Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 16ª Edição

Case: SPCVB E HAND TALK: SITE E AGENDA DE EVENTOS EM LIBRAS
Candidato: São Paulo Convention & Visitors Bureau
Cliente: Fundação 25 de Janeiro
Segmento: Serviços
Estado: SP
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
Hand Talk no site do SPCVB

O São Paulo Convention & Visitors Bureau (SPCVB), constituído como Fundação 25 de Janeiro, é uma entidade sem fins lucrativos, que busca ampliar o volume de negócios e o mercado de consumo no destino São Paulo, por meio da atividade turística, apoiando a melhoria dos serviços e atendimento aos visitantes.

Mantida pela iniciativa privada, a entidade possui cerca de 750 associados de mais de 60 segmentos da cadeia produtiva de turismo, eventos e viagens. Entre as principais atividades como agente da economia está a produção de conteúdo de inteligência de mercado. O site www.visitesaopaulo.com e a Visite São Paulo TV, presente nas recepções de hotéis associados, são os principais meios de veiculação desse conteúdo.

As informações produzidas, com destaque para a agenda de eventos no site, são verdadeiros drives acionadores de novos negócios, além de orientar os visitantes que buscam hospitalidade e programação da cidade.
São Paulo recebe visitantes de todo o País e, de acordo com o IBGE, existem quase 10 milhões de deficientes auditivos no Brasil. Por isso, além da infraestrutura da cidade se adaptar para a acessibilidade, detectou-se a necessidade da informação também ser acessível.

Tão importante quanto disponibilizar o conteúdo do site e a programação da TV Visite São Paulo em outras línguas, percebeu-se a relevância de traduzí-lo para Libras, Língua Brasileira de Sinais, afinal, 70% dos deficientes auditivos têm dificuldade em ler e escrever o português.

Com o objetivo de abrir as portas para a acessibilidade em uma parceria inédita, SPCVB e Hand Talk, um multipremiado aplicativo social, traduzem, desde de novembro de 2014, o site www.visitesaopaulo.com e, desde de março de 2015, a agenda de eventos do Visite São Paulo TV para Libras.

Galeria de imagens
Tela do site do SPCVB com Hugo, do Hand Talk
       

 

O São Paulo Convention & Visitors Bureau (SPCVB) é uma entidade sem fins lucrativos, mantida pela iniciativa privada, que busca ampliar o número de visitantes em São Paulo, por meio da captação e apoio a eventos.

Muito do conteúdo produzido pelo SPCVB, divulgado em seus canais, faz parte do planejamento estratégico de diversas empresas associadas, cerca de 750 em mais de 60 segmentos. Ao mesmo tempo, fornece informações úteis para visitantes, a empresas que desejam trazer eventos para São Paulo, imprensa, estudantes, etc. Dessa maneira, tornar o conteúdo mais acessível se mostrou uma necessidade pulsante. As informações, com destaque para a agenda de eventos no site, são verdadeiros drives acionadores de novos negócios, além de orientar os visitantes que buscam hospitalidade e programação da cidade.

São Paulo recebe visitantes de todo o País e, de acordo com o IBGE, existem quase 10 milhões de deficientes auditivos no Brasil, compondo, assim, parcela do público que chega à capital. Por isso, além da infraestrutura da cidade se adaptar para a acessibilidade, detectou-se a necessidade da informação disponível também ser acessível, afinal, 70% dos deficientes auditivos têm dificuldade em ler e escrever o português.

O Hand Talk é uma ferramenta digital que traduz textos falados ou digitados para Libras, Língua Brasileira de Sinais, por meio de um intérprete 3D, e foi considerada o melhor aplicativo social no WSA-mobile, evento organizado pela ONU - Organização das Nações Unidas, além de conquistar outros prêmios internacionais. De uso intuitivo, a ferramenta se encaixou perfeitamente ao conteúdo do site, se tornando uma parceria inédita que passou a traduzir, a partir de novembro de 2014, a agenda de eventos e suas informações (nome, data, local de realização e descrição); notícias do trade e sobre São Paulo; e artigos. O mesmo se aplicou à Visite São Paulo TV, presente em 140 hotéis de 9 cidades brasileiras, com 1,3 milhão de espectadores por mês, que recepciona os visitantes e apresenta feiras, congressos, exposições e encontros que serão realizados durante a semana; desde março de 2015, passou a contar com tradução do Hand Talk.

Sabe-se da importância da hospitalidade durante o período de estadia do visitante no destino, sendo decisivo na boa experiência e em seu retorno futuro. Esta é uma ação pioneira que busca democratizar o conteúdo produzido, gerando novas oportunidades de negócios para todos.

Galeria de imagens
Agenda com tradução para Libras na Visite São Paulo TV
       

 

De acordo com o site www.handtalk.me, o SPCVB é o único CVB que conta com a ferramenta. A inovação foi tornar um conteúdo não necessariamente voltado ao público final (visitante) acessível, mas sim, à toda cadeia produtiva, com informações que podem ser decisivas na tomada de decisão e na criação de novos negócios.

Para divulgação da novidade, contou com mídia espontânea nos principais portais do trade turístico, tanto no lançamento da ferramenta no site quanto da agenda do Visite São Paulo TV, além de uma assertiva campanha de comunicação, com tutorial explicativo e banners no site.

O Hand Talk é uma ferramenta fácil de usar e funciona nos principais navegadores de computador: Internet Explorer, Google Chrome, Mozila Firefox e Safari. Para utilizá-lo, basta acessar www.visitesaopaulo.com, clicar no ícone azul, no canto da página. No primeiro acesso, pode ser necessária a instalação de um plugin, que acontece diretamente na própria ferramenta, ou atualização do navegador. Em seguida, é só passar o mouse por cima do texto a ser traduzido e clicar: neste momento, o simpático Hugo, o intérprete 3D, irá traduzir o texto.

Buscando por mais inclusão, o canal do youtube do SPCVB é alimentado semanalmente com a agenda da cidade, também com tradução para Libras.

Galeria de imagens
Agenda com tradução para Libras no canal do Youtube
       

 

Uma das principais publicações do SPCVB e esperada ansiosamente pelos associados, a agenda de eventos possibilita prospectar novos negócios, fazendo a ponte entre realizadores de eventos e fornecedores. Dessa forma, a agenda de eventos disponível no site é igualmente relevante para a geração de negócios, principalmente em uma sociedade onde os limites das deficiências estão sendo diminuídos pela inclusão e tecnologia.

De acordo com o relatório Impacto Econômico e Social das Feiras de Negócios, da Ubrafe, em São Paulo são movimentados por ano R$16,3 bilhões nas atividades do setor em bens e serviços, com o gasto de R$4 bilhões por parte dos visitantes das feiras. Tornar a informação acessível aos deficientes auditivos, mais de 360 milhões no mundo, é incentivar ainda mais o desenvolvimento e competitividade do turismo, setor que é a atual aposta para se combater a crise.

Os resultados são claros: comparado o período desde a implementação do projeto, o site www.visitesaopaulo.com aumentou seu acesso em 7%, com 10 mil traduções realizadas. Portais de renome do trade, como Hôtelier News, Diário do Turismo, Portal Radar, Revista Hotéis e Turismo em Pauta, repercutiram a notícia.

O projeto também atende a demanda dos visitantes, em que, de acordo com pesquisa feita pela consultoria Mapie, 73% dos hóspedes dos hotéis pedem indicações de passeios pelo destino.

O SPCVB mantém uma equipe dedicada em buscar informações úteis. O projeto surgiu da percepção da necessidade em facilitar este acesso e que o maior número de pessoas se beneficiem deste conteúdo. Quanto mais profissionais estiverem munidos de informações, mais poderão fomentar a cadeia produtiva do turismo, evento e viagens.

Galeria de imagens
Banner do Hand Talk no site do SPCVB
       

 

 

Compartilhe: Twitter Facebook Linkedin Plaxo Youtube