Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 16ª Edição

Case: AUDI WEC - 6H DE SÃO PAULO
Candidato: GTM Cenografia
Cliente: Audi Brasil
Segmento: Serviços
Estado: SP
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
Audi no WEC 6h de São Paulo 2014

SOBRE A GTM
Pioneira no mercado brasileiro, a GTM Cenografia nasceu há mais de 20 anos diante de uma crescente necessidade de construção cenográfica sob medida para eventos corporativos.

Com uma fábrica sustentável com cerca de 10 mil metros quadrados, instalada na Grande São Paulo, a GTM conta com uma estrutura moderna, completa, sustentável e com ampla área de pré-montagem, disponível para testes, ensaios e aprovações antes dos eventos.

O grupo de trabalho da GTM é composto por profissionais experientes das mais diversas áreas: cenógrafos, arquitetos, diretores de arte, produtores, serralheiros, marceneiros, pintores, eletricistas, tapeceiros, aderecistas e equipe de apoio em geral.

Hoje a GTM está focada na criação e execução de projetos de cenografia para eventos culturais, corporativos e esportivos de médio e grande porte para clientes nacionais e internacionais. Com produções executadas em todo o Brasil, a GTM também ultrapassou fronteiras com montagens na América Latina, Caribe, EUA e Europa.

SOBRE O EVENTO
O Campeonato Mundial de Endurance – FIA WEC, em uma parceria com a Federação Internacional de Automobilismo e o ACO, Automobile Club de l'Ouest, trouxe de volta a tradição das provas de longa duração. Com o envolvimento de várias montadoras, as corridas se tornam o palco da mais alta tecnologia em modelos de diferentes categorias, sejam protótipos abertos e fechados, híbridos ou não, e carros de gran turismo, modelos muito parecidos com os encontrados nas ruas no dia a dia, porém adaptados para competição.

Em 2014 o evento aconteceu entre os dias 28 e 30 de novembro no Autódromo de Interlagos.


Estratégia de corrida
O principal tanto para a estratégia humana quanto para a técnica é saber qual piloto deve assumir o volante em cada ponto de suas capacidades e na evolução da corrida. Para os engenheiros, a necessidade é achar o momento decisivo para o reabastecimento e trocas de pneus, para obter o melhor resultado possível, e até mesmo a vitória geral ou da categoria.

A Audi Sport, é uma escuderia que compete há anos na corrida e decidiu apoiar de forma ativa a etapa brasileira do evento.

Como contrapartida para este patrocínio, a marca Alemã promove o lounge/camarote mais exclusivo de Interlagos.

Parceira da Audi há 5 anos, a GTM Cenografia ficou responsável pela concepção e contrução cenográfica de todo espaço Audi dentro do evento.

Galeria de imagens
Vista Geral do Estande
Vista Externa do Estande
     

 

Vídeo


O local escolhido pelo cliente para o camarote foi a antiga torre de controle, no Autódromo de Interlagos.

O projeto aproveitou ao máximo a vista da área que era composta de 2 pavimentos, sendo o primeiro em área coberta, e o segundo , no terraço, com parte coberta e parte descoberta.

As entradas foram marcadas por Pórticos vermelhos,com desenho minimalista ,com cor vermelha que o destacou do conjunto.

No primeiro piso, criou-se uma área de staff, reunião, cozinha e sanitários, e no segundo piso, um longe bar, mais descontraído, também com cozinha de apoio, que após a corrida se transformou em uma área de festa, com palco para dj e convidados, contando com um deck externo.

A vista privilegiada de quase toda a pista, foi preservada através de grandes panos de vidro, fechando a estrutura de uma cobertura construídasob medida, calculada para suportar os fortes ventos da região. TVs estrategicamente colocadas no espaço, permitiam que o convidado acompanhasse cada momento da corrida.

As paredes e balcões com o predomínio do branco, e toques de vermelho, contavam com uma forma dinâmica e clean, através de suas faces anguladas, e contribuíram para transmitir a esportividade desejada.

Por fim, a composição de mobiliários especiais compôs de maneira sofisticada o espaço final.

Galeria de imagens
Área Interna
Área Interna
Área Interna
   

 

O principal desafio de toda concepção foi a necessidade de transformação do espaço, muito rústico, em um camarote sofisticado alinhado ao guide global da marca Audi.

Deste modo, todo o espaço foi repensando de forma integral para converte-se num espaço de experiência única. Teto, piso, paredes, tudo precisou ser trabalhado para que a ambientação estivesse alinhada ao conceito proposta para o evento.

Banheiros e cozinhas também receberam uma atenção especial e condizente com o partido cenográfico desenvolvido para o espaço.

A notável localização do espaço e sua possibilidade de visão quase 360º precisava ser destacada, as paredes deveriam não ocultar, mas sim, enquadrar o ponto de vista previlegiado que espaço proporcionou.

O mobiliário necessita ser prático, elegante e não ocupar espaço disponível aos convidados. Balcões de bares e outros móveis alinharam-se ao guide global da marca.

O resultado foi um espaço elegante, confortável, para se desfrutar da vista do autódromo e acompanhar todos os momentos da corrida.

PROCESSO CONSTRUTIVO SUSTENTÁVEL
Para GTM, o processo construtivo sustentável não é um diferencial para os nossos clientes, é uma obrigação nossa com a comunidade em que estamos integrados.

Nossa meta verde inicia-se no processo de concepção e só termina na triagem ao final da desmontagem de cada um de nossos eventos.
Parcerias com cooperativas e organizações não-governamentais nos ajudam a dar um destino mais sustentável ao pouco que não conseguimos reutilizar em outras montagens.

Vidros, paredes, pisos são tradicionalmente reutilizados enquanto que lonas, revestimentos e certos tipos de madeiras, por exemplo passam por um processo de triagem e encaminhamento para reprocessamento.

Galeria de imagens
Espaço para Entrevistas
Terraço
Vista Geral do Estande
   

 

Ao final do evento, o lounge da Audi no WEC 6hs de São Paulo foi considerado o espaço mais exclusivo e concorrido de todo o evento.

Com lotação total durante os três de dias em que o evento aconteceu, ao contrário do que se esperava, as pessoas decidiram fazer do lounge ponto único de permanência dentro do Autódromo, não uma parada rápida para confraternização.

Os visitantes do evento que tinham acesso ao lounge foram a para Interlagos para curtirem o evento a partir do espaço criado pela GTM para Audi.

O espaço também teve repercussão internacional com elogios recebidos pelos diretores da matriz alemã que visitaram o evento.

Na sua 3ª edição,, os resultados quantitativos e qualitativos superaram os eventos anteriores, que contaram também com a concepção e construção a cargo da GTM Cenografia.

Saiu na mídia:
Medias: Car and Driver, Auto Racing, Extra Online – Websites; Lance! – Newspaper
Title: Second place for Audi at the Sao Paulo WEC Finale
Details: Lucas Di Grassi (Brazil), alongside Loïc Duval (France) and Tom Kristensen (Denmark) , from Audi, finished third at the São Paulo WEC (6 Horas de São Paulo) , which took place on Sunday (30). Porsche finished first with the trio Romain Dumas (France) , Neel Jani (Switzerland) and Marc Lieb (Germany).

Galeria de imagens
Público no espaço
Público no espaço
     

 

 

Compartilhe: Twitter Facebook Linkedin Plaxo Youtube