Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 16ª Edição

Case: EDIÇÃO LIMITADA PORTUGAL - XIV ENCONTRO DOS CORRETORES DIAMANTE DA TOKIO MARINE EM PORTUGAL
Candidato: Alternativa F Eventos
Cliente: Tokio Marine Seguradora
Segmento: Serviços
Estado: RJ
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos

Com mais de 4 anos de atuação em São Paulo e Rio de Janeiro, a Alternativa F Eventos é o remédio anti-insônia e stress em eventos.

A Alternativa F oferece uma equipe de profissionais completa nas mais diversas áreas: planejamento, criação, produção, atendimento, logística e tecnologia.

Desenvolvemos eventos, desde a sua concepção original, até o seu fechamento, com toda a parte orçamentária e de levantamento de custos, comunicação visual, com desenvolvimentos de temas e materiais gráficos, cenografia, roteirização, coordenação e contratação de equipe técnica, atrações, iluminação, decoração, Áudio & Vídeo, mestres de cerimônia, A&B, logística e distribuição de brindes, implementação das mais novas tecnologias do mercado de eventos e transporte.

Entregamos projetos de pequeno, médio e grande porte para empresas de todos os segmentos. Somos indicados para:

- Congressos e Convenções;
- Lançamentos de Produtos;
- Festas de Final de Ano;
- Stands e Feiras;
- Viagens de Incentivo Nacionais;
- Viagens de Incentivos Internacionais;
- Campanhas de Incentivo;
- Ações de Relacionamento;
- Eventos Culturais e Esportivos.

Nossos Clientes: Embratel, Claro, NET, Mills, Globo.com, NBS, CAPEMISA, Tokio Marine, Líder Seguradora DPVAT, Sony, Adidas, Nextel, Santander, Fundação Homem do Mar, Conapra, entre outros.

O Evento:

Todos os anos, a Tokio Marine premia seus corretores parceiros, por meio de um ranking baseado em metas. Os vencedores são todos aqueles que atingiram e superaram as metas estabelecidas para o ano em questão. São três grupos de premiados: os Corretores Prata, os Corretores Ouro e os Corretores Diamante, de acordo com o faturamento. Para os Corretores Diamante, como forma de reconhecimento, é oferecida uma viagem para um destino internacional, com direito a acompanhante, e um grande diferencial: a possibilidade de visitar atrações e participar de atividades que não são encontradas em nenhum pacote turístico. Esta é uma viagem que tem como objetivo a exclusividade e a entrega do sonho. Desta forma, a Alternativa F Eventos foi contratada para desenvolver uma viagem para Cascais, em Portugal, criando desde o seu conceito (com nome e prancha), sua identidade visual, todas as peças de comunicação e de cenografia.

Galeria de imagens
 

 

Vídeo


Explicaremos a comunicação visual a seguir, mas antes algumas informações sobre o que era o evento:

Todos os anos, a Tokio Marine premia seus corretores parceiros, por meio de um ranking baseado em metas. Os vencedores são todos aqueles que atingiram e superaram as metas estabelecidas para o ano em questão. São três grupos de premiados: os Corretores Prata, os Corretores Ouro e os Corretores Diamante, de acordo com o faturamento. Para os Corretores Diamante, como forma de reconhecimento, é oferecida uma viagem para um destino internacional, com direito a acompanhante, e um grande diferencial: a possibilidade de visitar atrações e participar de atividades que não são encontradas em nenhum pacote turístico. Esta é uma viagem que tem como objetivo a exclusividade e a entrega do sonho. Desta forma, a Alternativa F Eventos foi contratada para desenvolver uma viagem para Cascais, em Portugal, criando desde o seu conceito (com nome e prancha), sua identidade visual, todas as peças de comunicação e de cenografia.

A viagem teve as características abaixo:
Título: XIV Encontro de Corretores Diamante
Tema: Edição Limitada Portugal
Objetivos: Fortalecer o relacionamento entre a Tokio e os Corretores, valorizar todo o trabalho e os resultados dos corretores e ressaltar a parceria de sucesso entre a Tokio e quem é Diamante
Perfil do Público Alvo: Donos de Corretoras, 50% homens e 50% mulheres
Número de ganhadores: 217
Local: Penha Longa Resort
Data: 27 de junho a 03 de julho de 2015

A Comunicação Visual:

Conceito
A expressão “Edição Limitada” é utilizada para itens, nas mais diferentes áreas, que são únicos, que existem em uma tiragem bem reduzida. O que é claro, aumenta muito em seu valor, e o que os transforma muitas vezes em verdadeiros troféus. Por exemplo, um livro de sucesso, que cria uma edição de luxo autografada pelo autor, com uma tiragem numerada e extremamente pequena. Ou um famoso carro, como uma Ferrari, que lança um modelo de um designer conceituado, apenas com 100 peças. Um vinho de uma excelente safra, porém que existe em uma quantidade mínima, apenas um barril. Ou seja, apenas um pequeno grupo de “privilegiados” pode ter acesso a esses itens.

Exatamente o que quisemos demonstrar durante a nossa viagem para Portugal.

Quisemos confirmar que este encontro dos Corretores Diamante era especial, específico, exclusivo, pessoal,particular. Que foi uma verdadeira conquista que vários tentaram alcançar, porém só os presentes puderam desfrutar de seus diferenciais e atrações e ter orgulho de dizer que fizeram parte. Por acreditarem na Tokio e seus produtos, além de fazerem um ótimo trabalho, receberam um reconhecimento singular.

Algo que foi muito além de uma viagem de incentivo. Foi parte de uma “Edição Limitada”.

Comunicação Visual:

Após a criação da linha inspiracional, precisávamos de uma comunicação visual forte que nortearia todo o evento, e para isso seguimos dois objetivos e conceitos visuais principais:

a) Sofisticação: trouxemos um fundo neutro, um grafismo em tom dourado, uma coroa representando o poder/realeza e uma fonte especial manuscrita no logo. Além disso, fizemos um trabalho com cores mais sóbrias para que as peças ficassem mais clean.

b) Tradicionalizar: tínhamos que, de alguma forma, caracterizar Portugal na peça e para não perder a sofisticação fizemos um barrado de azulejos antigos para representando a história e o tradicionalismo português.

Para este evento criamos os seguintes itens de comunicação visual:

- Prancha Conceito, nome e marca
- Identidade Visual
- E-mails e Convites
- Kit Véspera
- Bilhetes
- Aplicativo
- Totens
- Cardápios
- Cenografia Noite Fado
- Cenografia Noite Futebol
- Cenografia Noite de Premiação
- Apresentações em Power Point
- Entre várias outras

Foram mais de 27 layouts de peças gráficas, 45 layouts cenográficos entre painéis e totens e 10 diferentes tipos de apresentações de power point.

Colocamos abaixo a explicação da agenda para demonstrarmos como aplicamos cada peça de comunicação visual:

1) Pré Evento
Para diferenciar esta das outras viagens, foi criado um aplicativo de celular onde os participantes puderam se informar agenda, ver fotos dos locais, sanar dúvidas sobre vestimentas e clima e colher informações importantes sobre documentação. Uma curiosidade muito interessante desse aplicativo, foi que os participantes podiam usá-lo para tirar dúvidas com a organização durante o evento. Eles entravam, faziam perguntas e nós respondíamos em “real time”.
Além disso, uma página no Facebook foi desenvolvida para fazer a manutenção da viagem.

O conteúdo desta página continha curiosidades e dicas sobre o local.

No pré-embarque foi enviada para a casa do convidado uma caixa com itens úteis para a viagem, como: convite, etiquetas de bagagem em cortiça, uma mala dobrável para que ele pudesse usar para compras, uma balança de mão e uma bandeja de azulejos pintada à mão, importada diretamente de Portugal.

2) Agenda
Como o foco do evento era a exclusividade, o Hotel Penha Longa Cascais foi escolhido, por ser o único da sofisticada rede Ritz Carlton em Portugal e apresentar um atendimento diferenciado e relaxamento ao convidado.
Para que o participante pudesse aproveitar o máximo de Portugal, dividimos a agenda em experiências, conforme pode conferir a seguir:

1º Dia
Na chegada ao Hotel, foi realizado o check in em área exclusiva, toalhas refrescantes e taças de espumante. Além disso, os convidados receberam: crachá com a programação do evento e pulseira diferenciada.
Ao entrar nos quartos, havia presentes exclusivos.
Os homens receberam: uma caixa feita contendo cervejas artesanais de Coimbra (com logo do evento), além de camiseta personalizada.
Tudo isso acompanhado de uma carta nominal do Diretor desejando-lhe uma boa estada.
Para este dia, a agenda foi livre para que o convidado pudesse conhecer toda a estrutura oferecida pelo Hotel.

2º Dia: Cultura, tradição e história
Este dia foi todo pensado para que ele conhecesse a cultura de Portugal, mas em forma de Edição Limitada.
Após o café da manhã, foi organizado um passeio para Belém, onde os participantes fizeram um city tour panorâmico. Após o city tour, um dos momentos mais especiais da viagem estava por vir.
O famoso ponto turístico Mosteiro dos Jerônimos foi fechado exclusivamente para o grupo e lá dentro, além de conhecerem todas as áreas, puderam desfrutar de um almoço. Segundo os responsáveis pelo local, a média de eventos fechados realizada no Mosteiro é de 3 por ano e nenhuma empresa brasileira havia feito isso antes. Como o local é histórico e não é preparado para este tipo de evento, tivemos que levar toda a estrutura de mesas, cadeiras, decoração, geradores, catering, garçons, etc. O catering escolhido foi de um restaurante cujo bacalhau havia sido eleito um dos 3 melhores de Portugal, todos os vinhos servidos eram de vinícolas renomadas do local e para completar esse momento mágico, recebemos a todos com um trio de cordas tocando músicas clássicas. Para fecharmos o almoço de forma mais especial, servimos os famosos Pasteis de Belém (originais) com um cálice de vinho do Porto.
Muitos convidados, ao se depararem com toda estrutura montada, choraram.
Após o almoço, todos foram levados para fazer compras no El Corte Inglês.

A partir desta noite, as festas foram caracterizadas de acordo com a temática do dia.

A nossa ideia para esta noite da Cultura e Tradições foi fugir da festa portuguesa tradicional, clichê: do verde e vermelho, da renda, dos xales. Por isso recriamos algo que é tão típico de Portugal e que eles não teriam na programação. Levamos a Casa de Fado até eles criando o “Clube de Fado Tokio Marine”, onde ele pôde experimentar da melhor gastronomia, ao som de uma boa música e em um ambiente todo a luz de velas.
Na entrada, reproduzimos a fachada de uma casa de fado com duas portuguesas com trajes típicos e ao entrar, foi montado um set fotográfico com o bondinho tão famoso em Lisboa.
Como a sala do hotel era muito comprida, ambientamos todo o espaço com painéis e elementos decorativos, formando uma cenografia 3D, onde misturamos itens impressos com elementos reais.
Para as mesas, reproduzimos as famosas casas do bairro de Alfama, dispondo lampiões, taças coloridas e muitas velas.
Como atração, levamos um grupo de fadistas que fez todos cantarem e aproveitarem ao máximo essa noite.

Na saída da festa, foi entregue um kit de azeites gourmets (também premiado) e um bilhete sobre o dia seguinte.

3º Dia: Esporte, emoção e glória
Este dia foi todo pensado para que ele conhecesse o mundo dos esportes, mas em forma de Edição Limitada.
Logo após o café, todos saíram em direção ao Estádio do Benfica.
O estádio também foi fechado com exclusividade para o grupo que ao chegarem puderam apreciar vídeos institucionais da Tokio Marine nos telões e o voo da mascote do clube: a águia. Após o voo, todos foram levados para um tour guiado no estádio, onde puderam conhecer melhor a história do clube. Os momentos mais marcantes da visita foram: fotos no painel de coletiva de imprensa do clube com os logos da Tokio Marine e visita ao vestiário dos jogadores onde tinha a camisa do Júlio Cesar, famoso goleiro brasileiro.
Após o tour, levamos todos para almoçarem na cervejaria do estádio.

A nossa ideia para o jantar da noite do Esporte foi unir a paixão pelo esporte desses dois países em uma noite animada, que todos puderam se divertir, dançar, jogar, aproveitar. Uma noite nunca feita em uma viagem diamante, onde ele pôde mostrar que é craque tanto nas vendas quanto no esporte.
Na entrada, reproduzimos a fachada de um estádio e quando entravam eles se deparavam com uma arquibancada de futebol, onde tiravam fotos em grupos, com adereços de torcedores.
Como a sala do hotel era muito comprida, ambientamos todo o espaço com muitos painéis com fotos de jogadores e no centro do palco, usamos grama sintética e uma trave de gol cenográfica.
Para as mesas, nos inspiramos no gramado e nas bolas, onde criamos grandes vasos de vidros, toalhas verdes, bolinhas de futebol espalhadas e detalhe de medalhas em todos os guardanapos.
Como atração, levamos um grupo de rock ‘n roll anos 50, 60 e 70 que fez todo o grupo dançar até tarde da noite.
Na saída da festa, foi entregue um cachecol do Benfica personalizado e um bilhete sobre o dia seguinte.

4º Dia: Vinho, arte e paixão
Este dia foi todo pensado para que ele tivesse uma experiência gastronômica.
O dia começou com café da manhã no restaurante principal do Hotel. Após o café, todos saíram em direção a região de Azeitão, típica região produtora de vinhos.

Ao chegar em Azeitão levamos todos para a Quinta dos Catralvos e lá dividimos o grupo em dois para que eles pudessem ter uma experiência completa de vinhos: o primeiro grupo fez um tour para conhecer o processo de fabricação e seguiram para uma degustação. O segundo grupo fez uma atividade de integração onde puderam criar o seu próprio vinho com um rótulo "Edição Limitada", baseado em instruções dadas pelos enólogos da quinta. Assim que cada grupo finalizou as atividades, houve a troca. Depois de tudo finalizado, fizemos um almoço em um que teve decoração com motivos campestres.
Após o almoço, seguimos para um tour na Quinta da Bacalhôa, uma das maiores produtoras de vinhos de Portugal e famosa por produzir o vinho Moscatel servido em todos os Prêmios Nobeis. Lá, os participantes puderam visitar a maior coleção de azulejos históricos de Portugal, conhecer um pouco de arte sacra e africana e comprar diversos vinhos renomados. Ao finalizar o tour, todos retornaram para o Hotel.

A nossa ideia para o jantar da noite foi continuar a experiência com vinhos, por isso, escolhemos a Adega de Colares, uma adega que possui um espaço para jantar entre os barris de vinhos. Esta noite foi muito especial, pois proporcionamos para eles uma experiência única de jantar em uma mesa imperial para 220 pessoas. O impacto visual da chegada era impressionante.
Para deixar o jantar ainda mais glamoroso, levamos um grupo de monges cantores que passaram entre as mesas cantando música lírica e brindando com todos os convidados.
Na saída do jantar, entregamos as garrafas de vinhos criadas por eles durante a manhã e um bilhete sobre o dia seguinte.

5º Dia:
Neste dia, demos dois passeios opcionais de meio período para o grupo: Fátima ou Freeport (outlet de lojas).
A noite, foi a nossa premiação intitulada de “Edição Limitada”, por isso escolhemos o lugar da premiação a dedo, o Pátio da Galé é um espaço em Lisboa que fica em frente à Praça do Comercio e é muito utilizado para os eventos de moda e da alta classe de Portugal. Nele, usamos uma estrutura de cenografia mais grandiosa: montamos uma cobertura para o pátio, um palco de 7m de altura, tingimos o local histórico de luzes azuis e movings com os logos do cliente. Além de utilizarmos a decoração mais sofisticada com muitos vidros, cristais, velas e flores de primeira linha. Para representarmos o tema da noite, produzimos algumas peças de azulejo português exclusivas, como: porta copos, toalha de centro da mesa, pufes e set fotográfico.
A noite começou com o presidente recebendo a todos em um set fotográfico para fotos, que após o evento viraria uma capa de uma revista personalizada sobre a viagem.
Após as fotos, tivemos o momento da premiação. Cada novo corretor, recebeu uma caneta MontBlanc como agradecimento especial. A duração desta mecânica foi de cerca de 1 hora e 30 minutos.
Após esta mecânica, os Diretores agradeceram as esposas presentes e chamaram todas ao palco para que elas recebessem um presente especial (uma joia Pandora).
Ao final, todos foram liberados para jantar e depois do jantar levamos um show exclusivo do Brasil, e não podíamos escolher melhor pessoa para representar Portugal: Fafá de Belém.
Na saída da festa, entregamos uma vela personalizada com o logo do evento.
No quarto, mais dois brindes especiais: um CD autografado pela Fafá de Belém, e o melhor vinho da Quinta da Bacalhôa (assinado pelo comendador). Um jeito muito bom para terminar essa viagem de forma limitada!

Galeria de imagens
Prancha e Logo
Kit Véspera
Kit Véspera
Kit Véspera
Kit Véspera
Kit Véspera
Guia de Bolso
Folder Informativo
Folder Informativo
Folder Informativo
Bilhetes
Bilhetes
Aplicativo Web
Aplicativo Web
Aplicativo Web
Aplicativo Web
Aplicativo Web
Aplicativo Web
Aplicativo Web
Aplicativo Web
Comunicação durante a viagem
Comunicação durante a viagem
Comunicação durante a viagem
Comunicação durante a viagem
Criação e artes cenografia
Criação e artes cenografia
Criação e artes cenografia
Criação e artes cenografia
Criação e artes cenografia
Criação e artes cenografia
Criação e artes cenografia
Criação e artes cenografia
Criação e artes cenografia
Criação e artes cenografia
Criação e artes cenografia
Criação e artes cenografia
Criação e artes cenografia
Criação e artes cenografia
Criação e artes cenografia
Criação e artes cenografia
Criação e artes cenografia
Criação e artes cenografia
Criação e artes cenografia
Criação e artes cenografia
       

 

Grandes desafios foram impostos desde o início, pois havia a necessidade de transformar um destino turístico em uma viagem única, exclusiva e diferenciada aos convidados. Algo que ele não pudesse comprar.

1-Como alcançar nossos participantes por meio da comunicação visual? Tivemos o cuidado de desenvolver uma linha completamente sofisticada que remetesse diretamente ao tema escolhido "Edição Limitada". E isso se deu por meio da escolha das cores, das fontes utilizadas, nas imagens e até mesmo na escolha de materiais a serem utilizados, como papéis especiais e brilhantes. Quando pensamos na comunicação visual, também tentamos trazer um layout que pudesse funcionar em pequenos e grandes formatos, tanto para pequenos bilhetes, como para um palco de mais de 7m de comprimento.

2–Como deixar os participantes informados antes, durante e depois da viagem, sem a necessidade de um plantão e utilização de papel? Para isso foi desenvolvido o aplicativo explicado anteriormente. Por meio do celular o participante poderia acessar agenda, o itinerário, a programação, dicas, conhecer em detalhes os locais que seriam visitados e tirar dúvidas com a Tokio Marine em real time, 24 horas por dia.

3-Como encontrar empresas locais para tornar reais os nossos layouts e ideias? Estivemos em Portugal por mais de 3 vezes, realizando reuniões, visitando gráficas de pequeno e grande formato, escolhendo formatos de impressão e papeis e imprimindo diversas amostras. Utilizamos três empresas diferentes para dar a melhor solução ao evento, todas empresas situadas em Portugal. Essas empresas imprimiram: todo o material gráfico do evento como bilhetes, placas, folders, crachás e todos os painéis e totens cenográficos.

5–Como fazer um projeto cenográfico tão complexo em Portugal? Como o evento necessitava de uma cenografia muito temática/artesanal, pesquisamos muitos fornecedores e chegamos à conclusão que o melhor seria levarmos uma equipe de montagem diretamente do Brasil. Todo o projeto foi concebido pela Alternativa F e todo o material foi comprado in loco e uma equipe de 7 profissionais viajou do Brasil para fazer toda a montagem.

O retorno de investimento com relação a comunicação visual foi de 100%.

A receita da parte de produção de materiais gráficos/cenografia foi de mais de R$ 200 mil.

Abaixo, estão os números gerais da comunicação visual:

Equipe de Layout: 5 profissionais, trabalhando 8 horas por dia, durante 2 meses.

Equipe de Gráficas: 10 profissionais entre finalizadores e produção.

Equipe de Cenografia: 3 profissionais de coordenação e 7 montadores.

Mais de 400m² de lona impressa.
Mais de 4.500 páginas de papel impressas.

O comércio local foi movimentado, pois todos as impressões e materiais cenográficos foram comprados diretamente com fornecedores locais, contudo não sabemos mensurar o valor de retorno que a cidade teve com o nossa viagem.

Vale ressaltar os empregos criados, diretos e indiretos, uma vez que todas as empresas envolvidas tiveram que se preparar e reforçar a equipe para atender as necessidades da viagem, mas também não é possível mensurar.

Na pesquisa realizada pós-evento com os participantes, tivemos um resultado extremamente positivo com 100% avaliando total satisfação na viagem, ou seja, um índice altíssimo de aprovação do grupo.

 

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