Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 16ª Edição

Case: DESAFIO DE GIGANTE: ATLAS COPCO - FEIMAFE 2015
Candidato: Biblioteca de Idéias Eventos Empresariais
Cliente: ATLAS COPCO
Segmento: Serviços
Estado: SP
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
ATLAS COPCO - FEIMAFE 2015

FEIMAFE 2015: Feira Internacional de Máquinas e Ferramentas e Processos Integrados de manufatura.

Edição: 15a edição.

Organização e Promoção: Reed Exhibitions Alcantara Machado.

Data: 18 a 23 de maio de 2015.

Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi - São Paulo - SP – Av. Olavo Fontoura, 1.209 - São Paulo - SP.

Área Global de Exposição: 85 mil m2.

Expositores: cerca de 1.400 marcas sendo 132 pela 1ª vez, 951 categorias de 126 países.

Público: 64.659 visitantes.

Previsão de movimentação de negócios: 20 milhões.

Periodicidade: Bienal.

Estande ATLAS COPCO: 144m2 (12,00 x 12,00) Ponta de Ilha.

Estilo: Construído com estrutura aérea.

Apresentação da Feira: Principal feira com foco em Máquinas-Ferramentas e Controle de Qualidade na América Latina.

Evento gerador de grande interação profissional, reúne as principais empresas do setor e proporciona um ambiente adequado para o relacionamento comercial.

Sobre o Expositor: ATLAS COPCO – Compromisso com a produtividade sustentável.

Atlas Copco, é um grupo industrial líder em compressores, equipamentos para construção e mineração, ferramentas industriais e sistemas de montagem. O grupo fornece soluções sustentáveis para aumentar a produtividade dos clientes, através de produtos e serviços inovadores.

Em 21 de fevereiro de 1873, a Atlas foi fundada em Estocolmo, na Suécia, como uma fabricante de produtos para ferrovias.

Após Após 142 anos, a empresa é uma referência no setor, com posições de liderança mundial em compressores, ferramentas e perfuraores de rocha, mas também em muitas outras áreas de produtos.

Sua história no Brasil se inicia em 1910, com a representação da empresa Luporine e irmãos, com sede no Rio de Janeiro.

Em 1937 os produtos então Atlas Diesel, eram distribuídos praticamente em todo território nacional.

Em 1955, Atlas Copco passa a oferecer assistência técnica a seus clientes no Rio de Janeiro, em instalações próprias. E inaugurou sua primeira unidade dedicada a fabricação de perfuratrizes manuais, em Santo Amaro, São Paulo, e ainda hoje concentra suas atividades fabris no estado paulista, mas agora com sedes em Barueri, Sorocaba além de outras.

Valores Fundamentais: Os valores fundamentais do grupo – interação, comprometimento e inovação – formaram o passado, criaram o presente e mantem-se como orientação para o futuro.

Galeria de imagens
Anhembi - FEIMAFE 2015 (A)
Anhembi - FEIMAFE 2015 (B)
Anhembi - FEIMAFE 2015 (C)
Anhembi - FEIMAFE 2015 (D)
Anhembi - FEIMAFE 2015 (E)
Anhembi - FEIMAFE 2015 (Fa)
Anhembi - FEIMAFE 2015 (H)
Fábrica e Colaboradores
Produtos
Produtos
Produtos
Produtos
Produtos
   

 

OBJETIVO EQUIPE BIBLIOTECA DE IDÉIAS:

Desde sua fundação em 1997, a Biblioteca de Idéias assumiu o compromisso de atender e entender as empresas e seus produtos. Para isso, no primeiro contato com o expositor, seus profissionais se empenham em conhecer melhor o posicionamento de marca e os objetivos de exposição de produtos.

UM ESTANDE NÃO É UM ESTANDE: Profissionais qualificados para atuar no setor de eventos sabem que a apresentação de uma empresa numa feira de negócios, seja nacional ou internacional, é muito mais que erigir paredes com aplicação de logomarcas.

UM ESTANDE É: O melhor ambiente para expor marca e produtos, manter e desenvolver novos relacionamentos comerciais, para tanto, todos os itens relacionados a exposição na feira, devem ser cuidadosamente pensados e elaborados.

O VALOR DE UMA MARCA É IMENSURÁVEL!

ENTENDER O EXPOSITOR, SEUS PRODUTOS E SERVIÇOS É UM DESAFIO: Entender e atender a ATLAS COPCO, empresa com 142 anos de mercado, sendo destes 60 anos de Brasil, é assumir 100% de comprometimento em todas as etapas do desenvolvimento do trabalho.

INÍCIO DE RELACIONAMENTO:
Foi necessário tempo, para que a equipe Atlas, já com nossas referências, nos permitisse participar da concorrência. Desde 2012, procuramos manter contato.

ENTENDIMENTO DO BRIEFING:
Ao descrever no briefing as etapas de entendimento, como se fosse um roteiro de viagem, queremos que você leitor, se transporte para uma viagem, como se estivesse sentado no banco do passageiro, com motorista particular, para melhor observar toda a paisagem até o horizonte e também observar detalhes diferenciados que lhe chamem a atenção.

O interesse em escrever este briefing cuidadosamente, é o de conseguir que o leitor, seja ele aluno da área de eventos, ou outra pessoa de interesse, se sinta como participante de todas as etapas.

Aqui, pode-se avaliar o ponto de vista da gestora da empresa Atlas Copco, alinhado com o as observações, referências e entendimento do atendimento da Biblioteca de Idéias.

Para o desenvolvimento desta etapa, foi imprescindível a integração da profissional Atlas Copco com os profissionais da Biblioteca de Ideias. Obter o melhor descritivo das necessidades e suas referências visuais, sempre que possível é muito importante.

Ao final, a responsabilidade do conteúdo do briefing é maior ainda do atendimento da Biblioteca de Idéias, que necessita encaminhá-lo para seu time de projeto e arquitetura.

É certo que o bom resultado deste trabalho, faz da avaliação do 3D a constatação do atendimento das necessidades, com destaque nos seus elementos criativos.


REUNIÃO DE BRIEFING: No dia 21 de janeiro de 2015, aconteceu a 1ª reunião de briefing, e de lá até o início das montagens no pavilhão, foram mantidos dezenas de contatos por e-mail, telefone e what zap.

O convite: Participarmos de uma concorrência com mais 2 empresas, sendo uma delas o antigo fornecedor.

DESAFIO PRINCIPAL: Para vencer a concorrência, deveríamos criar a melhor solução na apresentação/exposição dos produtos.

Detalhe do Desafio: Não tínhamos a lista conclusiva de quais produtos (altura, largura, profundidade e peso) seriam expostos na feira, portanto, foi um acordo de experiência, integrado com dados parciais existentes.

Informações diversas:

Tema: Eficiência energética.

Objetivo geral: Apresentar vantagens nos produtos Atlas Copco, na redução de gastos, utilizando ar comprimido no consumo de energia nas plantas industriais.

Objetivos específicos:
● Levar aos clientes uma experiência de produto, que eles não conseguem ter no dia-a-dia.
● Ações diferenciadas na forma de apresentar o produto.
● Comemorar os 60 anos de Brasil, em especial com clientes.
● Gerar leads

Produtos:
- Definir os produtos a serem expostos.
- 01 case de sucesso por produto, apresentado em vídeo. Definir equipamento, possibilidade TV.
- Aos produtos apresentados em funcionamento, definir quem ficaria responsável por ligá-los.
- Definir carga de energia e fiação adequada.
- Dimensionar consumo de todos os equipamentos.
- Comunicação visual específica, com descrição técnica, consumo de energia, benefícios.
- Pontos de iluminação planejados, pois em parte dos equipamentos foram instalados cordões leds (cenográficos) para destacá-los na exposição.
- melhorar o desenho do display Air Net.
- Conseguir colocar todos em exposição.

Interatividade:
Calculadora de economia + impressora + wi-fi.
Definir equipamento de exposição, possível TV Plasma 42”.

Apresentar projeto do estande:
Perspectivas em 3D
- frontal do estande,
- de cada ambiente, separadamente,
- laterais do estande,
- planta baixa estande ,
- planta elevação (medidas gerais incluindo alturas.),
- Descritivo técnico e detalhado de todos os materiais
* Análise do fluxo de circulação pela planta baixa / onde está localizada a concorrência.

Desafios de montagem:
- Cronograma de montagem (piso, paredes, etc.);
- Solicitado um profissional da Biblioteca de Idéias a disposição no pavilhão durante evento;
- Seguir todas as regras de segurança do trabalho (padrão Atlas Copco);
- Em caso de emergência, como agir no pavilhão?
- Montagem finalizar um dia antes do inicio da feira, inclusive com limpeza;
- Multa no contrato por não cumprimento do detalhamento técnico;
- Follow-up com fornecedor um dia antes para validação de acabamento;
- Cor da Atlas Copco deve seguir rigorosamente os pantones específicos.

Avaliar sugestão 1:
Equipamentos em display alto ao centro, testeira aérea em tecido com iluminação ao centro.
ref. bayer
Grafismo Atlas como ref. para testeira

Avaliar sugestão 2:
Equipamentos em “divisórias” ao centro.
Opção de testeira aérea em tecido com iluminação ao centro ou outra opção.

Avaliar sugestão 3:
Testeira não aérea.

Displays de produto:
Displays bem trabalhados e com acabamento diferenciado para equipamentos (AIO).

Testeira:
Logo de impacto, bem trabalhado, não adesivado, nem em pvc / pu.
Definir como o logo será fixada na testeira.
Observar pé direito do pavilhão x alturas das paredes.
Definir material da testeira.
• Banner de identificação do estande: colocar logo e número da rua / estande.

Iluminação:
Trabalhar iluminação dos produtos, focalizada, de cima para baixo.
Sempre prever iluminação na testeira e no estande.
Iluminação não pode agredir o olhar.

Piso:
Avaliar comunicação visual e de impacto no piso.(item reavaliado ao longo do processo). Considerar opções de piso, elevações, acabamentos, adesivação, tapete.
Suportar o peso dos equipamentos.
Rampa de acesso diferenciada, não a padrão de 1m. É possível algo em toda uma lateral? É possível trabalhar com elevações e não ter necessidade da rampa?
Acabamento dos bicos, cantoneiras, atenção.

Balcão de A&B (alimentos e bebidas) – Balcão Bar
Pontos de energia, portas com chave, cor do acabamento.
Verificar necessidade do buffet, por exemplo portas amplas para caber cooler de bebidas.

Copa:
Banquinho para descanso staff, mesinha de apoio, prateleiras, pia, geladeira, pontos de energia, lixeira.

Depósito:
Chave, armário com chave, prateleiras, ganchos para roupa, pontos de energia.

Mesas bistrô + espaço para Calculadora
Avaliar móveis personalizados, definir opções modernas, fugir do padrão óbvio.

Área de cadastro para clientes / leads - estilo balcão de recepção.
Balcão. Ponto de energia para recarregar ipad.

Vitrinismo:
Para produtos: tubos, filtros, caixas, idéia de desenho / movimento do elemento parafuso.

Necessário um local para realizar mini-palestras:
Puffs ou outro modelo – definir.
Audiovisual (tela + microfone + caixas de som).
Local para comunicar os horários.

Paisagismo:
Flor para balcão do buffet e mesas bistrô.
Descrição exata das flores / vasos usados / substituição caso murchem.

Equipe apoio:
- 01 segurança integral - terno preto (Período noturno desde o dia de chegada dos - equipamentos)
- 04 recepcionistas – bilíngues - uniformizadas
- 01 coordenador de feira para ficar no estande o tempo todo, uniformizado.
- 01 pessoa de limpeza (limpar estande em 3 momentos, abertura, meio do dia e final do dia). Ficar uniformizada e a disposição, porém não circulando no estande.

Recepcionistas:
Maquiagem leve, esmalte cor clara, cabelos presos, agendar entrevista para avaliar desenvoltura no atendimento e treinamento dos produtos expostos.

Uniformes:
Desenvolver desenho de uniforme personalizado, avaliar estilo Atlas Copco. Costurar 02 modelos para cada recepcionista.


Buffet - Indicação manter fornecedor Atlas Copco: Contrato por (AC).
Das 10:00hs às 15:00hs - água, refrigerante, sucos, café, mini sanduiches 3 opções por dia, 2 opções de bolo/cupcake comemorativo, 1 doce sueco semla, chips de batatinha, mandioca, amendoim, etc.).
Após 15h00 liberar consumo de cerveja.
Refeição de massa, para equipe de vendas.
01 dia coquetel especial para clientes, harmonização de cervejas Belgas, Suecas e Brasileiras com petisco.

Credenciamento e taxas de serviço:
Atlas Copco - AC
Ficar responsável pelo cumprimento dos prazos e pagamento das taxas.
Credenciamento adequado de todos os fornecedores. (AC)

Kit expositor - equipe de vendas:
crachá da feira + crachá com cordão e bolsa plástica
uniforme, camisa social
cartão de inspiração/motivacional falando sobre a importância dele na feira
treinamento duas semanas antes sobre todos os detalhes do estande. (AC).

Divulgação:
Convite normal impresso, Convite virtual, Convite vip, Site (texto). (AC).

Extras:
Porta Catálogos
Coletor de dados
Ipad com internet (4 unidades de diferents operadoras)

Prancheta (AC)
Formulário de pedidos (AC)
Canetas (AC)

Comunicação Visual / Painéis TV: (AC)
Pensar na comunicação que vai nos painéis / paredes / piso
60 anos? como comunicar?
Eficiência energética, como comunicar?


Fotógrafo (AC)

Brindes (AC)
Popular: Caneta bic + Sacolas
Vip: Caderno + (definir)

Atividades interativas, instalação e testes (AC)
Script/roteiro das atividades interativas
Todos os testes devem ser realizados um dia antes.

Visão macro dos interesse da ATLAS COPCO, e de seus colaboradores.


Galeria de imagens
Planta Baixa - Projeto 3D
Elevação com aérea
Estrutura aérea e logo estrutura aérea
Balcão sala de cursos
Balcão atendimento
balcão (A e B) - Bar
Puffs - sala cursos
Displays de exposição - sala cursos
Display exposição - DEll-in-on (AIO)
Displays Air net e demais integrados a área de exposição
lateral esquerda
Lateral direita
Aérea esquina direita
Aérea central
Sala Cursos - vista esquerda
Aérea geral
Sala Cursos - vista direira
Uniforme - Zé Mario Tondato - IN MEMORIAN
   

 

DESAFIOS E SOLUÇÕES:

DEFINIÇÕES:
A definição de todos os equipamentos foi concluída na véspera do evento, portanto a estratégia de construir tudo antes da montagem no pavilhão aconteceu, exceto as bases dos equipamentos.

CONTRATAÇÕES:
A contratação de equipamento empilhadeira, foi um pouco conturbada, pois a princípio ATLAS COPCO pediu cancelamento do contrato já pago, todavia ao final, reavaliou e manteve a contratação, que foi importante para conclusão do trabalho de colocação e retirada das peças.

INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS:
Instalação de equipamentos Dell all in-one (AIO).

DIFICULDADES TÉCNICAS:
Houve um novo aprendizado nesta montagem, com relação a instalação de equipamento Dell All-in-one (AIO).

Os equipamentos Dell All-in-one (AIO) 23” instalados nos displays com aplicação de Led, não funcionaram na primeira instalação, que precisou ser corrigida.

A primeira opção sugerida pelos técnicos foi a de refazer todo sistema elétrico sob o piso. Individualizando todos os cabos. Isto foi feito, levou em torno de 4 horas. Após conclusão desta alteração, os equipamentos continuavam sem funcionar.

A partir daí, retiramos o reator de led dos displays e os equipamentos passaram a funcionar perfeitamente.

Aprendemos que reator de led é incompatível com Dell All-in-one (AIO) 23”.

Como o detalhe do led, era sutil, na lateral do displays, optamos por não utilizá-lo e manter os equipamentos.

DESAFIO:
Obedecer O pantone da marca ATLAS COPCO, é imprescindível. Portanto, fizemos um display MOCK UP com antecedência, e o adesivamos no pantone. Trocamos várias fotos, muitos elogios, e seguimos imprimindo a lona da testeira aérea na mesma cor.

Ao enviar a 1a foto de making off da peça sendo estruturada no pavilhão, a gerente de marketing, nos alertou de possível diferença na cor.

Fato constatado, refizemos a impressão imediatamente.

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: Mesmo com toda nossa experiência de quase 20 anos, deixamos de colocar um adesivo impresso ao lado de qualquer material impresso ATLAS COPCO, isto teria evitado refazer esta lona. Portanto experiência e conhecimento não eliminam etapas de produção.

INOVAÇÕES: Entender que o produto do expositor é sua "JOIA", seu bem mais precioso, é importante. Portanto, executamos as vitrines em acrílico cristal, instaladas na sala de curso, com objetivo de valorá-los.

DIFERENCIAL PAISAGISMO:
Considerando falta espaço chão, executamos um quadro vido na parede sala cursos, para manter o toque de cuidado nos detalhes.


COMPLETA ABAIXO, MEMORIAL DESCRITIVO DO TRABALHO REALIZADO:

Piso:
Elevado a 10cm de altura, construído em estrutura metálica, chapeado em madeira com acabamento em MDF branco. Contém rampa PNE.
- Reforço nas estruturas de ferro, sob equipamentos mais pesados.

Paredes:
Cnstruídas em madeira, estruturadas em ferro, com acabamento em bagum branco e cinza.

Teto:
Semi-teto construído em madeira, estruturado em ferro, com acabamento em bagum branco, com iluminação embutida.

Copa/depósito:
Copa construída medida de 4,50m X 1,70m contendo pia, geladeira, bancada, prateleiras e tomadas 220V. Depósito construído medida de 3,80m X 1,70m contendo prateleiras e tomadas 220V.

Displays:
08 displays construídos em madeira com acabamento em fórmica azul e branca, contendo:
01 porta-catálogos em acrílico na parte frontal;
01 suporte para tablete com base em madeira e fechamento em acrílico 4mm transparente;
Logotipia na parte frontal.
Base para sustentação de TV 32”;
Base para receber equipamento, com iluminação na parte inferior por cordão de led.
06 bases para receber equipamento do expositor, construídos em madeira com acabamento em fórmica branca. Contém iluminação embutida na parte inferior por cordão de led.
01 display AirNet construído com base em estrutura metálica soldada e acabamento externo em madeira com fórmica branca. Na parte superior acrílico transparente 10mm.

Nicho / vitrine:
04 displays na sala de palestras, estruturado em acrílico, com base em acabamento em fórmica branca.

Testeira suspensa:
Construída em madeira com acabamento em lona vinil fosca azul no pantone com logotipia, fixada em estrutura de box-truss.
Estrutura em box-truss com lycra tensionada branca, fixada por cabos de aço diretamente no teto do pavilhão. Contém iluminação na parte inferior.

Mobiliário construído:
01 balcão A e B - Bar
02 balcões de apoio na sala de cursos
01 balcão atendimento
Construídos em madeira com acabamento em fórmica branca. Contém prateleira interna, portas com chaves e comunicação visual na parte frontal.

12 puffs construídos em madeira com acabamento em fórmica branca, com almofadas em tecido personalizado.

Mobiliário geral:
04 mesas bistrô altas
15 banquetas altas
05 lixeiras
01 aparador de vidro
02 puffs pequenos

Equipamentos:
01 tv 74” led hdtv
07 Dell All-in-one (AIO) 23”
01 geladeira.
01 empilhadeira 4,5 tons (+1 operador)
01 paleteira (+1 operador)
01 multifuncional colorida A3/A4 com insumos
02 geladeiras duplex
03 luminárias suspensas, construídas com estampa personalizada
01 coletor de dados

Paisagismo:
01 nicho para plantas vivas, construídas em madeira com 0,90m X 1,00m X 0,30m
01 vaso orquídeas balcão bar
01 vaso orquídeas balcão atendimento

Elétrica:
Iluminação externa com luminárias HQI com braços metálicos.
Iluminação interna com luminárias HQI embutidas.
Iluminação na área central por luminárias HQI fixados em estrutura de box-truss.
03 luminárias pendentes com tecido personalizado sobre o balcão/bar.
Quadro geral corta-corrente.
Tomadas 220V.

Comunicação Visual:
A) 04 unid. Letras caixa de PVC expandido(TESTEIRA PRINCIPAL);
B) 01 unid. Letras caixa de PVC expandido(PAREDE CINZA);
C) 04 unid. Lona fosca impressa pantone(TESTEIRAS);
D) 04 unid. Lona fosca impressa pantone(TESTEIRAS);
E) 14 unid. Adesivos impressos pantone (ENVELOPAMENTO DISPLAYS);
F) 02 unid. Adesivos impressos (BALCÃO BAR);
G) 02 unid. Adesivos impressos(BALCÕES SALA CURSOS);
H) 04 Unid. Adesivos alta performance (FUNDO ACRÍLICOS);
I) 01 Conjunto de letras PVC 6mm (PRODUTIVIDADE SUSTENTÁVEL);
J) 01 Conjunto de letras PVC 12mm (LOGO PAREDE ALTA ESQUERDA);
K) 06 unid. Placas P S 2mm + adesivo (PLACAS PARA DISPLAYS);
L) 02 unid. Adesivo recorte (AIR NET);
M) 01 PVC 6mm recorte (CALCULADORA);
N) 01 unid. Placa P S 2mm adesivado (AIR OPTMIZER);
O) 01 unid. Placa P S 2mm adesivado frente e verso (ACRÍLICO AIR NET);
P) 06 unid. Adesivos impressos (TAMPOS MESAS);
Q) 01 unid. Placa P S 2mm adesivo impresso (PAREDE SALA CURSOS

* amostras de todos os materiais foram apresentadas na apresentação do projeto.

Galeria de imagens
Lateral esquerda
Frontal visto da esquerda
Central - detalhes mesas
Displays DEll in on (AIO)
Frontal Lateral - esquerda
Air net - produtos
Produtos GA4SVSDFF
Produtos - NGP15+
Balcão A e B - detalhe luminárias personalizadas grafismos
Displays acrílicos exposição produtos
         

 

DA INAUGURAÇÃO AOS RESULTADOS DE HOJE:
1873 a 2015

142 anos de história no mundo!
60 anos de história no Brasil!

RESULTADOS MENSURÁVEIS OBTIDOS NA FEIMAFE 2015:
Segundo seus dirigentes, mais de 2.500 clientes visitaram o estande. O valor de oportunidades de negócios gerados, foi em torno de 03 vezes o valor de investimento na feira.

FATOS EM DESTAQUE:
Líder Mundial no fornecimento de soluções para a produtividade industrial, demonstra por sua história a escolha acertada de seus dirigentes.
Neste período, a presidência foi ocupada por 11 presidentes. Atualmente possui mais de 44.000 empregados comprometidos ao redor do mundo.
O grupo vende para mais de 180 países, sendo que 80% das vendas são para usuários final.

Classificada em 23º na lista global das 100 maiores empresas.

Empresa de serviços estável: Mais de 40% das receitas são geradas de serviços (peças sobressalentes, manutenção, reparos, itens de consumo, acessórios e locação).

Estas receitas são mais estáveis que as vendas de equipamentos e fornecem um sólido fundamento para a empresa.

Assinam este trabalho milhares de colaboradores no mundo, que atuaram e atuam ao longo de sua história, e merecem ser lembrados e reconhecidos pelos resultados.

Galeria de imagens
Panorâmica
Palestras
Atenção
Interesse
Simpatia
Colaboradores
Foco
Colaboração
O TIME
 

 

 

Compartilhe: Twitter Facebook Linkedin Plaxo Youtube