas as equipes envolvidas na montagem, que ultrapassavam mais de 160 pessoas.

CONFIRA A SEGUIR AS ÁREAS E DETALHES DE CONSTRUÇÃO DO ESTANDE:

SM Mills
É usado para edificação de túneis, por isso, usamos esse equipamento para fazer o pórtico de entrada de nosso estande devido a sua grandiosidade.
Como ele era composto de estrutura metálica laranja, posicionamos alguns logos gigantes e iluminação pontual para dar mais destaque ao produto.
Em seu entorno, construímos duas estruturas cenográficas de 7m de altura que envolviam o equipamento e continham, por fora, uma impressão especial e, por dentro, uma textura de cimento, para que a representação do túnel fosse a mais realista possível.
Para podermos mostrar a funcionalidade do equipamento e a sua versatilidade, criamos, em suas laterais, uma exposição fotográfica que continha quadros com fotos das etapas da obra, além de informações técnicas adicionais. Os engenheiros, quando recebiam clientes, passavam por essa “exposição” para vender o uso do equipamento.

Deck Light e Escorão
É um equipamento para deck que expusemos a 3m de altura e sua parte de baixo virou base para colocarmos algumas mesas de negociação entre a área comercial e os clientes.

Easy Set
É um equipamento usado para construção de casas populares, um dos mais vendidos em toda essa feira.
Para diferenciarmos esse equipamento dos concorrentes criamos uma casa decorada, com 3 ambientes: sala, cozinha e banheiro. Assim, o cliente poderia visitar e conhecer a versatilidade da casa.
Pensamos até nos pequenos detalhes da casa, como: a instalação de luminárias pendentes, a instalação de uma vegetação nas janelas, copos e avental na cozinha e um tapete de boas vindas.
No mezanino desse equipamento, colocamos um manequim vestido de uniforme da Mills para representar seu uso.

Top Mills
É um sistema de concretagem que foi colocado na lateral do estande e que segurava um dos logos cenográficos. Em sua estrutura foi exposta a menor plataforma elevatória do mundo (para uso doméstico) e foi disposto um manequim para exemplificar a utilização do produto.

Áreas de Rental
A Mills possui uma área de Rental especializada em plataformas elevatórias e neste estande expusemos 3 equipamentos. Em cima dos equipamentos tínhamos manequins para representar sua utilização.
Uma curiosidade destas máquinas é que elas foram expostas para venda durante a feira e os três exemplares foram vendidos já no segundo dia pela equipe comercial.

Totens e Videowall
Cada área de produtos possuía totens explicativos e porta folders.
O estande também dispôs de um videowall com 6 televisores para vídeos institucionais.

Área VIP
Um dos diferenciais criados para o projeto foi uma área VIP para receber clientes interessados em produtos de grande porte. Esta área VIP possuía um bar que continha comidas e bebidas durante todo o dia, para que o cliente pudesse se sentir mais confortável durante as negociações.
A área VIP também serviu para receber os presidentes e diretores da Mills durante o evento.

Dentro da área VIP existiam dois depósitos de apoio:
Um deles para bagagens e materiais da equipe comercial que era de aproximadamente 20 pessoas.
E o outro para estoque de materiais como folders e brindes.

Brindes
Para receber os clientes e diferenciar o atendimento, toda a equipe comercial recebeu camisas personalizadas especialmente para este evento.
Quando um cliente visitava o estande, ele poderia receber um de nossos brindes, como:
Caneta (Brinde para os passantes)
Caderno (Brinde Vip)
Caixa de Som (Brindes Vip)


A Produção do Estande:

O estande foi montado com metragem total de 400m², em estrutura construída (metal, bagum e mdf).

A formalização da Mills veio no dia 06 de junho e o tempo de execução deste projeto foi de 2 meses até a data da montagem.

Foram mais de 20 reuniões de alinhamento sobre o evento.

Durante o tempo de execução do projeto, tivemos 2 projetistas, 1 arquiteto, 1 atendimento e 1 engenheiro exclusivos. Além de 1 atendimento da Alternativa F e 3 produtores.

Dentro do Centro de Exposições Imigrantes, a construção do estande levou 4 dias úteis, com 24 horas de trabalho de toda a equipe formada por mais de 160 profissionais.

O cronograma criado pela Alternativa F e HCamargo foi feito de acordo com a seguinte ordem cronológica: montagem da estrutura metálica do piso para posicionamento de equipamentos, montagem do piso e marcenaria, montagem da área VIP, posicionamento das artes visuais, acabamento e posicionamento de mobiliário.

Para compor o evento foram contratadas 4 recepcionistas monolíngues que trabalharam em escala de revezamento. Todas estavam uniformizadas.

A equipe de Marketing da Mills estava composta por 3 pessoas divididas em diferentes funções.
Além desta equipe, tiveram os seus gerentes de produtos/engenheiros responsáveis por cada área o que totalizou, aproximadamente, 40 pessoas por dia.

A equipe da Alternativa F estava composta por 5 pessoas, sendo 1 Diretor de Atendimento, 3 Produtores e 1 Produtor Técnico.

Passaram pelo estande mais de 1.900 pessoas, a maioria clientes da região sudeste.

Galeria de imagens

 

Grandes desafios foram impostos desde o início, pois havia a necessidade de demonstrar as duas empresas como grandes nomes do seu segmento. E os produtos serviços como diferenciados frente à concorrência.

Desafios x Soluções

1 - Como, em uma montagem de 4 dias, incorporarmos equipamentos do cliente que geralmente demoram mais de 10 dias para serem montados?
A equipe de montadores e engenheiros foi formada por 160 pessoas, que trabalhavam em turnos de 12 horas, em caráter de revezamento, ou seja, foram 24 horas de montagem por dia. Haviam equipes separadas para montar cada equipamento e um gerente de área para coordenar cada montagem.
A Alternativa F esteve acompanhando a montagem durante todos os dias para que o projeto fosse fiel à realidade, pois devido à quantidade de pessoas deveria haver uma empresa que definisse o posicionamento de todos os equipamentos.

2 – Como criar um projeto cenográfico que tinha os equipamentos como forma integrante?
O primeiro passo foi estudar todos os equipamentos do cliente e adequar o projeto, setorizando os equipamentos por áreas e principalmente pensando na circulação e segurança do público passante.
O segundo passo foi checar como poderíamos englobar a nossa cenografia aos equipamentos de forma sutil e homogênea.
Conseguimos um resultado excelente com este projeto, pois o estande foi muito elogiado por todos.

3 – Como conseguir com o que o stand ficasse movimentado durante a feira, tendo ao lado as principais concorrentes?
Criando ações que chamassem a atenção do cliente na feira, como a exposição fotográfica dentro do SM Mills, o projeto de decoração dentro do Easy Set, trazer a distribuição de brindes para o público passante e criar uma área VIP para os clientes mais importantes.

Galeria de imagens

 

A receita da parte de produção do evento ficou em aproximadamente R$ 890.000,00 tirando os custos de locação do espaço e patrocínio que foi fechado diretamente pelo cliente.
Abaixo, estão os números gerais de equipes envolvidas no evento:

- Comparação com o ano anterior
O estande gerou mais lead do que o ano anterior, pois era mais interativo, melhor acabado e chamava mais atenção na feira. E todos os equipamentos expostos foram vendidos para compradores que estavam visitando a feira, o que em si, superou o investimento feito na feira.

- Equipes

Durante o tempo de execução do projeto, tivemos 2 projetistas, 1 arquiteto, 1 atendimento e 1 engenheiro exclusivos. Além de 1 atendimento da Alternativa F e 3 produtores.

Dentro do Centro de Exposições Imigrantes, a construção do estande levou 4 dias úteis, com 24 horas de trabalho de toda a equipe formada por mais de 160 profissionais.

O cronograma criado pela Alternativa F e HCamargo foi feito de acordo com a seguinte ordem cronológica: montagem da estrutura metálica do piso para posicionamento de equipamentos, montagem do piso e marcenaria, montagem da área VIP, posicionamento das artes visuais, acabamento e posicionamento de mobiliário.

Para compor o evento foram contratadas 4 recepcionistas monolíngues que trabalharam em escala de revezamento. Todas estavam uniformizadas.

A equipe de Marketing da Mills estava composta por 3 pessoas divididas em diferentes funções.
Além desta equipe, tiveram os seus gerentes de produtos/engenheiros responsáveis por cada área o que totalizou, aproximadamente, 40 pessoas por dia.

A equipe da Alternativa F estava composta por 5 pessoas, sendo 1 Diretor de Atendimento, 3 Produtores e 1 Produtor Técnico.

Passaram pelo estande mais de 1.900 pessoas, a maioria clientes da região sudeste.

- Comunicação Visual
Mais de 30 layouts de comunicação visual e cenográficos foram criados.

- Refeições
Foram servidas pelo buffet 320 refeições por dia de evento, totalizando: 960 refeições no total.

Divulgação na mídia:
O evento foi veiculado em alguns canais da mídia. Confira nos links abaixo:

Matéria no site da Mills: http://www.mills.com.br/sala-de-impresa/noticias/11

Matéria no site da Exame:
http://exame.abril.com.br/negocios/releases/concreteshowmillstrazineditaplataformadetrabalhoaereoparaobrasil.shtml

Matéria no Jornal da Construção Civil:
http://jornaldaconstrucaocivil.com.br/mills-apresenta-solucoes-e-equipamentos-na-concrete-show

 

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