Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 16ª Edição

Case: AUDI SALÃO DO AUTOMÓVEL
Candidato: GTM Cenografia
Cliente: Audi Brasil
Segmento: Serviços
Estado: SP
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
Estrutura "TechBone" do estande da Audi

SOBRE A GTM
Pioneira no mercado brasileiro, a GTM Cenografia nasceu há mais de 20 anos diante de uma crescente necessidade de construção cenográfica sob medida para eventos corporativos.

Com uma fábrica sustentável com cerca de 10 mil metros quadrados, instalada na Grande São Paulo, a GTM conta com uma estrutura moderna, completa, sustentável e com ampla área de pré-montagem, disponível para testes, ensaios e aprovações antes dos eventos.

O grupo de trabalho da GTM é composto por profissionais experientes das mais diversas áreas: cenógrafos, arquitetos, diretores de arte, produtores, serralheiros, marceneiros, pintores, eletricistas, tapeceiros, aderecistas e equipe de apoio em geral.

Hoje a GTM está focada na criação e execução de projetos de cenografia para eventos culturais, corporativos e esportivos de médio e grande porte para clientes nacionais e internacionais. Com produções executadas em todo o Brasil, a GTM também ultrapassou fronteiras com montagens na América Latina, Caribe, EUA e Europa.

SOBRE O EVENTO E O CLIENTE
O Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, é o maior evento automotivo da América Latina.

Nesse cenário, a Audi trouxe lançamento especiais para a feira, e continuou investindo em um design arrojado, já utilizado no exterior, e redesenhadono BRasil especialmente para essa edição da feira.
Nessa edição, a AUDI ampliou sua área de 1024m² para 1815m², em formato ilha, o que garantiu grande permeabilidade e interação do público na área expositiva.

Salão do Automóvel
30 de outubro a 9 de novembro de 2014
Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi - São Paulo/SP

Parceira da Audi há 5 anos, a GTM Cenografia ficou responsável pela concepção e construção cenográfica de todo espaço Audi dentro do evento.

Galeria de imagens
Audi Store
Audi Store
Vista Frontal
Vista Geral
Vista Posterior
Térreo
Acesso ao Mezanino
Destaque
Vista Geral
Vista Geral
Destaque
Destaque
Mezanino
Mezanino
Escada de Acesso
Destaque
Interna do Estande
     

 

Vídeo


O guide global da marca definiu o patido formal que o projeto tomou, sendoque toda e qualquer adequação à realidade brasileira e às necessidades operacionais dentro do evento foram idealizados pela GTM em conjunto com a Audi do Brasil.

O design dinâmico do estande, foi baseado em peças pontuais com forma orgânica, chamados de “tech bones”. Tais peças, conectadas por uma testeira perimetral branca, serviram de moldura para o stand e também emolduraram o painel o grande painel de LED em forma de L, com canto interno curvo. A complexidade da peça exigiu que fosse feita em fibra de vidro, com sua matriz esculpida em uma CNC 3D (máquina de corte com comando numérico), ajustada por um escultor e só então fabricada em escala.

Uma grande faixa central no piso, em material branco brilhante, recebia destaques da marca, na cor vermelha. Nas áreas perimetrais, um piso preto fosco, destacou outros veículos , organizados por corres, no caso azul e cinza.
No palco, emoldurado pelo painel de LED, do piso até a testeira,dois destaques , um verde e um amarelo, celebrando a nova fábrica no Brasil.
Uma novidade foi uma sala especial para um Audi A8, para convidados, que permitia conhecer todas as opções de customização do modelo, como cores, revestimentos, etc.

Além dos carros conceitos, um destaque para o carro elétrico demosntrando a teconogia “e-tron” e destaque também para o carro de corida R18.

As necessidades básicas do estande, fizeram com que ele fosse setorizado em 3 áreas básicas:
1- área expositiva, com os carros de linha, e alguns destaques, sempre com um totem com tablet para informações detalhadas do produto, e uma alimentação de energia, o que permitia que o painel do carro pudesse ser visualizado em funcionamento;
2- Área VIP, para convidados, com lounge bar vip, e vista privilegiada para o interior do stand, emoldurado com um grande painel linear de led, complementando a ambientação,e com áreas de apoio e serviço contíguas;
3- Piso térreo com todo apoio para staf, equipe AUDI, além da sala de destaque para o AUDI A8


Por fim, o mobiliário e a decoração, escolhidos especialmente para harmonizar com o guide da marca, compôs de maneira sofisticada o espaço final. Os balcões, assim como o guarda corpo da escada e mezanino foram tratados com um grafismo esportivo, e clean, que contribuiu para demosntrar o cuidado da marca com os detalhes.

DESAFIOS
O grande desafio, após resolvidas as questões funcionais de implantação, foi de redesenhar e fabricar o TECHBONE, dentro da possibilidade de nossos materiais e tecnologias.

Com toque mais minimalista, um grande monolito emoldurava a exposição de carros, e recebeu a loja sob seu volume, que ficou integrada de maneira inusitada ao bloco do stand.

No palco, um giratório fazia a exposição do destaque de maneira simples e sofisticada.

O painel de LED, abria-se ao meio, na horizontal, em forma de guilhotina, revelando um carro, elevado a 2.50m do piso, dentro de uma caixa de espelhos , com outro painel de LED ao fundo, com grafismos dinâmicos, multiplicados pelos espelhos.



PROCESSO CONSTRUTIVO SUSTENTÁVEL
Para GTM, o processo construtivo sustentável não é um diferencial para os nossos clientes, é uma obrigação nossa com a comunidade em que estamos integrados.

Nossa meta verde inicia-se no processo de concepção e só termina na triagem ao final da desmontagem de cada um de nossos eventos.
Parcerias com cooperativas e organizações não-governamentais nos ajudam a dar um destino mais sustentável ao pouco que não conseguimos reutilizar em outras montagens.

Vidros, paredes, pisos são tradicionalmente reutilizados enquanto que lonas, revestimentos e certos tipos de madeiras, por exemplo passam por um processo de triagem e encaminhamento para reprocessamento.

Galeria de imagens
3D - geral do estande
Implantação Geral
     

 

O estande de Audi no Salão do Automóvel de 2014 continuou gerando grande expectativa por ser o terceiro estande da marca no Salão após o retorno da marca em 2010.

Grande parte do público total aproximado de 750 mil pessoas não saiu do Salão sem visitar o estande de Audi. Sua localização o privilegia de forma que é sempre um dos estandes mais visitados (e cheios) do Salão.

A área VIP do estande também é sempre uma das mais disputadas devido a possibilidade de visão exclusiva que ela proporciona, que permitindo aos convidados VIPS, apreciarem cada um veículos expostos no estande.

Centenas de jornalistas que passaram pelo evento durante os dias dedicados à imprensa também puderam conhecer o espaço criado para marca alemã.

Os shows que aconteciam em horários preestabelecidos foram todos disputados já que era a chance que os visitantes do Salão tinham para conferir os lançamentos.

A avaliação final é que a GTM conseguiu trazer à vida um projeto extremamente sofisticado e moderno. Hoje a GTM continua atendendo a Audi em todos os seus eventos, sendo o mais recente, deles, o 6hs de São Paulo.

Galeria de imagens
Público
Público
     

 

 

Compartilhe: Twitter Facebook Linkedin Plaxo Youtube