Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 16ª Edição

Case: 5° RIOCONTENTMARKET MOVIMENTA O MERCADO DE AUDIOVISUAL
Candidato: GL events Brasil
Cliente: Associação Brasileira de Produtoras Independentes de Televisão
Segmento: Eventos
Estado: RJ
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
Abertura do Eventos

Em 2015, o RioContentMarket consolidou-se como o maior encontro de produtores independentes, executivos de televisão e mídias digitais na América Latina e se fixou definitivamente no calendário mundial de mercados de negociação de conteúdo audiovisual. Em sua quinta edição, trouxe visitantes de 36 países e milhares de profissionais do mercado para conhecer, discutir e negociar conteúdo. Tudo isso em um cenário mais que cinematográfico: o Rio de Janeiro.

O RioContentMarket é realizado pela Associação Brasileira de Produtoras Independentes de TV (ABPITV), organizado e promovido pela Fagga | GL events Exhibitions, com a curadoria da Esmeralda Produções. Entre os seus mais importantes parceiros estão a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, através da RioFilme, o Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
Evento: 5° RioContentMarket
Data: 25 a 27 de fevereiro de 2015
Local: Hotel Windsor Barra (Rio de Janeiro)

Pioneira no mercado de feiras de negócios no Rio de Janeiro, a Fagga l GL events Exhibitions conta com um portfólio que reúne mais de 3 mil eventos realizados no Brasil e 250 no exterior. A empresa tem escritórios no Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. Além da forte presença no eixo Rio-São Paulo, a Fagga consolidou sua presença em outros destinos do Brasil, especialmente os de apelo regional, como Minas Gerais e Bahia.
Fazem parte da sua trajetória de sucesso eventos como as Bienais do Livro do Rio e da Bahia, a versão brasileira do evento internacional de moda Première Vision, feiras de beleza como a Estétika e Hair & Beauty, os eventos de gastronomia Degusta Food & Beer, Mondial de la Bière e, em 2015, a primeira edição nacional do Sirha, que trará também as etapas dos renomados concursos Bocuse d'Or e Coupe du Monde de la Pâtisserie. O calendário deste ano inclui ainda, entre outros eventos, a Expo Franchising ABF Rio, de franquias; a Construir 2015, do setor de construção civil; ExpoPostos, para mostrar as novidades do setor de postos de combustíveis; a Interseg, do mercado de segurança; a Fitabes, de saneamento básico; e o pavilhão brasileiro na Expocruz, na Bolívia.

Galeria de imagens
Workshop
       

 

O RioContentMarket foi criado para atender a necessidade do setor de audiovisual, que precisava de um grande evento onde pudessem encontrar, ao mesmo tempo, oportunidades de negócio, palestras e lançamentos do mercado. Desde o início, seu público-alvo é composto por:
• Commissioning editors
• Compradores de conteúdo
• Delegações de produtores internacionais
• Distribuidores de conteúdo audiovisual
• Empresas de finalização de produtos audiovisuais
• Executivos de canais de televisão
• Executivos de mídias digitais
• Executivos de web
• Produtores
• Publicitários
• Roteiristas
A quinta edição do RioContentMarket trouxe palestras e keynotes de exposição de conteúdo, reuniões previamente agendadas em rodadas de negócios e apresentações de projetos em pitching, distribuídas em sete salas e amplos espaços de networking. Os encontros de negócios ainda aconteceram nas áreas de exposições para stands, lounges de convivência, terraços ao ar livre e salas privativas para patrocinadores e expositores.
Na grade de programação, um dos maiores destaques foi a participação do diretor M. Night Shyamalan, que apresentou em première mundial sua série de TV “Wayward Pines”. Outra estrela do encontro foi o diretor Cary Fukunaga, da aclamada “True Detective”. Foram destaques temas como a identificação de conteúdos originais, com a presença da publisher Liz Calder; aspectos da criação, negociação, distribuição e exibição de formatos na apresentação dos modelos da TV Globo, FremantleMedia, LionsGate, Armoza Formats; e os formatos israelenses com Dori Media Group (DMG) e Keshet International, entre outros. Entre os destaques nacionais, Cláudio Torres (Magnifica 70), Cao Hamburger (Filhos do Carnaval), José Padilha (Narcos), Jorge Furtado (Doce de Mãe), José Luis Villamarim e George Moura (Amores Roubados), Bráulio Mantovani, Carol Kostcho e Rogério Gomes (A Teia), Marcelo Tas, renomados fotógrafos como Affonso Beato e Walter Carvalho; além de executivos de mídias digitais, canais de TV aberta e por assinatura.

Galeria de imagens
Premiações
       

 

A nova geografia adotada no Hotel Windsor Barra para esta edição do evento potencializou o aproveitamento dos conteúdos oferecidos.
Dentre os temas contemplados na programação, os da sala 1, no segundo andar, versaram sobre a criação de conteúdos audiovisuais, identificação de conteúdo original, a experiência pessoal como elemento condutor da narrativa, adaptações; a conversa com diretores brasileiros e internacionais sobre a arte da direção; o poder das narrativas dos games e a estrutura das narrativas procedimentais. Executivos e criadores de formatos fizeram suas apresentações e abordaram o tema por diferentes pontos de vista: criação, adaptação, distribuição, licenciamento, inovação e modelos bem sucedidos de narrativas e negócios. Ainda na sala 1, RioFilme, Spcine e ANCINE apresentaram suas pautas para 2015.
A multiplicidade dos negócios audiovisuais foi aprofundada na sala 2, no primeiro andar, envolvendo 17 temas que abordam a gestão e governança das produtoras e outros aspectos do desenvolvimento das empresas e de produtos, e reservou cinco painéis sobre os guidelines de coprodução internacional. Neste âmbito, tivemos a honra de receber no palco da sala 2 os diretores do INCAA (Argentina) e do CNC (França) para apresentações sobre as instituições governamentais.
Ainda no primeiro andar, nas salas 3 e 4: o produtor independente foi o grande protagonista. Foram apresentados ao público 26 modelos de negócios realizados entre produtoras e canais de televisão. Foi também do produtor independente a voz que entrevistou os canais brasileiros, internacionais com atuação no Brasil e internacionais que visitam o RioContentMarket, que se abriram a perguntas sobre o que os canais buscam no mercado.
As atividades no primeiro andar continuaram nas salas 5A e 5B, com aulas magnas e encontros de produtores brasileiros com produtores das delegações de países presentes, lançamentos para a classe produtora e oportunidade para Q & A com palestrantes do evento.
No térreo, inauguramos a sala 6, vizinha da sala de Rodadas de Negócios, onde foram apresentados temas de relevância para o mercado em publicidade, distribuição, a encomenda de commissioning editors internacionais, o novo espectador e novos mercados. Nesta sala, aconteceram os pitchings divididos em três dias e gêneros: Doc/Factual; Ficção e Kids.

Galeria de imagens
Desafios e soluções
       

 

Resultados de público
Na quinta edição do RioContentMarket, o público compareceu em peso:
• Mais de 3.500 visitantes;
• 860 reuniões agendadas nas rodadas de negócios com canais nacionais e internacionais de televisão e plataformas online de distribuição de conteúdo audiovisual, sem contar as milhares de reuniões que aconteceram nos stands, áreas de delegações, salas privativas e lounges;
• 36 países visitantes e, entre estes, 6 delegações oficiais: Reino Unido, Canadá, Argentina, África do Sul, França e Itália.
Parcerias fundamentais
Além da consolidação da participação dos grandes parceiros das outras edições (RioFilme, BNDES e Apex-Brasil), houve ainda a entrada da Firjan e Spcine, juntamente com a TV Brasil e o Sebrae. Merecem especial destaque também os expositores Premium desta edição, como YouTube, TV Globo, SBT, Record, Net, Samsung, HBO e Universal Channel, além de mais de 30 expositores do mercado audiovisual.
Diferentes órgãos governamentais do Brasil (RioFilme, Spcine, ANCINE e Ministério da Cultura), Argentina (INCAA) e França (CNC) também apresentaram suas estratégias para o incentivo ao fomento, produção, distribuição e exibição do conteúdo audiovisual.

Sucesso de mídia
Em 2015 ficou muito claro que o evento já conquistou seu lugar e é percebido pelas mídias de interesse como sendo de grande importância para o setor audiovisual, tanto no Brasil como no exterior.
Um aspecto muito interessante foi o fato do evento ter saído das editorias e veículos que normalmente cobrem o setor, para figurar nas editorias de economia ou em matérias de mercado. A grande imprensa, como O Estado de S.Paulo, Veja, Folha de S. Paulo e O Globo marcaram presença na cobertura. Sem falar nos veículos internacionais, com especial destaque para a Variety, que este ano cobriu todos os dias do evento
Resultados de mídia:
• 349 matérias nacionais e 90 matérias internacionais, 170 jornalistas presentes ao evento, sendo 11 internacionais, totalizando R$ 8.091.636,00 (*)
• 70 Textos e notas produzidos | 40 posts para redes sociais | 1 artigo autoral
• 19 edições do RCM NEWS, sendo 18 em português e 1 em inglês para divulgação internacional
• 23.072.118 mídias impressas | 1.025.275.729 page views na mídias online
* A centimetragem contabilizou somente matérias nacionais enviadas pela clipadora e aquelas clipadas pela própria Assessoria de Imprensa do evento, no período de 1 de janeiro a 17 de março de 2015. Não foram incluídas na centimetragem as matérias internacionais.

Galeria de imagens
Networking
       

 

 

Compartilhe: Twitter Facebook Linkedin Plaxo Youtube