Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 16ª Edição

Case: XVII SEMANA BRASILEIRA DO APARELHO DIGESTIVO- SBAD
Candidato: São Paulo Convention & Visitors Bureau
Cliente: Federação Brasileira de Gastroenterologia
Segmento: Eventos
Estado: SP
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
XVII SBAD 2018

A cidade de São Paulo, em 2014, auferiu a candidatura conduzida pelo São Paulo Convention & Visitors Bureau, para a realização da XVII Semana Brasileira do Aparelho Digestivo – SBAD, em 2018, durante sua 13ª. edição no RIOCENTRO – cidade do Rio de Janeiro.

Os mais ilustres nomes da gastroenterologia brasileira estiveram presentes, além de expressivo número de professores internacionais. A programação científica, cuidadosamente elaborada, tratou dos mais atuais temas clínicos, procedimentos e avanços tecnológicos na área da gastroenterologia, endoscopia digestiva e na cirurgia do aparelho digestivo.

Ao final do evento, durante defesa de candidatura, foram apresentados os argumentos, construídos ao longo de anos, para que a cidade paulistana sediasse o evento, provando que a metrópole possui uma pujança de equipamentos e uma oferta cultural e de lazer capazes de agradar a todos os palestrantes, convidados especiais, congressistas e seus acompanhantes.

Dados Técnicos:

Título: XVII Semana Brasileira do Aparelho Digestivo
Tema: Maior congresso nacional na área da Gastroenterologia Clínica, Cirúrgica e Endoscopia Digestiva.
Número de Participantes: 8.000
Cidade Candidata: São Paulo - SP
Cidade Concorrente: Brasília - DF
Local de Captação: Rio de Janeiro – RJ
Data: 2018
Periodicidade: Anual
Abrangência: Nacional
Sociedade Promotora do Evento: Federação Brasileira de Gastroenterologia – FBG.
Sociedade Proponente: Sociedade de Gastroenterolgia de São Paulo - SGSP
Entidade Apoiadora da Captação: São Paulo Convention & Visitors Bureau - SPCVB, São Paulo Turismo - SPTURIS, Associação Brasileira de Indústria de Hotéis - ABIH.

Edições do Evento:

1994 – I Edição – Porto Alegre / RS
1996 – II Edição – Goiânia / GO
1998 – III Edição – Salvador / BA
2000 – IV Edição – Foz do Iguaçu / PR
2002 – V Edição – Rio de Janeiro / RJ
2004 – VI Edição – Recife / PE
2006 – VII Edição – São Paulo / SP
2008 – VIII Edição – Brasília / DF
2010 – IX Edição - Florianópolis/ SC
2011 – X Edição – Porto Alegre / RS
2012 – XI Edição – Fortaleza / CE
2013 – XII Edição – Goiânia / GO
2014 – XIII Edição – Rio de Janeiro / RJ
2015 – XIV Edição – Curitiba/ PR
2016 – XV Edição – Belo Horizonte / MG
2017 – XVI Edição – Natal / RN
2018 – XVII Edição – São Paulo / SP

Galeria de imagens
Dossiê de Candidatura - Carta SBAD
Dossiê de Candidatura - Carta de Apoio - SPCVB
Dossiê de Candidatura - Carta de Apoio - SPTURIS
Dossiê de Candidatura - Carta de Apoio - ABIH
Dossiê de Candidatura - Carta de Apoio - AVIANCA
Dossiê de Candidatura - Contatos - SGSP e SPCVB
Sociedade de Gastroenterologia de São Paulo
     

 

a. Quais as razões para escolha do evento?

A SBAD é o maior congresso nacional na área da Gastroenterologia clínica, cirúrgica e Endoscopia digestiva, promovido pelas entidades Federação Brasileira de Gastroenterologia –FGB, Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva – SOBED e Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva. A decisão pela convergência de esforços na sua captação é fruto do primeiro contato com o evento, realizado por Elenice Zaparoli, em 1996, durante sua II edição. Admirada com a organização, dinâmica, número de empresas participantes, pelo enriquecido conteúdo intelectual e credibilidade, Elenice manteve contato com a entidade e pode utilizá-lo anos mais tarde, em benefício do SPCVB. Além disso, trata-se de um evento que atrai um significativo contingente de visitantes e consequentemente, resulta no aquecimento econômico do destino, no desenvolvimento da área da saúde e demais áreas públicas e na popularização da cidade.

b. Quais os critérios que nortearam a pesquisa?

O SPCVB trabalha na atualização constante de sua Base de Dados, construída ao longo dos anos, que auxilia na pesquisa de eventos cadastrados com suas respectivas informações (número de participantes, periodicidade, locais de realização, promotor, último contato realizado, entre outros) para a prospecção, apresentação da entidade e envio de cartas de candidatura.

c. Por que a empresa crê que este case deve vencer?

O SPCVB acredita que o case deve vencer pois trata-se de um trabalho realizado ao longo de dez anos que em nenhum momento desrespeitou os estatutos estabelecidos pela Federação Brasileira de Gastroenterologia – FBG, e que apesar de deparar-se com uma mudança de gestão, se manteve imparcial durante todos os momentos políticos, visando somente atender a sua principal e única função, o apoio institucional à vinda do evento para São Paulo. Temos orgulho pela garra, determinação, proatividade, pelo desejo de captar um evento com características inovadoras e que, em conjunto com demais entidades e profissionais, trará uma programação cientifica ampla e objetiva que acarretará a vinda de visitantes de todos os estados brasileiros e do exterior.

Apoiando-se nessa estrutura sólida e preenchida por seriedade e ética, o SPCVB cumpriu todas as etapas propostas pela entidade, em seus respectivos prazos, almejando sua vinda para 2018. Como resultado, temos a certeza de que São Paulo dispõem da infraestrutura necessária para acolher esses visitantes e seus acompanhantes, praticando o papel prestigiado do “bem receber”.

Com a intenção, a partir de agora, de caminhar junto com a FBG, realizando a promoção em demais eventos da entidade, oferecemos os serviços dos mais de 700 associados à fundação que representam 60 segmentos do mercado de eventos, oferecendo descontos e promoções com a ferramenta "BeneficioSP", promovendo a difusão do conteúdo de nossa "Academia São Paulo" na capacitação dos profissionais de múltiplos segmentos para bem receber o visitante a negócio e a lazer e por fim, estimulando a transmissão de conhecimento, nessa oportunidade única de acadêmicos terem acessibilidade e facilidade para participar de programações científicas invejáveis em São Paulo.

O SPCVB conta com uma agenda que contempla eventos dos mais variados segmentos, regionais, nacionais e internacionais, de pequeno a grande porte. São Paulo é uma cidade que não poderia deixar escapar a oportunidade de sediar a XVII SBAD.

Galeria de imagens
São Paulo é Tudo de Bom!
Visite São Paulo
Programa Bem Receber
Academia Visite São Paulo
BeneficioSP
         

 

Após a sua primeira edição no destino São Paulo, no ano de 2006, a possibilidade de uma segunda captação da Semana Brasileira do Aparelho Digestivo – SBAD, tornou-se um objetivo em comum e cobiçado por todos da Diretoria de Eventos-Nacional e do São Paulo Convention & Visitors Bureau - SPCVB.

Nos tópicos abaixo, apresentamos as principais fases para a concretização do almejado objetivo, por meio do relato das estratégias e ações tomadas pela equipe ao longo de dez anos de trabalho:

a. Apresentação e Apoio institucional

Em 21 de agosto de 2006, após reunião de apresentação dos serviços prestados pelo São Paulo Convention & Visitors Bureau com a Sra. Fátima Lombardi, a então Assessora de Comunicação e Marketing da Federação Brasileira de Gastroenterologia - FBG, foi oferecido apoio institucional à captação da VII SBAD. Na época, com o objetivo de ampliar a divulgação do evento no destino São Paulo, desenvolveu-se um plano de ações que consistia na publicação dos associados SPCVB na revista Garden (tiragem de 4.000 exemplares), parceria com empresas de táxi e receptivo, elaboração de folhetos customizados com descontos em estabelecimentos associados ao SPCVB, criação de um “Welcome Kits” para palestrantes internacionais, exposição da logomarca do SPCVB no site do evento e desenvolvimento de materiais de comunicação visual. Durante o processo, em 21 de outubro de 2006, cerca de 50 empresas dos segmentos de restaurantes e agências de turismo, associadas ao SPCVB, foram envolvidas em oportunidades de negócios geradas durante o apoio ao evento.

b. 1ª Tentativa de Captação

A parceria de 2006 abriu caminhos para uma aproximação a FBG e germinou na possível captação de uma edição posterior do evento. No dia 14 de abril de 2011, ocorreu a primeira reunião de planejamento estratégico para captação da XI SBAD, com a participação da Sra. Célia Reina, Gerente do Departamento de Eventos da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva - SOBED, uma das entidades promotoras do evento. Foi marcado um almoço para a apresentação do novo espaço do Transamérica Expo Center, no entanto, após visita ao espaço fomos informados de que as próximas duas edições já tinham seus respectivos locais definidos.

c. Mobilização das Diretorias

Com a notícia, as estratégias do SPCVB visaram um resultado a longo prazo. Foram implementadas ações promovendo uma articulação com o presidente da entidade local (Sociedade de Gatroenterolgia de São Paulo – SGSP) e um trabalho de sensibilização com associados, congressistas e do presidente da entidade nacional, a fim de endossar por meio de fatos que comprovassem São Paulo ser um destino com condições adequadas para realização do referido evento. Entre os dias 20 a 22 de abril de 2012, durante a Semana Paulista do Aparelho Digestivo realizada em Campos do Jordão -SP, foi elaborada uma pesquisa qualitativa de aceitação do destino São Paulo que sustentaria a ideia de realização do evento na cidade como uma tomada de ação positiva às entidades. Além disso, no dia 27 de abril de 2012, o SPCVB promoveu um encontro entre gerentes de eventos de entidades médicas, entre elas a SOBED, como estratégia de constante aproximação e geração de valor.

d. 2ª Tentativa de Captação

As ações construídas até aquele momento tiveram como consequência, no dia 21 de agosto de 2012, a confirmação de interesse da SGSP, por parte do então presidente Sr. Dr. Joaquim Prado P. Moraes na vinda da SBAD para São Paulo. No entanto, foi preciso esperar e superar uma troca de gestão para concretização da segunda tentativa de captação. No dia 08 de março de 2013, ocorre a primeira reunião no mandato do Sr. Dr. Flávio António Quilici, entre SPCVB e SGSP, objetivando a disponibilidade e interesse em realizar visitas de inspeção nos centros de convenções e hotéis de São Paulo, para captação da XVII SBAD em 2018.

e. Visitas de Inspeção

Após identificarmos as necessidades do cliente, em maio de 2013, foram sugeridas datas para visita técnica em importantes eventos que seriam realizados no centro de convenções Transamérica Expo Center. O objetivo era realizar uma visita que apresentasse não só as características do espaço como também, seu "modo operandi" durante realização de grandes eventos, a própria logística da cidade e a aceitação/ adesão de participantes, em especial, durante época de feriado nacional. E por fim, coletar o parecer de formadores de opiniões, dirigentes de entidades afins. A data escolhida foi 30 de maio de 2013, durante realização do Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo - SOCESP.
No dia 13 de setembro de 2013, ocorreu uma visita técnica no Sheraton São Paulo WTC Hotel, com os mesmos objetivos, durante o Congresso Brasileiro de Coloproctologia.

f. Lançamento de Candidatura

Entre os dias 24 e 27 de novembro de 2013, a equipe do SPCVB assumiu um compromisso proativo e foi a Goiânia a fim de lançar a candidatura para a captação do evento durante a sua décima segunda realização. A ação nesta ocasião tinha como meta manifestar o interesse oficial em sediar o evento, promovendo o destino frente à possibilidade de concorrentes e incluiu a apresentação de uma logotipo oficial para a futura campanha, por meio de material de comunicação visual tais como banner, marcadores de páginas, mapas, postais e entrega de balas para congressistas durante o evento.
Em vistas ao sucesso da viagem, no dia 28 de maio de 2014, oficializou-se o e-mail com apoio institucional por parte do Dr. Flávio Antônio Quilice e consequentemente, o lançamento de São Paulo para captação com suporte do SPCVB. No dia 11 de agosto, tomou-se conhecimento que o concorrente direto seria Brasília – DF e que a disputa seria sustentada na elaboração de um dossiê de candidatura e um trabalho de sensibilização dos votantes.

g. Oficialização do Dossiê de Candidatura

A elaboração do dossiê da candidatura é padronizada de acordo com às especificações técnicas de São Paulo. Nelas são apresentadas as justificativas do nosso destino quanto à infraestrutura geral, oferta de meios de hospedagens, transportes aéreo e terrestre, opções de lazer e gastronomia, entre outros. Durante o processo, foram definidas questões como: elaboração de um briefing completo do evento (com número de dias, os eventos sociais, jantares para convidados e palestrantes, necessidade de negociação com empresas oficiais, entre outras questões), aspectos do centro de convenção escolhido para sediar o evento (apresentar a qualidade, os custos, facilidade de localização), da hotelaria da região (custos, suas categorias e facilidade de acesso) e eventual necessidade do apoio governamental, intermediado pelo SPCVB. No dia 03 de novembro de 2014, ocorreu a entrega oficial do dossiê ao Dr. Flávio António Quilici e, por conseguinte, o lançamento da campanha de guerrilha “Por que São Paulo? ”, uma cartilha que apontava argumentos decisivos para a escolha de São Paulo, como a maciça presença de todos os gastroenterologistas brasileiros, o grande potencial médico-cientifico do Estado, a responsabilidade do destino frente à vinda do Congresso Panamericano de Gastroenterologia (em Buenos Aires) no mesmo ano e principalmente, o lucro científico e econômico para toda a comunidade e a possibilidade de investimento da indústria frente às propostas de custos apresentadas por concorrentes.

h. Apresentação da Defesa de Candidatura

Durante a XIII SBAD, realizada entre os dias 22 a 25 de novembro de 2014, na cidade do Rio de Janeiro - RJ, a equipe do SPCVB, após anos de trabalho, apresentou a sua candidatura por meio do dossiê impresso e eletrônico. Presentes em um stand em parceria com a SGSP, o SPCVB distribuiu materiais para a promoção e divulgação, esclarecendo as últimas dúvidas dos congressistas e aguardando os resultados da reunião fechada entre presidentes e associados. Ao final do dia, oficializou-se através de comunicado a decisão em voto da realização da XVII SBAD na cidade de São Paulo em 2018.

Galeria de imagens
21/08/2006 - SPCVB com a Sra. Fátima Lombardi - FBG.
14/04/2011 - Reunião com Sra. Célia Reina - SOBED.
20/04/2011 - Apresentação do novo espaço do Transamérica Expo Center.
20 a 22/04/2012 - Semana Paulista do Aparelho Digestivo - Pesquisa de Aceitação
27/04/2012 - Convite do Encontro entre Gerentes de Eventos de Entidades Médicas
27/04/2012 - Encontro entre gerentes de eventos de Entidades médicas
21/08/2012 - E-mail de interesse pela possível vinda da SBAD para São Paulo
01/03/2013 - SPCVB e Dr. Flávio A. Quilici
09/05/2013 - Sugestões de Datas para Visita de Inspeç
30/05/2013 - Visita Técnica ao Transamérica Expo Center
30/05/2013 - Visita Técnica ao Transamérica Expo Center
30/05/2013 - Visita Técnica ao Transamérica Expo Center
30/05/2013 - Visita Técnica ao Transamérica Expo Center
13/09/2013 - Visita Técnica ao World Trade Center São Paulo
24 a 27/11/2013 - Lançamento de Candidatura - SPCVB e Dr. Flávio A. Quilici
Divulgação do Logotipo para o Lançamento de Candidatura SPCVB / SBAD 2018
24 a 27/11/2013 - Lançamento de Candidatura - SPCVB e Dr. Flávio A. Quilici
03/10/2014 -Entrega Oficial do Dossiê de Candidatura ao Dr. Flávio A. Quilici
Campanha - Cartilha
22 a 25/11/2014 - Defesa de Candidatura - Estande do SPCVB
22 a 25/11/2014 - Defesa de Candidatura - Material de Comunicação Visual
22 a 25/11/2014 - Defesa de Candidatura - SPCVB e Dr. Flávio A. Quilici
22 a 25/11/2014 - Defesa de Candidatura - Projeto do Estande SPCVB
22 a 25/11/2014 - Defesa de Candidatura - Modelo de Adesivo
22 a 25/11/2014 - Defesa de Candidatura - Modelo de Marcador de Página
Curriculum Vitae Flávio A. Quilici
       

 

a. Para a economia

Aumento na ocupação hoteleira durante os dias do evento, movimentando a economia local, transporte público e privado, malha aérea, transporte rodoviário estadual e promovendo o aumento de empregos diretos e indiretos para nossa cidade. Os visitantes das feiras, chamados de "turistas de negócios", gastam em média de duas a três vezes mais que os turistas convencionais com hospedagem, alimentação, transportes e compras. Com base no Observatório do Turismo da Cidade de São Paulo, 2015, estipula-se que o visitante a negócios gaste em média R$ 511,00 por dia. Sendo assim, considerando que o evento tenha 5 dias e que receba um público de visitantes correspondente à média dos últimos anos (8.000 pessoas), calcula-se que o circularão na economia do destino cerca de R$ 20.440.000,00.

b. Para a cidade

A responsabilidade social do São Paulo Convention & Visitors Bureau corresponde à geração de eventos e turismo para a cidade de São Paulo e como resultado, o aumento dos índices de empregabilidade, da receita tributária, incremento do comércio, da infraestrutura, em geral e da qualidade de vida de sua população. O visitante a negócios é também um visitante a lazer, que aproveita os atrativos turísticos do destino (museus, parques, shoppings, entre outros) durante seu tempo livre e podendo, eventualmente, voltar com a sua família ou indicar aos amigos. Além disso, a vinda de um congresso como a SBAD implica no estímulo à inovação tecnológicas e das práticas medicinais no destino, facilita a capacitação de profissionais da área e consequentemente, o aprimoramento da saúde em nosso Estado e do País.

c. Para o cliente

Realizar um evento nas proporções da SBAD em uma cidade com infraestrutura adequada como São Paulo, torna-o seguro, prestigiado nacional e internacionalmente, aumentando suas chances de sucesso significativamente. O destino é um dos principais hubs da comunidade gastroenterologista, possui um grande potencial médico-cientifico, sendo sede de hospitais e instituições líderes no setor e reconhecidas na acreditação internacional de atendimento à saúde. Além disso, trata-se da cidade mais influente da América Latina, um dos maiores polos econômicos do Brasil que garante a satisfação do cliente por apresentar uma alta capacidade hoteleira, acessível para diferentes rendas, sendo uma referência mundial gastronômica, com 34 mil taxis, 74 quilômetros de linhas de metro, 4 aeroportos.

d. Para a comunidade

Eventos do porte da SBAD possibilitam o desenvolvimento profissional e geram oportunidades de negócios para as comunidades científicas, em especial, à comunidade dos gastroenterologistas brasileiros. Além disso, a vinda de profissionais de outras regiões e até mesmo, internacionais, enriquecem discussões e geram um lucro científico e econômico.

 

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