Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 16ª Edição

Case: UOL - COMIC CON
Candidato: KeS Cenografia
Cliente: UOL - Universo Online S/A
Segmento: Serviços
Estado: SP
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
UOL - COMIC CON 2014

CLIENTE: Universo Online (conhecido pela sigla UOL) é uma empresa brasileira de conteúdo, produtos e serviços de Internet do conglomerado Grupo Folha. O UOL foi fundado pelo Grupo Folha em 28 de abril de 1996. Sete meses após sua fundação, o UOL se uniu ao portal Brasil Online (BOL) da Editora Abril, entretanto a editora não possui mais participação no grupo. A Portugal Telecom, que possuía 29% do UOL, vendeu sua participação para a Folhapar, empresa controlada pelo empresário João Alves de Queiroz Filho da holdingHypermarcas em 2010. O Grupo Folha e a Folhapar são os acionistas majoritários do UOL.
Desde 1996 o UOL ganhou mais de 100 prêmios como um dos maiores portais do Brasil.

FEIRA: Era uma vez um grupo de fãs e profissionais de quadrinhos que, em 1968, se reuniram em um hotel no que chamaram de “Comicon”, quando inclusive organizaram um “fancy dress constest” (concurso de vestimentas). Nascia ali uma tradição que se espalhou pelo mundo e que evoluiu com o passar do tempo, vindo a incorporar outras áreas além dos quadrinhos. Isso aconteceu em Birmingnam, na Inglaterra. Foi apenas dois anos depois, em 1970, que o formato chegou a San Diego, quando aconteceu a primeira “Golden State Comic-Con”, que reuniu 300 pessoas.
Ao longo dos anos, o evento cresceu exponencialmente e a demanda por esse tipo de encontro de fãs levou à criação de dezenas de eventos chamados “comic cons” apenas nos Estados Unidos. Atualmente, há aproximadamente 40 “comic cons” ao redor do mundo, especialmente na América do Norte mas nenhum deles é afiliado à San Diego Comic Con, evento administrado por uma organização sem fins lucrativos que realiza também os eventos WonderCon e APE – Alternate Press Expo, porém nenhum deles com o nome “comic con”.
Uma “comic con” é, portanto, um nome que descreve e identifica um tipo específico de evento, que tem fortes raízes nos quadrinhos e que, nas últimas décadas, passou a abranger outras áreas da cultura pop como tv, cinema, games, RPG e colecionáveis, entre várias outras.
A Comic Con Experience 2014 será a primeira edição brasileira desse tipo de evento voltado a fãs de cultura pop em geral que acontece em todo o mundo há décadas.
Data: 04 a 07 de Dezembro de 2014
Promotora: Spoladore Eventos
Local: EXPO Imigrantes.
Público: 90.000 pessoas

Galeria de imagens
UOL - COMIC CON 2014
UOL - COMIC CON 2014
UOL - COMIC CON 2014
   

 

BRIEFING:

Para este evento contaremos com um espaço de 1.008 m² :

Necessidades:
- Arena contendo, 2 cabines fechadas para os times (considerando 5 jogadores em cada time) com computadores gamers com acesso a internet de banda larga e velocidade alta, fones de ouvido e comunicadores individuais;
- Montagem formato auditório para aproximadamente 330 pax;
- Telão/Painel de led para veicular o jogo ao vivo;
- Cabine para os casters (narradores) e poucos convidados, com possibilidade de visualização do auditório, cabines e telão;
- Quatro ilhas com 10 computadores cada, devidamente separadas, com personalização do parceiro divulgado (mousepads, testeiras etcs);
- Espaço dedicado e personalizado para parceiros, com 1 pessoa de apoio full time (para atendimento aos usuários);
- Ação de ativação do Go4Gold. A ação deve ser independente do espaço, deve acontecer no meio do estande. A Distribuição de folders e brindes/ códigos é importante;
- Espaço para parceiros, contendo 10 computadores gamers completos devidamente presos para evitar roubos e furtos, cadeiras confortáveis, e todo o apoio necessário (personalização do espaço, uma pessoa de apoio que pode ser uma recepcionista); É necessário que nestes computadores existam logins com temporizadores (para que as pessoas estejam limitadas a um tempo de jogo, dando a oportunidade para que todos possam aguardar e jogar)
- Especialistas para apoio de dúvidas mais técnicas neste espaço dos parceiros, para ajudar os usuários;
- Estande com rampas de acessibilidade;
- Sala para funcionários/staff com armário e porta com chave; pequeno estoque para guardar brindes e folders;
- Sistema de sonorização (contendo microfones de lapela, headfones, sonorização em todo o estande)
- DJ para os períodos entre torneios;
- Organizadores de fila a disposição, caso necessário;
- Cobertura Fotográfica;
- Material para veiculação nos telões nos intervalos dos torneios, apresentação institucional, reapresentação do torneio, vídeos de parceiros e etcs;

Dificuldades: Buscando dar ênfase na plataforma de e-sports e no novo portal do BoaCompra (Go4Gold), onde os jogadores poderão comprar moedas e ficar por dentro das novidades dos jogos de preferência. Porém por não ter certeza da data de lançamento do Go4Gold, fica difícil dar ênfase ao diferencial competitivo dos produtos.

Mesmo assim criamos e produzimos um espaço: Descontraído, descolado, casual, informal e com visual dentro do universo do Games. Conseguimos deixar o espaço bem funcional, o estande tinha um visual mais cenográfico....onde tínhamos um palco com as cabines dos competidores e uma tela de LED de aprox. 240" central à arena para a transmissão ao vivo dos torneios. As cabines e as estruturas retroiluminadas ao fundo do palco piscavam qdo uma das equipes vencia o jogo.

A área de e-Sports, a Comic Con Experience contou com três campeonatos que, mesmo não sendo a atração principal do evento, lotaram as cadeiras disponíveis nos torneios da Arena Go4Gold de “League of Legends”, “SMITE” e “CrossFire”.


Galeria de imagens
UOL COMIC CON 2014
UOL COMIC CON 2014
UOL COMIC CON 2014
UOL COMIC CON 2014
 

 

Utilizamos para execução deste estande cenográfico: Madeira, vidros, lona impressa, napa, carpete, mobiliário, praticáveis, piso modular, estruturas em ferro e etc.

Na Comic Con Experience uma das atrações foi a Arena Go4gold, que foi palco do torneio de League of Legends e da grande final do campeonato brasileiro de Smite.
Outro evento que marcou presença na Arena Go4gold foi o torneio de LoL realizado pela XFire. O torneio foi o último campeonato presencial do ano no Brasil.
As cabines e as estruturas retroiluminadas ao fundo do palco piscavam qdo uma das equipes vencia o jogo.

Além de contar com uma lojinha para distribuição de brindes, sala vip para convidados ( Zangado), cabine para Narradores com transmissão ao vivo.

O estande ainda contava com um back stage que tomava toda a extensão do estande para dar apoio aos equipamentos, filmagem e toda a infraestrutura do evento.

Sempre prezando pela qualidade e bom acabamento trabalhamos com mão de obra qualificada, profissionais treinados, material de boa qualidade e coordenadores sempre prontos para resolver qualquer eventualidade.

Galeria de imagens
UOL COMIC CON 2014 PREMIAÇÃO
UOL COMIC CON 2014 PREMIAÇÃO
UOL COMIC CON 2014
UOL COMIC CON 2014 CABINES
UOL COMIC CON 2014 JOGOS
         

 

Atraímos o público para o estande com os campeonatos, cadastrando novos usuários, fortalecendo o branding, dando mais visibilidade e apresentando o Go4Gold e XFire para o público da feira e por fim nos trouxe uma exposição na mídia que fez a cobertura do evento.

Na feira encontraremos interessados em entretenimento, cultura pop, cinema, música, séries de TV, Games, Quadrinhos (DC Comics /Warner, Disney, entre outros), literatura fantástica, animações, ficção, terros, cosplays, colecionáveis, que buscavam nesta feira tudo que há de novo em cada um desses interesses acima citados, além dos profissionais famosos deste mercado.

Objetivo que foi alcançado.... divulgar o novo produto do Boa Compra - Go4Gold (Todos os jogos, uma só moeda);
Xfire a sua plataforma de e-sports

Nosso público no geral compreende: Homens e mulheres (em sua maioria homens), de 14 a 65 anos, classe A, B, C e D, jogadores (vídeo games e jogos de computador) amadores e profissionais, usuários e não usuários do BoaCompra.

Sustentabilidade: todo material que não for reaproveitado em outros Jobs tem um descarte para reciclagem...madeira, napa, lona, ferro, plástico, papelão, etc...são exemplos de materiais que reciclamos através de coleta seletiva ou mesmo por ONGs.

Galeria de imagens
PROJETO UOL COMIC CON 2014
DIVULGAÇÃO DA ARENA
     

 

 

Compartilhe: Twitter Facebook Linkedin Plaxo Youtube