Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 16ª Edição

Case: BRASKEM NA FEIPLASTIC
Candidato: GTM Cenografia
Cliente: Braskem
Segmento: Serviços
Estado: SP
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
Vista Geral do Estande

SOBRE A GTM
Pioneira no mercado brasileiro, a GTM Cenografia nasceu há mais de 20 anos diante de uma crescente necessidade de construção cenográfica sob medida para eventos corporativos.

Com uma fábrica sustentável com quase 10 mil metros quadrados, instalada na Grande São Paulo e localizada estrategicamente entre as principais rodovias do país, a GTM conta com uma estrutura moderna, completa, sustentável e com ampla área de pré-montagem, disponível para testes, ensaios e aprovações antes dos eventos.

O grupo de trabalho da GTM é composto por profissionais experientes das mais diversas áreas: cenógrafos, arquitetos, diretores de arte, produtores, serralheiros, marceneiros, pintores, eletricistas, tapeceiros, aderecistas e equipe de apoio em geral.

Hoje a GTM está focada na criação e execução de projetos de cenografia para eventos culturais, corporativos e esportivos de médio e grande porte para clientes nacionais e internacionais. Com produções executadas em todo o Brasil, a GTM também ultrapassou fronteiras com montagens na América Latina, Caribe, EUA e Europa.

SOBRE A FEIRA
A Feiplastic – Feira Internacional do Plástico é o maior espaço na América Latina para apresentação de tendências, demonstração de lançamentos do setor do plástico e geração de networking.

Um evento renomado que reúne as marcas mais importantes deste mercado, atraindo os principais profissionais do Brasil e do Mundo para as melhores oportunidades de negócios.

O evento aconteceu de 04 a 08 d maio de 2015 no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo.

INTRODUÇÃO AO ESTANDE
Depois do sucesso do estande em 2013, o desafio é superar expectativas e continuar surpreendendo.

Criado e planejado pela Keenwork Design e construído pela GTM Cenografia, o estande teve como conceito “Inovar para transformar”, valorizamos o amplo portfólio de soluções em plástico da Braskem.

Galeria de imagens
Área Externa - Detalhe
Área Externa - receptivo
Área Interna - Lounge
Área Externa - displays de produtos
Área Externa - lounges
Área Interna - fachada cenográfica
       

 

Vídeo


O projeto iniciou-se com a criação de um mapa da experiência, por meio do qual trabalhamos de forma estratégia os pontos de contato com cada público, definindo espaços para atendimento, compartilhamento de conteúdo e processos de relacionamento.

O design do estande foi elaborado a partir de conceitos da tendência upcycling - pela qual alguns itens são transformados em produtos úteis e de maior valor ao invés de serem descartados, apostando na sustentabilidade e na tendência da “green architecture”.

A iniciativa buscou a reutilização de materiais como tubos e PVC e chapas de plástico, que ganharam novas formas, tornando-se soluções inovadoras para fachadas e displays. Ao todo, foram mais de 1.800m² dedicados ao atendimento dos clientes Braskem.

Para isso, a Keenwork buscou envolver com o mesmo conceito uma linha criativa totalmente integrada: arquitetura, graphic design, multimídia, vídeo, lighting design, instalações artísticas.

E a GTM tinha como objetivo trangililizar todo projeto desenvolvido.

Galeria de imagens
Acesso - Salas de Reunião
Lounge VIP
Sala de Espera
Área Comum
Área Comum - 2
Parede Verde
Sala de Reunião
Auditório "Aberto"
   

 

Estrutura Geral do Estande

Para cumprir tantos objetivos, o projeto arquitetônico e de comunicação contou com as seguintes especificações no estande:

ÁREA DE CONVIVÊNCIA
• Cerca de 45 Mesas bistrô para convidados
• Recepção interna por área (PP/PE/PVC, Biopolímeros, NI)
• Chapelaria

ÁREA VIP – TÉRREO
• Lounge VIP

SALAS REUNIÃO
• 15 salas no bussines center
• 02 salas VIP de reunião

ÁREA EXTERNA
• Estande principal com 10 recepcionistas
• Atendimento externo 15 pessoas
• Área de exposição, áreas de interatividade
• Painel de LED
• 4 estações de iPad
• Auditório “aberto” para até 30 pessoas

DESTAQUES
• 4 estações expositoras feitas a partir de tubo de PVC que deram beleza, sustentabilidade e solução altamente criativa
• jardineira suspensa de dois andares no perimêtro externo do estande proporcionando destacando a sustentabilidade e preocupação “verde” da marca


PROCESSO CONSTRUTIVO SUSTENTÁVEL
Para GTM, o processo construtivo sustentável não é um diferencial para os nossos clientes, é uma obrigação nossa com a comunidade em que estamos integrados.

Nossa meta verde inicia-se no processo de concepção e só termina na triagem ao final da desmontagem de cada um de nossos eventos.
Parcerias com cooperativas e organizações não-governamentais nos ajudam a dar um destino mais sustentável ao pouco que não conseguimos reutilizar em outras montagens.

Vidros, paredes, pisos são tradicionalmente reutilizados enquanto que lonas, revestimentos e certos tipos de madeiras, por exemplo passam por um processo de triagem e encaminhamento para reprocessamento.

Galeria de imagens
Projeto - Mesa de Tubos
Projeto - Jardineira Suspensa
Projeto - Jardineira Suspensa
Projeto - fachada cenográfica
3D - estrutura do estande
Maquete - Geral do Estande
Planta Geral do Estande
Jardineira Suspensa
Detalhe - display de tubos de PVC
Detalhe - display de tubos de PVC
Detalhe - jardineira supensa
       

 

Para Braskem, a Feiplastic 2015 foi desafiadora porque tinha que superar expectativas já que o estande de 2013, também construído pela GTM foi muito bem avaliado.

Sendo o maior e mais complexo estande da Feiplastic, toda e qualquer informação relativa aos resultados obtidos na operação são extremamente estratégicos e exigem total sigilo do cliente.

Alguns números do resultado final da operação:

• 250 prestadores de serviços envolvidos no projeto completo
• participação de 450 Integrantes da Braskem
• 50 promotores envolvidos no atendimento nas ações proporcionadas no estande
• mais de 5.500 visitantes na área interna do estande
• 2.500 credenciais da feira distribuídas aos seus clientes, em casa

Números da Feira
AVALIAÇÃO DOS VISITANTES:
- 97% estão satisfeitos ou completamente satisfeitos com a Feiplastic
- 97% tem interesse em visitar a próxima edição
- 72% tem poder de recomendar ou tomam decisão final de compra nas empresas em que atuam
- 70% recomendam o evento
-VISITANTES DE MAIS DE 94 PAÍSES ESTIVERAM NA FEIPLASTIC

Galeria de imagens
Público no estande
Convidados do Estande
Visitantes no estande
   

 

 

Compartilhe: Twitter Facebook Linkedin Plaxo Youtube